sábado, 28 de julho de 2012

"É imitar-Te a Ti..."

"Eu sou jovem,
Eu sou novo,
Eu sou filho,
De Nosso Senhor.
Sou Paróquia,
Sou Carcavelos,
Sou diferente,
Quero ser melhor,
Caminhamos em frente,
Com um coração que sente
O peso de ser jovem,
Ser santo no presente,
Nós somos Carcavelos,
Ser Paróquia é imitar-Te a Ti.
Nós somos Carcavelos,
Ser Paróquia é imitar-Te a Ti.
Eu sou a diferença
De Nosso Senhor,
Irmão de Cristo, o melhor amigo,
O Salvador que trouxe a paz,
Eu sou o que sou,
Ninguém me mudará,
Filho do Senhor, cresço com os irmãos,
Da nossa Paróquia, até ao fim.
Eu sou Carcavelos, e digo sim,
Ao Amor de Deus,
Que encontro em Ti.
Nós somos Carcavelos,
Ser Paróquia é imitar-Te a Ti.
Nós somos Carcavelos,
Ser Paróquia é imitar-Te a Ti".

Um hino? Palavras? Uma simples canção?
Imensamente mais do que isso; são o sentir e o pulsar destes corações que no final desta "aventura divina" que foi o Kandandu 2012 expressaram desta forma a experiência que palavra alguma consegue transmitir ou explicar...
Uma música que consegue apenas balbuciar o indizível do coração.
Mas um hino que nos "orgulha" do caminho percorrido, dos corações entrelaçados, dos esforços entregues, dos suores derramados, dos cansaços feitos oblação.
Na verdade, creio que este "orgulho" é legítimo e é são; é positivo e derradeiro até...
Olhar esta juventude que se sabe e sente pertença da Igreja, de uma Comunidade, de Deus, desejosa de contagiar esta "Semana" a cada outro consegue maravilhar e preencher o coração de qualquer pastor.
Olhar cada olhar, do mais pequeno ao mais velho e perceber, e sentir, e pressentir, a paz e o sonho, a vontade e o desejo de irem mais além, inquieta e desassossega pois nos desinstala e faz erguer o olhar ao Céu para agradecer, embevecido, as maravilhas que Deus teima em fazer no meio de nós, dentro de nós...
Ser Paróquia, ser Igreja, ser discípulo é, simplesmente, e afinal, imitá-l'O a Ele, O Caminho, a Verdade e a Vida das nossas próprias vidas.
Perfumados da paixão por Jesus, saibamos ser dignos das graças derramadas sobre nós e, através de nós, e apesar de nós, seja Jesus a Karidade que desejamos viver e ser a cada instante...

12 comentários:

  1. Pe. António
    Simplesmente lindo..."É Imitar-Te a Ti..."
    Que essa fortaleza, acompanhe o coração desses jovens nas suas vidas futuras,que tudo fique bem gravado, e nada se perca,são essas vivências que recorremos nos momentos difíceis que a vida nos prepara.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da "canção""Hino" que importa,importa que é o amor ,a alma que o canta com verdade.
    De certeza que não existem palavras para descrever tudo o que vai dentro de todos os corações,estão plenos do Amor de Cristo,desejo que o consigam difundir com toda alegria para o mundo que os rodeia.
    Vivam todo esse Amor em plenitude.

    ResponderEliminar
  3. Só quem esteve presente na chegada dos jovens da paróquia do seu acampamento pode entender as palavras que o padre António aqui partilhou. Estavam diferentes e transfigurados. Aqueles rostos e olhares falavam uma linguagem nova, que procurava chegar a nós, pais, e a quantos os olhassem. Não há dúvida que a presença do padre António na vida dos nossos filhos é impagável e marcante. Do mais novo ao mais velho não se cansavam de falar das maravilhas que viveram e do CAMINHO que descobriram.
    Como poderemos nós agradecer-lhe? O que fez pelos nossos filhos é maravilhoso. Rezamos por si e desde já pelo CAMINHO que já traçou para eles em Setembro ao irem a pé a Santiago de Compostela. Muito, mas muito obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Fez-me lembrar o Evangelho de ontem: uma multidão com fome. O que fazer?
    Entregar tudo o que temos e somos, por pouco que seja (5 pães e 2 peixes... mas é tudo) a Jesus.
    Dar Graças com Ele a Deus pelo pouco que temos, confiando...
    Ir ter com os outros e distribuír! Chega para toda a multidão :)

    Os Jovens de Carcavelos devem ter recebido muito durante esses dias. Agora é juntar o que se tem (parece pouco, talvez, mas se for tudo.. é o suficiente) entregar a Jesus e distribuír por toda a multidão que está com fome de Deus. E como dizia o Papa João Paulo II "pegareis fogo à Terra inteira"

    Temos muito que agradecer... sempre! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pe António que o Seu rosto,a Sua vida seja sempre assim, com os olhos brilhantes de felicidade por saber que todas aqueles jovens trazem jesus no coração ,Bem haja que Jesus sempre reflita em Si todo o seu Amor, e que o Pe. António no-Lo transmita sempre com toda essa entrega e Amor que Lhe é tão peculiar do fundo do coração.
    Boa tarde Beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  6. Esta poderá ser uma canção (a que está no pensamento), mas mais do que uma canção...mais que um hino, que palavras soltas...são palavras convictas, são certezas, são forças interiores que vivem no coração de todos quantos partilharam e viveram este magnífico momento.
    Precisamos muito de gente que dê força aos jovens, que lhes consiga transmitir a certeza dentro de tantas inseguranças e tentações que podem sentir e que sentem.
    Mais do que a entrega, mais do que o desafio, mais do que o acolhimento, existiu o sentimento de fazer sentir no coração de cada jovem que há muito para viver, há muito para aprender, há muito para ser, há muito para dar, há muito para partilhar. Viver, não é só fazer parte deste Mundo, é sabermos o que é a existência como seres humanos que somos, a aprendizagem do nosso Caminhar, quer tenhamos 15, 20, 30, 40... Temos que saber ouvir, saber escutar, saber fazer silêncio, saber rezar...mais do que isso: aprender a rezar. Não estive lá, mas imagino o orgulho dos pais em ver os filhos com um ´olhar´ diferente, com uma maneira de falar diferente, como disse um dos pais num comentário. Isto é fantástico !
    Quantas igrejas se podem dar ao luxo de ter estes resultados (já nem falo do curto espaço de tempo do Pe. António nesta paróquia !) ? Quantos jovens irão ser uns adultos bem diferentes, depois destas jornadas, destas caminhadas de fé ? O que seriam estes jovens em outra paróquia...com outro sacerdote...sem estes encontros, sem estas aventuras espirituais, sem estas palavras, sem esta força, sem estas certezas ?
    Quantas maravilhas o Senhor ainda vai fazer em Carcavelos, pelas mãos do Pe. António ? Temos à nossa frente jovens que vão ser o futuro de um amanhã que poderá e deverá ser muito mais crente, como que...por milagre. Eles poderão e serão a ´nossa´, a tua voz, a ´voz´ de Cristo, a voz de jovens que têm realmente fé. Eles irão mostrar a outros que virão, as maravilhas de um Cristo ressuscitado. Estes jovens irão dar-nos a alegria de, com firmeza, afirmar que Cristo está mesmo no meio de nós. Não vão sentir inseguranças, não vão haver incertezas, porque tiveram encontros de espiritualidade e de respeito ao próximo, muito fortes.
    Continuo a afirmar: não foi por acaso que o Pe.António foi para Carcavelos. Muita gente não pensou foi que os ´resultados´ fossem tão rápidos. Graças a Deus que foram.
    Rezamos por si e rezamos por todos esses e outros jovens, para que acreditem sempre que Cristo VIVE em nós e é por Ele e com Ele que nós queremos estar enquanto peregrinos nesta terra.
    R.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda esta descrição,todo este sentir,já o sentimos e tivemos tão próximo,mas agora ao ler estas palavras não consigo reter as lágrimas,porque nos deixou,porque nos deixou o coração cheio deste amor,desta fé,desta entrega,mas ficou o vazio da presença,sei que o Pe. António faz falta em qualquer Paróquia, e que a Sua vida não é de A nem B é sim de Cristo com toda o Seu ser,Seus olhos espelham isso mesmo.
      Pe. António mas estou (semi)feliz porque sei que o seu coração está em paz, e que tem sempre um cantinho no Seu coração guardado para nós,nunca o vou esquecer sabe bem,como disse à tempos à gente que fica na alma da gente e quando Deus assim o quer!Quem somos nós?

      Eliminar
  7. Estive na Missa das 19:30H de Domingo passado. Não vou, habitualmente, a esta Missa mas, penso que tinha de estar nesta, com a minha neta e a minha filha. Foi muito bom! Saímos as 3 de coração cheio.
    E há ainda tantos corações para encher, tantos corações que ainda não descobriram a grandeza do Amor de Deus....
    Mas por estes, que viveram esta experiência linda, já vale a pena.
    Bem haja Pde. António

    ResponderEliminar
  8. Pe. António
    Desejo umas Boas Férias,com muito ,que bem merece,mas dê uma olhadela aqui a este
    cantinho...nós esperamos por SI...prometemos não o chatear muito!
    Santas FÉRIAS
    Não existe inicio
    nem chegada
    Só o caminho.
    Bem-haja,beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Desejo umas Boas Férias com muito descanso ,que bem merece..."faltava "descanso"na frase do comentário anterior.Se calhar vai faltar mesmo ,não será? mas como alguém dizia cuidado! porque o descanso faz falta, para poder caminhar com o pé, porque ainda de certeza está fragilizado.

      Eliminar
  9. Pe. António
    Gostei muito do vídeo,do hino do Kandandu,lindo...
    Simplesmente corações recheados do Amor de Deus.
    Bem-haja por tudo o que concede aos Jovens,pela vivência,por mostrar JESUS a todos os corações jovens que estão a despontar para a vida e que se encontram ávidos desse amor que nos sacia.

    ResponderEliminar

Web Analytics