sexta-feira, 27 de julho de 2012

"A Audácia de sonhar..."

Avançamos neste Caminho a que nos propusemos; os dias vão passando, o cansaço torna-se a cada instante mais visível, seja nos monitores seja em cada um dos monitendos...
É até já "palpável" o fim deste "Kandandu 2012" pois que as forças se vão esgotando, apesar de sentirmos o coração bem cheio, num "bater" diferente, numa ânsia "arritmada" e numa alegria deveras contagiante...
Teimamos nesta proposta aos outros e a nós de acreditar que o Caminho se faz caminhando e, nesse sentido, há valores e traços, marcas e desafios diante dos quais não podemos nem queremos ignorar mas, ao contrário, abraçar, viver para os poder partilhar e propor a cada outro.
A "Mansidão" de coração, no dia de ontem; a "Audácia" como lema do nosso dia de hoje, continuam a ser "ideais" a potenciar em cada um de nós a fim de percorrermos um Caminho que nos dignifique enquanto pessoas, enquanto cristãos, enquanto Comunidade, enquanto Igreja...
Esta "coragem", esta "ousadia" esta "audácia" de voar mais longe e mais alto; esta audácia de perceber que urge combater um "refrão existencial" como o "sempre foi assim" que paralisa os sonhos, ameaça a sobrevivência de projectos, corrói a rebeldia fecunda de quem percebe que o desassossego é o trilho a seguir para a renovação de todas as coisas...
Na verdade, não é raro vislumbrar na vida dos menos novos mas, infelizmente, também já nos corações mais novos, este "slogan" "castrador" de novos horizontes, de renovados projectos, de fecundas propostas que nos retirem dessa postura de anestesia, comodismo, medo e inércia em que nos deixamos cair simplesmente porque as coisas, a vida, a Igreja, o mundo, "sempre foi assim"!
Como seria a nossa vida, que sentimentos brotariam dos nossos corações se a "Audácia" de sonhar, a vontade de acreditar na força e no deslumbramento do "novo" nos arrebatasse as forças, as energias, o coração e a fé?
Porque persos e atolados nessas areias movediças do "sempre foi assim" quisemos que fosse a "Audácia" a proposta das nossas acções deste penúltimo dia de Acampamento de Verão dos jovens da nossa Paróquia.
Eles são novos demais para serem já "vítimas" e "consequências" dos imobilismos da nossa sociedade e da nossa Igreja; eles são grandes demais para se deixarem intimidar pela inércia e pelos mausoléus da ignorância e do medo com que são presenteados demasiadas vezes por aqueles que ocupam "serviços" e "cargos", por quantos mesmo na sua maior boa vontade se deixaram prender a um passado que já não volta e deixaram de olhar novos horizontes...
Intentar que cada um destes corações deixe de ter medo de se saber e sentir protagonista de um mundo, uma escola, uma sociedade, uma comunidade cristã, uma Igreja é o cainho a percorrer. Desafiar ao compromisso com o "novo", o "diferente", o "inseguro", a capacidade de sonhar, é a nossa aposta neste dia.
A História e a Igreja, as suas vidas, não precisam de gente - muito menos destes corações jovens - "aprisionados" a "sistemas", a "esquemas", a trilhos" e a "propostas" que não enchem nem preenchem o coração! O futuro é o nosso caminho. O Amanhã é o nosso horizonte. E avançar sem as "muletas" que até nos podem sustentar e assegurar que não caímos mas que nos impedem de correr, é decisão que havemos de fazer se acreditarmos que a "Audácia" não significa falsa ou prejudicial rebeldia mas, ao contrário, fecunda a nobre capacitação de talentos, assunção de responsabilidades geradoras de liberdade, ensina a beleza do inconformismo fora e dentro da Igreja, bem ao jeito do Evangelho...
Ser "Audaz", eis a proposta de hoje...
Para que o mundo e a Igreja creiam que não estão condenados ao imobilismo, ao situacionismo, mas são chamados à força e à libertação dos sonhos que pautam o nosso peregrinar.

5 comentários:

  1. Pe. António
    Que esses dias cheio de amor e "Audácia" penetre nos corações de todos os jovens,porque quando o Mestre tem muito amor no coração para difundir ,só não entra se os corações estiverem muito fechados, coisa que nunca poderá acontecer perto do Pe. António,porque todo o Seu Ser transborda o Amor de Deus,que à em SI.
    Bem haja um resto de boas Fé(rias)com muito,muito amor,muita audácia,muita humildade
    e Sabedoria a esses corações jovens que serão o futuro da nossa Igreja.
    Um beijinho amigo,Força,muita força

    ResponderEliminar
  2. "A Audácia de sonhar"
    É do sonho que nascem as realidades...é da audácia da fé que se abrem novos caminhos ,novos corações para o Senhor,é da audácia que se pratica a misericórdia. A verdadeira audácia está em transformar os desejos em realidades e as ideias em obras.
    Caminhar com todos estes jovens é um plano audacioso,é mostrar-lhes Jesus,é encher Seus corações de fé,e principalmente lhes passar uma pequena semente,uma pequena luz, para que no futuro desabroche livre e sem medos.

    ResponderEliminar
  3. "Sempre foi assim"
    Mas não tem de ser no agora e já, à que mudar as mentalidades, deixar de lado "esquemas" e caminhar ao encontro de Jesus.

    ResponderEliminar
  4. A natureza com suas árvores frondosas,(fundo do blogue)que nos proporciona uma sombra,uma frescura que com o chilrear dos pássaros e os seus cantos nos dão ânimo para uma caminhada,caminhada com Jesus,e que também esta mesma paisagem vos irá conduzir na Peregrinação a Santiago de Compostela,com o tom verde da Esperança.

    É bom sentir que Deus caminha connosco, que nunca estamos sós.
    Salmo 23
    O Senhor é o meu pastor:
    nada me faltará.
    ELE me faz repousar em prados verdejantes.
    Leva-me para junto das águas de descanso;refrigera-me a alma.
    Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,não temerei mal nenhum porque Tua estás comigo:a tua vara e o teu cajado me consolam.
    Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários,unges-me a cabeça com óleo;o meu cálice transborda.Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida;e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.
    AMÉN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sinto esta ousadia deste Salmo me dar força,sinto Deus em mim com muito,muito amor.
      Bem haja

      Eliminar

Web Analytics