quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Santa loucura" (2)

"Está a mostrar um mundo que para eles não é alcançável. A seguir à euforia vem a depressão. O mais importante é a revelação superior. E essa não está em Madrid"!
Estas são palavras escritas hoje mesmo num dos comentários feitos ao blog no texto ontem escrito. Não o publico na íntegra propositadamente; apenas estas palavras que revelam e relatam o pensar e o sentir de alguém diante da "santa loucura" que experiencio com estes jovens e estes homens aqui em Espanha durante esta semana...
Cito-as pois que nos mostram a todos como o coração nos pode pregar partidas e em nome do endeusamento pessoal e das verdades adquiridas e tomadas como dogmáticas conseguem desvirtuar a simplicidade e a beleza da realidade!
É evidente que nunca passou na minha mente nem da dos outros responsáveis estarmos convencidos que Madrid - ou outro qualquer lugar do mundo - se poderia tornar substituição dessa dita "revelação superior"! Mas temos e vivemos duma convicção: que essa "revelação superior" se manifesta e apresenta em forma e transfigurada de carinho, de compreensão, de abraço, de sonho, de partilha, de vidas entrecruzadas, de mãos e corações dados. Temos e vivemos duma convicção: que a "revelação superior" não são palavras ocas ou vãs, boas vontades aprisionadas no pensamento sem a coragem de a concretizar na vida! 
Na verdade, estou plenamente convencido que são sentimentos negativos, como ressentimentos não ultrapassados, como invejas estéreis e asfixiantes, que produzem e fazem nascer atitudes destrutivas e maléficas como as reveladas nesse comentário!
A seguir à euforia, à alegria, ao sonho e ao entusiasmo, ao tornar a acreditar na vida, não vem a depressão! Pode vir - e virá - a vontade acrescida de aumentar estes mesmos sentimentos de felicidade e de cumplicidade vivida e partilhada. E isto, precisamente, porque a "revelação superior" está na grandiosidade que pode ter cada coração humano. O contrário é que é preocupante! Ou seja, que continue gente convencida que Deus é "palavra", é "intenção", é "filosofia", é "demagogia" espiritualizante! Deus está em Madrid, em Carcavelos, em toda a parte onde permanecerem corações abertos à verdade e à compaixão, à solidariedade e à amizade, ao serviço e à partilha verdadeiras. Não estará, certamente, em corações fechados ao outro, em vidas egoístas e centradas em si mesmas que apenas conseguem olhar o seu próprio umbigo!
Estou, estamos, categorica e absolutamente convencidos que estamos no caminho certo. Que estamos a mostrar um mundo real, possível, edificável, fecundo, pois que esse brota do coração regenerado, da esperança reconquistada, da dignidade reencontrada, dos sorrisos tornados realidade.
Deixo uma questão para mim mesmo e para quantos lerem estas linhas: porque será que teimamos em incarnar a figura de "velhos do Restelo"?! Porque será que a felicidade dos outros, o sonhos dos demais, é sempre uma ameaça às nossas incertezas tornadas verdades, aos nossos erros traduzidos e assumidos como dogmas de vida, à nossa mesquinhez feita critério de vida?!
Deus sabe e vê a verdade que nos conduz. E não nos deixará desviar do caminho do coração e da força dos sentimentos que acalentamos.
Lamento imenso, mas, teimosamente, abraçarei cada um destes corações que hoje são os meus irmãos, a minha família, aqueles que Deus me pede os sirva e ama como a Ele mesmo. Ainda que isso se torne desconforto para alguns!
A paz e a alegria que vejo e que sinto nestes corações valem mais, imensamente mais, que o pensar desvirtuado e doentio de uns quantos caminhantes sem rumo...

13 comentários:

  1. Gustavo Santos - Carcavelos15 de fevereiro de 2012 às 23:29

    Pe. António ainda não nos conhecemos pessoalmente. Infelizmente para mim. Mas não posso deixar de lhe dar os parabéns. Pelo orgulho que sinto do meu prior ser assim, ousado e corajoso,sem medos nem vergonhas de abraçar os Cristos que hoje nos envolvem nas dores e sofrimentos, exclusões e marginalizações que nós cristãos teimamos em infligir aos nossos irmãos. Parabéns pela sua resposta pronta, caridosa, catequética e evangelizadora que hoje oferece a cada um de nós que ainda nos atrevemos a ser esses "velhos do Restelo" da Igreja de Cristo. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Pe António pela Amor, pela Paz e pela Alegria oferecidos a esses corações. Sim, porque Deus também está em Madrid e vai continuar nesses corações aqui em Carcavelos. Como são importantes esses dias para quem já tanto sofreu, para quem tantas lágrimas já chorou, para quem é tão necessário voltar a acreditar.
    Que Deus o ajude a ser um Bom Pastor.
    M.M.

    ResponderEliminar
  3. Pois... Cabe a «mim» escancarar o meu coração... só a mim...

    Não entendo este projecto, neste caso particular, estes dias em Madrid, como uma ilusão... como uma substituição...
    Trata-se de proporcionar a estas pessoas um tempo diferente, de «paragem», que as ajude a acreditar na vida, que as faça sorrir, ter paz. Um tempo diferente que lhes mostra que alguém os ama. Melhor: que ALGUÉM os ama!

    Acompanho em oração e coração :)

    ResponderEliminar
  4. Pe António fiquei abismada(ou não)com a narração do comentário,mas eu sei que quando se faz algo com amor,o mal está sempre perto,a critica de quem não mexe uma palha para tirar ninguém do fosso,porque se calhar até iria incomodar.
    Ao dar oportunidade de viver algo impensável,não é deixá-los voar e depois deixá-los aterrar sem pára quedas,porque eles conhecem melhor a realidade da vida que nós e também o Padre António depois não os vai deixar,mas apenas viver o dia dia normal,como toda a gente,mas sempre com apoio,que maravilha se houvesse mais Padres assim,mas não há...
    Conheço uma história que vou tentar resumir.

    - Umas rãs andavam a passear num bosque a um certo momento duas caíram num poço fundo com água.
    As companheiras ao olharem para o poço viram que era muito fundo,e elas lá dentro lutavam com todas as forças para saírem,saltando.
    As companheiras,à beira do poço começaram a gritar-lhes:
    -Não vale a pena lutar!aceitem morrer!uma delas depois de tantas tentativas acabou por morrer afogada.
    A outra, enquanto as de fora tentavam dar conselhos,foi lutando,lutando até que num salto inesperado conseguiu sair do poço.
    As companheiras admiradas perguntaram-lhe:
    Não ouviste os nossos conselhos para desistires?!
    Como sou surda,julguei que me estavam a animar!
    E é assim ninguém ajuda ninguém e quando à alguém a fazer,à sempre forte critica e tentar denegrir o que se faz.
    Pe António,Bem haja,sempre em frente, jesus foi compreendido?sofreu...

    ResponderEliminar
  5. "Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,e a prova das coisas que não se vêem "Hebreus 11:1
    É esta "Santa loucura" que nos faz fortes nas fraquezas e trás crescimento nas tribulações.Sonhos é trilhos de Deus,a estrada da liberdade,liberdade em Jesus,Sonhar é Glorificar a Deus,é fazer de Si celeiro da vontade DELE com muita Esperança,Perseverança.
    Crer em Deus que deseja ousadia de nós,se render à ousadia,crendo que o invisível se tornará visível,porque Deus quer e tudo pode por nós,
    Pe. António força muita força,nunca desista de nós,de nos conduzir ao "caminho de Deus".
    Rezarei por vós,e que tudo seja um prenúncio de uma nova vida cheia de força para todos,porque Deus vê tudo...nunca esquecer.

    ResponderEliminar
  6. "Santa loucura" Amar o próximo, Deus está no amor,na compreensão,na felicidade do irmão,no carinho...e tanta coisa...que fazemos com o coração.
    Deus, que tudo pode é verdade,mas nós somos as Mãos de Deus,Ele podia fazer tudo,mas Ele quer precisar de nós,para fazer a Sua Vontade,não,é olhar lá para cima,eu amo a Deus e as obras,o coração ficar indiferente ao mundo.
    Que fazemos nós no mundo,senão amar e cuidar,se pensarmos que é só para viver as coisas do Mundo,muito mal vai a nossa vida e a fé.
    Padre António gostei,da Sua partilha,apesar de lamentar...Continue a amar com Sua Vida os irmãos que Deus cruza no Seu caminho.

    ResponderEliminar
  7. “Está a mostrar um mundo que para eles não é alcançável. A seguir à euforia vem a depressão. O mais importante é a revelação superior. E essa não está em Madrid"!
    Lembrei-me de uma comparação, que até poderá ser ridícula, embora com outros ângulos: quando eu tinha...16 anos, comecei a assistir e a preparar-me para tirar o curso de catequista. O padre dessa paróquia, perguntou-me se eu queria ir a um retiro de catequistas durante 3 dias. Fiquei a olhar e a pensar aquilo que ele já sabia: os meus pais eram ateus, detestavam que eu estivesse na catequese e no coro e iriam dizer que NÃO. A resposta apareceu repentinamente: “Não te preocupes. Eu vou a tua casa e falo com os teus pais. Tu vais à minha responsabilidade”. Os meus pais, que não gostavam nada de padres, convidaram-no para jantar e ele (só podia), convenceu-os. E a partir dali, passei a ir a todos os retiros daquela paróquia com aquele padre e com outro de uma paróquia perto. Dois padres extraordinários, cada um à sua maneira. Quando eu ia, ia toda contente: 1º porque podia respirar e, mais do que respirar, eu tinha ´fome´ de conhecer aquele Homem que fascinava tanta gente. Íamos sempre à 6ª feira à tarde e voltávamos ao domingo ao final do dia. Eu vinha ´cheia´ de...energia, cheia de amor, de partilha, com uma vontade enorme de acreditar cada vez mais naquele Jesus de Nazaré.
    Engraçado... quando chegava a casa, vinha a saudade de querer continuar naquele retiro, de não voltar para um lar onde só se falava de política e onde Deus não tinha lugar, só tinha lugar para a crítica. Não há palavras que descrevam o que eu sentia quando voltava: o ´cheio´ e o ´vazio´.
    Contei isto para dizer que aquele padre, aqueles dois padres davam-nos tanta força, mostravam-nos os pôdres da vida: a droga, o álcool...Tinhamos debates sobre sexo, sobre o bom e o mau. Mas mais do que isto, traziamos na ´bagagem´ o amor de Jesus, o nosso coração a crescer na fé. Dois padres muito diferentes, mas muito importantes e foram eles a nossa base na adolescencia. Um deles, foi é e será sempre o meu ´pai´ espiritual. Devo-lhe muito, mas muito do que sou, do que fui e do que serei.
    Aqui está a comparação com a vivência do Padre António. Uma vivência lindíssima, de levantar as mãos para o Céu. É muito complicado um padre pegar em gente que ninguém quer ver à frente, e levá-los ao sonho, mostrar-lhes a vida, mostrar-lhes a maravilha que é ser de Cristo. E nisso, o padre António é mestre. Mas depois vem o ´depois´. Quando eles chegarem, caem na real, acabou o sonho tornado realidade. Mas há uma coisa que não acabou (como aconteceu comigo, mal comparado): o sentir que aquele homem (o Pe. António) tem tanta força, Cristo ´vive´ dentro dele, e vai ser esse Cristo que eles vão querer conhecer mais e mais. Porque não, lembrarmo-nos de quando o Padre António tinha 18 anos e perguntou o que é que aqueles jovens todos estam ali a fazer, com aquele homem vestido de branco ?
    Quando eles voltarem de Madrid, passou o sonho, acabou a viagem, mas começou uma viagem muito maior e mais rica que essa. Com o Padre António tenho a certeza que houve o´antes´ (a preparação), o ´agora´ (a viagem) e o ´depois´, que vai ser a melhor parte: o fruto de um homem com toda a garra, toda a fé, para transformar um ser humano. Eu acredito que nesta viagem com o Pe. António, eles não vão sentir a depressão, eles vão sentir uma ´chama´, uma chama bem viva.
    Que Deus me ouça, que ilumine aqueles corações que são de Deus e que ilumine sempre o Pe. António para que ele dê voz e sabor aos corações sem sabor.
    (Sinto-me comovida com tanta riqueza da sua parte. Estas coisas não se agradecem, mas....obrigada pelo seu ´estender de mão´)

    ResponderEliminar
  8. Adorei o que escreveu (Santa Loucura - 2).
    Tem a sua garra, a sua força, a sua fé, essa fé que sobe montanhas.
    E foi tudo isso que eu sei que levou na bagagem.
    Sei que esta semana, todos esses homens, todas essas mulheres, vão sentir o seu sentir, vão viver o seu viver e vão sentir o poder da sua fé, da sua oração.
    As suas palavras têm muita força, muita garra, muito...poder de Cristo no meio delas.
    Porque razão o Padre António saiu do Estoril ?
    Está à vista: Deus fechou uma porta que já estava quase pronta e abriu uma janela que precisava de estav cheia de remendos !!!! Deus sabia o quanto Carcavelos precisava de si.
    Que Ele seja louvado e que o imamine hoje e sempre.
    Obrigada por este peregrinar. Como ouvi hoje na missa: a gente de Cristo que está aqui...mas falta a gente de Cristo que anda pelas ruas....

    ResponderEliminar
  9. Prior, esse comentário só revela uma mente pequenina, mesquinha e doente, como diz. É triste, muito triste termos conhecimento de que existem pessoas, possívelmente cristãos e por ventura até que estão integrados em serviços de Igreja e não sentem Deus nos outros, não querendo experimentar a Alegria do Bem. Como são frios, derrotistas e pior, são corações fechados à novidade do Amor, incapazes de se regosijar com com iniciativas edificantes e fecundas.
    Peço desculpa pela expressão mas "azar o deles".
    Com a graça de Deus são muitos, mesmo muitos que o apoiam e apreciam o seu Ser Pastor.

    Que tenham um bom regresso.

    Um beijo do tamanho do Amor de Deus e um abraço forte em Cristo.

    JR

    ResponderEliminar
  10. Ei-ei-ei
    Eu só preciso um pouco mais da tua atenção
    Eu te garanto,meu irmão
    Minha irmã
    Você não vai perder teu precioso tempo
    Não
    Bem o negócio é o seguinte
    Existe uma conversa por aí
    que vem rolando já faz tempo
    Que a gente é tudo bobo
    Porque crente...
    Imagina.
    Crente a gente?
    Uhm,muito mais que isso
    Somos gente de Deus,de Fé
    INDESISTÍVEIS

    Somos filhos de Deus
    Amigos de Deus
    E com nossa voz
    nossa vida e Cristo em nós
    A gente canta a verdade para todo o mundo ouvir
    Em alto e bom som!
    Amamos Jesus-o único Deus
    Não há outro
    e sendo criança ou gente grande
    Acima de tudo
    Somos todos buscadores de Deus
    Nossa felicidade existe,e é real
    Amigos de Deus

    E ELE o nosso Amigão
    Nosso Senhor,nosso Dono
    A gente sabe a quem pertence
    Somos de Deus
    Por isso a GENTE NÃO DESISTE NUNCA!

    LOUCURA?
    Pode ser-nem ligo
    O que me importa é agradar
    ao coração de JESUS CRISTO
    Porque a loucura de Deus é mais sábia
    Do que a Sabedoria dos homens
    E eu não me envergonho do Evangelho
    Porque eu sei
    Que é o poder de DEUS.

    ludmila ferber

    ResponderEliminar
  11. Rectificando o que enviei há pouco:

    Adorei o que escreveu (Santa Loucura - 2).
    O Pe. António tem a sua garra, a sua força, a sua fé, essa fé que sobe e move montanhas.
    E foi tudo isso que eu sei que levou na bagagem.
    Sei que esta semana, todos esses homens, todas essas mulheres, vão sentir o seu sentir, vão viver o seu viver e vão sentir o poder da sua fé, da sua oração.
    As suas palavras têm muita força, muita garra, muito...poder de Cristo no meio delas.
    Porque razão o Padre António saiu do Estoril ?
    Está à vista: Deus fechou uma porta que já estava quase pronta e abriu uma janela que precisava de si, uma janela com muitos remendos (os remendos são todos os que precisavam de um Pe. António) !!!! Deus sabia o quanto Carcavelos precisava de si.
    Que Ele seja louvado e que o ilumine hoje e sempre.
    Obrigada por este peregrinar. Como ouvi hoje na missa: “a gente de Cristo que está aqui...mas falta a gente de Cristo que anda pelas ruas e que preciso tanto de nós....”
    Cá, rezamos por si e por todos aqueles que estão aí em Madrid, para que a luz de Cristo nasça em cada um dos corações. Mais que isso: permaneça em cada um dos corações.
    Que Deus seja louvado !

    ResponderEliminar
  12. Olá Pde António! Gostava de dizer que estou consigo de alma e coração nesta iniciativa! E sabemos que Deus também está...
    Bem haja! Rezarei por vós e pelos corações que ainda não se deixaram tocar pela "loucura" do Amor de Deus!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Temos de rezar muito por aqueles que não aceitam, que tem ciúmes, ou seja lá o que for que os leva a perder a pureza do olhar! Como o Pe António tantas vezes diz, citando a Madre Teresa de Calcutá: "A nossa vingança é amá-los mais!" Não adianta julgar porque nos é proibido e porque o azedume é sinal de sofrimento - quase sempre... sempre!
    Quem reza pelos que viajam, reza também pelos que não vêem, pelos que murmuram, pelos que ainda não conseguiram abrir as portas a Jesus. Acho que só assim seremos Comunidade Cristã.
    Boa Viagem a caminhar para Jesus em Madrid, à porta do Estádio... onde Jesus está porque Jesus está sempre aonde está um coração que sofre como proposta de salvação e de alegria e de conversão ao Amor.

    ResponderEliminar

Web Analytics