terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Santa loucura"

Não é habitual escrever dias seguidos no blog; porém, porque há uma Comunidade inteira a rezar por um projecto em que estou - estamos - envolvidos, e porque existe a dimensão da distância física, sinto ser importante tornar próxima a "geografia do coração". É nesse sentido que escrevo estas linhas, a fim de que se apercebam da "santa loucura" (como um deles chama a esta aventura) em que nos envolvemos em nome do amor e da vida em que acreditamos...
No final deste dia fizemos um breve encontro entre todos com o intuito de avaliarmos o dia e prepararmos o de amanhã; não há palavras para descrever o pulsar e o sentir do coração de cada um dos participantes! A emoção com que partilhavam o que lhes ia na alma e no coração. A comoção de estarem a viver, como afirmaram, dias e momentos inesquecíveis e únicos! A alegria com que se sentiam gratos e reconhecidos! O brilho naqueles olhos demasiadas vezes marcados pelo desalento e pelo infortúnio falavam mais alto que as próprias palavras!
Tudo tão simples, tão "normal" que se torna imenso, indizível, gigante mesmo...
Deixarmos que a nossa história, o nosso sentir, o nosso sonhar, se cruze com o deles torna-nos, verdadeiramente cúmplices uns dos outros. Na verdade, ninguém ama aquele que não conhece! E para conhecer é preciso dar tempo! E é, precisamente, esse tempo, cada momento, cada segundo, que partilhamos juntos que os torna grandes, intemporais, definitivos..
Saber que por estes rostos passaram incontáveis e terríveis lágrimas, que por estes corações trespassaram solidões e desesperos incontroláveis, que por estas almas advieram sentimentos de amargura e "não sentido" prolongados e insuportáveis, e hoje escutar gargalhadas, perceber sorrisos, vislumbrar a ousadia de novos sonhos e dias diferentes, enche-nos a nós mesmos e acreditamos, sempre mais, que o caminho de Deus é este, o do amor, o da entrega, o da presença, o da aceitação, o do carinho, o do abraço forte e sentido...
Sabe bem à alma olhar e sentir a alma do nosso próximo tão cheia, tão plena. Querer fazer-se próximo é, verdadeiramente, trilho de felicidade que nenhuma outra realidade nos consegue oferecer...
Amanhã, outras experiências nos esperam...
Terminámos a nossa reunião rezando o "Pai-nosso", agradecendo a Deus o dom que é Ele ter-nos posto no caminho uns dos outros...
Foram deitar-se com um sorriso e uma vontade de amanhecer como há muito não viviam. E, cada segundo, assim o creio, terá esse "sabor" da presença de Deus que Se faz Homem na história e na vida destes homens que sou chamado a amar e a servir...
E comigo estão todos quantos, aí, rezam e entregam ao Céu esta "santa loucura"...
E em cada palavra que disser, em cada silêncio que viver, em todos os segundos que passarem, estarão comigo... porque vim em nome de uma Comunidade, em nome de gente que acredita que o amor terá sempre a última palavra...

6 comentários:

  1. Pe. António
    Diz: «Não é habitual escrever dias seguidos» e ainda bem que o fez, que nos descreveu a vossa "Santa loucura"com tanto amor,tanto sentir,corações que estão a aprender a confiar,a amar,um amar de coração,recebendo algo que a vida lhes foi negando, o amor.
    É maravilhoso quando alguém se dispõe, com amor a mudar as nossas vidas,e nos mostra que nada na vida está perdido,que se fecha uma porta e,se abre logo uma janela, e quando isso não acontece, vem sempre uma fresta de luz ao nosso encontro através de alguém,Jesus é assim,é nosso amigo e tem-nos a todos no coração,e surpreende-nos,Fé muita Fé.
    Padre António bem haja,por tudo o que nos dá na vida,com a SUA vida,sem pensar em Si,mas sim em quem de SI precisa,continue sempre a partilhar,com todo o sentir.
    Também estará a cada segundo connosco.
    Rezarei por vós,que Deus vos acompanhe.

    ResponderEliminar
  2. Tão fácil era a vida se ela fosse posta ao serviço dos outros, fazendo-os felizes e deixando-nos contaminar por essa felicidade,por esse sorriso espontâneo de quem pouco teve,é isso que me dói quando ouço,não tem porque não quer,não é verdade,a vida não sorri para todos, e nem sempre em nosso caminho aparece quem nos dê nem que seja uma palavra, para fortalecer e fazer seguir em frente.
    Padre António, na verdade não se pode amar quem não se conhece, e quanto mais O conhecemos,mais gostamos de Si, mais precisamos
    de SI.
    Quando diz:"Não sei porque razão me escolhestes;só Vós o sabeis"eu também sei!é porque Jesus habita em vós e nos conduz até ELE sem cansaço,Bem haja.
    Rezarei por vós com todo o coração

    ResponderEliminar
  3. Estamos certos que é com este convivio fora da rotina do dia-a-dia, que se conseguem resultados duradouros nos caminhos da vida desta "gente" que também somos nós.
    São neste momentos informais de convivio, entreajuda e pequenos gestos de partilha, que se criam laços de afectividade que ajudam a abrir o coração de todos nós.
    É também esta confiança criada num ambiente informal que permite fortalecer estes mesmos laços ajudando a acreditar que é possível (re)iniciar um caminho para uma vida melhor.
    Padre António é bom sentir que temos o privilégio de viver uma experiência como esta sentindo que a Casa Jubileu pertence à nossa comunidade de Carcavelos.
    São, Rita, Filipa e Luis C.

    ResponderEliminar
  4. El escorial (Foto)eu conheço,em tempos,conheci,vivi,foi bom,talvez nesse tempo não valorizasse,hoje reconheço e sinto uma saudade,uma melancolia,e depois penso, Deus deu-me a conhecer muita coisa, todos nós temos a nosso tempo (os que tem)e o meu foi bom, com uns pais maravilhosos,podia ter pouco materialmente,mas muito amor,amor aos outros,dádiva,outros tempos com sentir e sentido.

    ResponderEliminar
  5. Bem aventurados os que choram... bem aventurados os misericordiosos! Todos juntos nessa Santa Aventura por Espanha :)
    Pe António, pode dizer como São Paulo no domingo passado: "sede meus imitadores, como eu sou de Cristo"!
    Tive muita pena quando nos deixou mas agora é com toda a franqueza que sinto que ainda bem que aí está, já era tempo demais sem esperança para esses homens e precisavam de si. Tenho rezado sempre por si e agora também por esse Caminho que iniciou com todos para Jesus, o único que nos pode salvar.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar

Web Analytics