terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Lugares de história e de vida"

Estou uns dias fora da paróquia; vim a Cracóvia, Polónia, a um lugar e a um "tempo" que têm um lugar especial na minha história e no meu coração...
Terra e história de João Paulo II. Espaço e tempo de uma vida que "deram vida ao mundo". Lugares que são raízes de tantas outras outras histórias e de momentos que incontáveis corações guardarão, agradecidos, nos seus próprios corações.
A chuva e o frio intensos que se fazem sentir, o cinzento dos dias não consegue ofuscar o brilho e a luz interior de quem trilha estes mesmos caminhos, de quem assume a beleza da história de fé que também aqui foi escrita com a vida, com entrega e generosidade, com esperança, perseverança e fé desmedidas.
Caminhando por ruas e vielas, entrando e abraçando o silêncio dos templos, agarrando a força da história aqui tão solenemente expressa e vivida, sublinho e aprendo a fecundidade da minha própria fé e acolho o perene desafio que permanentemente é lançado aos corações de cada tempo: "Faz-te ao largo"!
O ritmo da vida quotidiana, as pressas da contemporaneidade, o "stress" tão profícuo deste nosso tempo, precisam ser contrariados pela novidade e pelo espanto, pela surpresa e pela admiração de novas realidades e da aprendizagem sempre renovada do "belo" do "simples" da "ousadia" e do "sonho" tão características destes mesmos lugares.
Aqui tenho presentes todos aqueles que me estão confiados; aqui relembro os muitos corações que agora são a minha própria história. Aqui rezo por quantos são meus companheiros de viagem neste tempo e nesta hora...
Longe, mas sempre perto. Distante mas tão próximo...
Um abraço amigo, uma comunhão sincera, uma presença "distante" que é, afinal, tão próxima...

7 comentários:

  1. Padre António
    Desejo uma boa viagem ,que a força do Divino Espírito Santo,Lhe encha cada vez mais o coração de luz e amor, por Jesus Cristo e que consiga sugar todo esse seiva, que é referência de vida o nosso saudoso João Paulo ||.
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  2. O que importa o frio, a chuva quando a alma e o coração, vão cheios de amor ,recordando alguém que nos marcou a nossa vivência.
    Que esses lugares O preencham cada vez com mais fé,(se é que isso é possível porque a fé já A tem com raízes profundas )e Lhe tragam serenidade e Paz.
    Nós temo-Lo no coração também.

    ResponderEliminar
  3. Aqui(Estoril) rezo por ti meu companheiro de viagem

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Pe António por promover na nossa Comunidade a oração uns pelos outros que é o melhor que podemos fazer. E promove praticando e anunciando a prática. É lindo!
    beijinhos e conte com a nossa oração sempre.
    Já aprendi consigo :)

    ResponderEliminar
  5. A Beleza visita-nos com o jeito da surpresa. Comove os sentidos e toca a alma bem no seu centro." (Sete pausas na Beleza. Passo-a-rezar.net)

    P.S. Relembro com saudade a peregrinação à Polónia... :)

    ResponderEliminar
  6. Como fico feliz por o saber em "terra de vida e história" de João Paulo II!

    A sua vida e história se cruzou com a dele, por isso sei e percebo os seus sentimentos ao percorrer esses caminhos.

    Que Deus o abençõe. Uma boa viagem.

    JR + João

    ResponderEliminar
  7. A aprendizagem do "belo " e do "simples que nos maravilha e nos transforma, para quê invadirmos o coração com tanta coisa que não nos deixa ver essa realidade, em que os sentimentos florescem simples, belos como Jesus Cristo nos ensinou.
    A nossa mente, fica livre para amar ,absorver tudo o que de bom nos deixaram.

    ResponderEliminar

Web Analytics