"Lugares de história e de vida"
Estou uns dias fora da paróquia; vim a Cracóvia, Polónia, a um lugar e a um "tempo" que têm um lugar especial na minha história e no meu coração...
Terra e história de João Paulo II. Espaço e tempo de uma vida que "deram vida ao mundo". Lugares que são raízes de tantas outras outras histórias e de momentos que incontáveis corações guardarão, agradecidos, nos seus próprios corações.
A chuva e o frio intensos que se fazem sentir, o cinzento dos dias não consegue ofuscar o brilho e a luz interior de quem trilha estes mesmos caminhos, de quem assume a beleza da história de fé que também aqui foi escrita com a vida, com entrega e generosidade, com esperança, perseverança e fé desmedidas.
Caminhando por ruas e vielas, entrando e abraçando o silêncio dos templos, agarrando a força da história aqui tão solenemente expressa e vivida, sublinho e aprendo a fecundidade da minha própria fé e acolho o perene desafio que permanentemente é lançado aos corações de cada tempo: "Faz-te ao largo"!
O ritmo da vida quotidiana, as pressas da contemporaneidade, o "stress" tão profícuo deste nosso tempo, precisam ser contrariados pela novidade e pelo espanto, pela surpresa e pela admiração de novas realidades e da aprendizagem sempre renovada do "belo" do "simples" da "ousadia" e do "sonho" tão características destes mesmos lugares.
Aqui tenho presentes todos aqueles que me estão confiados; aqui relembro os muitos corações que agora são a minha própria história. Aqui rezo por quantos são meus companheiros de viagem neste tempo e nesta hora...
Longe, mas sempre perto. Distante mas tão próximo...
Um abraço amigo, uma comunhão sincera, uma presença "distante" que é, afinal, tão próxima...
Padre António
ResponderEliminarDesejo uma boa viagem ,que a força do Divino Espírito Santo,Lhe encha cada vez mais o coração de luz e amor, por Jesus Cristo e que consiga sugar todo esse seiva, que é referência de vida o nosso saudoso João Paulo ||.
Bem Haja
O que importa o frio, a chuva quando a alma e o coração, vão cheios de amor ,recordando alguém que nos marcou a nossa vivência.
ResponderEliminarQue esses lugares O preencham cada vez com mais fé,(se é que isso é possível porque a fé já A tem com raízes profundas )e Lhe tragam serenidade e Paz.
Nós temo-Lo no coração também.
Aqui(Estoril) rezo por ti meu companheiro de viagem
ResponderEliminarObrigada Pe António por promover na nossa Comunidade a oração uns pelos outros que é o melhor que podemos fazer. E promove praticando e anunciando a prática. É lindo!
ResponderEliminarbeijinhos e conte com a nossa oração sempre.
Já aprendi consigo :)
A Beleza visita-nos com o jeito da surpresa. Comove os sentidos e toca a alma bem no seu centro." (Sete pausas na Beleza. Passo-a-rezar.net)
ResponderEliminarP.S. Relembro com saudade a peregrinação à Polónia... :)
Como fico feliz por o saber em "terra de vida e história" de João Paulo II!
ResponderEliminarA sua vida e história se cruzou com a dele, por isso sei e percebo os seus sentimentos ao percorrer esses caminhos.
Que Deus o abençõe. Uma boa viagem.
JR + João
A aprendizagem do "belo " e do "simples que nos maravilha e nos transforma, para quê invadirmos o coração com tanta coisa que não nos deixa ver essa realidade, em que os sentimentos florescem simples, belos como Jesus Cristo nos ensinou.
ResponderEliminarA nossa mente, fica livre para amar ,absorver tudo o que de bom nos deixaram.