sábado, 30 de outubro de 2010

"Desce depressa!"

Impressionante este convite!
Porque interpela, porque desassossega, porque provoca, porque incomoda!
Um dia foi a Zaqueu que Jesus dirigiu estas palavras;


Descer para subir na Vida verdadeira...
um homem «escondido» e «medroso» diante daquilo que o Mestre lhe poderia pedir, revelar, propor!
Percebia-se nele uma certa inquietude, uma ansiedade declarada!
Mas empoleirado no sicómero bastar-lhe-ia ver Jesus ao longe, quando passasse pelo caminho! Não haveria diálogo, encontro, confronto, troca de olhares, possibilidade de relação!
Mas para Jesus não é assim!
Para Deus não basta a superficialidade ou a ligeireza!
Para Deus importa, precisamente, esse olhar trocado, penetrante, sedutor, arrabatador, irrecusável. Para Deus aquilo que vale será sempre a verdade e a beleza do coração e nunca, e jamais, a «cosmética» da aparência, da atitude, da palavra ou do sentir!
Por isso «arrasa» com as determinações de Zaqueu: «Desce depressa que Eu tenho de ficar em tua casa"!
Disse-o a Zaqueu e hoje a cada um de nós.
A quantos nos sabemos e sentimos empoleirados em «sicómeros» simplesmente para ver Deus passar, para ver o Homem passar, para ver a vida passar!
E é preciso descer, é urgente descer!
Deixar de estar empoleirado nas «árvores» da auto-suficiência e do orgulho, descer das «árvores» da inveja e da maledicência, descer depressa das «árvores» da presunção e da mediocridade, da aparência e do fingimento, da mentira e da difamação!
Em cima do sicómero não se daria o verdadeiro e profundo encontro! Jesus precisou, quis, pediu, para entrar naquela casa, naquela vida, naquele coração. E porque Zaqueu permitiu, «a salvação entrou» na sua existência.
Em cima, empoleirados nos «sicómeros» da falsidade e da sobranceria, «escondidos» na piedade piegas e espiritualizante, anestesiada e falaciosa, apenas se consegue «ver» a Verdade e a Vida, à distância, deixando que se afaste de nós essa mesma salvação que entrou na vida de Zaqueu!
Não façamos ouvidos surdos: «Desce depressa"!
Ousa o desafio; acorda desse sono que te inebria; deixa desassossegar esse coração amordaçado, e permite que Deus te salve!
"Desce depressa"!
Percebe que é para ti essa palavra; crê que Deus tem um projecto maior, imensamente maior que a mesquinhez do momento presente, que o endeusamento desse sentir desordenado.
Descer, querer descer, para subir na vida verdadeira, na verdade que liberta, na caridade que sara, no amor que salva.

9 comentários:

  1. No meu dia-a-dia: será que oiço Deus bater à minha porta?... E quando oiço.... abro?...
    Examinando o coração...

    ResponderEliminar
  2. "Desce depressa"
    Foi assim, que Deus me disse, através do Padre António "Desce depressa "e vê o que à em teu redor, não fugas « EU vejo tudo e preciso de ti» eis-me aqui Senhor junto de Ti ,para que em mim seja feita a TUA vontade.Amo-te com toda a minha vida se a quiserdes Senhor,sempre.

    ResponderEliminar
  3. Porquê ,que fugimos de tudo o que nos pode comprometer? e assim deixamos fugir algo de tão belo que é a vida que Deus nos deixou, com tanto amor.
    Viver para atordoar é vazio e só nos deixa infelizes e perdidos .
    Agora eu vejo que ser cristão,estar no caminho de Deus não é só ir à missa,à tanto a fazer,é uma longa caminhada que só acabará quando nós formos para o Pai do Céu .
    É tão bom, quando ao fim de um dia, nós nem nos lembrámos que existimos, apenas vivemos esse dia para o bem do nosso irmão.
    Obrigado Padre António por nos desassossegar e nos tirar de uma letargia, em que nos votamos sem dar conta ,abandonar a luta, é não permitir que Deus entre em nossas vidas ,casas e isso nunca,à que "descer depressa" e ir ao encontro de quem nos ama, como ninguém e espera por nós.
    Jesus Cristo é vida é tudo.

    ResponderEliminar
  4. Só quando pensamos realmente e se vive para o amor ,se pode ver que só em Jesus Cristo, nosso espírito pode repousar,ter paz e ser feliz, Deus quer nos salvar a tempo e pede-nos,sopra-nos «Desce depressa» vem «Eu tenho de ficar em tua casa» ,no teu coração.

    ResponderEliminar
  5. Que gande abano, que grande desafio, que arrebatador... E eu que pensava que estava ja ao nivel do chao... Percebi hoje que ainda estou erm cima da arvore bem escondida entre a folhagem... Tenho de descer... Mas como me lembrar disto na correria do dia a dia?? Como me lembrar desse projecto maior que vence a mesquinhez em que vivo?? Sao tao avassaladores esses abanões e depois deixo-os passar ao lado e nada muda... rezo hoje para ser diferente.. para ter coragem de descer e trocar um Olhar com Esse Jesus que nao se contenta com o quase tudo...

    ResponderEliminar
  6. É verdade não se pode viver oculta entre as folhagens,passar despercebida;Deus é vida ,luz portanto ,não há duas versões ou se é de Deus e se "Desce depressa "ou então somos como folhas caídas que o vento leva.

    ResponderEliminar
  7. Padre António, será que eu deixo espaço para Deus no meu coração, nas minhas decisões e actividades?
    Amar a Deus não tem limites, por isso quer descer da árvore, descer da minha vida cómoda, do meu materialismo. Quero ser doce e Humilde de coração, e ai já sei receber Jesus em minha casa, na minha vida.
    Roy

    ResponderEliminar
  8. Padre António
    O tempo passa depressa quando junto de Cristo, palavras para quê? se todo o meu coração estava no Senhor,cada vez me sinto mais pequenina perante tanto amor,eu não dou nada a quem me deu tudo e continua a dar.
    Sr,Prior,Bem haja ,obrigado por ser como é ,por nos fazer experimentar o Céu e por todo O SEU amor por Cristo que brota de SEU coração ,um coração sensível e todo enamorado,que nos seduz e nos leva até ELE

    ResponderEliminar
  9. Padre António
    Sei que o trabalho é muito, o descanso pouco,mas por favor não deixe de vir sempre que possa,não desista de nós ,nem que seja três ou quatro linhas
    faz-nos muita falta.
    Continuarei a abrir o blogue na esperança de ter mais uma partilha e vou enchendo meu coração de todo o amor de Cristo contido nas outras meditações, que não me canso de interiorizar.
    Bem haja
    Um abraço amigo
    .

    ResponderEliminar

Web Analytics