sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Lugares de Beleza"


"... das vossas vidas lugares de beleza"
Reconheço como programa permanente do meu ser e do meu sentir cristão essas palavras inesquecíveis do Papa Bento XVI aos homens e mulheres da cultura em Portugal: "Fazei coisas belas mas, sobretudo, fazei das vossas vidas luagres de beleza":
Fazer da minha vida um lugar, ou melhor, o lugar, da beleza que Deus é.
Programa, projecto, desafio, ambicioso, é certo. Mas também e, simultaneamente, realizador, pleno, ousado, desafiante. Caminho a percorrer não isento de dificuldades e obstáculos mas, ao mesmo tempo, catalisador da minha realização enquanto pessoa, enquanto crente, enquanto discípulo de Jesus Cristo.
É importante fazermos coisas belas; mas é mais significativo sermos «lugares da Beleza» que Deus é.

É desejável que os nossos talentos e as nossas capacidades sejam capazes de se traduzirem em coisas belas: escrever, desenhar, cantar, tocar, jogar... Mas é muito mais derradeiro e marcante para este nosso tempo e este nosso mundo que a nossa vida, o nosso coração, seja lugar da Beleza que Deus é.
A Nova Evangelização passará, seguramente, pelas coisas belas que possamos fazer, pelo belo que possamos mostrar como fruto das nossas mãos, trabalhos, esforços. Mas falaremos bem melhor da fé e da esperança que nos anima se se encontrar no nosso coração (atitudes, desejos, palavras) o rosto belo que Deus tem, que Deus é!
Belas palavras ou textos, belos quadros ou pinturas, belas obras ou artes, mostrarão apenas uma «sombra» da fé que temos; um coração cheio de entrega e dedicação, pleno de ternura e de compaixão, repleto de perdão e de aceitação da diferença de cada outro, capaz de pulsar ao jeito do coração de Cristo, conseguirá muito mais rebentar muralhas e barreiras, dúvidas e desconfianças, medos e inseguranças, tantas e tão diversificadas, que assolam o «coração do mundo» contemporâneo.
Ser lugar da Beleza de Deus.
Caminho sempre novo e desafiante, trilho e horizonte que bem podíamos abraçar como Povo e Igreja que é lançada a cada tempo para espelhar essa «Beleza que salva o mundo»: Jesus Cristo. 

8 comentários:

  1. "ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou."

    É... o que valem as coisas que faço, e que para mim até são belas, se o meu coração for vazio da "Beleza que Deus é"?... Nada...

    ResponderEliminar
  2. Sim, fazer da minha vida, do meu sentir e agir "lugar de beleza", " o lugar da beleza que Deus é" é sem dúvida um desafio tremendo, mas que me ajudará a tornar-me mais identificada com Cristo, a ser cada vez mais de Deus, a mostrar com a minha vida o Rosto Belo de Deus no mundo e na Igreja.
    Eu te peço, meu Deus, que apesar da minha pequenez seja "beleza que salva o mundo".

    Prior, Bem Haja pela sua refexão que me desafia e desinstala, sempre!

    JR

    ResponderEliminar
  3. Deus,é perfeito ,o mundo é perfeito e nós somos dotados, cada um com o seu dom para o pormos ao serviço dos outros ,como me sinto feliz de meus dedos pegarem em algo e desenvolverem um trabalho e poder pôr nele, todo o amor que existe dentro de meu coração para com alguém e também para com Deus que me ilumina ,me O envia a fazer.
    Deus está em tudo o que faço, sem ELE não sou ninguém, nunca vivi para mim, a palavra eu. não existe há muitos anos.
    Deus vai-nos abrindo o coração ao SEU amor de um modo intenso e só com ELE estamos bem e todos, que connosco privem,porque o nosso sentir, sobressai e contagia os corações incautos ao amor.(que bom que isso aconteça)
    Vou sempre pedir a Deus que me ajude a ser sempre o meu coração um "Lugar de beleza"onde só prevaleça o amor ao próximo e me derrame de amor em Jesus Cristo.
    Obrigado Padre António por tudo o que opera e operou em mim.
    Um abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  4. Só se pode ser feliz, quando se abre o coração a DEUS e a tudo o que ELE nos deixou com todo o Seu amor,não sou ninguém para dizer o que faço ou que quero fazer, apenas que quero fazer tudo o que ELE espera de mim,sem vacilar.
    Amo a DEUS com todas as forças do meu ser.

    ResponderEliminar
  5. "Lugar de beleza"
    Como é bom interiorizar todas as meditações do nosso Prior,onde nos alerta ,desinstala nos faz meditar muito e ver o nosso interior ,leio-as muitas vezes, quanto mais vezes leio, mais o meu coração fica em Cristo.
    Bem haja Padre António

    ResponderEliminar
  6. Ao abrir o blogue, lindo, sensação de quente, ardor,fogo,folhas de Outono prontas a cair.
    Que "lugar de beleza" tem a Natureza,assim como os corações enamorados de Jesus Cristo ,onde acolhe,escuta,colabora e ouve todos os que precisam de amor.
    Como é bom sentir uma confiança plena ,saber que Deus nos ama,que está em cada um de nós,esperando que com nossa vida possamos dar testemunho do SEU amor.

    ResponderEliminar
  7. Sim, partilho da mesma opinião acerca do fundo da página do blogue.Muito bonito.É forte, quente, cor de fogo. Assim os nossos corações ardam de Amor, do Amor do Senhor e peguem Fogo ao mundo inteiro.
    Senhor que eu me deixe envolver pelas chamas do Teu Amor,

    Prior, para além de ter o dom da palavra,de nos interpelar e... ... Tem bom gosto!

    JR

    ResponderEliminar
  8. Simplesmente lindo Padre António .Parabéns.
    O Espírito Santo O ilumine em tudo.
    Bem Haja por todo o trabalho e de não nos deixar, já tenho falta da Palavra, dita com tanta amor.

    ResponderEliminar

Web Analytics