terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Olhar-te"
.
"Olhar-te um pouco
Enquanto acaba a noite
Enquanto ainda nenhum gesto te magoa
E o mundo for aquilo que sonhares
Nesse lugar só teu
Olhar-te um pouco
Como se fosse sempre
Até ao fim do tempo, até amanhecer
E a luz deixar entrar o mundo inteiro
E o sonho se esconder
Nalgum lugar perdido
Vou procurar sempre por ti
Há sempre no escuro um brilho
Um luar
Nalgum lugar esquecido
Eu vou esperar sempre por ti
Enquanto dormes
Por um momento à noite
É um tempo ausente que te deixa demorar
Sem guerras nem batalhas pra vencer
Nem dias pra rasgar
Eu fico um pouco
Por dentro dos desejos
Por mil caminhos que são mastros e horizontes
Tão livres como estrelas sobre os mares
E atalhos pelos montes
Nalgum lugar perdido
Vou procurar sempre por ti
Há sempre no escuro um brilho
Um luar
Nalgum lugar esquecido
Eu vou esperar sempre por ti".

Um novo ano pastoral se ergue no horizonte do meu peregrinar; uma outra, e renovada, etapa vislumbro desde já, volvidos esses dias de férias, essas oportunidades de conhecer e reconhecer gentes e corações, vidas e histórias, lugares e destinos.
De olhar erguido ao Céu, todos e tudo confio a Deus, como se da primeira vez se tratasse; cada rosto, cada vida, cada projecto e cada sonho, cada história, cada dor, cada derrota e cada alegria conquistada, cada momento de cruz e cada experiência e ressurreição.
Como será?
Que será?
Que me, que nos espera?
Que importa, senão mesmo essa vontade de fazermos a vontade de Deus, esse desejo de alcançarmos a aventura da fidelidade, essa «garra» para sermos Corpo de Cristo nesta Sua Igreja peregrina?
«Olhar-te um pouco» - como diz a letra desta música tão bem inspirada - olhar para cada homem e mulher, cada jovem e cada criança, cada história, cada vida, que se cruzaram já e cruzarão na minha própria vida. Olhar cada um, com os olhos do coração, para saber entender com a força do amor e do serviço, com os trunfos da disponibilidade e da entrega.
Olhar cada um de vós, como se fossem tudo quanto há de mais belo e mais precioso, pois que em vós, ao vosso serviço, eu alcanço a salvação que Cristo me conquistou com o Seu Sangue derramado. É no Estoril, em cada «entrega alucinada», em cada segundo de amor e de generosidade, vividos intensa e gratuitamente, que serei de Deus de verdad, de vida, e não de palavras ou de intenções.
Por atalhos de dificuldades ou incompreensões, por descaminhos de intolerâncias ou mesquinhezes de espírito, por montes de «calvários» que possam advir, eu hei-de «procurar sempre por ti», homem e mulher que Deus me confiou para mostrar o caminho do Céu.
«Até ao fim do tempo, até ao amanhecer», até «ao fim do fim», teimarei na beleza e na radicalidade do Evangelho, buscando jamais os aplausos do mundo e dos homens mas o olhar terno e suave, doce e libertador do meu Senhor.
Deus não me enviou a vós para ser imagem distorcida e irreal da Boa Nova. O Mestre não me consagrou para alimentar devocionalismos ou piedades mais ou menos antiquadas. O Senhor Jesus não precisa de mim para aumentar estatísticas ou viver diplomacias mundanas, desprovidas da exigência do Reino.
Por isso mesmo, «em cada lugar perdido» em que te encontres, seja na órbita desta caminhada eclesial ou dos passos da vida social, sejam nos trilhos do mundo do trabalho ou nos tentáculos nem sempre claros das relações pessoais, «em cada lugar perdido, vou procurar sempre por ti»!
Para isso te fui enviado. Para isso me entregaram como pastor. Para que tenhas vida e a tenhas em abundância.
Nos escuros que neste novo ano pastoral intentarem assustar a nossa caminhada, ousemos redescobrir esse divino Luar que ilumina quem se deixa guiar, quem caminha na firmeza de quem sabe que não sabe o caminho...

8 comentários:

  1. O Senhor Jesus precisa de si para nos apontar a Porta que leva ao Caminho iluminado da Vida e da Verdade que Ele é. Cegos e iluminados, guiados por um pastor terreno que pela nossa oração ganha a certeza do caminho que nos aponta: Jesus.
    Que bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pe.António depois de um tempo de férias ,mas nem por isso afastado de nós, felizmente.
    Desejo de todo o coração, que este novo ano seja sempre melhor que o anterior e que nós todos possamos colaborar,com atitude,amor e o olhar sempre no Senhor Jesus «Até ao fim do fim».
    Agradeço todos os dias a Deus O nosso Prior estar junto de nós ,no Estoril e ser o nosso Pastor com toda a alma e entrega e sei que também nos tem no coração sempre.

    ResponderEliminar
  3. Padre António um´dia, não vários dias me dirigi ao Senhor ousadamente e no entanto fui sempre bem recebida, ouvida,ajudada com uma Homilia que eu sentia, que um pouco me era dirigida,por um olhar, nem que fosse um segundo ,mas que me conduziu ao caminho de Cristo,ao respeito por mim própria e muito mais ,que agradeço todos os dias. Fiz o Sacramento do Crisma ,consegui me aproximar de DEUS de uma forma maravilhosa,intensa ,o dia do retiro foi muito bom para mim.
    Hoje,amanhã,todos os dias digo obrigada ,este ano o meu marido também vai fazer o Sacramento do Crisma,DEUS entrou na minha vida de uma forma intensa por SUAS Mãos Sr.Prior,não sei explicar eu sempre amei DEUS,mas o que eu sinto é diferente,confiança,Paz inquietação
    Sei que vou desiludir um pouco a LU mas eu vou deixar o atelier colaboro no projecto mas não vou para a costura ,vou fazer voluntariado na Boa Nova E vou tentar levar o meu marido só assim o vou conseguir,tem pouco tempo livre, mas vai . Desculpe Padre António mais uma vez ,no que eu poder ser útil pode sempre contar comigo.por favor não visione

    ResponderEliminar
  4. Bom Pastor... "mesmo que custe, precisamente porque custa"...
    Presente de Deus... obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Padre António é de DEUS de verdade , de vida ,não de palavras e intenções,nunca para agradar ,mas sim para o caminhar de Deus no amor .
    Um Apóstolo de Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  6. "O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará ..."

    "Eu venho Senhor, para fazer a Vossa vontade"

    "Quem Deus tem nada lhe falta"

    Força Prior!

    ResponderEliminar
  7. «Olhar-Te» Senhor Jesus com amor,humildade e muita fé,Deus sabe o que vai nos nossos corações e nos protege,assim como o nosso Prior .Bem Haja.

    ResponderEliminar

Web Analytics