terça-feira, 9 de abril de 2013


"Primavera..."

Afirmou o Cardeal Patriarca de Lisboa, acerca da surpresa que tem sido o Papa Francisco: "O seu poder não se compreende à luz dos poderes deste mundo. As multidões precisam de ser amadas, atraídas pelo amor do Bom Pastor. Nesse amor, carregado de alegria e de ternura – logo no início falou-nos da importância da ternura na nossa relação pastoral – dá um lugar privilegiado aos pobres, aos marginalizados, a todos os que sofrem. Foi muito claro ao afirmar que o modelo de Igreja que o atrai é uma Igreja pobre, ao serviço dos pobres. Teve a ousadia de traduzir essa sua visão de Igreja nos símbolos exteriores da grandeza do ministério Petrino: a simplicidade no vestir, a renúncia às joias preciosas, escolher viver num sítio onde a convivência, em Igreja, seja dado fundamental".

Estas são palavras que nos sublinham, que reafirmam, o caminho a seguir por cada um de nós enquanto Igreja, enquanto Comunidades cristãs, enquanto Padres, enquanto Leigos, enquanto Discípulos... Teimar em rumar noutra direcção é, de facto, não entender os sinais dos tempos, é tornar-se "surdo" à voz do Espírito que sopra clara e categoricamente nas palavras e nos gestos do Papa. Só os "tolos" teimam permanecer num "estilo" rotineiro, arcaico, inadaptado, incompreensível, ultrapassado, opaco, vão e inútil de uma Igreja que tem medo do "lava-pés", da fraternidade, da verdade, do despojamento, da humildade, da simplicidade...

É, sem dúvida alguma, uma nova "Primavera" eclesial. É sem dúvida alguma, um renovado alento a quantos, no silêncio e na discrição, há mais ou menos tempo, apostam neste estilo de ser apóstolo, de ser cristão, que o Papa agora lembra e relembra a cada um de nós.

Sim, também é verdade que muitos estarão incomodados com os gestos e as palavras do Papa Francisco; prefeririam "mais do mesmo", ou seja, um "pirâmide" religiosa, onde os grandes mandam nos mais pequenos, onde os privilégios de alguns são algo de necessário e absoluto!!! Mas a verdade é outra: "quem quiser ser grande seja escravo, servo, o último de todos"! E Ele que é Mestre e Senhor e que nos deu o exemplo, se n'Ele cremos de verdade, apenas teremos de tentar imitá-l'O. Para a maior glória de Deus...

2 comentários:

  1. "Primavera"
    Primavera,linda,sugestiva,maravilhosa,reflorescimento da flora e da fauna,ela chega mesmo que não tenhamos jardim para a receber,em suma é tudo vida nova...Assim se querem os nossos corações,onde a Primavera tem de reinar todos os dias.
    O Espírito Santo concedeu-nos o nosso Papa Francisco,que com toda a SUA humildade nos mostra que só a renovação,o despojamento de tudo aquilo que nos aprisiona ao mundo,que a luta e facilidades que nos fomos enterrando em vez de nos libertar,nos aprisiona cada vez mais, e não nos concede a felicidade interior .
    A humildade o serviço,a entrega ao irmão são as únicas coisas que nos levam a uma paz sem limites,não importa a ostentação,importa sim o coração.
    É uma "Primavera" difícil de aceitar porque desinstala,faz barulho,revoluciona,mas é o que o Prior nos diz à muito tempo sem descanso nas suas Homilias, para assim podermos alcançar aquele caminho que nos faz chegar ao SENHOR.

    ResponderEliminar
  2. OBRIGADA PDE ANTÓNIO POR MAIS ESTA REFLEXÃO TÃO PERTINENTE NO MOMENTO QUE ATRAVESSAMOS.
    A PRIMAVERA QUE RENOVA E FAZ FLORESCER TUDO DE NOVO SEJA TB SENTIDA NA NOSSA IGREJA...

    ResponderEliminar

Web Analytics