quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

"Vizinhos com Alma"


Queridos Amigos, queridos "Vizinhos com Alma",
como escreve o poeta, "cada vez que o homem sonha, o mundo pula e avança"...
Pois é nesse sentido e com essa certeza e convicção que vos dirijo a todos estas palavras; porque acredito que este nosso mundo, esta nossa sociedade, pode girar, pular, transformar-se, avançar... 
Porque acredito que cada um de vós tem um coração gigante, porque acredito que a cada um não é indiferente a indignidade e a miséria, a pobreza e as angústias de cada outro, porque acredito que não temos de ser uma terra de gente anónima, nasce o projecto "VIZINHOS COM ALMA".
OS "Vizinhos com Alma" são homens e mulheres, jovens e crianças, que não se conformam com as situações de carência e miséria mesmo, a que estão vetadas demasiadas pessoas, como nós! São pessoas com um coração e uma boa vontade que, unidos, solidários, generosos, sonhadores, realistas, percebem, sentem e sabem que podem ajudar a "pular" e a "girar" esta realidade que nos envolve.
Os "Vizinhos com Alma" são corações que atentos às necessidades dos muitos que se cruzam connosco, precisam da nossa ajuda e da nossa solidariedade, da nossa generosidade e da nossa   fraternidade.
Os "Vizinhos com Alma", são pessoas, como cada uma de vós, que apenas uma vez por mês é desafiada a partilhar géneros alimentares, produtos de higiene, artigos para bebés, para depois serem recolhidos e entregues e partilhados com todos aqueles que vivem situações de emergência social.
Os "Vizinhos com Alma" são gente simples que acredita que pode ter uma "palavra", uma "acção", a dizer e a fazer, neste momento da História, na partilha de bens que se tornam depois verdadeiro tesouro a quem deles beneficiar.
Os "Vizinhos com Alma" são pessoas como eu, como tu, que na nossa humildade e na nossa generosidade partilhadas, conseguimos que outros, muitos outros, possam sentir-se ajudados, acolhidos, amados, nesta fase de vida mais difícil em que se encontram.
Uma vez por mês, um "Responsável de Zona" receberá os bens doados por cada um dos "Vizinhos com Alma"; depois esses mesmos bens serão entregues ou recolhidos pelo nosso Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, que com os seus responsáveis, técnicos e voluntários os farão chegar a famílias, pessoas concretas que sabemos, muito beneficiarão destes nossos gestos de partilha...
Não precisamos de dar "muito"; precisamos de dar o que nos ditar o coração: muitas migalhas unidas transformam-se num enorme pão; assim será o projecto "VIZINHOS COM ALMA". E quantos mais formos, quantos mais corações e mais boas vontades se unirem a esta causa, maior o “pão” conseguido, maior o número e a qualidade de ajuda prestada aos que mais precisam...
Os “Vizinhos com Alma” não têm de ter raça, cultura específica, credo religioso, convicção política definidas; têm somente que ter um coração que sente, um coração que pulsa, uma sensibilidade que entenda que a nossa sociedade, a nossa Comunidade não está condenada à solidão, à fome, à miséria, ao anonimato, ao desespero, às lágrimas derramadas, escondidas, envergonhadas! 
Os “Vizinhos com Alma” sou eu e és tu. Pessoas simples, mas ousadas na certeza de que, juntos, fazemos pular e girar este nosso mundo...
Organizado pelo Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, este projecto não tem fronteiras, precisamente porque a caridade, a justiça, a fraternidade, não têm igualmente geografias determinadas... 
Com cada um, com todos, podemos – e conseguiremos – fazer com que a realidade FOME seja banida desta nossa terra, seja realidade terrível e tremenda que não “acampa” nesta nossa terra de Carcavelos... 
Vamos a isso?
Dispostos a abrir o coração?
Decididos a tornarmo-nos "Vizinhos com Alma"?
É "Hoje", é "agora", que mudamos o mundo...


5 comentários:

  1. Claro que sim. Vamos a isso!
    Fomos à reunião, a qual foi muito proveitosa. Ali conhecemos outros vizinhos, partilhámos e recebemos orientações para podermos servir melhor.
    Viemos com mais alma.


    JR

    ResponderEliminar
  2. "Vizinhos com alma"
    Primeiro sonha-se,depois vem a concretização de todos os sonhos para uma Comunidade com mais igualdade, onde não aconteça uns terem tudo, outros nada.
    Solidariedade,amor humildade de reconhecer que somos seres de Deus, todos humanos nesta sociedade onde existe tantas carências ,todos unidos podemos proporcionar um bem estar melhor a que não teve as mesmas oportunidades de vida..
    Nós somos as Mãos de Deus na terra, é de nós que ELE se serve para atuar,para ajudar os nossos irmãos,porque se assim não fosse, quem somos nós? o que é a nossa vida?o que fazemos aqui?senão o serviço,e o que levamos quando nos juntarmos ao Pai do Céu,somos nós que trabalhamos em nome Dele,não é a minha Comunidade,mas que importa?importa é a vontade de ajudar.

    LUCAS 12,49

    Eu vim lançar fogo à terra;e como gostaria que ele já estivesse aceso;
    Jesus dá-nos o Espírito.Ele atua derramando em nós o amor,um amor que segundo o seu desejo o devemos manter aceso em nossos corações.Um amor ilimitado,quando Deus manda
    a chuva,o sol é para todos.O amor é como um fogo e deve permanecer sempre aceso,para que queime o nosso egoísmo e nos faça ver o irmão ao nosso lado que precisa de nós.
    Só com obras se pode ser de Deus.
    Parabéns por mais este projeto.

    ResponderEliminar
  3. Vizinhos com alma...corações com ´alma´.
    Corações que podem ser vizinhos ou não. Mas todos os que realmente têm alma e que sentem necessidade de ajudar os outros, ajudar, não por obrigação, porque nós somos humanos e sentimo-nos realmente bem em ajudar quem precisa de nós.
    Uma coisa é nós fazermos porque alguém pede e parece mal não o fazer. Outra coisa é fazermos porque sentimos dentro de nós aquele...como que ´chamamento´ que nos ´empurra´ para ajudar. E sabemos que é aquilo que nos ajuda a crescer, a sermos mais homens, mais mulheres, mais jovens, não importa que idade temos. A nossa ajuda tem de ser dada com amor, com aquele ´sentir´ forte de quem ama, de quem dá tudo o que pode, porque também chora quando vê miséria, também sofre quando vê que não pode fazer nada.
    Nós temos que ser gente com sentimentos, sentimentos verdadeiros.
    Eu tenho duas pessoas que visito todas as semanas, e há uma com 86 anos que reza o terço todos os dias. Um dia destes eu disse-lhe que iria um dia com + tempo, para rezarmos juntas e ela...começou a chorar e disse-me que nunca o tinha feito. E isto que eu disse, não foi de ânimo leve, foi de coração. Tenho a certeza que ela vai adorar rezarmos com todo o amor à mãe do Céu. Vive sózinha. Não tem ninguém por quem esperar todos os dias. E isto é desolador. Dói-me a alma, embora saiba que não consigo fazer mais, porque...também tenho família.
    Vou ser sincera: alegra-me muito saber que Deus nos dá ´enchadas´, nos apresenta pessoas que necessitam de nós, como nós necessitamos de comer...e há gente que está lá na hora certa, que prefere abdicar (por exemplo) de passar a consoada com a família, para estar a confraternizar com os que não têm nada, mas que poderão ter muito(como fêz o Padre António). Fico feliz, por ver que há padres que seguem o caminho do sacerdócio, não por profissão, mas por vocação.
    O Pe. António sabe que eu sou daquelas pessoas que ´arregaço´ as mangas e vou....Sabe também que admiro imenso bons sacerdotes. Para mim não são todos iguais.
    O seu trabalho tem sido de um verdadeiro homem de Deus. Poderá até ter muitos defeitos, poderá até ter mau feitio (como ouço por aí) como eu tenho, como todos temos, mas é de louvar tudo o que fêz e continua a fazer. E digo-lhe mais: a Deus não está a surpreender, porque Ele sabe do que é capaz, e não foi por acaso que a sua vida tem sido ´desenhada´ dessa maneira (Deus escreve direito, sempre por linhas rectas). Mas tem surpreendido os homens, tem deixado muitos sem palavras, e tem deixado outros com os olhos cheios de lágrimas, porque só temos que dizer:
    “Bendito seja Deus”.

    ResponderEliminar
  4. Que bom perceber e ver que a nossa Comunidade não cruza braços e avança no amor a Deus que se torna visível e concretizado no amor aos irmãos. Dá gosto ser desta Paaróquia.

    ResponderEliminar
  5. Mais um projecto de louvar!!!!! Que se torne realidade e não esmoreça para que o Amor de Deus se concretize nesta Paróquia,,,

    ResponderEliminar

Web Analytics