sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"Domus Spes"

Este é já o nome que está destinado ao novo projecto que nascerá muito breve na nossa Paróquia de Carcavelos; será a continuação daquele primeiro denominado "Esperança de Recomeçar".
Este é uma importante e derradeira prestação de serviços a muitos "Sem-abrigo" que a nós recorrem em busca de, rigorosamente, tudo!
À partida pensamos e já decidimos - nas nossas cabeças - que os assim "rotulados" "Sem-abrigo" são pessoas (para muitos já nem isso são!!!) com os traços e as marcas da toxicodependência, do alcoolismo, do HIV, dos sub mundos da violência, da delinquência, etc!
Alguns sê-lo-ão, certamente; porém, muitos, muitos mesmo, nada têm a ver com essas realidades "madrastas" da dignidade humana. Muitas dessas vidas são homens e mulheres de coração "gigante" a quem a vida não "sorriu" a determinado momento; são homens e mulheres que, por desgraça, sem família, sem trabalho, sem capacidade de se governarem minimamente, caíram nestas "malhas" tremendas e terríveis da solidão, rejeição, abandono, fome, nudez interior e exterior, incapazes de, sozinhos, reerguerem a esperança e lutarem pela dignidade que têm direito.
Há já vários anos que no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, nesse projecto "Esperança de Recomeçar" nos dedicamos ao acolhimento dessas pessoas. O pão de cada dia não lhes é negado; a oportunidade de higiene diária, vestirem-se com dignidade, apoios na busca de emprego e na possível saída dessa situação degradante em que se deixaram envolver, é ajuda que todos os dias procuramos oferecer e partilhar...
Porém, porque não é fácil a resolução dos múltiplos problemas que estas vidas comportam, porque muitos deles há já vários anos que "perseveram" nesta angustiante realidade, torna-se bastante difícil a abertura de uma "porta" que os liberte definitivamente destes grilhões opressores!
No entanto, nestes tempos que nos são dados viver, não é difícil encontrar pessoas que se percebem sem nada, sem trabalho, sem casa, sem tecto, sem pão, de um momento para o outro! Gente que um dia até ajudou outra gente em dificuldades e que hoje, são eles mesmo que nos procuram, mendigando pão, esperança, sonhos, dignidade!
Alguns, sem se aperceberem, engrossam esta lista crescente de "Sem-abrigo" nas ruas, esquinas, praças e vielas das nossas cidades e vilas! Homens e mulheres com rostos ainda não marcados pela indignidade a que se viram caídos mas que, se nada se fizer, atempadamente, depressa se tornarão rostos "cansados", "abatidos", "vazios"!!!
A "Domus Spes" será verdadeiramente uma "Casa da Esperança". Será um espaço, um tecto, uma casa, um acolhimento, um abraço, um carinho que enquanto for preciso, e até serem capazes de se tornarem novamente "livres" e "capazes" retornem à normalidade da vida, os retirarão da vida da rua!
Em muitos casos, esta mesma "vida na rua" é um "parêntesis" horrível e tremendo que lhes acontece na história! Se nada se fizer, se os habituarmos e nos habituarmos a vê-los viver "na rua", depressa esse mesmo "parêntesis" se tornará em algo de definitivo. Terrivelmente definitivo!
É isso que pretendemos travar; é essa exclusão, essa marginalização, essa solidão, definitivas e indignas de cada pessoa humana que ousamos enfrentar na medida das nossas possibilidades...
Breve, muito breve, se Deus quiser, esta "Domus Spes" terá os seus primeiros residentes. E eles, porque somos cristãos, também são Cristo para nós: "tudo o que fizerdes a um dos mais pequeninos dos Meus irmãos é a Mim mesmo que o fazeis" (cf Mt 25).
E esta "Casa da Esperança" será causa de alegria do nosso Deus, da nossa Igreja, desta nossa Comunidade, da Fé que nos alimenta e desafia a ir sempre mais além...

Porque somos responsáveis pela edificação da "Civilização do amor", porque não podemos fechar os olhos à realidade que nos envolve, porque importa saber inovar e crescer na "ousadia da caridade", como lhe chama o Senhor Patriarca, nascerá a "Domus Spes"... Mesmo Casa de Esperança, porque ninguém está, para sempre, condenado à tristeza, ao abandono, à solidão, ao esquecimento, à banalidade dos nossos gestos e das nossas atenções...

8 comentários:

  1. Bravo! Pe. António e Comunidade de Carcavelos, que o Senhor Deus vos abençoe, fortaleça e proteja na realização desse projecto! Coisa de Deus tem muito problema para solucionar e barreira para derrubar mas com Ele... TUDO se pode. Hoje, estas palavras do seu sonho foram de esperança para mim. Ainda há lume debaixo da cinza! Bem hajam! Isabel Santos/Odivelas

    ResponderEliminar
  2. ... reza o evangelho de hoje que Jesus tocou no leproso... A Domus Spes (bem-aventurado sonho e quase feliz realidade!), não só quer 'tocar'corações e vidas concretas, como abraçar os seus sonhos e desafios, na certeza de que ninguém deve caminhar sozinho e abandonado! Como dizia o poeta, é a sonhar que o mundo pula e avança! Pois bem! Que pule e que salte ao Alto, para que se consiga tocar na tão almejada 'Civilização do Amor'! Que feliz notícia!...

    Inútil

    ResponderEliminar
  3. Mais um projeto do Pe. António, que caminha a passos largos para a realização de um dos seus sonhos: Não haja miséria em Carcavelos! BEM HAJAM!

    Henrique N.

    ResponderEliminar
  4. Quando nós vivemos com metas e com certezas que por vezes são ainda incertezas, mas que a nossa fé faz com que possamos dar o salto dentro da nossa mente e acreditemos, é muito importante.
    E foram essas incertezas, que se tornaram em certezas constantes, que fizeram a construção das muitas ´casas da esperança´ que foi construindo dentro de si.
    Quando existe convicção, existe fé e acreditamos nos nossos projectos, vivemos uma vida muito mais rica que os outros. E é neste campo que eu tenho que lhe dar os parabéns. São muitos, hoje são muitos os que se juntam a si, lhe dão a mão, que estão consigo e que o ajudam.
    Eu imagino o que serão os jovens (alguns) que hoje têm...19, 20 anos, e que vão construindo dentro de si um mundo bem diferente do mundo fácil que por vezes se lhes depara.
    Dou-lhes os parabéns muito sinceros, pela Casa Esperança. Sempre acreditei em si. Sei que existe muita certeza dentro da sua mente e que não foi em vão que foi ´tocado´, porque não é em vão que as pessoas são ´tocadas´. E esse ´toque´ fêz e faz toda a diferença de um homem e o padre que temos.
    Dou-lhe os parabéns pelo livro que vai ser lançado amanhã. Ainda não o li todo, porque não se trata de um romance, é um livro, como o primeiro, que temos que ler cada capítulo e saboreá-lo e meditar, para que ele faça sentido e nos ajude nas nossas vidas. Mas, o que li, (embora já conhecesse alguns dos pensamentos) gostei imenso e aconselho a todos que o comprem, porque o livro ajuda-nos muito ao longo da nossa vida. Não é como um romance, que depois de lido vai para a prateleira. Este deverá fazer parte da nossa mesa de cabeceira.
    Por acaso amanhã, vou estar numa igreja que também já foi ´sua´, e onde foram muitos os que choraram com a sua saída. Rezarei por si, porque precisa da nossa oração, para poder continuar a crescer e ajudar a crescer.
    Continue com essa garra, porque essa força que lhe vem de Deus, vai acompanhá-lo para sempre.
    Como o Mundo seria bem diferente se houvesse mais homens assim...

    ResponderEliminar
  5. Reitero tudo o que foi escrito com clareza e verdade.
    Quando todo o viver transmite as palavras que são ditas "Eu venho Senhor para fazer a Vossa Vontade"tudo surge,tudo prospera,porque tudo tem o amor de Deus.Bem haja

    ResponderEliminar
  6. Pe. António
    Não sei o que posso acrescentar a tudo o que foi dito,apenas que não poderia ser de outro modo,foi sempre assim nos mostrou o caminho quando nosso Prior,o do serviço,se nós na vida passarmos por aqueles que tanto necessitam de apoio,de uma palavra ,de conforto, e nada fazemos, de que nos serve dizer eu amo a Deus,eu sou Cristão,acabamos por ser como tantos que deixam passar a vida por eles sem a noção de que a peregrinação acaba-se e que o nosso lar é em Deus.
    Bem Haja por todas as iniciativas que nos mostram na realidade o caminho de Deus exatamente como ele é, o serviço.

    ResponderEliminar
  7. Há muitos anos,foi colocada uma semente,chamada " Esperança de Recomeçar", que bom saber que essa semente difícil de germinar,mas que nunca foi esquecida , e foi regada e regada por todos que acreditavam que mesmo numa terra árida, é sempre possível crescer a mais bela flor e se continuar a ser regada e mimada outras flores iram crescer.Bem haja! por acreditar que todos fazemos parte do mesmo jardim !

    ResponderEliminar
  8. Projeto de "Esperança",projeto que brilha e dá frutos, para bem de muitos a quem a vida não foi assim tão boa.Força, o sonho deixa de ser sonho, quando se acredita com fé e surge algo de bom.

    ResponderEliminar

Web Analytics