terça-feira, 24 de julho de 2012

"Nobreza de coração"

                                       "Ó Deus, nosso Companheiro de viagem:
Um novo alvorecer aparece diante de nós.
Pedimos-Te que faças deste dia um dia de paz e de amor.
Que seja um dia onde Te fazemos
sorrir com o nosso trabalho,
a nossa dedicação e a nossa entrega.
Que os nossos passos sejam os Teus próprios passos.
Que o pulsar do nosso coração seja o palpitar do Teu Coração aberto por amor.
E que à noite,
o mundo se tenha transformado 
em algo de mais belo e de mais nobre".

Assim rezámos nós, os Monitores, enquanto os monitendos ainda bocejavam diante do dia que amanhecia; assim entregámos, como se da primeira vez se tratasse, mais um dia de acampamento, mais esta oportunidade de, na entrega de corações, trabalharmos a "palavra-chave" que guiaria o nosso dia: Nobreza.
Aquela Nobreza que não depende do "sangue azul" que corre ou não (claro que não) nas nossas veias; aquela Nobreza que não é gerada espontaneamente por causa do nome ou do apelido que herdamos; aquela Nobreza que não se conquista pela conta bancária que possamos ter, pela casa onde possamos morar ou pela marca das roupas que possamos usar, aquela Nobreza que não está presa ao sotaque ou ao timbre da nossa voz nem ao vocabulário mais ou menos elaborado que usemos na nossa linguagem!...
Somos desafiados a conquistar aquela Nobreza que é sinónimo de grandeza de coração, de profundidade de carácter, de assimilação consciente de valores que não dependem das modas, das culturas, das políticas ou das imagens e máscaras com que demasiadas vezes exigem nos apresentemos diante dos outros.
Chamados à Nobreza de vida interior, onde aquilo que importa e verdadeiramente conta é aquilo que somos e não aquilo que aparentamos ser!
Nobreza de sentimentos, apreendidos na beleza e na força do Evangelho, verdadeiro e definitivo Caminho para nos transformarmos em Homens Novos, capazes de "colorir" esta humanidade e esta Igreja com "cores" outras onde os homens se sintam atraídos e seduzidos a pertencer-lhe de alma e coração.
Nobreza de atitudes, onde revelamos uma postura e uma existência distinta de muitas que são pautadas pela mediocridade de critérios, de horizontes e de opções!
Nobreza nos sonhos e nas vontades, porque crentes que é no coração que se "joga" a felicidade humana, mais que na racionalidade que aprisiona, emudece, paralisa e desvia do essencial.
Hoje, pelas ruas e vielas de Belver, num jogo de vila, na passagem de variados postos, escutaremos os apelos à Nobreza das nossas vidas, que assentam na liberdade da obediência consciente e responsável, na escolha da humildade como riqueza do nosso peregrinar...
Terminaremos o dia - naturalmente já exaustos - após esta exigente caminhada marcada sempre por um calor indiscritível, com a celebração da Eucaristia. Aí louvaremos, agradeceremos e pediremos para que a Nobreza seja algo que não se reduz a uma "palavra" mas é um traço do "mapa" dos nossos corações...

6 comentários:

  1. "Nobreza de coração"
    Linda a frase e muito mais lindo ainda um coração onde corre não o "sangue azul", mas sim o sangue do amor,que é dado a todos sem pensarmos nas nossas condições monetárias,sociais,se somos isto ou aquilo ,nós somos todos iguais no nascer e no morrer ,o pior é a distinção que o mundo vai fazendo de todos nós ao longo da vida ,que nos marca ,nos aprisiona,nos destrói.
    Eu não quero,eu não penso assim,eu quero,eu dou de mim tudo o que tenho em meu coração e assim quero ser até ir para o PAI.

    ResponderEliminar
  2. "Não há nada de nobre em sermos superiores
    ao próximo,a verdadeira nobreza consiste em sermos
    superior ao que éramos antes" (Esopo)

    A vida é uma eterna caminhada, ao qual cada dia que passa com a nossa fé ,a nossa entrega se vai abrindo novos horizontes no caminho de Jesus,se vai conhecendo,se vai amando mais cada dia que passa Jesus,é um eterno caminhar sempre,cada dia com mais amor, amando sem limites,apagando-nos para que algo possa florescer,com raízes novas e profundas.
    A excelência da Nobreza é a humildade,e a humildade é mãe da Sabedoria.
    Não são frases,ditas por dizer,mas sim atitudes,atos em nossas vidas que tem que estar sempre
    presentes em nós

    ResponderEliminar
  3. Que o vossos dias sejam tão serenos como este mar,(fundo do blogue)estas águas serenas que ao abrir o blogue num azul céu maravilhoso, ora nos transporta para o Céu,ora para as águas e essencialmente para Deus numa Paz enorme.
    Pe.António um resto de um bom dia para todos em Jesus, na "Obediência""Humildade"e na "Nobreza de coração" todas são virtudes que precisam todos os corações, e que nos fazem meditar.

    ResponderEliminar
  4. "Igualdade"
    Nós somos como um pequeno grão de areia no meio de um areal onde não se consegue distinguir um grão do outro, assim devia ser!Quando nós estamos numa posição de altura elevada e olhamos cá para baixo,tomamos consciência de como o ser humano se desloca de um lado para outro numa azáfama infernal,numa luta constante, e até certo ponto saudável, mas somos todos iguais o que nos distingue é o nome estamos todos inseridos numa sociedade, num mundo que não é nosso que nos foi deixado por herança.
    Mas o pior vem depois a nossa mente que se acha brilhante, a sociedade que nos alimenta o ego,a parte material que é terrível,e assim nos vamos perdendo nos meandros da vida, esquecendo que somos todos filhos de Deus, que somos todos diferentes,mas todos iguais.
    Parece antagónico,mas não, somos todos diferentes de fisionomia,e todos iguais no essencial,nascer morrer,sentimentos...tudo perfeito,assim Deus o fez.
    Desejo que o dia de ontem com o mote "Igualdade" tenha sido produtivo,cheio do amor de Deus e que continuem no Seu "Caminho"rezando por nós e nós por vós.
    Bem haja Pe. António por proporcionar a tantos jovens encontrarem-se com eles próprios e com Deus.

    ResponderEliminar
  5. Tudo o que possa enriquecer o nosso coração é a ´chave´ que necessitamos para estar no caminho certo para Deus. A oração ajuda-nos a subir mais alto, a oração...aquela que é rezada com todo o nosso amor. Fechemos os olhos e imaginemos que, naquele momento, só Cristo está perto de nós. Aí ganharemos a força que necessitamos para caminhar com garra.
    Neste caminho lindo que os jovens de Carcavelos estão a percorrer, vão chegar mais enriquecidos e é isso que é de louvar ao Senhor.
    Que Deus vos abençoe.

    ResponderEliminar
  6. "Mansidão"
    É a decisão consciente de nós confiarmos e de nos apoiarmos em Deus,é uma força,nunca uma fraqueza.
    "Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim,porque sou manso e humilde de coração;e achareis descanso para a vossa alma Mat11:29
    "Audácia"
    Coragem,ousadia
    Ser cristão é ser audacioso em sua fé,é comprometer.se com a humanidade,é ser despojamento,é ter uma fé que move montanhas,é ser entusiasta,é olhar nos olhos do irmão sabendo exatamente as suas necessidades,é viver audaciosamente a misericórdia.
    "Então lhes perguntou porque sois tímidos?
    Ainda não tendes fé? Marcos 4.40
    Pe. António bem haja por nos mostrar todas estas virtudes e que nós as sentimos em Si.
    "Kaminho" de Deus que nos conduz com todo o amor a todos jovens e menos jovens
    "Obediência" que tão bem conhecemos e sentimos apesar do interior...e todas as outras que se podia descrever, mas para quê palavras, se os actos dizem tudo.

    ResponderEliminar

Web Analytics