sábado, 30 de junho de 2012

"Tocar... em Deus"!

A nossa alegria profunda e duradoura acontece na medida em que nos deixamos "tocar" por Jesus...
A propósito da liturgia da Palavra deste Domingo XIII do Tempo Comum que hoje celebramos, creio que seria importante deliciarmo-nos com essa certeza existencial do crente: Deus, em Jesus, ousa esse "toque" com a nossa humanidade. Mais: deixa-se "tocar" por cada um de nós! Não Se esconde, não Se desvia, não Se afasta, não ignora, jamais Se mostra indiferente... Ele "está", Ele "é", simplesmente!
E na medida em que sonhamos, desejamos, almejamos esse "tocar" Jesus, a possibilidade real e fecunda de nos "cruzarmos" com a eternidade, com a paz, com a vida verdadeira...
Querer "tocar" Jesus, ao menos o seu manto, que seja apenas a orla das suas vestes, acreditando, confiando, podemos curar as nossas enfermidades, libertarmo-nos das nossas prisões, saciar as nossas sedes, dizimar as nossas fomes!!!
Querer "tocar" Jesus, ao menos as suas vestes, será sempre sinal de vida e alegria contagiantes que jamais algo ou alguém nos poderá roubar! "Tocar" Jesus, ao menos nas suas vestes, é certeza de vida nova, de ressurreição interior, de liberdade profunda, de sentido no caminhar...
Hoje, porém, como "tocar" Jesus? Como pode o Homem acercar-se desse "manto divino", como pode esta nossa Humanidade carente de sentido, de rumo, de ordem, "tocar" Esse Senhor que dá vida aos "mortos" de cada tempo?!
Uma resposta se impõe na fé: através da Igreja, continuação no tempo d'Esse Senhor que permanece connosco até ao fim dos tempos.
Assim, importa a interrogação: com que "mantos" nos revestimos nós enquanto Igreja, enquanto Povo de Deus, enquanto "rosto" e presença de Jesus de Nazaré?
Todos o sabemos - e até sentimos - os homens precisam e buscam sentido para as suas vidas; os homens anseiam razões de existência que continuam a não encontrar no dinheiro, nas coisas, nas modas, nos títulos e glórias...
Todos o sabemos: esta nossa humanidade precisa e quer Deus! Quer testemunhas credíveis de uma Verdade maior, de uma Paz inquebrantável, de uma Alegria que permaneça, de uma Vida que valha a pena ser vivida... Ou seja, o mundo quer "tocar" Deus, quer "tocar" Jesus!
E tem de o fazer através e na vida da Igreja. Tem de encontrar essa mesma Paz e Alegria, essa Vida e Verdade, na vida quotidiana da Igreja, isto é, nos nosso testemunho de cristãos enamorados, felizes, fiéis, discípulos, d'Esse Mestre da Galileia.
"Manto" de vida? "Manto" de verdade? "Manto" de partilha? "Manto" de ternura? "Manto" de misericórdia?
"Vestes" de paz? "Vestes" de serviço? "Vestes" de humildade"? "Vestes" de despojamento?
Enquanto Igreja, enquanto Comunidades, enquanto grupos ou movimentos, enquanto famílias, casais, pessoas, ditas crentes na Boa Nova de Cristo, apresentamo-nos ao mundo revestidos das "vestes" do Evangelho, do Reino de Deus ou, ao invés, aparecemos diante dos homens trajados com os "mantos" da indiferença, da vaidade, do egoísmo, da maledicência, do pessimismo, da incoerência, do fariseismo?!
"Tocar" Jesus para que os homens, em nós, O possam "tocar"...
Acreditar que esse "toque" pode "tocar" incontáveis corações que esperam a nossa fidelidade a Jesus. Maravilharmo-nos por Deus precisar de nós para que tantos outros a Ele possam chegar...
Embevecermo-nos pois que nesse sonho e desejo de "tocar" Jesus podemos ser curados e curar o Homem "ferido" deste nosso tempo...

7 comentários:

  1. Poderia ir buscar uma frase, das muitas que escreveu neste...”Tocar em Deus”, mas seria impossível. As frases...as palavras, são todas de uma riqueza tão profunda, que me é impossível ´apanhar´ uma.
    Se fôr ver o quanto escreveu no pensamento “Presença constante de Deus”, refletindo nas leituras deste Domingo do Tempo Comum, que de comum não tem nada...Porque em todas as leituras há uma riqueza divina, em cada leitura encontramos um chamamento, por mais pequeno que possa parecer.
    Faço uma ligação entre um pensamento e uma homilia escrita, e não sei qual delas me toca mais. Toma-me por exemplo o sacerdócio. Rezo muito pelos padres, por aqueles que conheço, por quem conheci, e que dão a vida por Cristo, que dão a vida pela sua paróquia e que lutam com todas as suas forças para transformar uma igreja em igreja. Que lutam contra aqueles que se dizem igreja e não o são. Que lutam contra os que batem com a mão no peito só dentro da igreja e não acolhem a ´miséria´ que precisa tanto de um abraço. Rezo pelas vocações. Nós, o Mundo precisa de vocações sacerdotais, cada vez mais. Precisa de padres que se dêem por inteiro, que entreguem a sua vida por um tal Jesus de Nazaré. Como um amigo dizia um dia, por ocasião do seu aniversário sacerdotal: “Estamos aqui hoje para rezar por mim. Não por mim, pela minha pessoa, isso não interessa, mas para rezar por este Cristo que habita em mim, que me ajuda a cada dia para que os outros possam ouvir a minha voz, por estes anos que tive o previlégio de me dedicar ao sacerdócio e ao povo de Deus.”
    Isto é despir-se de vaidades, de coisas bonitas, dos...parecer bem, para que aquele...o outro...este homem seja verdadeiramente de Cristo e com Cristo. Nós precisamos cada vez mais de PADRES, não de padres. Vejo o exemplo do Pe. António, que perde horas do seu descanso (já para não falar de outras coisas) a escrever, para que nós nos possamos ´alimentar´ com o verdadeiro ´pão da vida´. É verdade Pe. António, todos estes seus pensamentos ajudam-nos muito a crescer, a acordarmos de manhã e a sentirmos que estamos aqui por Deus, por amor, porque o nosso acreditar vai mais além do que uma simples eucaristia, o nosso acreditar cresce e vai sendo por vezes mais forte do que alguma vez julgámos.
    Eu, dou graças a Deus todos os dias por um dia eu me ter convertido e sinto que o meu ´eu´ me comanda e me leva, me encaminha, para que siga os caminhos de Cristo, de um Cristo ressuscitado, da Sua presença viva na terra. Ser padre, não é só ir para o seminário e ver o dia da ordenação. Ser padre é muito mais, ser padre é...poder aprofundar a sua oração connosco, é...quase que abrir o seu coração para que nós possamos ver a sua riqueza. Ser padre tem muito que se lhe diga. Eu conheci três PADRES (embora conheça muitos). Dois, graças a Deus ainda estão connosco, o outro foi um pai e a ele devo-lhe muito do que sou. O importante não é sermos bonitos por fora. A verdadeira beleza está no nosso interior.
    Obrigada Pe. António. Essa sua força, esse seu interior, essa entrega, essa riqueza que habitam em si, são dons inquebráveis e que nos ´alimentam´ a nós, já ´alimentaram´ outros desde a sua ordenação há (quase) 21 anos. Não foi por acaso que houve um chamamento, um chamamento muito forte. Deus sabe o que faz e escolhe bem o Seu rebanho. Rezo por si e vejo o quanto Deus me tem ouvido a mim e a todos quantos o fazem.
    As suas palavras, a sua convicção, a sua determinação, a sua força, a sua fé, são o caminho que precisamos para subir a verdadeira ´escada da vida´, e assim podermos....´Tocar em Deus´.

    ResponderEliminar
  2. Numa eucaristia, o mais importante é saber fazer silêncio, sair da cena da nossa vida e deixar que Cristo ´mergulhe´ no nosso interior. Até que a missa termine, há que esquecer o Mundo lá fora...
    Encontrei esta frase, que achei muito bonita e que quis partilhar com todos os que visitam este ´blog´.
    “É preciso saber fazer silêncio, sair de cena e esperar que a sabedoria do tempo termine o espectáculo.”
    Que consigamos ter essa serenidade e ´ouvir a sabedoria de Deus´.

    ResponderEliminar
  3. Pe. António
    Como eu desejava sentir que "toco" Jesus com esta profundidade,que nos apresenta em todo este Partilhar.Como eu desejava sentir que sou útil para alguém,sentir que faço exatamente a Sua Vontade,eu procuro caminhar sempre ao SEU encontro,por mais que no caminho encontre muitas obstáculos,pedras ,mas nunca vou desistir de caminhar para TI Senhor Jesus.

    ResponderEliminar
  4. "tocar...em Deus"
    Só a a nossa oração e a força da fé nos pode conduzir a "Tocar Jesus" e nos ajoelhando a Seus Pés com humildade e tudo LHE entregar,as nossas fraquezas,o nosso pecado,e então sentir a Paz que o amor de Deus nos dá,fazendo-nos nascer de novo.
    Ele nos ama,e os Seus Braços estão sempre
    abertos para nos acolher e nos perdoar,Seu amor é Infinito, contendo planos de Salvação Eterna, assim nós consigamos chegar ás Suas Vestes com muita Humildade,sabendo reconhecer a nossa fragilidade.
    Obrigada Pe. António por este maravilhoso partilhar ,que ao interiorizar é como se ouvisse as Suas próprias Palavras(já que não é possível)Bem haja,as melhoras e um resto de bom dia.

    ResponderEliminar
  5. "Tocar em Deus"
    "Embevecermo-nos pois que nesse sonho e desejo..."
    Um desejo profundo que atravessa a nossa alma, sermos dignos de tocar Jesus,de tocar com nosso amor,entrega e desejo de afastar o pecado, conseguindo tocar cada um que está próximo de nós, com toda a nossa disponibilidade,amor,mas amor não de distância, mas aquele sincero que está em nosso coração ,que dói e nos faz palmilhar para o dar sem esperar receber,esse sim é amor "é tocar"

    ResponderEliminar
  6. Querer viver segundo o Evangelho...

    ResponderEliminar
  7. Pe.António
    Li e interiorizei"Como Eu" do livro "Tenho-vos dito" que gosto muito e é verdade, simplesmente amar até doer,amar simplesmente...contra o amor não à nada que vença,porque Jesus Cristo está e só ELE é a nossa vida.

    ResponderEliminar

Web Analytics