sábado, 3 de março de 2012

"Nos passos de Jesus" (2)
 
A falta de internet não permitiu que fosse partilhando como desejava o "pulsar" da nossa peregrinação...
Chegados já após esses dias memoráveis e únicos, podemos agora falar da "lembrança" dos nossos passos e dos nossos sentimentos ao percorremos os caminhos de Jesus...
Em cada um dos nossos corações estão gravadas marcas, emoções, sentimentos, olhares, silêncios e palavras que o tempo jamais apagará. Na verdade, fizemos um verdadeira peregrinação. Procurámos que o nosso olhar sobre cada local fosse visto e entendido não apenas - nem sobretudo - com os olhos do corpo mas com os olhos da alma e do coração.
Nenhum de nós pode afirmar que determinado local, que certa celebração, que aquela passagem concreta, tenha sido mais bela ou mais determinante. Com efeito, cada passo, cada experiência, cada local, são parte de um todo que se torna impossível dissociar. Tudo se torna importante e decisivo quando tentamos fazer nossos os passos e as vivências do próprio Senhor Jesus...
Um antigo ditado hebraico: "No ano que vem em Jerusalém" é facilmente aceite e assumido por quantos têm a graça de pisar a Terra Santa! E todos nós ambicionamos fazer nossas essas mesmas palavras. Mesmo os que de nós já tiveram a oportunidade de peregrinar em Israel mais do que uma vez. "No ano que vem em Jerusalém" é vontade firme na alma de cada um de nós após esta experiência inolvidável.
Cada lugar, cada Eucaristia, cada cântico, cada sorriso, cada emoção, serão sempre entendidas por quem vive esta experiência de peregrinar na Terra Santa. Podemos escrever, partilhar, narrar, todos os momentos vividos pessoal e comunitariamente; porém, jamais conseguiremos expressar a plenitude do que vivemos! É grande demais, é profundo demais, é pleno demais, para expressar por palavras a vivência do coração e da fé!
A caminho da Páscoa, para nós, peregrinos, torna-se mais "fácil", agora, entender o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Já sabemos identificar os locais, já conseguimos entender melhor o "pulsar" do caminho de Jesus, já interiorizamos mais profundamente o amor e a paixão de Cristo por nós e por toda a humanidade...
Somos, agora, embaixadores da Terra Santa nos nossos ambientes. Somos, agora, emissários dessa experiência sempre diferente, sempre única e privilegiada de quem pisa e faz seus os passos de Jesus de Nazaré...
Apetece abrir  agenda e programar a próxima Peregrinação à Terra Santa. Como os discípulos no cimo do Monte Tabor, é fácil para nós repetir as suas palavras: "Como é bom estarmos aqui"!
E partir de novo! E caminhar de novo... fazendo nossos os passos de Jesus, onde nos tornamos e sabemos protagonistas de uma Igreja mais ao jeito do Mestre.
E, quem sabe, se no próximo ano, ou ainda neste, possamos, de novo, com outros peregrinos "subir a Jerusalém"!
O futuro a Deus pertence. Mas nós podemos, com a Sua graça, predispor os nossos corações a sonhar viver essa aventura divina...
Vale bem o esforço, os esforços, a vários níveis, tentar caminhar na Terra Santa. Ficamos diferentes. O nosso coração "entende" mais e melhor o projecto e o ideal chamado Evangelho...

9 comentários:

  1. Pe.António
    Bom dia,mais uma vez a ler todo este partilhar de uma vivência descrita com grande intensidade,em que me salta logo aos olhos ao coração.
    "Torna-se mais "fácil",agora entender o mistério da Paixão,Morte e Ressurreição de Jesus"penso que seria isso que todos nós devíamos viver,eu só de pensar a emoção é muita, então viver ,seria inesquecível.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  2. Pe. António
    Não havia internet,não faz mal o que importa é que estão todos bem e ,que nos trazem o coração, a alma cheios de amor e Paz,em penso que nós falamos muito...mas só quem vive a emoção no local exacto pode sentir com essa intensidade,pisar,olhar,tocar o que Jesus pisou,tocou,não à modo de passar tudo isso... só vivido não uma vez... muitas vezes,que a emoção,o amor será sempre igual, ou superior.
    Pe. António,bem haja,resto de um bom dia.

    ResponderEliminar
  3. Leio e volto e ler, e penso que poderemos nós dizer a quem nos trás Jesus com tanta profundidade,que até pela descrição nos enche o coração?
    Nada apenas interiorizar ler,ler e sobretudo pensar em Jesus, e pôr nosso coração à Sua disposição,para que seja feita a Sua Vontade,mesmo que por vezes não a compreendamos.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  4. Não tenho a mínima dúvida de que esta foi uma verdadeira peregrinação, na altura exacta, que fêz com que, quem foi, ficasse com os caminhos e os momentos vividos por Jesus, ´enraizados´ dentro de si.
    Nós por cá vamos dizendo com toda a nossa convicção “Andarei na presença do Senhor, sobre a terra dos vivos”, e acreditando que “Jesus tem palavra de vida eterna” (como diremos no salmo da próxima semana).
    Que bom seria se nós conseguíssemos do fundo do coração, andar na presença de Cristo com toda a nossa fé, com toda a nossa força...que bom seria !
    Esta Quaresma, para todos quantos foram à Terra Santa, foi um percurso lindíssimo e que fêz e continuará a fazer com que a Quaresma seja vivida em plenitude, com todos os ´pontos´.
    O problema de viver este tempo litúrgico, é que, quando acaba, volta tudo à rotina habitual e esquecemo-nos que houve um Homem que deu a vida para nos salvar, que houve um Homem que nos veio ensinar os caminhos de Deus,que houve um Homem que nos amou até à morte, que houve um Homem que ressuscitou . Porquê ? Porque o tempo da penitência acabou (que alívio !), o tempo de vivência cristã, verdadeiramente em prol dos outros acabou. E depois ? O que fazemos nós nos outros meses do ano ? Onde estaremos nós ? Será que o ´homem novo´ que nasceu cá dentro com a Ressurreição, vai permanecer bem juntinho do nosso coração todo o ano ? Renúncias ? Faço renúncias (ou tento fazer) sempre, porque sou cristã na Quaresma e nos 12 meses do ano. Confesso-me, não numa fila até chegar a minha vez, mas porque sinto que, quando vou comungar, não estou em paz com Deus. Confesso-me na altura que sinto que devo, que preciso e não só porque tenho que...
    Esse ´tenho que`, não deveria fazer parte do nosso percurso.
    A todos quantos foram a Jerusalém, tiveram concerteza uma peregrinação extraordinária, não só pelo local, como pelo padre que vos acompanhou, isso é muito importante. A força, a fé, a vivência que nos transmite ajuda-nos a estarmos ali a duplicar, a flutuar. E vai ser com essa força que vamos viver esta Quaresma, com esse flutuar, com a força que o Espírito Santo nos dá.
    Carcavelos esteve no mesmo sítio e vocês trouxeram muita coisa bonita para enriquecer todos quantos por cá vivem. É nestes pequenos (grandes) percursos que vemos o quanto foi importante o Padre António ter vindo para Carcavelos: para nos ajudar (em todos os sentidos) a ´subir´ a nossa escada.

    ResponderEliminar
  5. Dias tão intensos...
    Há que voltar ao dia-a-dia, com um coração novo...
    Obrigada, Pe. António :)

    ResponderEliminar
  6. "Noite de oração Comunitária"
    Noite profunda, onde os nossos corações se abrem a Deus sem reservas deixando-O entrar e transformar,é sem dúvida a continuação dos "passos De Jesus".
    -Saudade,saudade profunda...Pe António, Bem haja por me as ter dado a viver com to da a Sua entrega e me ensinado a amar Jesus com toda a minha alma.

    ResponderEliminar
  7. Monte Tabor
    Jesus subiu ao Monte para orar levando seus amigos,associando-os ao Seu caminho.É o seu e o nosso caminho interior,Jesus não gosta de caminhar sozinho,liga a sua via,seu destino a pessoas frágeis que ELE quer transformar,porque é no encontro com Deus que ELE transforma ,na oração,no escutar."Escutai Este é o meu filho muito amado".
    Mas não nos quer no cimo do Monte,mas sim retomarmos a nossa vida Evangelizando,dando testemunho de toda a transformação operada,só assim agora fecharmos em nós, nunca.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Pe Antonio pela Noite de Oração que nos ajuda a rezar mais e mais. Como é bom, apesar das lágrimas que teimaram em cair, sentir que Ele está ali mesmo ao nosso lado, que Lhe podemos "dar" a mão, que Lhe podemos falar, e que sabemos que Ele SEMPRE nos ajuda.
    Muito Obrigado

    ResponderEliminar
  9. "Chamei-te pelo teu nome..." Is 43, 1b era o tema da peregrinação.
    Não usei nem internet, nem telefone nem televisão para ter a certeza de ouvir bem a voz de Jesus quando Ele queria me chamar pelo meu nome e ainda bem porque Ele chamou-me tantas vezes !
    Foram muitos momentos de emoção, de alegria, de tristeza, de vergonha, de dúvidas e todos estes foram suavizados pela presença constante junto a mim dos meus queridos pais e amigos que "partiram" em 2011. Fui chamada na altura em que o meu coração mais precisava de paz e consegui atingí-la.
    Na Via Sacra, na Décima Terceira Estação, foi-me dado a ler "...Jesus morreu. Eu eu, depois de contemplar e pedir perdão, voltarei de novo a recomeçar?...".
    Senhor Jesus, continue a chamar-me para que não aconteça ! Não Te quero decepcionar, nem a Tua Mãe e Teu Pai!

    ResponderEliminar

Web Analytics