sábado, 18 de fevereiro de 2012

"Santa loucura" (4)

Obrigado São. Obrigado Rita. Obrigado Filipa. 
Obrigado Luís. Obrigado Tomás.
Obrigado "General". Obrigado Zé e Ricardo. 
Obrigado Pedro e Nuno. Obrigado Gabriel, Euclides e Rickie. 
Obrigado Zé Carlos, Vitalli e Marco. 
Obrigado João, Orlindo e Carlos. 
Obrigado Paulo e Luís Pinto.
Pode até parecer-vos uma "lista" exaustiva de nomes! Porém, é imensamente mais do que isso. É a gratidão pura e sincera deste meu coração a esses outros corações que quiserem e ousaram oferecer-se e partilhar o que tinham de mais nobre e mais valioso: as suas próprias vidas. Com o seu tempo e a sua história. Os seus passados e os seus sorrisos. Os seus medos e anseios como os seus sonhos e vontades de lutar...
"Obrigado" pela experiência que me proporcionaram, pelos momentos que vivi, pelos sorrisos que recebi, o alento que me ofereceram, o sonho que alimentaram...
Mais do que "nomes", são almas que ficam na minha história, são vidas que marcaram a minha vida. São razão de caminhar, razão de combater, razão de acreditar que, dia após dia, o mundo pode, verdadeiramente, ser bem mais bonito.
Obrigado a vidas que, evidentemente, não são perfeitas. Como o não é a minha nem a de nenhum de nós. Mas um "obrigado" porque nessas imperfeições pode sempre sobressair a riqueza da verdade e da simplicidade. Porque podemos sempre maravilhar-nos e aprender com a humildade e a ternura de que são capazes todos os outros, para além de estigmas, dores, abandonos ou rejeições. Um "obrigado" porque sublinharam a minha "fé" no poder da cumplicidade, da amizade, dos laços do coração. Um "obrigado" a cada um porque, para além das nossas diferenças e imperfeições, podemos e conseguimos olhar e fixar-nos naquilo que nos é comum e nos ajuda a caminhar sempre mais além: o poder do coração.
Regressados agora à "normalidade" das nossas vidas, aos quotidianos do nosso caminho, há que relembrar que há momentos e encontros, há episódios e vontades, bem mais fortes que os "encontrões" que a vida nos possa já ter proporcionado.
"Só por hoje", e dia após dia, em cada vinte e quatro horas de caminho, podemos ser todos homens e mulheres que transformam o mundo e a Igreja em algo belo e grandioso. Simplesmente porque acreditamos no poder da humildade, na força da verdade, no esplendor da simplicidade, na grandiosidade de ousarmos sonhar...
"Tomás, passo a passo foi entrando
e os "jubileus" conquistando
com pena nos deixou,
mas a sua marca ficou".
Um "verso", umas palavras, escritas pelo e com o coração daqueles que se sentiram e souberam iguais e únicos a cada um de nós porque nos "atrevemos" a ser irmãos. Dirigidas a alguém que incarnou a aventura que todos fizemos nossa... Palavras confiadas, afinal, a todos nós... que merecem que digamos aos "jubileus" pelo menos "obrigado".
Para o fim deste texto, o "Obrigado" maior a Carcavelos e a quantos proporcionaram estes dias únicos. A todos os que generosamente colaboraram neste projecto.
A quantos na "retaguarda" da oração sustentaram cada um dos nossos passos.
Aos muitos e muitos que, no segredo e na discrição, estiveram e quiseram estar presentes nesta "santa loucura"...

6 comentários:

  1. Tantas ´Santas Loucuras´ !
    Todas elas lindas e que nos encantam.
    Estas ´Santas Loucuras´, esta santa loucura que o Pe. António fêz com aqueles homens e mulheres, foi uma prova de carinho, de amor, de entrega, de partilha, de ajuda, de paz...de Cristo.
    Quando há sacerdotes que dizem: “O importante não é só vir à missa, não é só rezar...”, estão mais que certos. Isto é que é importante: dar-se, entregar-se, estender a mão, fazer com o outro se levante. Que maior grandeza poderemos ter, do que ajudar quem realmente precisa de nós ? Isto é ser de Cristo, isto é ser cristão, isto é muito mais do que bater com a mão no peito. Como há padres que dizem: “Ir à missa TAMBÉM é importante, rezar TAMBÉM é importante. “ Mas há mais, há muito mais !
    Padre António, não tenho que lhe agradecer a si, mas tenho que me prostrar e agradecer a um Cristo em quem acredito com todo o meu ser, e a quem rezo, o facto de ter estado consigo, ter estado com toda essa gente, com gente igual a todos nós, a esse Cristo que fêz com que o Padre António não fosse sómente mais um a juntar aos muitos padres que um dia se ordenaram. Uma frase muito minha, mas que tem muito de verdade: “Ser padre, é muito mais do que ser padre.” E hoje, e ontem, e esta semana provou-se que o Pe. António é mais que um padre, é a evangelização em pessoa. Houve mestres que lhe ensinaram formas de ser de Cristo e esses mestres colhem hoje o sorriso de ver o que fêz durante esta semana em Madrid. Essa força, essa fé que foram crescendo dentro de si e que hoje são elas que nos fazem também crescer.
    Estou a estrever estas linhas, e as lágrimas teimam em cair, por não conseguir imaginar a grandeza que foi a vivência durante esta semana, e por sentir que há alguém que consegue fazer mais do que subir a um altar. Esta vivência foi tão linda, que eu não posso sequer imaginar...
    Que Deus seja louvado.

    ResponderEliminar
  2. Depois de uma semana gratificante como esta, gostaria de saber (se é possível) quando é que podemos ouvir um pouco desta vossa vivência. Por outras palavras, qual é a eucaristia que vai celebrar este fim de semana ?

    ResponderEliminar
  3. Com muito carinho e amor escrevo uma pequena coisa para todos,espero que gostem,não sou escritora,nem amadora,sou igual a vós
    C antinho de
    a mor com jovens
    s empre com um sorriso
    a esperar algo de novo

    J untos são a força
    u nidos vencerão
    b endizendo ao PAI
    i nteriormente
    l hes dar o Pe.António
    e entrar em vossas vidas
    u nidos e com ELE vencerão

    Padre António, só lhe posso dizer que todos estes partilhar,sentir, é maravilhoso e de um ser humano que olha para os outros esquecendo-se de Si.
    Tudo o que nós possamos comentar ,não tem nada a ver com o sentimento que todas as Suas linhas nos descrevem,leio volto a ler e penso vou escrever isto,depois aquilo,porque o meu coração absorve cada palavra.
    «Gosto de Si,preciso de Si» seja sempre o amigo,dedicado, não olhando a quem,assim mesmo o Padre António, simples.

    ResponderEliminar
  4. Ludmila ferber

    Desamparado e abatido você pode ter sido achado assim desconsolado e ferido pensando ter chegado de facto o teu fim mas a tua história não se acabou,o melhor ainda está para vir,veja que o céu já determinou que os sonhos de Deus para você jamais vão morrer.
    As feridas vão sarar,há uma unção de cura sobre você as angústias vão passar,creia até mesmo contra a esperança.

    «Jubileus» em frente, Jesus vai estar sempre convosco.Obrigada a todos pela lição de vida que nos deram e continuam sempre a dar ,porque quem tem tudo, muitas vezes não tem nada que realmente valha para Deus,é tudo acessório,não há nada mais valioso que um coração puro.

    ResponderEliminar

Web Analytics