quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Caminho de Vida"

A liturgia da palavra de hoje pedia-nos categoricamente. "Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor"!
Escutei estas palavras como um "pedido do Céu" à minha pobre humanidade, à minha fraca fé, à minha imensa pobreza. E não estou a escrever com falsas modéstias; antes com a consciência clara do que sou, de como sou, diante do apelo que a Palavra me dirige!
Na verdade, é demasiadas vezes difícil incarnar na nossa vida essa mesma palavra; custa e, não raras vezes dói profundamente, esse desejo de fidelidade, de intimidade, de comunhão, com Nosso Senhor.
Não nos envergonharmos, é não desistirmos, é não relativizarmos, é não menosprezarmos, a verdade e a justiça, a caridade e a ternura, a transparência e a docilidade. Não nos envergonharmos de Nosso Senhor é aceitar que o caminho da Cruz, a estrada do amor sem limites, os trilhos do coração oferecido e partilhado, é o derradeiro caminho de fecundidade espiritual e de liberdade religiosa e cristã.
Por isso, ao mesmo tempo que o Apóstolos dos gentios pedia que não nos envergonhássemos de Nosso Senhor, apelava: "Sofre comigo pelo Evangelho"!
Não é um chamamento ao masoquismo; ao contrário, é esse desafio a que completemos na nossa vida quanto falta à Paixão de Jesus e, consequentemente, nos tornarmos "co-redentores" do homem nosso irmão.
Sofrer pelo Evangelho, sofrer por Jesus Cristo, sofrer pela santificação da Igreja, sofrer pela refulgência da Igreja, é tarefa de quantos se dizem e afirmam discípulos do Reino de Deus. Sofrer no sentido de amar até doer, de amar até à exaustão, até ao extremo. Sofrer porque acreditamos que o bem maior é a glória de Deus e esta acontece na vida verdadeira e em abundância do Homem. Esta acontece quando não nos envergonhamos, não nos demitimos, não nos conformamos, se não com o amor ao jeito de Jesus, Nosso Senhor.
Testemunhar Nosso Senhor torna-se impossível para quem desiste de amar. De incarnar o amor na sua vida, de abraçar a experiência de deserto, de "tocar" o Madeiro da Vida! Torna-se impossível para quem fala, escreve, prega, declama, a palavra "amor" mas depois dela se divorcia categoricamente!
"Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor"  foi desafio que escutei como caminho a seguir no "já" e no "agora" do meu peregrinar! Que apenas conseguirei na medida em que souber "olhar" bem para dentro de mim mesmo, de reescutar as minhas próprias palavras, de ler as minhas "letras" e de me decidir a recomeçar uma aventura de amor e de fidelidade diária...
Ser intrépido arauto do Evangelho, implica essa predisposição para o sofrimento por amor do Reino e de Nosso Senhor. Repito, um sofrimento redentor, amoroso, generoso, entregue, oferecido, oblativo. Que tenha em nós os traços, as marcas, da Paixão de Cristo. Aquele que é o Amor, anunciado, dito, vivido, incarnado, morto e ressuscitado.

6 comentários:

  1. Nunca vou desistir de amar,nem ninguém me consegue impedir de amar com o coração, tudo o que Deus me der a viver, ou me impelir a fazer,porque quando existe essa determinação no nosso coração é porque Jesus tomou conta de nós, e só se é feliz,quando se consegue fazer ,Jesus sorrir,que importa sofrer,sentir angústia se Deus nos abraça,nos estende a mão.
    Existe dentro do meu coração muita coisa que não sei definir...e que Deus me vai iluminando.
    Pe. António caminhe sempre connosco,nos ajudando, com Seu amor, dedicação, entrega, neste "caminho de vida" que só pode ser de entrega ao Senhor,sem medo,sem reservas,com muito amor,amor do nosso coração,"sem vergonhas".
    Bem haja, bom dia,beijo amigo

    ResponderEliminar
  2. Que bom Senhor ir ao Teu encontro
    Poder chegar e adentrar a Tua casa
    sentar-me contigo e partilharmos a mesma mesa
    TE olhar,TE tocar
    E Te dizer:meu Deus como és lindo!
    Te olhar,e tocar
    e Te dizer:
    Ó meu Senhor,sei que não sou nada
    sem merecer,fizeste em mim tua morada,
    mas ao receber-te perfeita comunhão se cria
    Sou em Ti
    És em mim
    minha alma diz:
    Meu Deus como és lindo!
    Sou em Ti
    És em mim

    E assim que eu quero estar,dar testemunho de TI Senhor,sempre com minha vida

    ResponderEliminar
  3. A fidelidade custa, dói... Mas quando se consegue, fortalece, faz querer ir mais longe... e enche de paz!

    ResponderEliminar
  4. Acredito em Deus Criador da terra e Céu
    Acredito em Cristo,Seu Filho,o meu salvador
    Nasceu,tornou-se um de nós
    Morreu,da morte ressurgiu

    Ele é o caminho,a verdade e a vida
    Ele me leva pra junto do Pai
    Serei fiel,guardarei os Seus Mandamentos

    Acredito pela fé salvo serei
    Acredito que a fé sem obras não valerá
    No trono está,um dia voltará
    Me levará,tudo de novo se fará

    Não se turbe o teu coração
    Creia em Deus,confia em Jesus
    preparando a tua casa ELE está
    Breve Ele virá para te buscar
    Para te buscar

    Ele é o caminho,a verdade e a vida
    Ele me leva pra junto do Pai
    Serei fiel,guardarei os Seus Mandamentos

    (Rafaela Pinho)"Caminho de verdade e vida"

    ResponderEliminar
  5. "Caminho de Vida"
    É como olhar o Céu...se num grupo um olhar o céu,toda a gente se vira para a mesma direcção,e nada vêm porque não à nada para ver,mas se nós conseguirmos ver,outros irão ver também.Assim nós temos que seguir com o olhar no Senhor sem desanimar,com firmeza,com muito amor,total entrega,disponibilidade e muitos nos seguirão,e de certeza que também vão sentir o que nós sentimos e comungar do mesmo Senhor.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei muito feliz por ver que a Peregrinação à Terra Santa está completa.
    Padre António desejo que DEUS vos acompanhe,e que mais uma vez enriqueçam os vossos corações com todo o amor de jesus Cristo, que emana desses Santos lugares, onde Jesus viveu e que no tragam para nós a alegria e amor de os terem vivido.

    ResponderEliminar

Web Analytics