domingo, 25 de dezembro de 2011

"Geografia do Coração"

"Um Menino nasceu para nós, um Filho nos foi dado"!
Esta é a grande «notícia» que jamais alguém poderá ou conseguirá «calar»; esta é a Boa-Nova que havemos de proclamar, «gritando» com a vida, a todos os homens e mulheres; esta é a verdade mais fecunda e mais bela diante da qual podemos e devemos transfigurar os corações de cada um de nós...
Deus «rasga» os Céus e vem habitar a fragilidade humana; Deus manifesta-Se poderoso apresentando-Se pobre e frágil; Deus entrega-Se Omnipotente podendo ser olhado na Sua Omni-impotência! Deus revela a Sua glória e majestade no despojamento de uma Gruta, envolto em panos e deitado numa manjedoira!
Ó poderoso mistério; ó grandioso sinal daquilo que Deus é: Amor!
E é, precisamente, esse Amor, essa ternura e compaixão, esse abraço e comunhão que Deus faz com cada homem que havemos de aprender a «falar», a «pregar», a anunciar!
Se "a caridade é o olhar do coração", como afirma o Papa, então o coração da Igreja, dos cristãos, de cada Comunidade, não pode pulsar com outros sentimentos, o olhar da Igreja apenas pode ser, precisamente, o da caridade, da fraternidade, da solidariedade, com quantos ainda não conseguem «saborear» a paz e a beleza do que significa o Nascimento do Filho de Deus!
Porque "o natal não pertence à geografia do espaço mas à geografia do coração", então urge rasgar «fronteiras» dentro deste santuário que transportamos em nós mesmos: o nosso coração capaz de amar, capaz de partilhar, capaz de ser «tenda» d'Esse Emanuel que vem connosco morar...
Rezamos hoje nas Eucaristias: «Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus..."!
Porém, sabemos todos que esta afirmação não é verdade plena!
Na terra que habitamos, na Igreja que somos, há ainda demasiados corações, imensas e incontáveis vidas que não podem nem conseguem ver e experienciar a salvação, a paz e a ternura do nosso Deus! Somos ainda demasiado opacos para deixar passar a Luz que Esse Menino irradia! A frieza dos corações ainda ofusca o «calor» do Coração do Menino!
E o Natal mais não é senão esse desafio a sermos «espelhos» de um Amor que atravessa e rasga as nuvens para se encontrar com o coração de cada homem e de cada tempo. O Natal é essa preciosa oportunidade de refazermos a nossa história e a reescrevermos com a linguagem perceptível da caridade e dos afectos, da justiça e da verdadeira humanidade.
Deitado numa manjedoira, envolto em panos, eis Deus oferecido aos nossos braços, aos nossos colos para que O acolhamos na dor e nas lágrimas de cada outro. Porque jamais haverá Natal, jamais o celebraremos com dignidade e com verdade se desviarmos o olhar daquele a quem havemos de fazer nosso próximo!
Natal: mistério de Amor, gesto de Vida verdadeira, abraço divino que as nossas vidas concretas podem e devem dizer a cada outro...
A todos e a cada um o desejo de Santo Natal..., isto é, o desejo de que estas festividades não se confinem à geografia de um qualquer espaço mas antes à geografia do coração...

7 comentários:

  1. Padre António
    Desejo um Santo e Feliz Natal,que Jesus continue sempre em Seu coração, e cada dia que passa com uma maior intensidade,se isso for possível...porque o Seu coração já está ocupado à muito tempo por ELE.
    Jesus nasceu para nós,é Jesus que nasce em nossa vida,tudo pode acontecer, se assim nós estivermos abertos ao SEU Amor,mas também pode não acontecer nada, quando a nossa vida está aberta só para alguma coisa e muito longe de Jesus.
    Senhor Jesus, todos os dias...sempre... TE quero receber em meu coração,em tudo o que faço,ensina-me,indica-me o caminho, para que eu o possa realmente fazer,esquecendo o meu eu,que em nada importa.
    Bem Haja,as maiores Felicidades e muita saúde.
    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
  2. Que a Virgem Maria, nossa Mãe, Maria Santíssima,vos acompanhe amanhã,rezarei por vós.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  3. "Aquele que era invisível tornou-se visível aos nossos olhos"

    ResponderEliminar
  4. Natal...que seja Natal todo o ano...que nós sintamos Jesus em nosso coração e na vida quotidiana,sempre que nos cruzemos com alguém ,que o nosso sorriso se abra,que não custa nada e para quem o recebe é precioso e eternamente recordado,que as nossas mãos se abram, para gestos de ternura...que estejamos sempre para tudo, o que de nós precisarem.
    Senhor jesus ensina-nos a amar-te mais e mais.

    ResponderEliminar
  5. Rectificando o que tinha enviado....


    Simbolizando o Natal...
    Acho que este ano o meu Natal foi vivido com muito amor no coração. Com um coração preparado e despido de (quase) todos os bens materiais, para receber Aquele que fêz tudo por nós. Tentei fazer (como todos os anos), o presépio dentro do meu coração e consegui. Acho que, este ano, mais do que nunca, os dias que antecederam o Natal, deslizaram (não voaram) suavemente e, quando chegou o dia 24, eu estava tranquila, sem pressas, sem loucuras. Senti-me bem, muito bem. Quando me sentei à mesa, com toda aquela gente à minha volta (gente da minha família) tive vontade de pedir para darmos as mãos, mas sabia que se iriam rir na minha cara. Não havia preparação, não havia ali Natal. Havia muita coisa: um presépio muito bonito, uma árvore, muitas prendas, mas Natal...acho que não. Ah, comemos o bacalhau, como é hábito. É engraçado sentirmos que estamos ali, e que os outros nada têm a ver connosco. Mas rezei por eles e pedi (como sempre) que Deus abençoasse a nossa refeição.
    Tive pena que os outros não sentissem o mesmo que eu, tive pena de não poder fazer uma oração em família...
    Lembro-me de, este ano, num jantar de Natal, em que deveríamos ser cerca de 12 pessoas, começaram a falar de ídolos. Alguém falou do Michael Jackson, da Madona, de ídolos do cinema e, quando me perguntaram...eu, mesmo com a maior naturalidade, respondi: ´Jesus Cristo´. Fêz-se silêncio, como se...não estivessem à espera, e não estavam. Mas eu disse aquilo com a maior naturalidade do Mundo. À minha volta tinha caras que nem se lembram qual foi a última vez que pisaram o chão de uma igreja. Depois alguém acabaria por dizer: Jesus Cristo ? Tive pena, pois a minha consciência abriu-se e veio ao de cima aquilo que eu sabia há muito: quem era Jesus Cristo para aquela gente ? Embora saibam que eu sou católica, nunca esperaram e, principalmente que a resposta fosse tão franca.
    Tive pena, por sentir que naqueles corações, não havia amor, não havia Cristo. Fiquei triste, por saber que eles não conseguem sentir o mesmo, esta riqueza. Mudaram de assunto, como se eu tivesse dito um grande disparate.
    Não havia ´geografia´ de Natal no coração de nenhum deles.

    Mudando agora de assunto: Um ato de amor, de amor a Deus, a Nossa Senhora: esta ida a Fátima com jovens de Carcavelos e do Pe. António. Isto é amor, isto é fé, isto é devoção. Isto só é possível, porque há padres que nos ajudam, que nos dão força, que nos mostram, a cada dia, todos os dias, que Deus está ali. Obrigada !

    ResponderEliminar
  6. Padre António
    Feliz Ano Novo,que 2012 pelas Mãos de Deus lhe conceda, tudo o que Sua alma anseia.

    Si te pesa la vida
    Si el relog no avança
    Si no llega la solucion
    aunque la esperes
    entoces necessitas
    tiempo nuevo
    Um tiempo...
    con nuevos progectos
    Um tiempo...
    más compassivo
    Um tiempo
    m´s sencillo
    Um tiempo
    para volver a empezar
    Um tiempo...
    Um tiempo... para crear algo nuevo
    umtiempo...mágico,universal sorpreendente,lleno
    y esperanza,entre todos PODEMOS hacerlo possivel,um Mundo
    en PAZ

    "El Senor te bendiga y te protega,ilumine su rosto,sobre ti e te conceda la Paz"
    Numeros6,22-27
    By verbodivino estella musica

    O fundo do blogue mostra-nos o horizonte,o mar,o céu infinito em mais um ANO que acaba e outro começa.
    Faz nosso pensamento voar, e pensar como a vida é bela e passa pelas mãos de Deus e pelas nossas,só que nós não valorizamos o que de bom é o Dom da VIDA.

    ResponderEliminar

Web Analytics