domingo, 20 de novembro de 2011

"Seremos julgados pelo amor"

"Seremos julgados pelo amor"!
Uma expressão que nos deveria dar que pensar, ou mais ainda, dar que viver uma vida outra, bem transfigurada daquela que temos levado até aqui...
Urge sempre conversão, tanto mais quando escutamos que Jesus Cristo Se faz irmão, Se faz presente na vida de cada outro, muito em particular daquele que está mais fraco, mais débil, mais abandonado... Urge sempre renovação interior e exterior quando acreditamos que só o amor pode salvar o mundo, só o amor consegue vencer barreiras, egoísmos, elitismos, fomes, sedes, lágrimas, solidões!
Porque somos Igreja, porque trazemos em vasos de barro o dom da fé, a presença de Cristo, a possibilidade de sermos sal e luz, fermento e vida nova, não podemos ostracizar o tesouro do amor que nos habita e fingirmos que nada se passa à nossa volta, que ninguém precisa de nós, do que somos e do que temos! Isso é ignorar a fé, é menosprezar a graça de sermos templos do Espírito Santo, é banalizar a eleição divina que Deus já fez de cada um de nós!
"Tive fome... tive sede... estava nu... estive doente... estive na prisão..."!
Tem fome, tem sede, permanece nu, doente, preso... bem ao nosso lado! Situações «gritantes» que não podemos esquecer, diante das quais não podemos desviar o olhar, se queremos um dia escutar as palavras do Rei do Universo: "Vinde benditos de Meu Pai, recebei em herança o Reino, preparado para vós desde o princípio do mundo...".
O mundo, os homens que se cruzam connosco, aqueles que mais sofrem, têm de encontrar na Igreja uma casa, um porto, um abrigo, uma família, e não, e nunca, e jamais, um grupo de gente estranha indiferente às suas lágrimas, aos seus desesperos, aos seus medos!...
Abramos os olhos, simplesmente... não conseguimos ver a fome, a sede, a nudez, a solidão, o abandono de Deus? Porque nos custará tanto reconhecê-l'O nos sem abrigo, nos toxicodependentes, nos rejeitados da sociedade, nos esquecidos da vida?! Porque nos assusta assim tanto os «odores», os trajes, os rostos, as aparências, de uns quantos que se cruzam connosco?! Porque hesitamos no aperto de mão, no abraço, na ternura, na companhia, numa simples conversa?!
"Tudo quando fizestes - e deixastes de fazer - a um destes Meus irmãos mais pequeninos, foi a Mim mesmo que o fizestes"! Palavras de ordem para quem se afirma cristão...
O mundo podia ser tão diferente! Bastava e querer... Bastava eu acreditar no amor... Bastava saber que no fim, no fim do meu peregrinar, serei julgado pelo amor...

11 comentários:

  1. Prior, só consigo dizer - Louvado seja Deus!

    JR

    ResponderEliminar
  2. As suas palavras, as suas vivências partilhadas este Domingo connosco falaram bem alto em nós. É impossível permanecer imóvel ou indiferente diante do que nos contou, diante dos desafios que nos lançou! Assim nos saibamos «mexer» para construir algo de belo e maravilhoso, que é a Igreja de Jesus aqui em Carcavelos.

    ResponderEliminar
  3. Todo este partilhar me dá um aperto no coração,quando todos nós sabemos, que muito mais poderíamos fazer, por tanta gente e apenas se lhes aponta o dedo,sinto-me fraca,triste, perante muita situação,mas ao mesmo tempo com muita força e indiferente, ao que possam pensar, de dar a minha mão, com todo o amor a quem de mim precisar,não fecho os olhos,abro o coração,porque só assim sei viver... e assim vive-se...sofre-se, ansioso por fazer mais e ultrapassar barreiras.
    Quando escutamos a Palavra de Jesus Cristo, e deixamos que ELA entre em nosso coração, a nossa vida nunca mais poderá ser a mesma,agora quando estamos a ouvi-LA e a ser surdos, à Sua Palavra, tudo mergulha numa inércia, do vai e vem e nada fazer.
    SR. Prior, nunca Lhe agradecerei o bastante em me ter chamado para Jesus e aprender a Sua Palavra.

    ResponderEliminar
  4. O AMOR É A BASE DE TUDO E NELE TUDO TEM VALOR É amando como Jesus que a terra se une ao céu... O ser humano egoísta, fechado em si mesmo, procura a própria glória. Jesus, cumprindo a vontade do Pai, dá glória a Deus e mostra que o projeto divino é ser plenamente humano: as pessoas o escutarão vivendo o amor que tem c...omo único ponto de referência a vida e ação de Jesus. Para realizar esse projeto, que é, ao mesmo tempo, divino e humano, os cristãos são convidados a reforçar constantemente suas opções, a fim de superar, vitoriosos, as tribulações, mantendo-se unidos na fé e no amor. Em Jesus, Deus se tornou um de nós, tornando possível a intimidade do Pai com as pessoas. Jesus dera o exemplo. Pouco antes, lavara os pés dos discípulos, mostrando o que é amar. “Como eu os amei.” O amor é gratuito. Ele não pede amor para Ele, mas para os irmãos. O Amor é ativo. Deve ser manifestado em gestos. Dessa forma, a revelação de Jesus se prolonga no amor das pessoas na comunidade: “Nisso conhecerão que vocês são meus discípulos, se tiverem amor uns para com os outros.” O mundo, diante do amor, que é uma maneira de Cristo estar presente, acreditará n'Ele. Esse mandamento, característico de Jesus, é, antes de tudo, um novo modo de vida, um novo objetivo. Para Cristo, e também para a Igreja, o amor é a base de tudo e nele tudo tem valor, enquanto que, sem ele, nada é agradável a Deus. Esse amor de que Jesus fala não é senão o amor divino que nos foi dado pelo Espírito Santo. Percebido no Batismo, ele nos insere na Trindade, fazendo-nos filhos de Deus. É amando como Jesus que a terra se une ao céu. E é por meio desse amor que a realidade divina vive na terra, dando-nos a certeza de que o paraíso se constrói aqui, como uma antecipação da graça definitiva no céu. Somos cristãos à medida que amamos e expressamos esse amor como Jesus: fazendo a vontade do Pai, construindo seu Reino, deixando cair por terra à mentira que nos impede de dar ao mundo a resposta que Deus deseja. Nunca deixemos de amar, particularmente os que nos perseguem, caluniam e injuriam. Mais do que amar por fora, devemos amar em gestos concretos de tolerância, de amor e de recuperação dos que insistem em não amar. Amar a Deus no próximo e nos que são pedra em nossos sapatos é a gênese da vida cristã, ensinada pelo Ressuscitado! Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG)

    AMÉLIA

    ResponderEliminar
  5. Uma letra de uma música

    Quem está ao seu lado
    quer apenas ser
    amado e respeitado
    como você gostaria de ser
    E no mundo onde persiste a dor
    O calor do seu abraço
    É a centelha do divino amor


    o irmão que vai
    leva um gesto de carinho
    e esse algo a mais
    Faz da lágrima sorriso
    se é p'ra caminhar
    vamos juntos no caminho
    P'ra chegar ao PAI
    Eu não posso ir sozinho

    linda a letra
    Bem haja, um bom Dia

    ResponderEliminar
  6. "Olhando à minha volta, vou pensando
    na vida que, hoje, vou levando..."

    ResponderEliminar
  7. Que eu não seja pesada na balança e encontrada muito leve,vazia de amor ,de obras,de amor ao próximo,mas sim, que a minha vida possa transmitir todo o amor que meu coração contém para contigo Senhor Jesus e possa sentir o Teu Olhar Misericordioso.

    ResponderEliminar
  8. (painel de fundo)
    Mar,noite,ondas a bater...no seu vai e vem,indiferentes a tudo,trazendo mil pensamentos...lembrando o TP,muito frio...corações quentes e unidos,orando por as situações mais diversas que os nossos corações traziam... Saudade...muita saudade.
    Sr Prior,mas estou muito feliz por SI, porque se vai notando cada dia que passa, que o SEU coração se vai enraizando e sentindo muito feliz.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  9. “Porque somos igreja” (diz o padre António)
    Será que somos igreja ? Será que escondemos a mão esquerda para que esta não saiba o que fizemos com a direita ? Será que sabemos realmente que Jesus deu a vida para nos salvar, que Ele é nosso irmão, que nos ama ?
    “O amor pode salvar o mundo” (diz o Pe. António). E pode. Mas será que nós queremos ? Será que nós estamos preparados ? Será que conseguimos ver na igreja esse amor ?
    Onde estamos nós quando alguém necessita ? Onde estamos nós quando o nosso irmão pede auxílio ?
    Que pena sermos mais uma paróquia...mais uma entre tantas outras, mais uma onde as pessoas se preocupam mais no diz que disse, na conversa com a vizinha, do que naquilo que o padre disse, com aquilo que Jesus disse.
    Olhamos para Carcavelos e vemos homens e mulheres (mais mulheres que homens) de costas voltadas a seguir para os seus cantinhos. Olhamos para Carcavelos e vemos pessoas a falar da vida alheia, a dizer mal. Olhamos para Carcavelos e vemos gente da paróquia mais preocupada em pensar como pode prejudicar, do que como pode ajudar. E quando olhamos para essas mesmas pessoas, vemo-las de rosto fechado, de rosto sem brilho, de rosto sem Deus. Olhamos para essa gente e não sentimos amor, esse amor que pode ajudar....que pode salvar.
    Não seria lindo se...conseguissemos pôr de parte tudo o que é negativo e nos empenhássemos em ajudar quem precisa, em ajudar um padre que apanhou uma paróquia no chão, sem nada: sem dinheiro, sem amor, sem união, sem espírito de partilha...Onde está a verdadeira paróquia de Caravelos, não aquela que o ´Joaquim´ ou a ´Maria´ quer ver...mas a Paróquia que Jesus quer ver e quer poder sorrir com o que nela vê ?
    Quando é que nós, cristãos, vamos conseguir isso ? Temos jovens que deixaram de ir à igreja, temos sacerdotes que quase foram postos fora da igreja por calúnias, temos pobres que olham para nós e nós fingimos que nem os vemos. Onde estamos nós ? Onde estivemos nós ? Temos um padre que está a dar tudo para nos ajudar. Que ajuda lhe damos, nós que batemos todos os dias com a mão no peito ? Temos crianças que deixaram de ir à catequese porque ´é uma seca´, porque não gostam de ir à missa, ´não há pachorra´ (dizem elas).
    Viamos uma igreja quase vazia, com pessoas a olharem pº´ro relógio. Agora vimos a igreja apinhada de gente com ´fome´ de Deus, à procura da sua paz interior. Isto é uma alegria !
    Vemos em Carcavelos um padre com necessidade de gente para o ajudar, para dar ideias, para meter mãos à obra. Um padre também e, acima de tudo, é um homem, não consegue fazer tudo, precisa de ajuda.
    Como eu disse algures....digo agora para Carcavelos: “usem e abusem do nosso Prior” (no bom sentido é claro). Quando digo isto, digo para: aprenderem com ele; deixarem que as suas homilias encham os nossos corações e que consigam dar frutos; que perguntemos ´porquê´ e ´onde´, para que ele nos indique o caminho, aprendamos com o muito que ele já aprendeu e sintamos orgulho da paróquia que temos.
    Será lindo quando um dia podermos dar todos as mãos em vez de cada um baixar os braços, por egoísmo, por vergonha, por ainda não ter deixado que Deus entre no seu coração.
    Tudo isto é amor. Obrigado Padre António e continue com essa força e essa fé que Deus lhe deu. Quanto a Carcavelos...Deus se encarregará do resto.
    E assim, um dia...”Seremos julgados pelo amor, pelo grande amor que demos nesta vida”.

    ResponderEliminar
  10. Carcavelos
    Ajudem o Vosso Prior,não desperdicem o que Deus vos concedeu, um coração pronto a lutar até ao limite.
    Um comentário (15:06) simples, directo,certo e com muito conteúdo, com um alerta muito grande,um coração esclarecido e preocupado.
    Padre António, Bem-haja
    Um beijinho amigo, que saudades, por não ser da minha Paróquia.

    ResponderEliminar
  11. Caro sr padre Antonio Muito obrigado por tudo o que escreve,é maravilhoso!!!!!que o Senhor o continue a iluminar

    ResponderEliminar

Web Analytics