quarta-feira, 30 de novembro de 2011

"Chova-nos o Justo..."

"Ó nuvens, chovei do alto,
E apareça a salvação
Que Deus nos traz escondida
Em humano coração.

Abra-se a terra e germine
Em fecunda virgindade,
O Salvador prometido
Para toda a humanidade.

Deus está perto de nós
E já se sente pulsar
O coração do Senhor
Que vem connosco morar.

Glória seja dada ao Pai
E ao Filho que Ele nos deu
E ao Espírito fecundo
Que sobre a Virgem desceu".

Continuamos neste tempo maravilhoso do Advento; avançamos nesta estrada solene que nos há-de levar ao encontro com o Menino que é Deus...
Importa, conscientemente, desejar preparar o coração, purificá-lo, transformá-lo, a fim de que O Salvador nele escontre espaço para nascer... e permanecer!
Importa rezar mais; celebrar mais e melhor a Eucaristia; abrirmo-nos à partilha e à generosidade para com os mais pobres e carenciados, renunciando, seja ao supérfluo seja ao que consideramos essencial, pois que para esses, o nosso acessório torna-se fundamental, o nosso essencial é para eles decisivo...
De olhos abertos, de coração escancarado, rumamos em direcção a Belém. Há que ter cuidado com as luzes, os holofotes, que nos podem ofuscar; há que ter em atenção os barulhos, os stresses, as correrias, que podem conseguir que nos afastemos da estrada principal... Belém, aquela Gruta sagrada, aquela paz duradoira, aquele despojamento enriquecedor, aquele Amor grandioso e gratuito, são o nosso destino comum.
Não deixemos que nada, nem ninguém, «perturbem» esta decisão interior de viver Advento, de preparar, com autenticidade, Natal!
Para que o mundo creia; para que a Igreja se santifique; para que cada um de nós seja luz refulgente nas escuridões deste nosso tempo...
Imploremos sem desfalecer: «Ó nuvens chovei do alto... e apareça a Salvação»...

21 comentários:

  1. "Ó nuvens chovei do alto" e mostra aos corações mais resistentes, que o Deus Menino, está a chegar,eu ponho toda a minha vida e o meu coração para que disso se apercebam ,mas não é fácil, quando os corações tem apenas uma brecha, tão pequenina, que só mesmo Deus pode entrar.
    Deus dá-nos liberdade de escolha e nós é que temos de abrir o coração, para que ELE possa entrar,mas só de livre vontade ELE o fará.
    Que Deus venha ao encontro de todos nós em amor e Misericórdia,para recriar um povo de coração renovado

    ResponderEliminar
  2. Luz terna, suave no meio da noite
    Leva-nos mais longe...
    Não tenho morada permanente: Leva-nos mais longe...
    Que importa se é tão longe para mim
    A praia onde tenho de chegar
    se sobre mim levar constantemente
    Poisada a clara Luz do Teu olhar?

    Nem sempre Te pedi como hoje peço
    Para seres a luz que me ilumina
    Mas sei que ao fim terei abrigo e acesso
    Na plenitude da Tua luz divina

    Esquece os meus passos mal andados
    meu desamor perdoa o meu pecado
    Eu sei que vai raiar a madrugada
    e não me deixarás abandonada

    SE Tu me dás a mão,não terei medo
    Meus passos serão firmes no andar
    Luz terna,suave,leva-me mais longe:
    Basta-me um passo para a TI chegar

    ResponderEliminar
  3. Quatro velas estavam queimando calmamente.
    O ambiente estava tão silencioso que podia ouvir-se o diálogo entre elas.
    A primeira disse: Eu sou a PAZ! apesar da minha luz as pessoas não conseguem manter-me acesa e diminuindo a sua chama devagarinho,apagou-se totalmente.
    A segunda disse:Eu me chamo FÉ,infelizmente sou supérflua para as pessoas.Porque elas não querem saber de Deus,por isso não faz sentido continuar queimando. Ao terminar a sua fala um vento bateu levemente sobre ela e esta se apagou.
    Baixinho e triste a terceira vela se manifestou: EU sou o AMOR!não tenho mais forças para queimar:as pessoas me deixam de lado,porque só conseguem enxergar elas mesmas,esquecem até daqueles que estão à sua volta.E também se apagou.
    De repente...entrou uma criança e viu três velas apagadas...Que é isto? vocês devem ficar acesas até ao fim.Então a quarta vela falou:
    Não tenhas medo criança,enquanto eu estiver acesa podemos acender todas as velas.
    Então a criança pegou na vela da ESPERANÇA e acendeu novamente as que estavam apagadas .

    QUE a vela da Esperança, nunca se apague dentro de nós.

    ResponderEliminar
  4. Senhor
    Derrama as tuas bênçãos sobre nós,
    mas derrame como chuva,
    que não escolhe nem lugar,nem pessoa,
    nem faz distinção entre pobres e ricos,
    nem rua,nem casa ou hospital,asilo ou penitenciária.
    A chuva que se espalha por todos os cantos,
    frestas e vãos e lava com ares de renovação.
    Que assim sejam as tuas bênçãos,que se espalhem neste dia,
    pelos povos,por todos os corações.
    Que inclua os corações sem condições e nem merecimento,pois que excluiria muita gente.
    Apenas por misericórdia,por todos que neste dia invocarem o Teu nome,
    em oração,simples,em pé ou de joelhos.
    Pelos que choram ou por aqueles que nem têm mais lágrimas,
    sustenta Senhor,acolhe os que partem,abençoa os que chegam,
    encoraja os que desistiram,ama os que só querem vingança,
    alimenta os famintos da alma,dá de beber na Tua fonte aos sedentos de justiça,
    saúde aos doentes,paz de espírito aos aflitos,
    alegria aos que se recolheram na tristeza.
    AMÉM".
    Amélia

    ResponderEliminar
  5. Caro senhor padre Antonio Muito obrigado por tanta coisa boa.Obrigado por nos indicar o caminho que leva à felicidade PLENA:o caminho do CEU.Rezo por si

    ResponderEliminar
  6. "Não deixemos que nada nem ninguém «perturbem» a vontade de viver o Advento..."
    Vamos sim, é ajudar a que outros o vivam com a mesma intensidade,com amor e uma espera onde a humildade,a caridade,o acolher os outros, esteja no coração de todos.A vida do cristão é uma caminhada rumo ao final, com Cristo salvador.

    ResponderEliminar
  7. senhor padre Antonio.Obrigado pelas boas coisas que escreve.Nao imagina o bem que faz!!!Eu desde que leio as suas meditaçoes estou mais convertida,melhor,e muito mais proxima do Senhor que nos ama com um AMOR infinito.Obrigado por nos ensinar a ser verdadeiros e viver mos para o que é essencial.Rezo por si

    ResponderEliminar
  8. A Estrela Humilde
    De todas as estrelas que brilham no céu, houve sempre uma mais brilhante e bela que todas as outras. Todos os astros do céu a contemplavam com admiração e interrogavam-se sobre qual seria a missão importante que lhe estaria destinada. A própria estrela, sem falsa modéstia, estava consciente da sua incomparável beleza e da sua importância no Universo. As dúvidas desfizeram-se num dia de Dezembro, quando um grupo de anjos se aproximou dela e lhe disse:
    - Por favor, vem conosco. Deus tem uma missão para ti.
    Foi assim que ela ficou, a saber, que deveria indicar e iluminar o lugar onde teria lugar um acontecimento muito importante, o mais importante da História.
    A estrela encheu-se de orgulho, vestiu-se com os melhores brilhos e prontificou-se a seguir os anjos. Brilhava com tanta força e beleza que podia ser vista de todos os lugares da Terra.
    De imediato, um grupo de sábios decidiu segui-la, sabedores de que deveria indicar algo de importante.
    Durante dias, a estrela seguiu os anjos, indicando o caminho, ansiosa por descobrir como seria o lugar que iria iluminar. Porém, quando os anjos pararam e, com grande alegria, lhe disseram «É aqui», ela não queria acreditar. Não havia templos, palácios, castelos ou mansões nem ouro ou joias. Só um pequeno estábulo meio abandonado, sujo e a cheirar a mofo.
    - Oh! Isto não. Não posso desperdiçar o meu brilho e a minha beleza, iluminando um lugar como este. Eu nasci para algo mais grandioso!
    Por mais que os anjos se esforçassem por acalmá-la, a fúria da estrela cresceu, cresceu, cresceu e chegou a juntar tanta soberba e orgulho no seu interior que começou a arder. E assim se consumiu a si própria, desaparecendo em poucos instantes.
    Os anjos ficaram em pânico, pois faltavam poucos dias para o grande acontecimento e não tinham estrela. Correram até ao Céu e contaram a Deus o que tinha ocorrido. Depois de meditar um pouco, Deus ordenou:
    - Procurai a mais humilde, a mais pequena, a mais alegre das estrelas do Céu.
    Surpreendidos, os anjos atravessaram o céu escuro, até encontrarem a estrela pedida pelo Senhor. Era pequeníssima, do tamanho de um grão de areia.
    - A estrela mais perfeita da criação, a mais brilhante e mais bela, falhou pela sua soberba. Penso que tu, a mais humilde e alegre de todas as estrelas, serás perfeita para iluminares o acontecimento mais importante da História: o nascimento do Menino Jesus, em Belém. – disse-lhe Deus.
    Os anjos levaram-na até ao estábulo, onde ela ficou a brilhar, mas, de imediato, deu conta que o seu brilho não tinha o fulgor das outras estrelas. Era um brilho ténue, insignificante, como o de uma candeia. A estrela bem se esforçava, mas era incapaz de brilhar mais.
    Como era humilde, lembrou-se de convidar todas as estrelas do Céu para se juntarem a ela no dia vinte e cinco de Dezembro, à meia-noite. Em conjunto, iluminariam o nascimento de Jesus.
    Nenhuma estrela recusou o convite. E tantas e tantas estrelas se juntaram que entre todas formaram a estrela de Natal mais bela jamais vista no Céu.
    Encantado com o seu excelente serviço, e como prémio pela sua humildade e generosidade, Deus converteu a pequena mensageira numa preciosa estrela brilhante deu-lhe o dom de conceder desejos cada vez que alguém a visse brilhar no céu

    Que Eu seja como esta estrela pequena e humilde, que entendeu que só a união, a comunhão no serviço, nos permite dar a conhecer Jesus Cristo no mundo inteiro.

    Amélia

    ResponderEliminar
  9. "Glória seja dada ao Pai
    e ao Filho que Ele nos deu
    e ao Espírito fecundo
    que sobre a Virgem desceu"

    Isaías 7:13
    Pois bem o próprio Deus vos dará um sinal:
    Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho,e lhe porá o nome de Emanuel.

    O amor e a Misericórdia de Deus é infindável.

    Deus juntou todas as águas e deu o nome de mar,juntou todas as graças e deu o nome de Maria
    (S.Luis Monfort)

    ResponderEliminar
  10. Neste último pensamento do Pe. António, houve algo que me despertou: “Importa rezar mais, celebrar mais e melhor a Eucaristia.”
    Para ser honesta, no Estoril as homilias, as Eucaristias, eram muito bonitas, mas, em Carcavelos superaram tudo aquilo que a nossa mente gostaria de ouvir: são mais ricas, mais espontâneas e estão a tocar muitos corações. Isto não é por acaso. Não foi por acaso que o Pe. António veio para Carcavelos, como...”O bom filho à casa torna”. Nada é por acaso, mas há muita coisa que se constrói. Até mesmo o Advento, a nossa rica (que tem de ser) preparação do Advento. Preparamo-lo (e muito bem), para chegarmos com um coração ´rico´e cheio de amor para receber o Menino Jesus, para receber a humildade, a humanidade, a paz de espírito, o amor, a partilha, o perdão. Tudo isto. Palavras muito bonitas, mas que, muitas das vezes só servem para o Advento.
    Agora pensamos nos outros, agora ajudamos e damos a quem precisa. “O Padre António até pediu bacalhau e azeite !” e nós que nem reparávamos que todos merecemos comer da mesma maneira, ter a mesma satisfação. “Mas isto é por ser Natal. Em Janeiro estamos sem um tusto, gastámos tudo, não nos venham pedir mais nada. Santa paciência !”
    Onde está o nosso coração fraterno, onde está aquele coração aberto ao perdão, aberto à reconciliação...em Janeiro, Fevereiro, Março...
    Ah, mas depois vem a Quaresma. Mais um tempo em que tudo isto faz sentido, só que em vez da alegria de um nascimento, chegamos só à tristeza de uma morte na cruz. A parte da ressurreição escapou-nos ! Mas é essa ressurreição que nos vai fazer renascer e viver o ano inteiro com todo aquele espírito de amor. Os pobres necessitam de nós, todos os dias. Os famintos mendigam-nos por um pouco de pão, mas nem sabem onde começa o nascer e muito menos o ressuscitar...
    Os momentos onde nós falhámos e não soubemos pedir desculpa, estão sempre aí, em qualquer altura. Vamo-nos confessar, porque o sr. padre disse, faz parte, tenho de ir. Mas...o que é que eu vou dizer ? Tenho que pensar bem.”
    Confessemo-nos quando a nossa consciência se sentir pesada. Quando nos aproximamos do altar, para receber o pão partilhado e sentirmos que não merecemos aquela partilha.
    Sempre e antes de ir comungar (e isto aprendi há muitos anos) digo sempre do fundo do meu coração: “Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajuda-me a não tornar a pecar, ajuda-me a merecer o Teu amor.”
    Dêmos as mãos: neste Advento, naquela Quaresma, na Páscoa, todos os dias. Dêmos as mãos e sintamos que realmente estamos a dar as mãos, estamos a partilhar nos 12 meses do ano e sintamos essa união também no nosso coração.
    Padre António: consigo, com as suas palavras é bem mais fácil dar as mãos...dar o coração. Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Falta silêncio, contemplação... bem junto ao Sacrário. Assim ao jeito de Nossa Senhora...

    ResponderEliminar
  12. Sr padre Antonio,Obrigado por esse seu Grande amor ao Senhor!!!Obrigado por tudo quanto escreve.Obrigado por nos ajudar a viver para o essencial que é somente DEUS.que o Senhor o continue a inspirar e a iluminar.Parabens por tudo o que escreve.

    ResponderEliminar
  13. EM TEMPO DE ADVENTO:
    A GRANDEZA DOSILÊNCIO
    O silêncio é doçura: Quando não respondes às
    ofensas, Quando não reclamas os teus direitos, Quando deixas à Deus a defesa da
    tua honra.
    O silêncio é misericórdia: Quando te calas diante das faltas de teus
    ... irmãos, Quando perdoas sem remoer o passado, Quando não condenas, mas
    intercedes em segredo.
    O silêncio é paciência: Quando sofres sem te lamentares, Quando não procuras
    consolação junto aos homens, Quando não intervéns, esperando que a semente
    germine lentamente.
    O silêncio é humildade: Quando te apagas para deixar aparecer teu irmão, Quando, na discrição, revelas dons de Deus, Quando suportas
    que tuas acções sejam mal interpretadas, Quando deixas os outros a glória da
    obra inacabada.
    O silêncio é fé: Quando te apagas, sabendo que é Ele quem age... Quando renuncias às vozes do mundo para permanecer na Sua presença...
    Quando te basta que só Ele te compreenda....

    Vivendo em silêncio e interioridade neste tempo de Advento, preparando a chegada do Deus Menino.

    Amélia

    ResponderEliminar
  14. Mais uma noite de oração Comunitária...entrega de corações,vidas,emoções,onde nossos corações ficam escancarados ao amor de Cristo, sem reservas.Vou estar em pensamento e sentir,como senti no Estoril,onde muitas, ou todas as vezes as lágrimas corriam sem as poder deter.
    Sr.Prior,Bem haja,muita força, porque o Seu coração tem todo o amor para juntar todos os corações mais afastados,porque o Espírito Santo Lhe deu a Sua Luz,está no SEU SER.

    ResponderEliminar
  15. A Palavra de Deus é Luz,foi ela que iluminou as noites do deserto e abriu o caminho aos profetas e aos Santos.Foi ela que manteve acesa a chama da esperança por caminhos escuros e becos sem saida.Foi ela que acendeu o monte Sinai e fez de um roteiro às escuras uma estrada de luz.Obrigado sr padre Antonio pelas suas meditaçoes que tanto nos ajudam nese tempo do Advento.

    ResponderEliminar
  16. Neste tempo do Advento o Senhor diz-nos para estarmos vigilantes.Avançamos nesta estrada que nos leva à gruta de Belém onde se encontra o Menino que é Deus.Jesus vem para caminhar connosco e,ao nosso lado,é Ele a luz que nos alumia nos caminhos escuros da nossa vida.Obrigado senhor padre Antonio pelas suas meditaçoes.

    ResponderEliminar
  17. Ouço Deus me chamar

    Já estou deitado,mas
    ouço Deus me chamar
    Sua voz suave vem
    como um sussurro,
    ouço Deus, me chamar
    meu coração se aperta eu tão cansada...tenho trabalhado tanto...
    Meu coração se aperta ao ouvi-Lo
    me chamando...
    me chamando...
    Eu vou
    Já estou indo ao Teu encontro
    Senhor
    Vou correndo ao Teu encontro!
    Eu vou...
    Já estou indo Senhor pro nosso encontro
    Eu vou...nem que seja pra ficarmos em silêncio e sós
    nem que seja simplesmente
    pelo prazer de ouvir Tua voz não há
    como desprezar o Teu chamado
    Não há como rejeitar Tua Presença
    Eu vou ...SENHOR

    canção de ludmilla ferber é muito bonita ela fala -nos de Jesus com muito amor

    ResponderEliminar
  18. Eis-me aqui! mais uma semana de Advento, semana diferente,mas sempre com Jesus Cristo em meu coração e sempre com mais intensidade.
    Pe. António Bem haja Boa noite.

    ResponderEliminar
  19. Que bom sentir que as nuvens se estão a dissipar e o mar a ficar límpido (fundo bloguer))assim como os nossos corações se vão abrindo a Jesus Cristo para O receber-mos,humildes,serenos ,límpidos e com muito amor,para sentir a Sua presença em nossas vidas.

    ResponderEliminar
  20. Deus tem um projecto de salvação de vida para propor aos homens passar das "trevas" à "luz".
    João, mensageiro de uma boa nova diz palavras que abalam certezas, privilégios e baptiza, todos os que querem mudar de vida
    João Baptista a "voz" que prepara os homens para acolher Jesus a "luz"do mundo, ele não quer para si a atenção, mas sim para aquele que há-de vir,Jesus Cristo.
    E nós Te esperamos Senhor Jesus,com todo o amor.

    ResponderEliminar
  21. O site da Paróquia de Carcavelos,a informação ,na totalidade. está espectacular,lindo... mesmo...
    Parabéns, não podia ser de outro modo.
    Sr,Prior bem haja, que o amor de Jesus Cristo continue no Seu coração,e que dele transpareça para todos nós,porque também chega a mim apesar de mais distante.

    ResponderEliminar

Web Analytics