segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Semente a lançar..."

Entregue  a uma nova porção da «vinha do Senhor».
Enviado para ser presença do «Dono da vinha» e, com outros braços, decidir-me à edificação dessa «vinha» de Deus. 
Um terreno, demasiadas vezes devastado - como nos dizia ontem o profeta - que em vez de uvas e fruto bom apenas produz agraços; uma terra sonhada para ser sagrada, mas que demasiadas vezes se deixa profanar!
Porção do Povo de Deus, cada Comunidade, que apenas deveria ser «regada» com o Sangue Precioso do Redentor, feito vida nas nossas vidas mas que, não raras vezes, é apenas aspergida com a «água» das nossas misérias, dos nossos endeusamentos, auto-suficiências, pecados!
Desafiado a semear de novo a semente do Reino, sabendo clara e categoricamente que há-de cair em diversos «terrenos»; chamado a lançar as redes, estando consciente que muitos são aqueles que se negarão a entrar nas redes que poderiam conduzir ao colo do Pai.
Compete-me semear! Simplesmente! Jamais ver os efeitos dessa sementeira, os frutos de qualquer esforço, entrega ou dedicação.
Chamado a nem sequer julgar - valorizar ou menosprezar - o terreno onde devo lançar a semente do amor de Deus; apenas e somente não me poupar a esforços para que esse amor seja anunciado, dilatado, proposto, «gritado»...
«Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade», não podem ser palavras vãs ou ocas que profiro no silêncio da igreja ou do cimo do ambão! Terão de ser vida na minha vida, encarnação no meu ministério, «programa» existencial para onde o Mestre me envia.
E, agora aqui, no coração destas gentes, intentarei, como sei e como posso, a propósito e a despropósito, falar da Paixão de Jesus e da paixão que tenho por Jesus. No meio das dificuldades, dos agraços da vinha, das pedras do caminho, das barreiras que se erguem, importa - só isso me pode importar - falar, anunciar, melhor, viver, Jesus.
E oxalá eu consiga um dia «escrever» com o meu viver como o Apóstolo: "Para mim, viver é Cristo"!
Confio-me, Carcavelos, à tua oração; entrego-me aos teus cuidados, para que possa, de verdade, cuidar de ti.
Juntos, na órbita única de Deus, a do amor, atrairemos muitos outros para o Reino, tantos daqueles muitos que aqui peregrinam na vida e para quem o Evangelho, a fé e Cristo Jesus são algo absolutamente indiferente, desprezível, insignificante!
Na unidade, na comunhão, na verdade, da nossa pertença à Igreja, a esta Comunidade, porção da «vinha do Senhor» hão-de dizer de nós: "Vêde como eles se amam"!
Lancemos a semente... a do Reino de Deus e jamais, e nunca, a nossa!

10 comentários:

  1. Sr.Prior
    Suas Palavras ,não são, nem nunca foram vãs,apenas muitos corações não estão preparados para a verdade,a verdade de Jesus, que não deve ser mascarada com rodeios, que nos tornam cegos.Tenho a certeza que a semente do Reino será bem semeada e irá dar bons frutos ,não será de imediato,mas sei que o Seu esforço será infindável para que todos sigam o caminho de Jesus, com uma vinha maravilhosa de bom fruto e de amor.
    Que o Espírito Santo o ilumine, nessa semente que vai ser lançada à terra, com toda a Sua vida e entrega .
    Bem haja

    ResponderEliminar
  2. Que a semente, encontre,terreno firme onde o Senhor não se decepcione mas sim, se cultive o amor,a fraternidade e a solidariedade.A vinha(mundo,sociedade)tem campos tortuosos e difíceis de desbravar mas a semente do Reino do Senhor é infinita e quando o semeador todo se entrega para que o Sua colheita dê bons frutos,irá dar de certeza.
    Estoril,teve bons frutos,porque eles vão se colhendo agora e de certeza que muitos os vai ver P.e António...foram semeados por SI...Carcavelos também os vai ter.

    ResponderEliminar
  3. E que bom vai ser para a nova "vinha" :) Como foi para nós, Pe. António. A sua presença aqui no Estoril trouxe-nos o exemplo da humildade perante a vontade de Deus. Mostrou-nos a proximidade e distância que ela implica por ser a primeira prioridade para si. A Palavra, Jesus, é a única coisa que interessa e tudo o resto vem por acréscimo. Muito obrigada sempre e até breve
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sou um ramo da videira
    estou ligada a Jesus
    Dele eu recebo vida
    Muito fruto em mim produz

    Da videira verdadeira
    O PAI é lavrador
    que limpa os ramos com carinho
    que produzem com amor

    Limpo pela TUA Palavra
    Limpo pelo TEU grande amor
    Estou em TI
    TU estás em mim
    Só assim eu posso viver!

    TU és a videira,Jesus!
    Eu sou um dos ramos Senhor.
    Para Teu louvor muitos frutos darei
    Sim,para TEU Louvor!
    com amor Senhor
    muitos frutos Te darei
    Sim para teu louvor!

    canção de Daniel Sousa
    Tem uma letra linda em que me revejo,me emociona
    Bem haja

    ResponderEliminar
  5. "Aquele que tiver ouvidos, oiça!"
    Porque, Carcavelos, é a Palavra de Deus que irás ouvir e é o Evangelho que irás testemunhar!
    Assim aconteceu no Estoril (e antes...); assim acontecerá aí, em Carcavelos (pela segunda vez...).
    Pe. António: continuo a subir consigo, sempre em oração.
    Um beijinho amigo :)

    ResponderEliminar
  6. Quando vou a uma missa celebrada por Si fecho por uns breves segundos os meus olhos enquanto faz a homilia sabe o que vejo? Israel, Discípulos, Montanhas,Mar,Deserto e Jesus a falar através de si, verdade, radicalidade até o o chão treme é assim deste modo que Carcavelos "Novo" vai viver o Evangelho Bem-Vindo pois á muito que os nossos corações estão despidos do Amor de Deus

    ResponderEliminar
  7. Quando vou a uma missa celebrada por Si fecho por uns breves segundos os meus olhos enquanto faz a homilia sabe o que vejo? Israel, Discípulos, Montanhas,Mar,Deserto e Jesus a falar através de si, verdade, radicalidade até o o chão treme é assim deste modo que Carcavelos "Novo" vai viver o Evangelho Bem-Vindo pois á muito que os nossos corações estão despidos do Amor de Deus

    ResponderEliminar
  8. Linda seara, como fundo do blogue, uma seara que será Carcavelos daqui a uns tempos, com trigo grande e dourado pronto a ser ceifado, para se tornar pão, o pão da vida que nos sacia e nos alimenta a alma.
    Bem haja
    "Mas o que o foi semeado em boa terra, este é o que ouve a Palavra e a entende;e dá fruto e um produz cem e outro sessenta e outro trinta"
    Mateus 13:23

    ResponderEliminar
  9. Sei por intermédio de um amigo,que veio do Estoril,e só tenho ouvido dizer bem de si.Estou ansioso por conhecê-lo e ouvi-lo.Muitas felicidades nesta nova paróquia de Carcavelos.Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Querido Prior

    A Semente lançada por tal semeador, você, dará sempre bons e saborosos frutos. Aconteceu assim nas outras comunidades por onde passou, acontecerá nesta também.E numa semana já se notam diferenças.

    O segredo do sucesso do seu ministério tanto em relação aos jovens como em relação aos adultos que querem ser cada vez mais de Deus, está no seu testemunho de como vive com Paixão, no seu Amor a Cristo, na sua entrega total a Cristo, ao Povo de Deus.

    No final da missa do meio dia de Domingo, no dia 2, uma senhora, já com alguma idade partilhava comigo, de lágrimas nos olhos, isto mesmo. Disse ela que o que mais admirava em si era a Paixão o Amor que você transmitia por Nosso Senhor.

    Eu sei que você não se envaidece por isso digo. A Igreja, as comunidades cristãs estariam de de outra forma, seriam comunidades vivas e apaixonadas por Cristo se tivessem pastores apaixonados e trabalhadores como você.

    Que Deus o proteja sempre.

    Um beijo do tamanho do Amor de Deus. Um abraço em Cristo

    JR

    ResponderEliminar

Web Analytics