sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"Cansado"

"Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.

De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo…
(...)
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa".

Um poema de Álvaro de Campos que diz muito, se não quase tudo de quanto sinto, vivo e experimento nesta «hora» da caminhada...
Na verdade, "a certa altura, a gente tem que estar cansado"! Não é possível ser de outra forma diante do ritmo avassalador que nos impomos (erradamente) mas ao qual não conseguimos, afinal, fugir.
Cansado, como afirma o poeta, nem sei bem de quê; ou até sei, mas não importa sabê-lo, pois que pelo facto de o saber não fico menos cansado.
Um mundo de «novidades», um «mar» de «espantos», mesmo, um «oceano» de estupefaccão, que origina cansaço e exaustão no corpo e na alma.

"Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa".


Palavras sábias, de quem tem consciência de que viver é pensar, é idealizar, é sonhar, de olhos bem abertos e alma escancarada. Palavras que sublinho, melhor, que subscrevo hoje incondicionalmente, diante da realidade que me envolve, do mundo que abraço, da missão a que me entrego sem regatear os «cansaços» que daí possam advir.
Mas cansado. Admito. Confesso. Reconheço.
Cansado, mas com um sorriso leve, cúmplice com esses sorrisos que tornaram a desabrochar, com esses sonhos que ousaram florir, mais ou menos timidamente.
E com uma vontade de sono no corpo, mas bem acordado na alma, ergo a cada instante essa vontade de, mãos dadas ao Senhor da História, ao Dono da Messe, semear algo de novo, que possa fazer brotar esperança em algum coração bondoso que ainda acredite que a verdade e a justiça, a frontalidade e o serviço, são a chave do pulsar dos corações...

14 comentários:

  1. Esses cansaços são abençoados,e normalmente auguram um repouso santificado.Coragem e força!

    ResponderEliminar
  2. Padre António "Cansado"
    Mas a seara está linda e está a dar fruto,e de certeza muitos corações o estão a reconhecer,olhos em Jesus Cristo,na Cruz.
    As coisas não acontecem em vão,Deus sabe o que faz e não nos deixa enganados, uma vida inteira com a vida e as pessoas.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  3. Cansado porque se serve a Deus, porque se serve a Igreja, é um bendito cansaço. Acreditamos que se espante diante da paróquia que deixou e aquela que encontra. Acreditamos que essas «novidades» como diz, o cansem profundamente. Talvez até mais a alma do que o corpo. Mas, Pe. António, nós precisamos da sua paixão e do seu entusiasmo para recomeçarmos a sonhar e a acreditar que Carcavelos também é vinha do Senhor e onde todos, mas todos, têm lugar. Obrigado pelo seu cansaço. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Conheci-o no passado Domingo. E percebi que algo de novo e de radical iria acontecer. Brilhou de novo a minha alma, reacendeu-se um fogo que há muito eram cinzas apagadas. Acredito que voaremos alto, se soubermos aprender e crescer com o dom que nos foi dado. Acredito que Carcavelos tornará a ser família, a ser acolhimento, a ser comunidade, revestida da verdade que havia desaparecido, do sonho que nos amordaçaram, do desânimo com que nos haviam presenteado. Percebo, acredito, que apenas passados alguns dias se sinta cansado. Um peso tremendo foi colocado às suas costas. Ensine-nos a acreditar que desse cansaço brota a esperança e a alegria de ser Igreja.

    ResponderEliminar
  5. Que Nossa Senhora do Rosário receba esse seu cansaço e o entregue ao Senhor Jesus.
    Ele transformará esse cansaço na força e na alegria que o ajudarão nesta sua nova missão.
    Continuo a subir consigo, Pe. António.

    Avé Maria, cheia de Graça...

    ResponderEliminar
  6. Pe. António
    Como eu estou feliz ao ler todos os comentários que estão a ser feitos,eu tenho razão eu também,senti em mim,na minha vida, tudo isso...
    EU aprendi a amar Jesus Cristo...a escuta-LO... a entregar-LHE a minha vida

    ResponderEliminar
  7. O cansaço é bom quando provoca um sorriso leve. E o que interessa é sempre o sorriso porque nos revela que nos estamos a cansar na direcção certa, a abrir caminhos para Jesus.
    Boa, Pe.António, já começou...com o sorriso leve! :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Pe. António
    Um dia ao abrir o blogue,vi uma frase assim "guardarei, o que é bom de guardar«tu»," linda,muito abrangente,e muito humana.
    o passado são pedaços da nossa vida,que com o presente e o futuro, são a essência do nosso viver,e à momentos na vida que a retrospectiva tem mesmo de ser feita guardar,recordar momentos bons,pessoas,Natureza,mar ,Paredão,avenidas,um sorriso,uma lágrima,sentimentos, e tanta coisa,bem vivida...as outras que vão aparecendo menos boas, entregar ao Senhor, para as transformar em amor,com a Sua Misericórdia,e o cansaço vai passando,o sorriso vai voltando,a seara vai crescendo e Jesus Cristo,sorri de amor e o aguarda todos os dias para LHE dar forças com o SEU Infinito amor.
    Bem haja
    Rezo todos os dias por SI, Pe.António e do fundo da minha alma,
    sinto a Sua falta,muito,muito mesmo e recordo muitos momentos de oração ,da Palavra de Deus

    ResponderEliminar
  9. Todo o joelho se dobrará
    e toda a língua proclamará
    que Jesus Cristo é o Senhor

    Nada me poder+a abalar
    Nada me poder+a derrotar
    Pois minha força e vitória
    tem um nome
    E Jesus

    Quero viver a Tua Palavra
    Quero ser cheio do teu Espírito
    Mas só Te peço,livra-me do mal

    Jesus!
    Jesus!
    Jesus!
    Jesus!

    ELiane ribeiro

    ResponderEliminar
  10. Grande Homem assim mesmo é que é então pouco tempo e as diferenças notam-se como da noite para o dia, partir do zero não é fácil.Mas o Padre António é grande e o seu nome já está escrito no livro de Deus tudo a seu tempo... colherá tudo e muito mais do que já semeou

    ResponderEliminar
  11. Bem Haja pela sua entrega, pelo seu Amor A Cristo e à Sua Igreja.

    Sempre no nosso coração e na nossa oração

    ResponderEliminar
  12. Que o cansaço não o impeça de ver com os olhos de Jesus, que não deixe de fazer o que o JC quer que faça!

    Que o cansaço não o impeça de fazer e ser testemunho e pastor! Que não se fique pelas palavras! E que seja coerente na vida!

    Rezo por si! Carcavelos precisa de um pastor que seja testemunho, que acolha, que ajude a ir ao Pai, porque é o Pai o centro e não o pastor! E ai de quem se fica pelo pastor e não vai ao PAI!

    ResponderEliminar
  13. Prior
    Como não estar cansado!? Se se tem gasto num esforço sem limites desde que chegou à Comunidade de Carcavelos!

    O Senhor o recompensará por tudo o que faz em Seu nome.

    Está sempre presente na nossa oração.

    Um Beijo , um abraço do tamanho do Amor de Deus

    ResponderEliminar
  14. Viver é tudo isto que eu leio,que vejo no site da Paróquia de Carcavelos.
    Que Deus vos ilumine, para seguir sempre em frente com todos os projectos Pe. António
    Bem haja

    ResponderEliminar

Web Analytics