segunda-feira, 11 de abril de 2011

"Mais fundo..."
  
"Haverá luz
Sugada no escuro?
Será calor

O murmúrio do frio?
Terá amor
O avesso da vida?
Haverá sonhos
No fundo da dor?
Serão gritos
Os cais do silêncio?
Será coragem
A tremura do medo?
Haverá chuva
Que lave este sangue
E deixe que a terra acalme
Devagar
Esquece o medo
Sai do escuro
Abre comportas
Deixa gritar
Vai mais fundo
Persegue o mar
Persegue o mar
Será só
A vertigem do abismo?
Será mordaça
A leveza do pó?
Haverá negro
Sugado na luz?
Haverá longe
Por dentro de nós?
Ando sobre
Uma aresta de gelo
Na vertigem
De um trapézio de fogo
Mas canta-me um pouco
Na tempestade
E deixa que a terra acalme
Devagar
Esquece o medo
Sai do escuro
Abre comportas
Deixa gritar
Vai mais fundo
Persegue o mar
Persegue o mar".

Letra de uma canção que nos recorda a exortação do episódio de «Lázaro» ontem escutado na liturgia; palavras que nos desafiam a «sair do escuro», a «esquecer o medo», a «abrir as comportas», a «perseguir o mar»...
Como o Evangelho nos pedia: «tirai a pedra», «vem para fora»!
Não pode, de facto, ser outro o nosso caminho  nestes dias quase últimos da Quaresma; não pode ser outra a nossa atitude, precisamente, porque nos dizemos cristãos.
A fim de chegarmos e sermos e encarnarmos a Páscoa de Jesus apenas podemos ser estes homens e mulheres que perdem medos e se entregam ao desconhecido, abraçando a aventura da fé, ou seja, as consequências do Amor.
Sair dos túmulos dos medos e apatias que «congelam» vidas e corações, abrindo as comportas desse mesmo santuário (o coração) para, teimosamente, afirmarmos que vivemos, que acreditamos, que somos, o amor.
Sair dos escuros e das noites em que nos deixámos envolver e enfaixar, sair das sombras que nos impedem de espelhar a sério e de verdade o rosto único e belo de Deus revelado na ignomínia e no escândalo de uma Cruz.
Vem daí; vem daí, tu que dizes acreditar; vem daí perseguir o mar da vida verdadeira, procurar o mar da justiça que se vai desvanecendo na história dos homens; vem daí e, no coração das tempestades próprias de quem quer ser de Deus, ousemos ir mais fundo, num combate determinado à ligeireza e à mediocridade, à hipocrisia e ao comodismo, à mentira e aos velhos e novos farisaísmos!
Olhemos o mundo. Olhemos a Igreja?
"Haverá chuva que lave este sangue?"
Haverá corações que combatam os desamores deste tempo?
Sai do escuro, vem para fora, tira a pedra, e exeprimentarás a liberdade verdadeiramente livre: Deus.

9 comentários:

  1. Sempre do mais fundo do coraçao, tem que surgir todo o amor que temos a Jesus Cristo ,so assim saimos do comodismo em que muitas vezes nos votamos, esperando que tudo se resolva ,Jesus espera que todos nos, Seus filhos, muito amados, sejamos um so numa Igreja muito unida.
    So assim havera Luz sugada no escuro dos nossos coraçoes adormecidos.

    ResponderEliminar
  2. No fundo ,bem no fundo, de todos nos, ha sempre uma Luz que mais tarde ou mais cedo resplandece e vem ha Luz do dia com todo o Seu esplendor.
    As pedras sao retiradas e Deus prevalece com todo o SEU Amor,"DEUS e assim ,toca e arrebata os coraçoes.

    ResponderEliminar
  3. Enquanto houver um raio de Luz, o escuro nao sera completo e havera sempre uma esperança, num mundo de homens e mulheres bons, que desejam encontrar sentido na vida e viverem com amor em Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  4. No mais fundo,e no mais profundo e no meu coraçao, so existe amor e uma força muito grande, que me impulsiona para TI e TE amar Senhor Jesus.Nao sei se serei capaz de combater o desamor que se vai verificando ,mas sei que a minha vida a dedico com todo o amor aos outros , apenas sou uma humilde serva, pronta para ir " mais fundo" e fazer a Vossa vontade Senhor.

    ResponderEliminar
  5. "Havera coraçoes que combatam os desamores deste tempo?"
    Quantos combates travamos na nossa vida ,no silencio, para combater esse desamor,egoismo, sempre unicamente com Deus ao nosso lado,lutando com pequenos avanços, pequenos recuos, sem desistir,nem de fazer o que Deus nos indica ,nem de combater o «eu»,porque todos somos amados por Deus e so ajudando e sendo Misericordioso, se pode olhar a Cruz e sentir que estamos a caminhar para ELE.
    Sr.Prior um resto de uma Santa Quaresma.

    ResponderEliminar
  6. Senhor Jesus todos os dias te peço para que eu compreenda a Tua vontade em mim ,para que eu a possa fazer , "do mais fundo" do coraçao com todo o amor que me vai na alma, e ajudar a sermos uma Igreja, de amor onde todos encontrem a sua paz.
    Ao ler este partilhar, sincero e apaixonado por Ti Jesus,nosso coraçao so´tem um desejo amar-te com a mesma intensidade,experimentar verdadeiramente a liberdade :DEUS

    ResponderEliminar
  7. Jesus fiel ao amor de Deus vai até ao fundo,até aceitar a morte.
    Basta um segundo para tudo mudar...,quero ser de forma a reflectir o amor de Deus em mim ....para isso preciso de Vós Senhor.
    Minha vida, Te entrego todos os dias Senhor.
    Não rezo uma Avé-Maria, mas todas as que o meu coração me impele a fazer ,pelos jovens da Caminhada de Fé e por o nosso Pároco que se doa ao limite.

    ResponderEliminar
  8. Erguer o olhar para a Cruz...sentirmos o que ELE sofreu...olhar a nossa e pensar que leve...porque custa tanto a carregar... o nosso mal é vermos distante...não em nós próprios.

    ResponderEliminar

Web Analytics