quinta-feira, 17 de março de 2011

"Verdade no Caminho..."

«Não são jejuns como os que fazeis agora que farão ouvir no alto a vossa voz. (…) Será este o jejum que Me agrada no dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco, deitar-se sobre saco e cinza: é a isto que chamais jejum e dia agradável ao Senhor? O jejum que Me agrada não será antes este: quebrar as cadeias injustas, desatar os laços da servidão, pôr em liberdade os oprimidos, destruir todos os jugos? Não será repartir o pão com o faminto, dar pousada aos pobres em abrigo, levar roupa aos que não têm que vestir e não voltar as costas ao teu semelhante?».

A prática penitencial tão característica neste Tempo da Quaresma corre o risco de ser marcado pela esterilidade! Pela banalidade! Pelo «vazio» e «oco» dos gestos, se não vêem correspondidos com a acção, com o coração, com a alma!
Jejuamos sim, fazemos abstinência, sim, até somos capazes de rezar mais, sim! Mas vivemos mergulhados em tensões e contendas, em discussões e juízos precipitados, em calúnias, mentiras e difamações!
Será o jejum da carne às sextas-feiras da Quaresma aquilo que agrada ao Senhor? Será a abstinência de doces, de tabaco, de vinho, de… de… aquilo que agrada ao Senhor?

Escutemos de novo: O jejum que Me agrada não será antes este: quebrar as cadeias injustas, desatar os laços da servidão, pôr em liberdade os oprimidos, destruir todos os jugos? Não será repartir o pão com o faminto, dar pousada aos pobres em abrigo, levar roupa aos que não têm que vestir e não voltar as costas ao teu semelhante?».
Nesta Passagem que somos convidados a fazer temos de ter atenção para não nos perdermos em «sinais» e «pistas» que nos habituámos a ver no caminho mas que desaguam em «coisa nenhuma» a não ser numa piedade estéril, num espiritualismo desencarnado da vida, numa mentira embrulhada de misticismo mas vazia de conteúdos de vida verdadeira!

Há «stops» que temos de ter a coragem de abraçar! Há gestos que temos de ter a ousadia de eliminar no caminho que nos leva à Páscoa, pois que são simplesmente obstáculos ao avançar da viagem que tem como meta a manhã gloriosa da Páscoa. E os gestos penitenciais rotineiros, tradicionalistas, efémeros, podem induzir em erros crassos que podem não ter retorno!
Ainda estamos a tempo de escutar a voz de Deus, como aliás, se torna advertência fecunda e regular na Quaresma: «Hoje se escutardes a voz do Senhor, não fecheis os corações, não fecheis os corações»!

8 comentários:

  1. Eu não sei descrever o meu sentir, mas eu nunca vivi para mim ,não é por ser Quaresma.
    A "Verdade no caminho" eu faço tudo o que está ao meu alcance para a ter,mas também digo se precisar de omitir algo para poder fazer o bem a alguém, faço-o ,e só Deus o sabe que nesse caso o sofrimento é patente.
    Deus deu-me uma, não várias missões e se ELE as as deu também dá força para as levar até ELE.

    ResponderEliminar
  2. A quaresma... preparando-nos,quando nós devíamos estar sempre preparados,porque nós temos que viver em Cristo no amor,nunca sabemos quando Deus nos chama para ELE e ELE é o nosso sentido e vida.
    Nós somos cristãos e só a dádiva o amor e esquecer a mesquinhez tão própria dos nossos frágeis corações .
    Quando existe uma tentação, olhos na Cruz e em Jesus com entrega total da nossa vida .
    Eu vos amo Jesus .
    Bem Haja , Padre António pela SUA vida dedicada até à exaustão, para nós encontrarmos o caminho da verdade e do amor.

    ResponderEliminar
  3. A verdadeira Páscoa de Cristo será aquela em que nós conseguirmos ultrapassar a vida egoísta e egocêntrica que vivemos, aquela em que nós consigamos repartir com o próximo o pouco que por vezes temos, não só o pouco do ponto de vista material. Talvez o mais importante seja sermos capazes de repartir o pouco Amor que temos por vezes, a pouca atenção, a pouca alegria,o pouco bem-estar, e, perceber que, ao repartir estamos a multiplicar tudo isso dentro de nós. Por vezes é fácil dar alguma coisa, o que é difícil, verdadeiramente, é repartir o Amor, a alegria, a felicidade. Porque estas sim são dádivas, não se compram, conquistam-se, vivem-se, e espalham-se á nossa volta!

    ResponderEliminar
  4. Senhor ajuda-me a escutar Tua voz e abrir sempre o meu coração, que eu consiga transformar em acções, tudo aquilo que no meu coração existe .
    Talvez em mim neste momento só consiga dizer que TE amo e que a minha vida está sempre em vós.
    Sinto-me impotente,perante TEU amor por todos nós .
    Só Te amar SENHOR JESUS.

    ResponderEliminar
  5. Preparando o nosso coração bem no interior nesta Quaresma para a morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

    Caminhamos em oração
    Rumo ao Calvário
    Unidos em Jesus Cristo
    Zelando e amando-o na Sua morte e Ressurreição
    até ao "fim do nosso fim"

    ResponderEliminar
  6. Jesus encontra-se na aceitação da vida e no respeito pelo próximo.

    ResponderEliminar
  7. Padre António
    Simplesmente ,Bem haja pela Fé,determinação,entrega e o amor com que nos transmite a Palavra de Deus .
    Um bom dia e as melhoras.

    ResponderEliminar

Web Analytics