sábado, 12 de março de 2011

"Nada de desculpas..."!

Nós não temos mais desculpas!
Se os gemidos e lamentos, se os apelos e lágrimas, se os silêncios e os desesperos dos nossos irmãos e irmãs já não são suficientes para nos acordarem, então que sejam escutadas as palavras do próprio Jesus: «Foi a Mim»!!!
E estas mesmas palavras têm de fazer «moça», tem de «mexer» com cada um de nós! Porque este é, necessariamente, um dos textos essenciais do Evangelho (ler Mt 25, 37)! Um texto que responde a todas as especulações e esforços para procurar Deus e dizemos não saber onde!
Esta palavra é, verdadeiramente, desconcertante!
Nós, muitas vezes, demasiadas vezes até, preferimos o Senhor dos nossos cânticos e das nossas orações! É, claro mais cómodo!
Graças a Deus que alguns já conseguiram fazer a passagem; que alguns já tomaram e levaram a sério a palavra de Deus; que alguns sabem e vivem a verdadeira Quaresma, o autêntico jejum, a renúncia generosa e fecunda...
Porém, muitos outros, muitos de nós, cristãos de «todos os dias» havemos de redescobrir a força, a carga e a ousadia dessa palavra de Jesus! Temos mesmo que converter ideias, conceitos e preconceitos, hábitos, «tranquilidades» «consciências serenas» para conseguir a beleza e ousadia do inconformismo, da desinstalação, do Evangelho em nós!
Não temos mais desculpas, de facto!
Jesus identifica-se com cada outro, entra em comunhão e unidade com cada coração e, a escolher, a preferir, a chamar de irmãos e de irmãs, abraça os pobres, os nús, os fracos, os doentes, os famintos, os presos, os rejeitados, do mundo e da Igreja!
Para nos ensinar o caminho; para nos «abrir os olhos» demasiadamente tão fechados para a caridade e o serviço, a generosidade e a partilha, a disponibilidade e a verdade, e tão abertos para espiritualismos sem vida nem coração, para piedades tão amorfas, tão desencarnadas da vida real, tão sem alma verdadeira!
Será o jejum de comida, de bebida, que agrada ao Senhor?!
Não será antes o jejum da indiferença e da apatia, dos egoísmos e das vaidades, das sobrancerias e comodismos?! Não será antes o jejum da opulência, da avareza, da «beatice» descontrolada e sem efeitos?!
«Foi a Mim»! «Foi a Mim» que o fizestes - ou deixastes de fazer!
Não, não temos mais desculpas!
Ele, o nosso Deus, aí está, de mão dada, de coração envolvido com o coração de cada um que chora à beira da vida porque escorraçados da nossa religiosidade cega, porque marginalizados pela nossa pressa «espiritualóide»!
Quaresma é esta oportunidade de reconhecer nos crucificados de hoje O Crucificado de sempre!

9 comentários:

  1. Não tenho palavras sequer para escrever,ou tenho demasiadas que atropelam meu pensamento.
    Mas uma é a verdade , Jesus Cristo toma minha vida,tudo farei para alcançar o perdão pelas fragilidades que por vezes meu coração é tomado, jamais vacilarei.
    Padre António,obrigado por toda força,desinstalar.
    "Nada de desculpas"e com uma renovada força,pode crer .
    Bem haja um abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. "Nada de desculpas...!"
    Meu coração está em vós ,de uma forma profunda e nunca sobreviveria sem fazer a Vossa vontade.
    Humildemente Senhor, eu vou percorrer a estrada da Quaresma e de toda a vida com os olhos no Teu amor,coma minha vida.

    ResponderEliminar
  3. "Basta de desculpas..."!
    É... o telemóvel tocou: "hum...não vou atender; agora não". Mas... tinha acabado de ler este texto! E atendi... e alguém, do outro lado, ficou feliz por falar comigo. E foi bom... :)
    "Basta de desculpas..."! Basta de deculpas; dos comodismos e egoísmos que não me deixam amar Jesus!

    ResponderEliminar
  4. Sim :) Eu também quero que Jesus se lembre de mim quando me vir por lá. Acho sempre que a grande surpresa na morte será descobrir que afinal somos todos uma só coisa, e por isso quando dou a mão ao outro é a mim que dou e quando o desprezo é a mim que faço mal. E Jesus? Foi Ele, pelo seu Amor, quem nos tornou todos uma coisa só. É simplório isto, eu sei... mas faz-me compreender que olhar para o outro não é uma "bondade" minha, é um dever... é o que eu TENHO DE fazer! E quando não faço, é pecado porque me afasto do meu óbvio dever. Não consigo explicar melhor do que isto... :) beijinhos beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Jesus Cristo, eu quero-te fazer sorrir,
    E fiz-TE,chorar,minha alma está triste,
    Perdoa-me Senhor,porque somos tão frágeis?.

    ResponderEliminar
  6. Nada de desculpas, sim, para nós, «adormecidos»! Nem mais um segundo de «desculpas», piedosas que sejam, para adiar esta oportunidade de dar-mos à Igreja e à Paróquia um rosto renovado e belo de quem é Jesus e como é o Seu Evangelho. Pe. António, que texto mais apropriado! Que palavras mais assertivas para nós todos que nos vamos contentando com uma «orações» a mais durante a Quaresma mas sem a coragem de «ser» mais coração! Quem dera que - a começar por mim - estas palavras não fossem «bonitas», «para os outros», mas me alcançassem uma vontade de ser diferente e pôr cobro à imagem e ao parecer bem que domina a nossa vida e a nossa fé.

    ResponderEliminar
  7. O que é fácil de alcançar é vão.
    O que permanece, e é duradoiro é difícil de alcançar,precisa persistência,confiança ,luta ,entrega total e muito amor .
    Precisamos de escutar Jesus para assim vivermos melhor o nosso encontro com ELE,sem pensarmos em desculpas,porque Jesus está em todos nós, e sabe o que vai em nossa alma e nos alerta para o caminho certo,é só parar e escutar atentamente.
    De mãos dadas, vamos todos caminhar nesta Quaresma ,com Jesus Cristo em nossas vidas e atitudes, Paróquia ...Igreja... que somos todos nós...

    ResponderEliminar
  8. Estas árvores de fundo, tem raízes profundas, seria preciso muito para as para as abalar .
    Assim as raízes no meu coração...o pensamento pode voar...como o vento lá fora...mas só me leva a Jesus..."Sem desculpas"...fazendo a SUA Vontade,com a minha própria vida...
    Quando se sente o amor de Deus ,à entrega , à amor ,esquecimento de nós...sorriso com sorriso do outro lado.

    ResponderEliminar
  9. Cada dia que passa mais amor , uma força de espírito interior muito grande, uma certeza de desejar fazer a "Vossa vontade",sem desculpas com coração aberto ,sem medos ,amarras,livre para Te amar Senhor Jesus.
    Obrigada Padre António pelo o amor ,verdade que nos transmite esse amor

    ResponderEliminar

Web Analytics