quarta-feira, 9 de março de 2011

"Na longa estrada..."

Quaresma!
De novo; como se da primeira vez se tratasse!
Como orvalho que desce do céu, como onda que se encaminha para a praia, como vento que sopra forte diante de nós, eis o «tempo favorável» para nos deixarmos «consertar» bem por dentro, para nos deixarmos «moldar» qual barro frágil nas mãos do Divino oleiro, para sermos capazes de, numa palavra, conversão!

"Hão-de olhar para Aquele que trespassaram"!

Na longa estrada de quarenta dias que temos diante de nós, importa abrir os ouvidos e os olhos da alma e do coração. Deus ousará desafiar-nos a algo grandioso, nobre, forte e poderoso! Deus desejará a nossa entrega desmedida, a nossa confiança ilimitada, a nossa generosidade sem regateios! Deus procurará, homens e mulheres, que ousem pôr-se a caminho com Ele, subindo a Jerusalém, ou seja, que com Ele acolham o mistério de uma Paixão, Morte e Ressurreição, como hino e estandarte derradeiros do que significa Amor e Vida, Verdade e Céu!
Na longa estrada que havemos de percorrer, desde o primeiro segundo, desde o primeiro passo, percebamos e acreditemos que nao importa nada rasgar as vestes mas sim os corações! Que não vale nada jejuar de carne ou de peixe mas sim do pecado e do fermento do «homem-velho» que nos consome e mata antes de se morrer!
Na longa estrada para a Páscoa, começemos imediatamente, sem nos determos no caminho, pela adesão ao Homem-Deus que avança rumo ao Calvário, a fim de se sujeitar, por Amor, ao escárnio e à ignomínia, à maledicência, à Morte que nos trará a Vida em abundância.
Sem falsas espiritualidades, sem pieguices religiosas, sem pietismos alienantes, sem rituais desprovidos de coração e de sentimentos, avancemos por essa estrada, sempre desconhecida, sempre nova, sempre desconcertante, sempre imprevisível, que é a Quaresma!
No cimo de um Monte, pregado num Madeiro, um Deus espera por nós; um Mestre intentará segredar-nos: «Tenho sede»!; um Salvador teima em balbuciar: «Hão-de olhar para Aquele que trespassaram»!
Esse é o nosso caminho, esse é o nosso destino: olhar - com olhos de ver - para Aquele que trespassaram! Olhar para esse Lado trespassado, Lado aberto, para nele eu posso entrar...
Na longa estrada... na longa estrada que iniciamos hoje, que cada passo tenha o rumo da verdade e da paz, da reconciliação e da misericórdia, da justiça e da partilha, da penitência e da simplicidade...
Sem arrogâncias e vaidades humanas, sociais, espirituais; sem máscaras que intentem mostrar aquilo que não somos nem temos; sem rodeios que nos afastem dessa «rota» traçada há mais de dois mil anos: a Cruz!
Na longa estrada que daqui a pouco começamos, venhamos todos, sem excepção, para aprender a amar a Cruz, para aprender a amar Jesus...
Santa Quaresma a todos para que possamos viver uma Santa Páscoa da Ressurreição...

8 comentários:

  1. Estava à espera deste texto. Queria iniciar a Quaresma com uma palavra que me desafiasse de verdade. Uma palavra que me incentivasse a viver com intensidade esta Quaresma, sem que fosse mais uma, que me apontasse caminhos, uma «longa estrada» que sei posso percorrer em espírito e em verdade.
    Sabia que podia contar consigo para, desde «o primeiro passo, o primeiro segundo» iniciar um caminho de vida com Deus, com a Igreja, com a Paróquia.

    ResponderEliminar
  2. Jesus Cristo ,que eu ao caminhar nesta
    "longa estrada "TE encontre ,sabendo sempre que o TEU caminho não é o mais fácil,mas é o da vida ,da verdade.
    Que eu TE encontre na leitura da TUA Palavra,que eu consiga sair de mim e ir ao encontro de alguém que precise de encontrar essa "Longa estrada" que nos conduz a TI Senhor.

    ResponderEliminar
  3. Porque teimamos nós muitas vezes em não percorrer essa "Longa estrada"que nos conduz a TI Senhor.
    Ela está patente aos nossos olhos ,mas nós não queremos vê-la ,foi preciso Senhor me segredares que já não podia fugir mais,para eu a ver.
    JESUS o meu coração é TEU,não vou fugir mais,Toma a minha vida e ilumina-me sempre Para que essa "longa estrada" seja culminada de todo o TEU Amor.

    ResponderEliminar
  4. Padre António
    Bem haja,não há palavras para descrever,tanto
    Amor,entrega com alma e coração.
    É o caminho do nosso Prior e só esse tem de ser o nosso também, durante a Quaresma e sempre todos os dias da nossa vida .
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Que todos saibamos entrar na Quaresma e reflitamos sobre as nossas vidas e não demos tanta importancia às coisa mesquinhas que nos rodeiam. Que tenhamos o coração aberto para Jesus Cristo que tanto sofreu na cruz.

    ResponderEliminar
  6. Não desisto de percorrer esta estrada que me conduz a Ti Jesus .
    Perdoa-me pelos pensamentos que por vezes assolam meu coração,mas eu nunca mais vou poder deixar de Te amar, e fazer a TUA vontade, eu vou seguir a estrada por mais espinhos que ela contenha e nem sequer pensar nesse sofrimento ,mas sim olhar para a Cruz.

    ResponderEliminar
  7. Padre António,
    obrigada pela fantástica noite de 4ª feira de cinzas. Foi uma cerimónia que tocou fortemente todos os que nela participaram. Foi o início desta caminhada na Quaresma que nos irá conduzir á grande festa da Noite Santa de Sábado de Aleluia. A sua presença nas nossas vidas é fundamental para nos indicar "o caminho", para nos fazer crescer na Fé!Vou tentar comparecer algumas vezes na Missa das 7:15 durante a Semana. Percebi o seu significado e acho que a sua dedicação merece da nossa parte um esforço acrescido para cumprir.Que Este Cristo na Cruz de que sempre nos fala nos seus Sermões se transforme na nossa Luz e na nossa Esperança. Mais uma vez, obrigada por estar junto de nós.

    ResponderEliminar

Web Analytics