domingo, 2 de janeiro de 2011

"Outro caminho"!

São estas as duas últimas palavras do Evangelho deste Domingo da Epifania.
Numa alusão clara à eficácia própria de quem se encontra e se deixa encontrar por Deus!Como aqueles Magos, também nós somos desafiados a deixar as nossas terras de «verdades e certezas absolutizadas»! Também nós somos convidados a largar preconceitos e juízos, vaidades e auto-suficiências! Para que possamos, de verdade, percorrer outro caminho… outro caminho que leve ao coração de Deus, ao coração dos irmãos!
Celebrar o Natal, embrenhar-se na Festa e nas festas, e permanecer fechado no seu casulo de dogmatismo, incapaz de aderir ao «compromisso» e à «cumplicidade», será sempre sinónimo e apatia espiritual e de comodismo existencial!

Quando nada acontece de novo, positivamente novo, após «dizer», «cantar», «celebrar» Natal, então é porque chegámos ao Presépio com os nossos cofres de «ouro, incenso e mirra» absolutamente vazios! É sinal de que a festa foi exterior, «mágica», simbólica, desencarnada! E por isso mesmo, pobre, oca, inconsequente…
“Por outro caminho” é a nossa atitude! Tem de ser a nossa atitude!

Diante da incoerência e da mentira, seguimos a fidelidade e a verdade.
Presos no «sono» e na «cegueira» que nos impede de dar amor ao próximo, escolhemos a fraternidade e a justiça.
Quando caímos na opulência e na vaidade, decidimo-nos ao despojamento e à vaidade.
Se enamorados pelo endeusamento pessoal e pela pseudo-superioridade, deixemo-nos seduzir e vencer pela humildade e pela simplicidade.

Porque se não trilharmos outro caminho, se não experienciarmos na nossa própria vida a beleza do Presépio, apenas estaremos a «gritar» ao mundo que a Festa se reduziu a uma encenação, que o Menino Jesus é «coisa» do passado e que, afinal, o Pai Natal nos conquistou profundamente. Porque esse, segue sempre na mesma direcção, isto é, num apelo clamoroso ao efémero e ao sucedâneo; o Menino, ao invés, avança, por outro caminho: de Belém ao Egipto; dali a Nazaré; segue para Jerusalém; decide-se pelo Calvário; ressurge na Páscoa como «fim da caminhada»...
Por onde estamos a seguir?
O Natal é verdade suprema que há-de guiar a Igreja que somos; o presépio - hoje concluído com o coração dos Magos - é mistério que com a vida quotidiana havemos de decifrar e oferecer a um tempo e um mundo que esqueceu a «beleza» e a «ternura», a «verdade» e a «paz», a «humildade» e a «vida verdadeira».
Sigamos outro caminho, aquele que relembra à História que é na prostração e na adoração de um Menino que é Deus que encontraremos sentido real, profundo e continuado para cada dia da nossa existência humana...

7 comentários:

  1. Eu sigo outro caminho,no meu coração não há lugar para o caminho que já foi trilhado ,vão e sem sentido.
    Toda a minha vida está com os olhos postos no Menino, Aquele que veio e deu a vida por todos nós ,a minha vida está em vossas mãos Senhor Jesus ,talvez de uma maneira que nem eu própria sei explicar.
    Bem haja Padre António ,como fiquei emocionada por 4 corações jovens estarem tão junto do coração de Deus.

    ResponderEliminar
  2. "Por outro caminho", "luz terna suave, no meio da noite, leva-me mais longe"...

    ResponderEliminar
  3. Humildemente te peço Menino Jesus ,ajuda-me a que eu encontre sempre o caminho que me leva a Vós, sei que não é um caminho fácil de trilhar...
    Mas meu coração está aberto para vos receber e com humildade, eu quero fazer a Vossa vontade e não a minha e sentir que me Amas Senhor Jesus e me dás forças...

    ResponderEliminar
  4. "Outro caminho"
    Outro caminho Senhor Jesus escolhes-te para mim, eu trilhava o Teu caminho,mas um caminho onde eu não conseguia passar-TE todo o meu sentir,o meu amor.
    Hoje compreendo, ou se é de DEUS de verdade de alma e coração, entregando-te a vida que nos deste de coração aberto, para que TU a tomes , nos ames e nos faças sermos humildes e viver no TEU amor,seguindo a Tua Palavra Senhor Jesus,ou não vale a pena nos iludirmos nunca seremos de Cristo a meio tempo..

    ResponderEliminar
  5. "O amor apenas o amor"
    Só o amor,humildade,não há outro caminho ,com o amor tudo transparece ,tudo surge e tudo acontece e se faz um mundo melhor.

    ResponderEliminar
  6. Pe. António, sentimos a Sua falta, de toda a Sua partilha,não nos deixe.

    ResponderEliminar
  7. Também nós temos de tomar outro "caminho" o caminho da verdade,humildade e do amor.
    Chegar ao Menino Jesus e dar-lhe a nossa vida.
    Bem Haja

    ResponderEliminar

Web Analytics