domingo, 12 de dezembro de 2010

"Em nós ou fora de nós?"

A Palavra hoje proclamada é um forte apelo a uma séria reflexão interior sobre a verdade da nossa fé. A questão de João Baptista tem, necessariamente, de provocar em nós uma acção e uma reacção que implique transformação de coração!
"És tu aquele que há-de vir ou devemos esperar outro"?
És tu o Messias?
És tu o Salvador?
És tu a nossa paz?
És tu a resposta aos nossos porquês?
És tu a nossa vida?
À Igreja de hoje é lançada a mesma questão!
Aos cristãos desta hora é colocada a mesma interrogação!
O nosso mundo pergunta: és tu, Igreja, o rosto de Deus que vem? És tu, Igreja, quem nos mostra como é Deus? És tu, Igreja, a certeza da salvação que Jesus oferece? És tu, Igreja deste tempo, a morada da paz e da justiça, da verdade e do amor verdadeiros? É em ti, Igreja, que conseguimos descobrir a ternura e a misericórdia de Deus ou devemos buscar noutro lugar, noutra realidade? És em ti, Igreja, que conseguimos escutar a Palavra que salva e liberta ou devemos procurar outra verdade, outra Boa Nova, outro Evangelho?
É em ti, Igreja, que podemos redescobrir a simplicidade e a força do Presépio ou temos de buscar noutro lugar?
É em ti, povo de Deus, que encontramos a alegria da partilha e do despojamento ou teremos de olhar para outro lado?

Que conseguimos responder a estas questões existenciais dos homens nossos irmãos?
Como não sentir estas inquietações que pulsam bem no coração desta hora da história?
Como permanecer indiferente quando o homem contemporâneo grita tamanhas dúvidas?
Seremos nós, Igreja, este rosto amoroso de Deus?
Somos já a imagem serena e pacificadora d'Aquele Menino que é Deus?
Os pobres, os fracos, os oprimidos na sua dignidade, os famintos, os excluídos, marginalizados, os esquecidos, os tristes, os que choram, olham para nós, Igreja, e encontram alento, esperança, resposta, paz, vida?
Os afastados, os indiferentes, os que abandonaram a fé, descobrem na nossa postura, nas nossas palavras, no nosso testemunho, razões para tornarem a acreditar?
Aqueles tantos que duvidam, os descrentes, os "zangados" com a Igreja, olham para nós, cristãos, e espantam-se com a nossa generosidade e a nossa partilha, a nossa verdade e o nosso serviço, o nosso perdão e a nossa ternura?
Não terão que buscar Deus, procurar o Presépio, desejar a paz, descobrir a vida verdadeira fora de nós?!!!

Faltam ainda doze días para o Natal; podemos ainda deixar transfigurar o coração; estamos a tempo de converter sentimentos, atitudes, desejos, palavras...
Em nós ou fora de nós poderá o mundo redescobrir a beleza da fé e a paz que Jesus é?
Em nós ou fora de nós poderão os homens espantar-se com a harmonía e a transcendência do Presépio?
Em nós ou fora de nós poderá Deus nascer e voltar ao nosso mundo?

7 comentários:

  1. "Em nós ou fora de nós"
    Eu preciso, que venha nascer dentro de mim e com todo o meu ser, tento fazer com que isso seja possível,pedindo que ELE me ajude a olhar o mundo e as pessoas, não com os olhos mas com o coração,
    se conseguimos passar aos outros e ao mundo essa mensagem?
    Penso que com muito amor, persistência,trabalho e vendo, que não nos desviamos do caminho de Jesus Cristo,acabamos por ir derretendo todas as barreiras.
    Menino Jesus faz em mim tudo o que for de Tua vontade e deixa-me acolher-TE com todo o amor,sei que não sou digna, mas tenho o coração aberto para TE amar,esperando...

    ResponderEliminar
  2. Como vivo a minha vida?... Como falo de Cristo?... Será que a minha vida fala de Cristo?...
    Maranatha...

    ResponderEliminar
  3. Jesus, vive em nós e fora de nós ,quando vive em nós é maravilhoso ,é Paz,alegria é um sentir vontade de nos desprender e olharmos em nosso redor e ver tudo o que nos cerca com amor ,é falar com o coração ao nosso irmão,é trabalho, é vida,alegria.
    Quando Ele está junto de nós e nós resistimos para que Ele se aproxime do nosso coração e objectivamos e vamos resistindo .Para quê ? ELE nunca desiste de nenhum de nós ,ELE ama-nos e quer ser acolhido em nossos corações, com muito amor.
    ELE amou-nos e deu Sua vida por todos nós e põe sempre alguém em nosso caminho, que nos ajuda a encontrar esse amor forte e profundo,que nos leva a experimentar um pouco de Céu na terra.
    Vinde, Senhor Jesus,todos Te esperamos em nossos corações,com ansiedade e amor.

    ResponderEliminar
  4. Menino Jesus em nós para sempre,com o coração aberto, para O receber, com todo o amor.
    Bem haja Padre António, por ser o nosso fio condutor até ELE,desinstalando-nos da nossa letargia a que o mundo e a sociedade nos leva.

    ResponderEliminar
  5. Que interpelação!
    Forte, incisiva, de cortar a respiração.
    Levou- me a querer fazer uma Revisão de Vida séria, sem " paninhos quentes", a doer.

    Senhor Jesus, desejo ardentemente que o mundo redescubra a beleza da fé e a paz que Tu és através da minha vida, da minha vida em graça.

    Que eu seja digna do tTeu Amor sem medida.

    JR

    ResponderEliminar
  6. "Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber, nem andeis ansiosos,pois as pessoas do mundo é que andam à procura de todas estas coisas; mas o vosso Pai sabe que tendes necessidade delas. Procurai, antes, o seu Reino, e o resto vos será dado por acréscimo" S.Mateus, 6:31-33
    Só temos de confiar, entregar e esperar, amando sempre o nosso próximo. Parece fácil, até porque Jesus esclarece todas as questões do Antigo Testamento. E não é fácil!
    Talvez porque na origem, o pecado principal não tenha sido querer a Sabedoria de Deus, talvez tenha sido não assumir que a dissonância provocada teve a causa em mim e atirar a culpa a outro. "não fui eu, foi a mulher... não fui eu, foi a serpente"
    Somos assim... "não fui eu"!
    Quando esta dissonância entre a Palavra e a nossa vida for assumida por cada um - como Igreja - seremos sinal de Amor para todos os que estão sedentos de Deus e olham para nós porque não sabem ainda que é dentro de si que encontrarão Jesus à espera do seu olhar...
    Que Nossa Senhora interceda por nós para que digamos "Sim, fui eu! Leva-me pela mão porque sózinho, é só disparates"
    Obrigada Pe. António por nos pôr a pensar :)

    ResponderEliminar
  7. Deus poderá nascer sempre em mim e voltar ao mundo ,fazei-me digna de vós Senhor.

    ResponderEliminar

Web Analytics