segunda-feira, 29 de novembro de 2010

De novo, Advento!

De novo, Advento!
Tempo favorável para recentrar sentimentos, atitudes, desejos, prioridades... tempo especial para repensar a verdade da fé que afirmamos possuir e ousar direccionarmo-nos rumo a Belém, essa «terra do espanto» e da «graça», esse «monte de vida e de verdade» que nos ofereceu a plenitude do ser.
De novo, Advento!
Oportunidade para «acordarmos dos sonos» tantos que nos submergem em mediocridades e «nadas» conseguindo somente a rotina asfixiante de um peregrinar rumo a lado nenhum!
Importa descobrir a novidade que vem; importa ousar a admiração da ternura de um Deus que Se faz gente, Se faz História, Se faz Vida bem no coração da nossa própria vida.
As nossas pressas e os nossos «stresses» desvirtuam a realidade e ofuscam a Luz que teima irromper nas noites da nossa existência. O ritmo do nosso tempo consegue distrair-nos do essencial. A auto-suficiência que nos domina sufoca essa capacidade tão bela e única que temos de ser, simplesmente, certeza de um Amor que não passa.
Diante de nós, umas breves quatro semanas para reaprendermos a harmonia e a paz de quem deseja fazer do amor e da verdade a bandeira dos seus passos.
«Mesmo que a vida mude os nossos sentidos e o mundo nos leve para longe de nós, e o tempo pareça perdido e tudo se desfaça», temos de guardar cada lugar que é d'Ele, e olhar, embevecidos, para o que significa uma Criança deitada em panos numa pobre e despojada manjedoira!
Porque o nosso olhar e o nosso coração estão habituados à espectacularidade de holofotes inebriantes, porque os nossos olhos se regalam sempre que as «palmas» e os «pódios» se erguem diante de nós mesmos, urge ainda mais a busca desse tempo e desse espaço que nos ensina a admirar, e a desejar, e  a amar, o silêncio, a obscuridade, o deserto, onde Deus Se revela e nos aponta o caminho de uma vida que nao engana nem se engana...
De novo, Advento. 
De novo, o apelo e o desafio a deixar-me ser homem de verdade. Onde Deus tem lugar bem no centro do meu coração. Onde Deus me maravilha e «embriaga» pela força da Sua fragilidade, pelo poder do Seu despojamento, pela riqueza da Sua pobreza, pela eternidade da Sua presença..
Vem, Senhor, e salvai-me.

7 comentários:

  1. "De novo advento"
    Uma espera, que tem que ser consciente, onde no nosso coração, passe tudo o que fizemos de menos bom e nos traga uma alma nova para receber JESUS,com amor, coração sincero e dedicado.
    Jesus eu amo-te e te dou toda a minha vida .

    ResponderEliminar
  2. "Dai-me somente
    O Vosso amor, Vossa graça.
    Isto me basta..."

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Padre António
    Fui uma das mil e tantas (!!) pessoas que povoaram a Igreja no dia das 1ªs comunhões, Domingo do Cristo Rei.
    Nunca ali tinha entrado, não o conheço, nem conheço a paróquia. Era portanto um "outsider", mas fiquei surpreendido não só com a Igreja cheia, com as pinturas nas paredes, com a voz da menina que cantava e enfim, com as suas palavras.
    Agora passei por aqui e achei curiosa a citação da música da Maf.Veiga. "Cada lugar teu", ouvi esta manhã no carro. Engraçadas estas coincidências... ou não. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. o Advento sempre novo, a espera de Jesus, que está vivo dentro de nós , é o reafirmar do Natal, porque celebramos o Nascimento de Jesus Cristo, a vinda de Jesus na terra.
    Como é bom prepararmos o nosso coração, para O recebermos e sentir em nós que estamos com Ele e que todo o bulício extra, não nos afecta, apenas me afecta de um modo, é o pensar que não consigo que os outros experimentem este amor profundo, que nada tem a ver, com laços e fitas, apenas os laços que nos prendem a Jesus Cristo e ao mundo que é laço mais apertado,o do AMOR,onde existe um fogo que arde,uma Paz inquieta...
    Nos trás uma Igreja cheia...corações de amor...e tantos sentimentos...
    Bem haja Padre António por todo esse amor que em SI transparece.

    ResponderEliminar
  5. Noite de oração comunitária ,noite de Advento, de espera, da vinda de Jesus Cristo,com muito amor no coração ,com entrega despojados de tudo o que nos vai no pensamento, para apenas sermos nós e Jesus Cristo em oração, com o nosso coração batendo forte,muito forte dizendo "Quero louvar-te,adorar-te com todo o meu ser".
    Vinde Senhor Jesus ao meu coração que Vos espero,com todo o meu amor ,vida ,nada sou sem Vós.

    ResponderEliminar
  6. Estava a ler e pensei ,tempo de amor ...
    Jesus vai nascer...
    Será que não devia ser sempre tempo de amor todo o ano? se Jesus está em sempre em nós.
    Boa nova, é um exemplo de amor dedicação, simpatia, ,acolhimento,onde se entra, existe trabalho, amor.
    Entramos hesitantes,mas à sempre uma palavra de todas as pessoas que nos deixam felizes,com vontade de fazer mais,de dar o amor que existe em nós.

    ResponderEliminar
  7. Advento
    Tempo de fé,esperança,preparando-nos para a vinda do Senhor.
    Leva-nos a abandonar e depender inteiramente de DEUS e nunca dos bens terrenos...a humildade, a entrega é que nos leva ao SEU Reino .

    ResponderEliminar

Web Analytics