segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Mãos erguidas"

Como outrora Moisés, que de mãos erguidas ao Alto assegurava o caminho do povo de Israel, assim hoje são as nossas mãos erguidas que sustentarão o caminho do mundo e da Igreja contemporâneas.
Como ontem aqueles braços levantados em prece e confiança, também agora precisamos de levantar os nossos a fim de permanecermos fiéis ao Evangelho do Reino que dizemos acreditar.
Quando «ontem» desfaleciam os braços de Moisés o resultado era o retrocesso do caminho percorrido, a perca no combate pela chegada à Terra Prometida, o desalento e a angústia no Povo da Aliança, no «hoje» e no «agora» da nossa peregrinação, sempre que cruzamos os braços, sempre que deixamos desfalecer ou amolecer a nossa vida de oração, o nosso espírito de piedade, os resultados não serão diferentes: retrocederemos na «estrada» da Vida verdadeira e em abundância que Deus tem para nos oferecer!
Quando rezar não é prioridade, sempre que adiamos o tempo da intimidade com Aquele que nos pode dar a paz, cada vez que trocamos "o eterno pelo instante", sucumbimos com demasiada facilidade na aventura divina de sermos sal e luz desta desorientada humanidade.
Sem oração, sem diálogo amoroso, confiante, abandonado, fiel, com o Senhor da Vida, poderemos até fazer, escrever, dizer, coisas belas; unidos a Cristo e a Cristo Crucificado, seremos, verdadeiramente, lugares da Beleza que Deus é. Aliás, apenas na medida das nossas mãos erguidas ao Céu, conseguiremos alcançar aquela margem outra a que somos desafiados chegar!
Só mãos erguidas e dadas ao Essencial poderão sustentar esta errante e anestesiada sociedade.
Apenas mãos levantadas ao Alto conseguirão manter a luminosidade própria da Igreja que Jesus sonhou e que havemos de edificar.
É verdade que já acontecem coisas belas na nossa vida, na Igreja, na História; mas não é menos verdade que poderíamos ser muitíssimo mais esses lugares de Beleza que somos desafiados a ser. Bastaria um pouco mais de oração. Um pouco mais de tempo dedicado Àquele que criou o mundo. Um espaço mais alargado para Quem nos entrega a Eternidade.
De mãos erguidas, de mãos dadas ao Céu, faremos o mundo experimentar a beleza da Igreja, tantas vezes obscurecida e desvirtuada, enegrecida e deformada, simplesmente porque andamos de «mãos a abanar», de «braços cruzados» quando a nossa missão será sempre aquela de Moisés: mãos erguidas para vencermos o bom combate da fé.
Se assim não acontecer, caminharemos para trás, perderemos o rumo do nosso peregrinar, sucumbiremos diante do peso do cada tempo.
De mãos erguidas, em prece e adoração, em louvor e gratidão, por tanto e por tudo, a vitória da Vida verdadeira está assegurada...

9 comentários:

  1. Obrigada Senhor Padre António por em cada momento me conduzir rumo ao estado de Graça, ao caminho da eternidade, aninhada no colo de Cristo, qual cordeiro que se abandona ao amor do seu Pastor, mas de braços erguidos ao serviço do Mundo, em evangelização consciente, caminhando em direcção à Santidade.
    Amélia

    ResponderEliminar
  2. Deus sabe que ao longo da minha vida nunca baixei os braços ,mesmo quando tudo parecia perdido,ajoelhava-me na igreja ,chorava, falava,ouvia e interiorizava toda a Paz que emanava ao meu redor, que Deus me concedia para ir mais uma etapa em frente e uns dias mais forte ou mais fragilizada,Deus nunca abandona
    Nunca vivi para mim ,nem sei o que isso é.
    Não sei viver, sem tudo o que Deus me deu para amar e cuidar.
    Pode acreditar que cada vez mais de mãos erguidas irei pedir ao Senhor, forças para cumprir tudo o que ELE tem para mim e louvar por tudo o concedido,que eu não mereço.
    Bem haja Padre António por nos fazer pensar e reconhecer como somos pecadores.

    ResponderEliminar
  3. "Mãos erguidas"
    Muitas vezes medito,e penso que nós seres humanos, temos uma ideia muito errada do que é vida,inebriamos-nos com todas as coisas fúteis, pensamos sempre, que somos os melhores ,que dominamos o mundo,até que numa altura acordamos para a realidade e nada para trás tem sentido,só DEUS é a nossa vida.
    Só jesus Cristo faz sentido,viver no Seu amor,erguer os braços e o olhar com humildade,rezar, louvar e pedir, Senhor Tu conheces o meu caminho,faz dele o que TU queres!
    Nunca ME deixes cruzar os braços ,mas sim levantar com toda a fé e amor.

    ResponderEliminar
  4. Mãos erguidas em direção a Jesus ...
    Foi este caminho que aprendi consigo.
    Às vezes estou na missa e penso que da sua boca sai o discurso directo de Deus.
    Entrei na igreja do Estoril quase por acaso,ia á missa apenas ao Domingo na escola dos meus filhos e nem sempre ouvia com muita atenção a homilia.
    A partir do dia em que o conheci a necessidade de o ouvir foi crescendo,crescendo, e hoje vou á missa quase diáriamente.Acho que o senhor tem um dom superior e raro nos dias de hoje.Já experimentei o poder infinito de Deus,consigo agora senti-lo dentro de mim coisa que antes era impensável!Na noite da oração comunitária parecia que Jesus estava ao nosso lado dentro daquela igreja.Toda a minha família se aproximou mais Dele(um dos meus filhos foi consigo a Santiago de Compostela e veio cheio da Sua presença)e queremos continuar a evoluir no seu amor e no amor ao próximo.
    Muito obrigada Padre António

    ResponderEliminar
  5. Padre António, sempre que olho para cima, vejo as suas mãos erguidas, e quando olho para o chão vejo a sombra da cruz que carrega.
    No Reino de Cristo é sempre difícil a travessia, e é sempre incerta a chegada, mas há sempre grande esperança. Os Homens de fé não param. Crer é inquietar-se, é sair de si, é beber o cálice como Cristo “ levanta-te e anda, a tua fé te salvou” diz-nos ainda hoje Cristo.
    Obrigado pelo pastor que temos em Roma e no Estoril.
    Roi PC

    ResponderEliminar
  6. Querido Padre António, como Moisés também continua de braços erguidos ao Céu em permanente oração.Louvo o Senhor por o ter posto no meu caminho e no de tantos irmãos que procuram a Água Viva para se saciarem.Obrigada por nos fazer acreditar que a cruz é afinal o Caminho.BEM HAJA.
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  7. Padre António quando leio todos os comentários fico emocionada e porque sei que muitos corações que não comentam ,encontram do mesmo modo, na Sua Palavra a Palavra de Deus que é essencial ao nosso viver,que nos dá vida e nos sacia.
    Deus consagrou-O com um Dom profundo,só esse poderia ser o SEU caminho,de mãos erguidas Senhor Jesus, eu vos peço ,derrama sobre o nosso Pastor toda a TUA GRAÇA,para que ELE posso sempre dizer «totus tuus Senhor»,«totus tuus Igreja Santa de Deus» que somos todos nós e nos leve ao vosso caminho Senhor o caminho do Céu e da Salvação.
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  8. Senhor de « mãos erguidas »
    eu vos louvo, eu uma
    humilde serva de estar a conhecer ,viver e fazer o que estou a fazer, não tenho palavras para descrever o meu sentir, Senhor Jesus,Vós o escolhes-te e eu amo do coração,só penso que não mereço e peço ao Espírito Santo o melhor caminho para cumprir, segundo a Tua vontade.
    Eternamente, obrigada Padre António,por todo o Seu amor por nós.

    ResponderEliminar

Web Analytics