domingo, 5 de setembro de 2010

"Deus é assim"

"Deus é assim... sabe mesmo arrebatar!
Inquieta a alma e entra assim, sem avisar..."

De forma muita intensa e muito bela, muito profunda e agradecida, vivi hoje na minha Comunidade estas palavras certeiras e concretas, objectivas, reais, acontecidas, amadas...
Quatro jovens desta Paróquia testemunharam hoje, diante de centenas de paroquianos a sua decisão de entrarem amanhã no Seminário. Dois recomeçam a caminhada; os outros dois entram pela primeira vez nessa «estrada» de discernimento, de busca, de desejo autêntico de quererem ser mais e mais de Deus.
Percebemos naqueles corações grandes como Deus sabe mesmo arrebatar!

Olhamos e acreditamos naquelas palavras partilhadas como Deus inquieta, desassossega a alma e entra assim, sem avisar!
Neste «sim» de cada um destes jovens acolhemos as maravilhas de Deus que teima em amar e salvar o Seu Povo, a Sua Igreja. Projectos, sonhos, desejos, expectativas, pessoais que decidem secundarizar para intentarem descobrir a vontade de Deus a seu respeito. Sinais de que Jesus continua a apaixonar profundamente, a arrebatar e a seduzir imensamente.
Como me senti grato diante daqueles jovens e dos seus testemunhos.
Como senti uma alegria e comoção indizíveis ao olhá-los, escutá-los, amá-los, pois que se predispõem a dar a vida por mim, por cada outro, pela Igreja.
Independentemente do fim do caminho a que essa mesmaestrada levar, cada um tornou-se, hoje, para mim, para nós, luz de esperança que me fizeram renascer. Foram "minha estrada de Damasco, trilho de Emaús... Hoje sei que renasci ao conhecer-te, pois ao encontrar-te, ao encontrar-te, eu redescobri Jesus".
O corpo está cansado, exausto, após mais um Domingo carregado de actividades.
A alma serena, leve, suave, agradecida...
Por esses quatro jovens que amanhã entrarão no Seminário.
Por esses outros, muitos mais, que neste preciso momento rezam o Terço no Paredão...
Por cada um desses corações generosos, rebeldes, irreverentes, fracos e frágeis, às vezes irresponsáveis e incoerentes, mas corações inquietos, à procura, desejando mais e melhor...
E é em corações assim, desassossegados, que Deus teima e consegue arrebatar, que Deus provoca, inquieta e entra assim, sem avisar...
Bendito seja Deus!

7 comentários:

  1. Foi de uma emoção extrema, ouvir quatro jovens corações , com tanto amor, inquietação, esperança e cheios da GRAÇA de DEUS para O seguirem com todo o amor e dedicação.
    "DEUS é assim"quando menos se espera nos toca,sopra suavemente e não há resistência possível.
    Bem Hajam que os seus caminhos estejam sempre iluminados pela Luz de Deus e o Espírito Santo lhes conceda a Sabedoria ,discernimento e força,estarão sempre em minha oração.
    Padre António obrigado por ser como é amigo de todos.

    ResponderEliminar
  2. Ontem sorri, emocionei-me, agradeci...
    Pelo Bernardo e pelo Gonçalo, pelo Miguel e pelo Henrique... por outros... por si, Pe. António.
    Porque o grão de trigo vai morrendo na terra...

    ResponderEliminar
  3. "Deus é assim"
    Na verdade ficamos muitas vezes a pensar que mudamos os outros ,que fazemos isto e mais aquilo,que ilusão, sem ELE nada fazemos .
    Deus está lá, não no nosso tempo, mas sim na altura certa
    "Deus é assim " e ama-nos muito

    ResponderEliminar
  4. Bentido seja Deus!
    Devia ser, na verdade, de uma grande emoção escutar de viva voz a partilha desses corações arrebatados por Deus,que se dispõem procurar o Caminho, que qurem ser diferentes. Decerto que o testemuno, a "santa loucura", o Amor do pastor foi e é desafio para esses corações generosos e valentes.

    EStarão todos nas minhas orações.
    Que Deus vos proteja.

    A si, Prior, a minha gratidão por ser assim, "louco" por Cristo e contagiar outros a sê- lo.

    Jrose

    ResponderEliminar
  5. É de uma alegria enorme a graça que foi concedida a essa paróquia! Esses jovens movem montanhas e movem-se nas montanhas da fé e da vida. São um precioso testemunho a deixarmo-nos contagiar por eles. A sua ousadia e presença, essa alegria e fé, acreditem que não nos deixam indiferentes. Só se ainda existirem corações frios e de pedra. Porque quem tem sentimentos não consegue deixar de agradecer a vida que pulsa por aí.

    ResponderEliminar
  6. Sr Prior
    "Deus é assim" surpreende-nos ,as coisas não acontecem quando nós queremos,mas sim quando ELE quer e não somos nós que mudamos ninguém é Deus que sopra uma brisa, que nos vai conquistando a todos um por um
    "Deus é mesmo assim"

    ResponderEliminar
  7. Sr,Prior, não existem palavras para descrever o que nos faz sentir e aproximar de Jesus Cristo cada dia mais e mais.
    Eu estou a amar tudo o que estou a fazer,com uma entrega total,com amor ,paixão «Deus é assim» tudo muda ,tudo mudou.
    Obrigado, tenho me sentido um pouco mais pobre sem as meditações,mas compreendo é difícil,o trabalho muito e estarei aqui do mesmo modo,esperando um pouco, pelo SEU partilhar.
    Bem haja

    ResponderEliminar

Web Analytics