quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Perder? Ganhar?

"ESTA ES LA HISTORIA DE UN MENDIGO
A QUIEN DIOS DECIDIO VISITARLE
ENTERADO DE ESTA NOTICIA
SE DECIA A SI MISMO
DIOS VIENE A VERME
POR FIN ME DARA TODO LO QUE NECESITO
EL SEÑOR LLEGO HASTA DONDE EL
Y DE RODILLAS LE PIDIO
DAME ALGO DE TI
A EL MENDIGO LE DIO MUCHA RABIA
ESA ACTITUD DE DIOS
ENFADADO SACO DE SU BOLSA UN TROCITO DE PAN
Y SE LO DIO

EL SEÑOR LE BESO EFUSIVAMENTE
Y MUY AGRADECIDO SE MARCHO
MUCHO TIEMPO DESPUES
EL MENDIGO VOLVIO A ABRIR SU BOLSA
Y SE ENCONTRO EN ELLA
UNA HERMOSA MIGA DE PAN DE ORO
ENTONCES SE DIJO
QUE BUENO ES DIOS
AHORA COMPRENDO
POR QUE ME PEDIA EL A MI

QUIEN PIERDE SU VIDA POR MI
LA ENCONTRARA, LA ENCONTRARA, LA ENCONTRARA

QUIEN DEJA A SU PADRE POR MI
SU MADRE POR MI
ME ENCONTRARA, ME ENCONTRARA
NO TENGAS MIEDO, NO TENGAS MIEDO
YO ESTOY AQUI, YO ESTOY AQUI

QUIEN DEJA SU TIERRA POR MI
SUS BIENES POR MI, SUS HIJOS POR MI
ME ENCONTRARA
NO TENGAS MIEDO,
YO CONOZCO A QUIENES ELEJI
A QUIENES ELEJI
QUIEN PIERDE SU VIDA POR MI
LA ENCONTRARA, LA ENCONTRARA, LA ENCONTRARA"...

Não seriam precisas palavras diante destas!
Elas falam eloquentemente da verdade maior no coração do que crê verdadeiramente; elas relembram a relação, o mistério, a beleza e a gratuidade de Deus para com cada um de nós.
Ao «olhar» para o horizonte que se ergue diante de mim, um novo ano pastoral com tudo o que isso significa de sonho e de trabalho, de medo e de esperança, de novidade e de entrega, de receios e de sorrisos, de graça e de desgraça, estas palavras, verdadeiramente, soam como bálsamo que serena o coração, fortifica a humanidade, suaviza a alma, desafia o espírito...
Perder para ganhar!
Perder-se para ser ganho!
Perder-se para ser encontrado!
Perder-se para viver verdadeiramente!
Uma longa estrada a percorrer; um caminho que oferecerá obstáculos e paisagens maravilhosas, trilhos que precisarão de esforço, persistência, confiança, abnegação, perda para que se torne ganho, vitória, encontro, meta, vida.
Caminho desconcertante, para muitos obsoleto, para tantos outros sem sentido...
Caminho de perda de nós mesmos para sermos, a sério, ricos e grandes, fortes e únicos...
Caminho de sentido único para quem tem o dom da fé, da esperança e da caridade no coração.
Caminho de verdade e de vida para quem não se deixa conformar com os descaminhos apontados como futuro prometedor, mas claramente vazios de saídas e de regressos!
Perder, gastar, a vida por Deus para a reencontrar mais plena, mais forte, maior.
Só assim faz sentido recomeçar; apenas dessa forma conseguiremos «passar à outra margem do lago»; estrada de Damasco que nos permitirá o encontro com o Deus da vida verdadeira.

8 comentários:

  1. Grão de trigo que quer continuar a morrer na terra...

    ResponderEliminar
  2. Perder?ganhar?
    Quando se perde, mais valor se dá ao que se ganha e ás vezes ao que se perde.
    A vida é um ganhar e perder e temos que compreender que nem sempre pode ser como nós queremos,Deus tem de estar sempre no nosso horizonte e ELE e o Divino Espírito Santo nos dá a fortaleza e conselho para trilharmos o nosso caminho com um único objectivo Jesus Cristo.
    Padre António este novo ano pastoral , está nas mãos de Deus, ELE nos vai desvendando a pouco e pouco e orientando o caminho a seguir a todos nós" Até ao fim do nosso fim "estaremos com o nosso PRIOR.

    ResponderEliminar
  3. Perder? não se perde quando ,se tem Deus em nós,Ele é nossa vida e dá-nos tudo, nós é que por vezes nem nos apercebemos,tal é a nossa pressa de querer tudo.
    Perder, gastar a vida com Deus é ganhar ,ganhar sentir o nosso coração livre , sermos capazes de olhar o mundo de outro modo,é força, é razão de viver , verdade,é vida eterna,«é passar à outra margem do lago».
    Padre António que Deus sempre O acompanhe e que este novo ano pastoral, Lhe continue sempre a trazer a Graça de Deus,com trabalho,mas também um pouco de descanso.

    ResponderEliminar
  4. Também acredito que, na fé, perder é sempre ganhar. Perante um horizonte de trabalho intenso que se avizinha, é importante que sejamos muitos em oração para a capacidade de querermos perder-nos para nos encontrarmos e todos ganharmos. Sabemos quem nos conduz... Confiamos sempre.

    ResponderEliminar
  5. A nossa vida de cristãos comporta sempre esse paradoxo maravilhoso que é o de termos critérios e horizontes que não são os do mundo. Faz-nos bem relembrar essas verdades pois que com muita facilidade deles nos esquecemos.
    Sem medos, sem vacilações, confiantes no poder de Deus que nos convoca e envia, sejamos na nossa paróquia testemunhas de um Reino que não passa. Com perseguições, com intempéries de vária ordem, Jesus repete a cada instante: Não tenhais medo!

    ResponderEliminar
  6. Caro padre
    nao pode ser outro o nosso caminho: perder a vida para a ganhar. Agradeço muito que no-lo recorde essa mensagem sempre actual e que com demasiada facilidade dela nos esquecemos ou obscurecemos com opções vazias e sem sentido para a fé que professamos.
    Sem medos, como nos pede, avançaremos decididos para ganhar a Vida perdendo-a e gastando-a. Vamos juntos nesse mar de entrega e doacção.

    ResponderEliminar
  7. Eu leio perder,gastar e detenho-me a meditar ,que nunca tinha pensado nesses termos.
    Eu sempre no meu coração pensei que a minha vida é de Deus e só vim à parte terrena para cumprir a missão que me foi destinada.
    Nunca me senti dona da minha vida,não sei explicar, sequer o que vai dentro do meu coração,por vezes eu própria queria definir ,mas não consigo.

    ResponderEliminar
  8. Sr Prior um novo ano Pastoral se avizinha, com todo o amor de Cristo e com o divino Espírito Santo, dando todos os Seus Dons,para que O possa desempenhar,com Sabedoria e muito amor.Deus sabe a quem capacita ,assim nos diz o nosso Prior. Bem Haja e tudo em bem, com Jesus Cristo sempre no coração até ao «fim do nosso fim ».

    ResponderEliminar

Web Analytics