domingo, 22 de agosto de 2010

Serparil 2010

Não somos poucos nem muitos; aqueles que Deus sonhou para esta aventura divina.
Adolescentes, jovens, adultos, corações – pois que é disso que se trata - conhecidos ou desconhecidos, com mais ou menos história em comum, unem-se nessa vontade firme de se fazerem ao caminho assumindo como seus os passos de tantos e tantos outros que nos precederam na História.

«Passo a passo… pegaremos fogo ao mundo»!
Este é o nosso lema, o nosso programa, o nosso ideal e o objectivo do nosso caminho.
Com este peregrinar saímos do Estoril na manhã de sábado dia 21 para, com tempo e com alma, abraçarmos o Apóstolo, amigo do Senhor, no próximo sábado dia 28.
Com silêncios, com cânticos, descobrindo e redescobrindo novas amizades, deixando que as apreensões e dúvidas, medos e ansiedades sejam superadas, devagar, pela beleza da espontaneidade e pela alegria de nos sabermos todos peregrinos, com a partilha do Pão da Vida, na cumplicidade, naturalmente crescente, vivemos com intensidade este dia.
Domingo, iniciaremos a caminhada com os pés (porque a caminhada já havia começado).
Erguer cedo, bem cedo, para apreender a força da frescura da manhã e aproveitar bem os «sinais» e as «pistas» que o Divino Caminhante, certamente, nos oferecerá.
A Eucaristia na Catedral de Tui foi o primeiro «passo» no Caminho Português de Santiago. Esperam-nos cerca de 120 quilómetros. Nem muitos nem poucos. São os que são. São aqueles que Deus traçou para nós neste Serparil de 2010.
Serparil – que significa Ser da Paróquia do Estoril – é sonho e ousadia, é caminho, fé, desafio, entrega, silêncio e comunhão.
Ser Paróquia do Estoril é desejo de ir sempre mais longe e mais alto, desatando nós e amarras que, sem darmos conta, nos aprisionam a cais da mediocridade, da habituação, dos sonhos baixos... Que não queremos como programa de vida e estilo de existência.
Por isso ousámos a diferença e aproveitámos a oportunidade do Ano Santo Xacobeo 2010 para nos sentirmos caminhantes de Infinito, do Eterno, do Céu, querendo dele fazer o nosso limite…
Entregámos tudo e todos nas mãos de Deus.
Trouxemos tantos e todos com cada um de nós para os entregarmos naquele abraço desejado ao Amigo do Senhor.
Cada olhar, cada sorriso, cada cumplicidade, cada coração, sempre único, que aumenta em nós esta consciência de que queremos, afinal, e apesar das nossas fragilidades, ser de Deus, e oferecer-Lhe um mundo digno da Sua permanente preesença misteriosa...
Será uma caminhada em Igreja. Onde estará cada uma das nossas famílias, a nossa Paróquia.
Para podermos pegar fogo ao mundo que somos já e àquele que queremos construir com a força e a beleza de sermos discípulos de Jesus Cristo.
Rezem por nós…
Nós trazemos-vos connosco…

4 comentários:

  1. Sr.Prior em primeiro lugar muitos PARABÉNS;;UM FELIZ ANIVERSÁRIO ,com muita Paz e Amor ,muito ANOS DE VIDA e sempre junto de nós
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  2. Aqui no Estoril, em oração, caminho com todos...
    E hoje em especial, com Nossa Senhora, rezo pelo meu Prior...
    Parabéns, Pe. António!!! :D
    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
  3. É maravilhoso, o nosso Pároco com toda a Sua dedicação e amor organizar o Serparil, com todos os jovens, que nos representam a todos Paróquia do Estoril, numa caminhada de reflexão ,comunhão com DEUS ,onde todos rezam por nós e nós por vós há uma interligação,comunhão entre os que vão e os que ficam e todos com o mesmo fim JESUS CRISTO.
    Bem Hajam SERPARIL 2101
    «Peguem fogo ao mundo» de amor que bem é preciso

    ResponderEliminar
  4. «SERPARIL» 2010
    Com o tema maravilhoso «Pegar fogo ao mundo inteiro» fogo de Amor, em Jesus Cristo, almas puras ,cheias de vida que vão mostrar ao mundo que JESUS CRISTO está bem vivo, dentro de nós.
    Que Deus vos dê, sempre essa força de seguir sempre a Sua Palavra.
    Todos os dias rezamos por vós e vos vamos acompanhando pelas descrições e fotos

    ResponderEliminar

Web Analytics