quarta-feira, 25 de agosto de 2010

“Caminhos”

Temos vivido experiências únicas, irrepetíveis mesmo.
O desafio, a aventura, o desconhecido, as dificuldades, o esforço, a vontade de prosseguir, a fé partilhada, a alegria sobejamente manifesta, o Pão vivo como graça e fortaleza quotidiana, são características dos passos que temos experienciado.
Dá gozo à alma e ao coração, apaixona a vontade, relança a esperança, ao olhar e contemplar as dúvidas e os anseios, os medos e os sonhos, as inseguranças e as certezas já conquistadas destes jovens corações.
O cansaço parece, às vezes, querer vencer este combate.
As dificuldades próprias do caminho intentam convencer-nos a parar e a desistir.
Mas eis que nesses precisos momentos aparecem mãos auxiliadoras, corações reconfortantes, vidas cúmplices a «puxarem» e a «gritarem» bem de dentro: vem daí!
Caminhos de Santiago que, afinal, prefiguram os caminhos da nossa vida.
Tortuosos, difíceis, íngremes, incertos, serenos, rectos, belos, sedutores, como são os caminhos do nosso quotidiano.
Hoje sinto, de novo, esta alegria própria de quem se deixa envolver pela beleza da ousadia, de quem teima acreditar na nobreza, às vezes escondida, da juventude.
Provo, comprovo, de novo, que precisam de tempo, de ternura, de ouvidos que escutem de verdade, de «colo» a fim de serem capazes de se despirem das máscaras que este nosso tempo, a nossa cultura, por vezes as próprias famílias, lhes impõe!
Afinal, nas suas rebeldias e irreverências, manifestam uma vontade de personalidade; estão a dizer-nos que precisam de nós, adultos, nas suas guerras e combates, nos seus êxitos e fracassos, nas suas derrotas e nos seus sonhos.
E onde estamos nós?
Por que caminhos seguimos?
Bem ao lado deles ou distraídos e distanciados daquilo que eles são e querem verdadeiramente?
Fazer os Caminhos de Santiago com esta centena de corações ávidos de «mais» de «melhor», são apelo a mudar de atitude, atenção, disponibilidade, presença. Eles serão num futuro próximo a beleza e a verdade, a justiça e a exigência, a caridade e a solidariedade que eu for para eles hoje!
Amanhã, amanhã, pode ser tarde!
Ousemos fazer nossos os caminhos dos que são nossos!
Eles serão a nossa paz, a nossa alegria, a nossa vida redescoberta de sentido e de plenitude.

9 comentários:

  1. Os jovens, são o que há de mais verdadeiro e bom na vida,são pureza ,vontade de receberem uma palavra, um sorriso nosso, um apoio uma vontade de estar lá, nós somos muito distraídos e pensamos já tem idade para saber o que querem e nós pecamos , eles precisam de ser ouvidos,acarinhados,apoiados e deixarmos que se formem personalidades fortes e no bem, com amor. Saberem que há sempre um pilar de referência, que os espera , ouve e se podem apoiar.
    Que DEUS vos acompanhe e OS faça viver em plenitude, todos esse dias maravilhosos em Cristo.
    Reze por todos vós

    ResponderEliminar
  2. Faz muito bem, toda esta vivência, dificuldades,caminhos tortuosos ,porque a vida tem isso tudo e quando somos jovens temos que nos aperceber do bom e do mau e só aí estamos à altura de distinguir e seguir os nossos caminhos no bem..
    Tem tudo de bom o Serparil, o aproximar cada vez mais os corações de Cristo, o partilhar livre, todo o sentir sem medos, inibições, onde os gestos, as palavras tem eco no coração uns dos outros,serão momentos inesquecíveis que eles guardarão para a vida inteira .
    Que gratificante o nosso Prior proporcionar a todos estes jovens esta partilha, benéfica para ambas as partes ,os jovens ensinam-nos muito, muito mesmo, as duas forças aliadas é «pegar fogo ao mundo inteiro» uma chama que nunca se extinguirá, eles ficarão depois de nós e a acenderão a outros futuros corações.
    Bem haja Sr. Prior

    ResponderEliminar
  3. E eu... por onde caminho?...
    E eu... o que dou? Como dou?... Será que me dou?...

    ResponderEliminar
  4. Maria Emanuel Almeida27 de agosto de 2010 às 00:12

    Muito obrigada Pe. António e cada um dos jovens que neste momento está a fazer o seu Caminho de Santiago. Através das notícias partilhadas podemos ser um coração só e uma alma só. Ofereço cada coisa do meu dia a dia pelas intenções do Pe. António e de cada um/uma. Um abraço e até breve. Uma paroquiana que segue tudo no silêncio M. Emanuel Almeida

    ResponderEliminar
  5. Sr.Prior como são sinuosos os caminhos ,mas de uma grande alegria, quando tudo pomos nas mãos de Deus , com muita fé e amor.
    ELE vai-nos abrindo uma clareira onde nós vamos visionando una luz ténue ,uma esperança,uma força e assim etapa em etapa conquistamos a nossa própria vida ,usufruindo da alegria que é viver ,acordar olhar o nosso irmão,a Natureza,o mar e tanta,tanta coisa bela.
    Porquê que nós, passamos por tudo e não paramos e pensamos como Deus é bom nos ama que nos deu muito mais que eu merecemos.
    Somos capazes de dizer não tenho isto, aquilo...
    E não vemos que temos tudo,temos Deus em nós .

    ResponderEliminar
  6. Os caminhos são difíceis,muitas vezes, nós para fazer o que o nosso coração manda, temos muitas dificuldades,só fechar os olhos,ouvidos e entregar tudo nas mãos de Deus,o ser humano é muito juiz de tudo e isso faz sofrer muito.

    ResponderEliminar
  7. A vida é uma estrada,são meros caminhos uns bons outros nem tanto,não sei por onde ir, se não tiver guias.
    Mas sei Senhor Jesus que a estrada que sigo, vai direita ao amor que Te dedico,mas sei que como pobre pecadora, não sou digna de a pisar,mas preciso dessa estrada que me leva a Ti Senhor.
    Não me deixes Senhor desviar dela,Tu és minha vida e todo o meu sentir.

    ResponderEliminar
  8. Deus deu-me tantos "caminhos"para desbravar que eu não sei se o estou a conseguir. Não é fácil.
    Sinto-me frágil,mas forte,confiante porque tenho o Teu amor Senhor Jesus.
    Porque sou assim meu Deus? Porque sinto ?Porque sofro?Porque amo a vida e os outros?.
    Desculpe Padre António, mas nem sempre estamos bem e estamos a conseguir cumprir o que Deus tem para nós.
    Perdoai-me Senhor.

    ResponderEliminar
  9. Não sei se são os caminhos que são difíceis,ou se são as pessoas que não nos deixam seguir o nosso caminho e tem que nos mudar a rota ,porque tudo os incomoda.

    ResponderEliminar

Web Analytics