quinta-feira, 15 de julho de 2010

"Gente"

"As coisas vulgares que há na vida
Não deixam saudades
Só as lembranças que doem
Ou fazem sorrir
Há gente que fica na história
da história da gente
e outras de quem nem o nome
lembramos ouvir
São emoções que dão vida
à saudade que trago
(...)
Há dias que marcam a alma
e a vida da gente".

Quando a vida nos proporciona «paragens», «silêncios», «viagens» no tempo e na história, facilmente nso confrontamos com verdades como estas tão bem expressas neste fado chamado «Chuva».
Com efeito, quando a vida é um coleccionar de coisas banais e vulgares, quando viver é deixar acontecer, pura e simplesmente, demitindo-nos de protagonizar sentimentos, projectos, sonhos, não é difícil sentirmo-nos vazios, ocos, desprovidos de sentido, de essencial...
Quando não temos medos de olhar o passado, mais ou menos recente, claramente podemos reconhecer que, verdadeiramente «há gente que fica na história da história da gente». E essa experiência, essa possível saudade, é benéfica, positiva e salutar.
Necessariamente para alguém crente, advém depressa a dimensão da gratidão. Gratidão por Deus ter colocado nos nossos caminhos, nas nossas histórias, «gente que fica na história da história da gente».
Muitas, poucas, suficientes, que importa?
Uma que fosse, uma única vida que fosse, que possamos recordar, que sintamos que marcou definitivamente a nossa história pessoal, já valeu a pena esse encontro, mesmo que presseguido por um qualquer desencontro, mais ou menos demorado.
Gente que nos fez acreditar, gente que nos apontou caminhos e metas, gente que por nós e connosco sorriu, chorou, sonhou, gente que nos soube abraçar no momento certo e a quem pudemos abraçar com carinho, ternura, amizade, cumplicidade... Gente que ficou na história da gente.
Gente que criou em nós e nós neles emoções, sentimentos, esperanças, gargalhadas, pureza de coração, ousadia de atitudes, gente «que marcam a alma e a vida da gente».
Homens e mulheres, crianças, jovens, rostos concretos que cabem no meu coração.
Histórias bonitas de gente que me ensinou - e ensina - que o amor - nas suas múltiplas traduções - são o mais belo tesouro que podemos almejar possuir para poder depois partilhar. Histórias de gente que passou e passa neste coração e que me deixam desassossegado na medida em que incentivam à descoberta e redescoberta desse mesmo amor como pêndulo de equilibrio na minha própria vida.
Gostaria - mas jamais o posso fazer - de aqui deixar nomes, histórias, rostos, episódios, sonhos, lágrimas, sorrisos, afinal, «gente que fica na história da história» desta gente que também sou.
Não, não é um texto ou um momento de nostalgia interior; antes de sincera e profunda gratidão e reconhecimento aos muitos, aos tantos, às gentes que ficaram e ficam na história da minha prórpia história.
É um texto «viajado» com tempo, com deleite, com a saudade fecunda e libertadora, com sorriso de alma e de coração, por ser incapaz de escrever esses incontáveis nomes, essa multidão de gente...
É verdade também que há outras gentes «que nem o nome lembramos ouvir». Porque não marcaram, porque não deixaram traços inequívocos do que vale mais, desse amor que teimosamente hei-de deixar guiar-me e por ele me entregar até «ao fim do meu fim».
Creio, creio nessa humanidade, nessas gentes que fazem do amor, da verdade, dos sentimentos, da amizade verdadeira, hinos à existência, razões de suspirar cada segundo da vida...
A essa «gente que fica na história da história da gente», esta noite, gostava de a presentar com um abraço apertado, firme, forte, segregando-lhes aos ouvidos do corpo e da alma: «gosto de ti, preciso de ti».

25 comentários:

  1. Bem verdade todo este texto, todo esse fado. Bem verdade que há gente que marca e fica para sempre na história da gente. E penso que não é mal algum olharmos para a nossa vida, fazermos essa viagem que fala e, de tanta gente, tantos momentos, termos saudades. Fazem-nos bem, enchem-nos de novo ao sorrirmos por recordarmos essas vidas, esses momentos.
    Que fica o Pe. António na vida de muita desta gente que sabemos e sentimo ser agora a sua gente.

    ResponderEliminar
  2. Padre António, compreendo muito bem todo este sentir de alma e coração.
    Realmente só quando nos libertamos do passado da letargia,comodismo e reconhecemos que fechar os olhos não adianta nada,então aí vamos olhar em frente e dar valor à vida que Deus nos deu e ficamos abertos à »Gente» que se cruza connosco,com sentimentos mais profundos,e nos vão marcando,deixando marcas de vidas e de amor, que nos enriquecem humanamente.
    É com grande emoção que leio todo o sentir de um
    ser humano maravilhoso, que deixa Seu coração falar dos sentimentos para com a »gente». que com ELE se vai cruzando,dia a dia .
    Como eu me sentiria a pessoa mais feliz e humilde, se ficasse um pouco, mesmo que fosse pouco, nesse abraço apertado.
    Meditação ,sentir ,maravilhoso .
    Bem Haja Sr:Prior por estar connosco e por tudo.

    ResponderEliminar
  3. Pe. António: também eu o abraço e lhe segredo: "gosto de ti, preciso de ti"
    A si, que já faz parte da minha história, da história de tantos... da história do Estoril.

    E, agora, sou eu que canto:
    "de alma e coração
    eu só quero agradecer
    e dar-lhe a conhecer
    a minha gratidão...
    "

    ResponderEliminar
  4. Pe. António vai estar sempre no meu coração, mesmo que algum dia, Deus O afaste um pouco de nós para outra »gente» (que espero que isso não aconteça).
    E abraço-O apertado e digo com toda a alma . "gosto de ti, preciso de ti ".sempre.

    ResponderEliminar
  5. Prior, permita que faça minhas as suas palavras para manifestar a minha gratidão por Deus ter colocado no meu caminho, na minha história " gente que fica na hitória da história da gente" também você marcou e marca a minha história porque me fez acreditar tantas e tantas vezes que vale a pena ser audaz, decidida e assumidamente lutar pelo que vale mais. Por me ter apontado caminhos de esperança,por me ter ajudado a experimentar sentimentos e emoções que me conduzem a Deus, que me fazem experimentar "pedacinhos de Céu". Também eu lhe quero dizer do fundo do meu coração " gosto de ti, preciso de ti"

    ResponderEliminar
  6. Padre António leio vezes sem fim a meditação
    e penso vou escrever, o que tenho dentro do coração, mas eu não consigo pôr para o teclado, mais do que disse ,o sentir é muito e as palavras poucas para o descrever .
    Levou-me ao caminho de CRISTO com uma profundidade muito grande.
    Bem Haja,felicidades

    ResponderEliminar
  7. Nao há coisa mais rica, não há coisa mais profunda do que a inicencia da descoberta!
    Há dias que acordamos e sem dar por isso mudou toda a nossa vida, do nada, assim como um ser iluminado partimos para o mundo, livres, sozinhos e ao mesmo tempo tao acompanhados.
    Há historias, há episódios, momentos, fracções de segundo em que milagres acontecem e valem por tanto e por tao pouco, porque andamos distraidos ou simplesmente nao queremos ver.
    Tive a sorte, a benção, a graça de Deus de não ter andado "distraido", de ser uma "esponja" absorvendo cada momento e sentindo saudades de Cristo, de ter agarrado o Mundo Dele com as duas mãos, pés, tronco e tudo o que possuo, pois "tudo é Vosso, disponde" e é tão bom e tão recompensador quando assim é.
    Vejo este amor aqui publicado pelo pe. António, amor, porque escreve como reflexo do que pensa e como reflexo do seu amor pela "gente que fica na histaria da gente" assim como ele está indissociavelmente na nossa vida e na minha historia, fazendo da minha historia a dele e premite-me ter orgulho dizendo, Muito Obrigado!

    Os pensamentos são "loucos", "rumam sem rumo e sem rota" mas chegam todos a bom porto e cada um de uma forma tão pessoal e tão única que todos nos revemos, todos nos apaixonamos e temos noção que as nossas "questoes diarias" são duma pequenez tão tímida na imensidão do Mundo e do Amor de Deus..

    ResponderEliminar
  8. Padre António sei que caminha sempre bem ao nosso lado ,mas estes dias de ausência (férias penso eu)como eu sinto a falta da presença ,da Palavra do nosso Prior, de DEUS em Suas palavras e de todo o Seu sentir.
    Ao longo desta semana como este "gente" me fez bem ao coração o sentir ,o saber que nos compreendem,que ao nosso lado temos Deus pelo nosso Prior.

    ResponderEliminar
  9. Por vezes ao voltar a ler todo este sentir ,dá-me uma nostalgia,tristeza como que sentisse um apelo de um coração de Deus, muito humano,com sentimentos muito fortes, para com tudo e todos que O rodeiam.
    Sr.Prior «Há dias que marcam a alma e a vida da Gente» é verdade, lembro-me no dia 1 Outubro 2006 quando veio para junto de nós e todo o tempo seguinte, em que nos foi conquistando com a Palavra de Deus por Suas mãos e muito, muito mais.
    Todos nós desejamos esse abraço apertado com grande afecto e entrega, O que precisar de mim aqui estou.

    ResponderEliminar
  10. Maria José Fernandes31 de julho de 2010 às 11:56

    Mais uma vez obrigada.O sr.Padre Antonio faz parte da "gente que faz parte da história da gente" pois abriu grandes horizontes na minha vida que já mais esquecerei e que desejo ardentemente me acompanhem até "ao fim do meu fim"

    ResponderEliminar
  11. "Abraço " puro sincero desta foto onde as crianças transbordam todos os sentimentos que lhes vai dentro, sem o parece bem ou mal .
    É alma pura ,amor,fragilidade é o começar da vida que DEUS oferece e que devemos acolher estimar e sobretudo amar.

    ResponderEliminar
  12. Um abraço de reconhecimento,por toda esta nova etapa da minha vida,só possível graças ao Padre António à Sua inquietação por nos tirar do adormecimento da vida, em que nós nos votamos,não tentando lutar com outras armas que são o Amor,são as únicas que nos levam ao caminho de Deus e ó nosso bem sentir.
    Estou muito feliz, por poder contribuir, com todo o amor que tenho em mim,para ajudar no que for preciso,tudo ponho nas mãos de Deus e que se faça em mim segundo a Sua vontade.

    ResponderEliminar
  13. Como eu me sinto agradecida de Deus nos conceder o presença, do nosso querido Prior.
    Padre António faz parte de nós
    "Gosto de Si ,preciso sempre, de Si"e no que precisar de mim,aqui estou.
    O último partilhar é tão forte ,tão sentido,que leio,leio e não me sinto no direito de dizer mais nada ,porque ele diz tudo,palavras, para quê? quando se sente um coração pulsar.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  14. Como eu gosto deste partilhar ,como eu pensava que podia dizer ,está junto de nós, e agora a angústia do Adeus,"Gosto de Si ,preciso de Si",eu não consigo encontrar uma capa para me proteger da tristeza que sinto.
    Eu sei que só Deus sabe,mas também sei que por vezes as mãos do homem, do (chi)também funcionam e isso é uma injustiça,para com alguém que só quer amar a Deus .

    ResponderEliminar
  15. Pe. António
    "Há Gente que fica na história da gente" e é o que está a acontecer ,vai ficar sempre em nossas vidas.

    ResponderEliminar
  16. Padre António
    Eu vou sempre dizer:"Gosto de Si ,preciso de Si"

    ResponderEliminar
  17. Padre António
    Nunca se esqueça desta partilha, quando sentir uma pontinha da saudade ,volte a ler e pense que do outro lado à sempre alguém a fazer o mesmo,pois ela transmite todo o sentir de corações que amam e comungam o mesmo sentir.

    ResponderEliminar
  18. "Gente"
    Ao logo da vida muita gente se cruza connosco,porque será que uns nos dizem tanto... outros nem tanto...uns se sentem no coração e sofrendo a mesma dor...
    No dia 01 de Outubro 2006 O esperávamos ansiosos no Pavilhão, sentindo uma ansiedade enorme ao fim de um tempo quando nos começou a falar, é como se sempre estivesse connosco,até que um dia ao entrarmos a porta da Igreja e nos sentarmos,deparámos com uma mensagem,mensagem não, um coração aberto a partilhar o Sentir de todo o Evangelho (escrita numa folhas)todas as semanas o lia e escutava absorvendo cada palavra ,dando um novo sentido à vida,ao pensamento,a Sua entrega, era dominante, até à exaustão,os jovens por quem tanto lutou,para os levar no bom caminho ,para amanhã serem a futura Igreja e por os menos jovens apesar de dizerem que não ,para quem eram as homilias? com amor profundidade, eram para nós, para que os nossos ouvidos e sentidos captassem toda uma mensagem,Jesus Cristo disse:«Quem tem ouvidos ouça»,só que nós queremos o Sr Padre atrás de nós,o Padre, é um e nós somos muitos.
    E este espaço maravilhoso,onde aprendemos a crescer, a amar Jesus Cristo, onde O Prior põe todo o seu sentir, que podíamos participar bem mais,que tanta coisa fez por nós,orações comunitárias,terço no Paredão...encontrar o caminho do Céu...e nós que fizemos? Senhor Prior.
    Reconhecemos?Reparámos, quando precisava de
    nós? Ou fomos para casa, descansados?sem pensar que o ser humano estava lá.
    Acabou...acabou mesmo...sinto-me triste, pelo que não fiz e agora só posso desejar as maiores FELICIDADES e desejar que os que são agraciados em O receber, O receba de braços abertos com muito AMOR e que se mostrem a SI, sem medos,vergonhas,timidez,que tantas vezes nos tira o melhor do mundo a AMIZADE.
    E o SR:PRIOR tem um coração muito grande,dedicado,amigo
    BEM HAJA,muita PAZ em Cristo
    Quem sou? que interessa?sou alguém que sente,tem coração,sentimentos ,amizade,reconhecimento e pensa numa Igreja fraterna, unida, que só pense em Jesus Cristo e não futilidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu sinto tudo isto que escrevi já à um ano,é verdade "Há gente que fica na história,na história da gente"à outros que nem do nome nos lembramos ,mas que também passaram,mas faltou captar algo Divino.
      Quantas vezes venho aqui mesmo ler este partilhar e outros

      Eliminar
  19. "Gente"
    Deu-me a saudade...pois ela transmite-me muito...
    Felicidades,bem haja

    ResponderEliminar
  20. Padre António
    Quanto mais o tempo passa mais nos vamos apercebendo de tudo o que fazia e de tudo o que nos falta...em especial a SUA presença,meu coração tem uma tristeza que não se apaga,só acontece uma pequena luz, quando vejo o quanto é necessário ai,(como aqui,) agora percebo, que os sentimentos são coisas de Deus e incontroláveis.
    Muitas vezes ao ler as meditações minhas lágrimas correm e não consigo ter palavras para descrever o meu sentir.
    Desejo-lhe o melhor do mundo,muitas felicidades e que o Espírito Santo sempre o ilumine,para continuar a ser sempre um bom «Pastor»levando-nos a todos que consigo contactam para o "caminho do Céu".
    Bem haja um beijo amigo

    ResponderEliminar
  21. Pe. António
    Eu disse que quando sentisse uma pontinha de saudade vinha aqui ler, interiorizar este texto maravilhoso que nos faz sentir esse abraço que nos dá força e ânimo para aceitarmos a vida com tudo o que ela contém,é uma partilha maravilhosa como todas,mas à umas especiais.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  22. Vim aqui sentir o abraço firme e forte...que tantas vezes me dá força para seguir...
    Bem haja

    ResponderEliminar
  23. "Há gente que fica na alma da gente"e não se apaga nunca,a "Saudade"cada vez mais forte,neste tempo de Quaresma,tempo de interiorização,conversão,perdão,de amor em Jesus o nosso Salvador,Redentor,que deu a vida por todos nós,com todo o nosso coração,não só na Quaresma ,mas é mais uma oportunidade para reconhecermos as nossas fragilidades e nos deixarmos conquistar por Jesus.
    Pe. António,muita saudade...

    ResponderEliminar
  24. "Gente"
    Gente que passa,gente que fica, gente que marca,que Deus cruza em nossos caminhos,que nos fazem meditar,que nos trazem sentimentos profundos,nos tocam o nosso coração a nossa alma e tem sempre um lugar em nossa vida, por mais distantes que estejam.
    "E à outros que nem o nome lembramos de ouvir"...não nos marcaram...são coisas de Deus...

    ResponderEliminar

Web Analytics