quarta-feira, 30 de junho de 2010

"Projecto TP"

Não importa se somos apenas dois, se vinte, trinta ou cinquenta!
Aquilo que marca, que significa, que arrebata e desafia, é a intenção, a presença sentida, desejada, confiante, abandonada.
O Projecto Terço no Paredão surge dessa vontade de cumplicidade dos corações unidos no essencial; brota dessa necessidade de união dos corações, da fé, da confiança, da simplicidade, do amor. Foi assim que aquelas duas «almas», já noite dentro, decidiram rezar no Paredão, diante do mar, para tentar fazer Jesus sorrir.
Na noite seguinte eram cinco; depois vinte e um... e em cada noite, tem variado o número de presenças. Ontem cinquenta e dois, hoje quarenta e sete, jovens e menos jovens, deixamo-nos envolver por essa «onda» de fé e de prece, de intercessão e de cumplicidade.
Projecto simples, nada ambicioso, mas que tem conquistado corações; projecto humilde, mas que nos tem feito vir com as nossas histórias, as nossas vidas e, com pequenas partilhas e intenções, tem conseguido fazer do Paredão no Estoril um espaço e um tempo de oração que nos tem trazido paz, entusiasmo, sentido de pertença, experiência de comunidade...
Sabe bem, no silêncio de cada noite, mais ou menos fustigada pelo vento e pelo frio que ainda se faz sentir, a paz que emana dessa oração, dessa unidade, desse canto, desse louvor, dessa prece.
Durará muito? Pouco?
Que importa?
Aquilo que conta é que nenhum de nós irá esquecer estas noites entregues a Deus, na certeza de que caminhamos pelos trilhos do amor. Aquilo que importa é a certeza de que aquilo que vivemos jamais algo ou alguém nos roubará...
E um dia, mais ou menos longínquo, para lá das estradas pelas quais a vida nos leve, ao passarmos pelo Paredão, sempre recordaremos com paixão e com saudade, o nosso Proejcto TP.

15 comentários:

  1. " TP"
    Expressão de amor profunda em Jesus ,um amor que não se inibe,que vive intensamente o momento, saltando dos corações e ao mesmo tempo preparando o enfrentar do novo dia, que se vai avizinhando.
    Não importa quanto tempo dura, o que importa é que seja vivido verdadeiramente com alma,amor entrega e sempre com um pensamento, Jesus Cristo.
    Mas nem todos tem conhecimento, da hora se é todos os dias.
    Bem haja Padre António por tudo e toda a Sua entrega.

    ResponderEliminar
  2. Existem duas coisas que eu nunca me vou esquecer: Deus concedeu-nos o dom de viver, compete-nos a nós viver bem e por muito mais sofrimento que a vida nos dê, compete-nos a nós fazer a diferença. Como o nosso senhor nos ensinou "Mas, se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros".
    Durante estes últimos anos da minha curta, ainda, vida, apercebi-me que aprendi imenso e que isso fará de mim um homem.. Muito sofrimento, muitas tristezas, muitas conversas fez-me me entender que a vida não é um mar de rosas, mas que me cabe a mim decidir e escolher o que é melhor, e se essa decisão não estiver certa irei batalhar para conseguir chegar ao reino de Deus.
    O projecto TP tem me ajudado a pensar em bons maus momentos da minha vida, e voçês companheiros da vida têm me ajudado a não sentir só. Esta união faz com que eu fique "bue" feliz e cheio de Jesus.
    Um bem haja para todos.
    Obrigado senhor escafia maximo.

    ResponderEliminar
  3. Que bom sentir que estes jovens são ajudados, elucidados,acarinhados,escutados,respeitados nos seus silêncios ,como é bom um "TP" ou de outro modo, mas que seja em Jesus Cristo. Ajudar a encontrar o caminho, a tantos jovens,necessitados de uma palavra que pode mudar suas vidas para sempre.
    Louvemos a DEUS pelo Prior que nos foi concedido,alma pura,dedicada recta,com um coração apaixonado que
    nunca, por mais que nos doa, nunca fala para agradar ,mas sim a verdade como ela é, e assim lado a lado vamos todos caminhando para o Céu,em Paz e com o nosso coração cada vez mais cheio de amor.
    Dom maravilhoso,que transparece,que ilumina.

    ResponderEliminar
  4. E que bom ser ajudada por eles... :) Para além de ser bom estar - e porque estar juntos é geralmente bom mesmo quando não rezamos - há uma coisa muito mais importante: É o Bem que cresce em cada vez que rezamos o terço. Como o Amor de Deus é simples (o Bem é sempre simples) e nos transmite a certeza de que o facto de estarmos juntos a rezar o Terço desencadeia uma onda de Bem para o nosso Mundo. É assim que, no Paredão, nos tornamos verdadeiros Soldados de Jesus, armados até aos dentes com o Terço, a nossa arma de Amor. O Pe. António? O nosso Comandante. Jesus? O nosso Rei.

    ResponderEliminar
  5. Ontem ao anoitecer, foi caminhar ao logo do Paredão e pensei que bom seria,juntar e participar no rezar do terço, mas infelizmente não tive sorte,talvez um pouco mais tarde,não sei.

    ResponderEliminar
  6. Sr. Prior,estou ,muito agradecida e entrego toda a minha vida com muito amor e emoção a Jesus Cristo e ao Divino Espírito Santo.
    obrigado por tudo o que faz por todos nós .

    ResponderEliminar
  7. "Senhor como e bom estarmos aqui... façamos tres tendas"... Mas nao.. Deus nao nos quer para sempre no paredão.. Vamos la beber da Fonte Verdadeira para depois voltarmos para terra e fazermos Missão.. Mas que bom que era ficarmos ali!!! Obrigado Projecto TP pelo que nos tens feito viver

    ResponderEliminar
  8. "onde estriverem dois ou três reunidos em Meu nome..."

    ResponderEliminar
  9. "Projecto TP"
    Projecto simples, mas com tanto amor,não vou poder ir todos os dias,mas irei fazer sempre os possíveis e impossíveis para que o possa fazer muitas vezes.
    Noites entregues a Deus, com todos os corações a palpitar em consonância junto ao mar onde as ondas batem na areia sem cessar ,assim como os nossos corações por Jesus Cristo.
    Obrigada Padre António por nos arrebatar para o caminho do Céu.

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha! Continuem assim! Estou convosco em espírito e ao rezar o terço no Algarve, pensarei em todos vós, no Paredão do Tamariz. Para vós, as bênçãos de Deus nosso Pai.
    E um abraço fraterno da Ana Maria.

    ResponderEliminar
  11. Posso não estar no paredão, a rezar o terço,não porque não o desejasse,mas porque não tem sido mesmo possível,(não é desculpa)mas estou sempre em consonância,rezando , um pouco mais tarde, mas faço-o e lembro-me de vós sempre.
    Bem hajam a todos

    ResponderEliminar
  12. As ondas a bater,o vento frio soprando, mas mesmo assim não desistem porquê?porque seus corações estão quentes, com todo o amor e fé e
    pedem a Nossa Mãe Maria Santíssima, que outros corações também se possam inundar deste amor.

    ResponderEliminar
  13. Está frio ...brisa corre...uns chuvinha miúda...mas não importa até nem sentimos,os corações batem e pedem ,louvam à Virgem Maria com esperança...Tenho pena de não ser de perto ,para mais vezes poder partilhar todo este sentir,mas meu coração está sempre lá junto dos jovens do mesmo modo.

    ResponderEliminar
  14. Ontem Deus conduziu nossas vidas até ao paredão,de uma forma diferente ,como que tínhamos de ir, e tínhamos mesmo de ir .
    É de um amor... entrega...mar como fundo ,o firmamento.. Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima, em nossos corações batendo cheios de amor.

    ResponderEliminar

Web Analytics