terça-feira, 28 de maio de 2013


Palavras? Vida? Desafio?


Já lemos; já partilhámos...
Porque nos parece importante; porque acreditamos ser verdade!
Porém, porque será que as "coisas" não se alteram?!
Podemos reler...

Conversas destrutivas, calúnias e difamação são pecados na Igreja 

O cristão deve vencer a tentação de se envolver na vida dos outros: foi o que disse o Papa Francisco na missa celebrada esta manhã na capela da Casa Santa Marta...

O Papa Francisco destacou as invejas que fazem muito mal à comunidade cristã e que não se pode "dizer somente a metade que nos convém".

Com isso, "acabamos na inveja, e a inveja enferruja a comunidade cristã" – disse o Papa Francisco. Em segundo lugar, o que prejudica são as conversas negativas.

"Tantas conversinhas na Igreja! Tanto falamos nós os cristãos! Isso é fazer-nos mal, ferir um ao outro... É como querer diminuir o outro: ao invés de crescer, faço com que o outro fique menor e eu me sinto maior. Isso não é bom. São como os rebuçados. Depois de muitos, vem a dor de barriga. As conversinhas são assim. É doce no início e depois destrói, destrói a alma."

Ao falar mal dos outros, fazemos três coisas: a desinformação, a difamação e a calúnia. "Todas as três são pecado", disse o Papa.

E que fazemos?
A que estamos dispostos?
Acreditamos que são palavras para nós, em concreto, ou teimamos em destiná-las e endereçá-las aos outros?
É fácil ler, mais ainda partilhar...
Difícil, mas belo, ousado, cristão, é predispôrmo-nos a acolher e a viver nós mesmos estas palavras. Senão é tudo apenas - e mais uma vez - palavras...


Urge que nos convençamos que os desafios lançados pelo Papa são destinados aos nossos corações e às nossas vidas! É para nós, a Igreja, que fala o Papa Francisco. De nada valerá "gostar" dessas mesmas palavras se as não procurarmos encarnar bem nos nossos corações!

Se as palavras do Papa forem apenas isso - isto é palavras - a Igreja permanecerá na mesma, pois que a inércia será a nossa "palavra de ordem"!!!
E é pena; mesmo muita pena!!!

2 comentários:

  1. "Palavras? vida? desafio?"
    Deus deixou-nos a Sua Palavra na Bíblia Sagrada com tudo o que faz da nossa "vida" uma realidade,uma verdade,um caminho de amor.
    Deus deu-nos o Seu filho muito amado,para que os nossos olhos se abrissem e para sentirmos como ELE é bom.
    Jesus deu a vida por todos nós numa Cruz,Jesus amou-nos até ao limite a todos, a todos mesmo,porque teimamos nós pobres pecadores reduzir tudo a simples Palavras,sem o "desafio" que nos é mostrado pelo nosso Papa Francisco,pelo Pe.António...que precisamos mais? Que Deus me ilumine, e a todos a termos um pensamento de amor ao próximo e a sentir que o que dói aos outros,também nos dói a nós,vou ter presente estas Palavras deste partilhar aberto, sincero e real.

    ResponderEliminar
  2. A vida é um desafio...começa sempre em cada dia,para nos tornar-mos melhores e aspirar às coisas do Senhor.
    Lindo partilhar, onde nos aponta os caminhos,com verdade e com clareza.

    ResponderEliminar

Web Analytics