quarta-feira, 20 de março de 2013

"Oxalá..."

Os últimos "tempos" têm sido marcados por "novidades" imensas e inolvidáveis; creio terem sido tempos de escuta, de acolhimento, de aprendizagem, de auscultação, de interioridade... Apetece mais "ler", escrita e gestos, que "escrever"...

Porém, não posso deixar de manifestar, também no blog, a minha enorme alegria pela eleição do Papa Francisco e dos seus primeiros sinais, gestos e palavras. Escutei alguém dizer, há dias, que o Papa Francisco em tão poucos dias já havia escrito uma belíssima encíclica. Verdade mesmo. De facto, assim olho e acolho o ministério do Papa. Mais ainda quando o novo Papa, Francisco, nos tem surpreendido, todos os dias, com ensinamentos, recordando-nos o essencial, afinal, do Evangelho que, desgraçadamente, fomos escondendo, ignorando, menosprezando, relativizando!...

Talvez agora, por estes tempos, nos deixemos de olhar com estranheza e desconfiança a nossa vocação como Igreja cuja missão é sinónimo de "serviço", de "gratuidade", de "ternura", de "bondade", de "acolhimento", de "carinho", de "misericórdia"...
Quiçá a partir de agora, enquanto cristãos, enquanto membros de Comunidades cristãs, enquanto ditos discípulos de Jesus de Nazaré, percebamos e acreditemos que o amor aos mais pobres e mais fracos, a nossa presença ao lado dos mais marginalizados e sozinhos, a nossa caridade tornada real e efectiva e não teórica ou gesto de descargo de consciência, a nossa decisão de nos baixarmos em vez de apostarmos na sobranceria, o desejo feliz e saudável de lavar os pés aos mais abandonados, é o nosso caminho, a nossa verdade. a nossa vida verdadeira.
Não deixo de sublinhar um certo "espanto" quando olho, escuto ou leio, comentários, vozes, que se dizem admiradas, esperançadas. felizes mesmo, diante de atitudes e opões do Papa Francisco, como sejam a recusa em usar os tradicionais sapatos vermelhos, o anel de ouro, ou teima em usar a sua mitra e cruz peitoral de metal que usava enquanto Arcebispo de Buenos Aires! Como se tais manifestações não fossem "normais", "usuais", para quem se diz e afirma ser discípulo de Jesus Cristo.
A Igreja é mais, imensamente mais que o Papa; a Igreja são também essa multidão de homens e mulheres, desconhecidos, anónimos, que fazem do despojamento, da humildade, da ternura, do serviço e da caridade o seu "pão de cada dia"!
O Papa Francisco vem, isso sim, corroborar essa opção desses mesmos homens e mulheres; o Papa Francisco, com estes gestos de início de Pontificado vem, isso sim, lembrar à Igreja universal que demasiadas vezes trocou o essencial pelo acessório, o ideal pelo periférico e não raras vezes idolátrico!
Mas, afinal, todos sabemos e acreditamos que ser Igreja é ser assim, simples, servo, pequeno, bondoso, misericordioso, terno, "lavador" de pés dos homens e do mundo.
Que pena termos esquecido esse caminho não é verdade?!
Que pena termos andado a desperdiçar tempo, energias, esforços, palavras, gestos, em banalidades, em rituais e opções alienantes!
Oxalá o Papa Francisco não se canse de nos relembrar a vida de Jesus e a missão primeira da Igreja.
Mas, oxalá. sobretudo, que não nos fiquemos pelo "espanto" e a "admiração" dos gestos do Papa Francisco e nos atrevamos a continuar, a imitar, a prosseguir, esses mesmos gestos nos ambientes onde cada um de nós se encontra. A começar nas opções, escolhas, programas pastorais, decisões e apostas eclesiais nas nossas próprias Comunidades cristãs, no nosso sacerdócio, comum ou ordenado...
Afinal, parece que o Evangelho levado a sério, que Jesus e a Sua Igreja vividos a sério, continuam a ter lugar neste nosso tempo e neste nosso mundo...

7 comentários:

  1. "Oxalá..."
    Pe António,é verdade,"Oxalá"! Queira Deus que tudo passe à realidade,que o sonho não se fique por isso mesmo,o mundo está muito viciado,mal habituado e torna-se muito preocupado com as mudanças ,com o desinstalar,porque enquanto é novidade todos dizem "Oxalá",mas quando tudo começar a passar a real...vai doer a alguém.
    Mas eu digo "oxalá"... à muito tempo que o meu, e muitos corações estavam sedentos desta espontaneidade,deste despojamento,onde a ostentação,o poder não tem valor,nem entusiasmam,e o nosso Papa Francisco (nome lindo)é assim,Humilde.
    Que maravilha olhar o nosso Papa e ver uns sapatos comuns,usados pelo caminhar,pela procura de corações «pescador de homens» para a Igreja de Cristo,onde a humildade e a Esperança imperam.
    Para que necessitamos nós de tanto acessório nesta peregrinação terrena com que nos abastecemos,se nada é para levar para o eterno,só o amor e o que existe no nosso interior podemos apresentar ao Pai.
    Bem Haja PAPA FRANCISCO,que a força da nossa Oração O ajude a cumprir tudo o que brotar do SEU coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e proponho que as oraçoes se. intensifiquem pois o nosso novo Pastor delas vai precisar

      Eliminar
  2. Olho para tanta coisa que foi escrita. ´Olho´ para aquele dia 13 de Março, e vejo, e sinto o bom que foi Deus, através dos Cardeais, ter conseguido trazer-nos um Papa humilde, um Papa sem vaidades, sem luxos, que nos veio mostrar o que é a verdadeira Quaresma.
    Estas suas palavras, Pe. António, vincaram mais aquilo o que cada um de nós já tinha sentido, e vieram-nos mostrar realidades neste Pontificado, que os nossos olhos ainda não tinham conseguido alcançar.
    Nada é por acaso nas nossas vidas. A sua é um exemplo disso, a minha também posso dizer que o é. E tanta coisa que anda ao nosso redor e que não é por acaso.
    Precisávamos de um ´Pedro´ diferente, arrojado, que saiba amar, que saiba mostrar que o seu poder lhe vem de Deus, com toda a simplicidade. Não vamos nunca esquecer João Paulo II. Ele foi um homem insubstituível, como há alguns (poucos). Este, já mostrou, em poucos dias, que ser Papa é impor-se, mas impor-se com humildade e saber que existem pobres, que ele precisa de gritar ao Mundo, coisas que o Mundo (se calhar) nunca ouviu e nunca viu.
    Um ´Lava-Pés´ que nos mostra como nos devemos prostrar aos pés de Cristo, nesta Quaresma...em todos os dias do ano, e saber dizer com todo o amor do Mundo: Obrigado.
    Só tenho pena que o Papa Francisco (só pelo nome que escolheu, se vê a sua humildade e grandeza) não tenha menos 10 anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reitero todo o comentário acima, e na verdade que "pena que não tenha menos 10anos",mas se Deus quis assim,é porque o seu tempo é este,e agora é a devida altura de sentir a Sua presença, e todo o Seu empenho em nós, para nos mostrar na realidade o caminho para o Céu, na humildade e no amor.

      Eliminar
  3. A beleza da Igreja é o nosso coração à maneira de Jesus como nos diz tantas vezes o nosso Prior. Estes gestos do novo Papa são a confirmação de que o caminho que nos é ensinado na paróquia é o verdadeiro caminho. Mesmo que seja exigente e pareça às vezes difícil. Que bom termos um padre que não brinca com a religião nem a fé mas nos pede que sejamos cristãos a sério. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. que Jesus volte a ser o exemplo, para o Papa e para cada um de nós! servir e amar o próximo é o caminho.

    ResponderEliminar
  5. Saved as a favorite, I really like your blog!

    Visit my web blog; reklamy lubin

    ResponderEliminar

Web Analytics