sábado, 2 de março de 2013

"Não desço da Cruz"!

Na verdade, a renúncia ao Pontificado, não é um "descer da Cruz" mas, ao contrário, e como então afirmava Bento XVI, é um continuar bem ao lado de Jesus Crucificado.
Não é uma desistência ou um abandono; é antes um forte e poderoso acto de amor para com Deus, a Igreja e os homens.
Quem como eu teve a graça de participar na última audiência geral, no passado dia 27 de Fevereiro, percebeu, obvia e categoricamente, o amor daquele coração naquele homem vestido de branco; por amor à Cruz, por amor à Igreja, por amor ao mundo que urge redenção, decide "apagar-se", "eclipsar-se", para na meditação, na oração, na contemplação, ser o discípulo de hoje que permanece junto do Senhor Crucificado por amor.
É óbvio que quem não vive nem se decide a viver na órbita do amor jamais entenderá a decisão ousada, corajosa, sofrida, do Papa emérito Bento XVI! 
Na verdade, quando todos estamos "mergulhados" num tempo onde quem e o que importa, quem e o que vale, é o poder, on"estrelato", as honras, o centralismo pessoalizado, a vã glória de mandar, ser confrontado com um exemplo único de despojamento, de humildade, de serviço incondicional, de entrega sem medida, é realidade que nos provoca, baralha, confunde e inquieta!
"A Igreja não é minha, não é nossa, é do Senhor"!
Palavras que, amiúde, tendemos a esquecer ou a menosprezar, buscando evidencialismos pessoais, acreditando que a obra de Deus depende de nós, convencendo-nos da nossa singular importância e determinação!
Mas esta "Barca" que percorre a História há mais de dois mil anos, não raras vezes balanceada com ventos e marés contrárias ao próprio Evangelho, permanece segura porque nas mãos do "Divino Timoneiro" que é o Senhor Jesus.
Em pleno Tempo de Quaresma, onde somos, de novo, desafiados à conversão, porque não olhar bem de frente esta atitude de Bento XVI para dela fazer "caminho", "aposta", "horizonte"?!
Ali, naquela Praça de S. Pedro, com milhares e milhares de outros peregrinos, busquei centrar o "olhar do coração" no que significava aquele último abraço ao mundo - visivelmente falando - no que me ensinavam aquelas últimas palavras pronunciadas como Sucessor de Pedro, no testemunho exemplar que me oferecia naquele sorriso e naquela entrega sem medida...
Como permanecer indiferente?
Como não sentir uma vertiginosa interpelação?
Como não valorizar e guardar aquele abraço, aquela presença, aquelas palavras?
Como não agradecer?
Aquele ancião, cansado, desgastado, decide, no silêncio e no "apagamento" da ribalta, ser a companhia de Jesus Crucificado, de Jesus Amor, orando pela Igreja para que esta seja rosto esplendoroso do seu Senhor.
Vio partir... e senti aquela comoção, aquela emoção, de quem está diante de gente "gigante", única, "poderosa", aos olhos de Deus.
Vio acenar uma última vez para mim, para cada "eu", para a Igreja, num gesto de cumplicidade e de paixão, de comunhão e de amor, que jamais esqueceremos aqueles que buscam a Deus e a Sua vontade.
Como então Bento XVI afirmava, servir e amar a Igreja comporta, por vezes, opções dolorosas, difíceis, sofridas...
Não, Bento XVI não desceu da Cruz. Ensinando à Igreja que esta não pode nem deve descer da Cruz; antes, nela permanecer pois que aí se encontra a "Árvore da Vida", a Fonte donde emana aquela paz e aquela felicidade que todos almejamos...
Pela última vez, também eu escrevo: "Obrigado Santo Padre".

3 comentários:

  1. "Obrigado Santo Padre
    Pelo exemplo de humildade,despojamento de tudo o que brilha, e não pertence a Jesus,é de louvar, quando se pode ter tudo, ser o centro do mundo, e se deixa resumindo a SUA vida à oração ,a Jesus Cristo e à Sua Cruz, servindo de uma forma diferente.
    Foi de certeza a melhor escolha, a melhor parte, como disse Jesus a,"Maria escolheste a melhor parte" Lucas10,mas uma situação que pelo mundo será pouco compreendida,porque se "apaga",quando tudo agora quer é ostentação,mas renasce para Jesus e em nossos corações com maior força e contínua em Espírito e alma junto e rezando por nós,e nós também,e nunca esqueceremos este gesto de AMOR.
    "Obrigado SANTO PADRE"

    ResponderEliminar
  2. Nesta Noite de Oração que há pouco terminou, naquela Exposição do Santíssimo, eu quero dizer: Obrigada ! Foi tão bonito, foi tão gratificante para a nossa alma, para os nossos corações...Foi uma hora que passou a correr, mas que nos fêz sair mais leves daquela igreja de Carcavelos. A sua oração, a sua devoção, a sua entrega, fizeram-nos sentir mais de Deus. Nós todos precisamos que nos digam: Pára ! As nossas vidas são muito agitadas e precisamos de tempo para nos encontrarmos com Deus. Precisamos de tempo para rezar. Como dizia um grande amigo: “Pedimos de mais e agradecemos tão pouco. Somos uns pedinchões.” E é verdade. Há tempo para tudo, mas, nas 24 horas do dia, que tempo tem Cristo na nossa vida ??? 5 minutos, 10 minutos...? Dias e dias sem nos lembrarmos ? Ah, mas no Domingo fomos à missa !
    Imagine algumas pessoas que passaram por ali hoje, entraram, só para ver como era e saíram fascinadas.
    A igreja estava cheia: cheia de gente, cheia de calor humano, cheia de silêncio, e cheia de oração. Foi tão bom Padre António, que não tenho palavras para lhe agradecer. A si ou a Cristo. Como alguém escrevia: “As palavras ainda nem sequer chegaram à minha boca e Tu já sabes o que eu vou dizer.”
    Uma Santa noite e que Deus o continue sempre a iluminar e a dar-lhe essa força, para que Carcavelos continue sempre em transformação.
    Não ponho o meu nome, porque acho que estas palavras deverão ser aquelas que muitos estarão a pensar ou pensaram quando saíram às 22.45 da Igreja de Carcavelos.

    ResponderEliminar
  3. "Obrigado Santo Padre"
    Pelo amor e humildade demonstrada ao longo do tempo, que em união com todos nós, nos foi abrindo o caminho para o reino do Senhor,mais ainda por esta decisão inesperada, revelando um coração livre, cheio do Espírito Santo e pronto com humildade encontrar um caminho onde a Igreja e a Vontade do Senhor fosse soberana.
    "Obrigado Senhor Prior" pela sua prioridade na vida,com sua vida, serem todos os seres humanos, que consigo se cruzam e sendo filhos de Deus,são aceites como isso independente de tudo,com amor,com humildade,com "lava pés".

    ResponderEliminar

Web Analytics