sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"Geografia do Coração"


Em cada noite, após o jantar, uma pequena reunião entre todos para fazer "balanço" do dia vivido e compartilhado faz parte do "programa" desta nossa "aventura"; hoje fizemos a última...
"Gratidão" foi, de facto, a palavra de ordem! Estes corações perceberam que foi por amor, com dedicação, com fé, que se sonharam, prepararam e viveram cada um destes dias tão intensos e tão cúmplices...
Alguém dizia textualmente: "quero agradecer de forma particular ao "amigo especial" que o Pe. António tem, esta oportunidade que me foi dada"! E sei, e senti, que não foram palavras saídas da razão ou da inteligência; foram a manifestação da verdade daquele coração que sintetizava o pulsar de cada um dos outros corações.
Nestes rostos sorridentes, nestes olhares mais radiosos, nestes corações mais cheios, nestas vidas mais esperançadas e confiantes, como não sentir, ver, acreditar, na presença d'Esse Amigo especial, d'Esse Deus que é Amor, n'Esse companheiro de viagem que é o Senhor Jesus, "escondido", mas presente, nestas mesmas vidas tão "calejadas" por solidões, abandonos, misérias, medos?...
Regressaremos amanhã. Mais ricos. Mais cheios. Mais cúmplices. Mais amigos. Mais decididos. Mais ousados...
E, como escutei um dia, "ninguém é assim tão pobre que não tenha nada para dar"! E apesar da "estrada" enviesada que as suas vidas já deram, na verdade, daquela pobreza dos passos trilhados podemos e conseguimos - pude e consegui - ter e reter tanto, imenso...
Um destes corações dizia-me há pouco: veio como um conhecido e levo-o como um amigo. E isto é muito bom. Muito bom mesmo. Vale mais, vale imensamente mais do que qualquer outro tesouro que possa conter o nosso coração.
Saber que Deus Se serve do pouco que temos e somos, acreditar que Ele nos pede apenas os  pobres pães e peixes que possuímos para que Ele mesmo possa fazer a multiplicação da alegria e da esperança, da amizade e da ternura, da força dos sentimentos e da riqueza do coração... é algo de absolutamente grandioso.
Gente com um passado "negro", "desacreditado" diante de tantos, onde não estão, obviamente isentos de responsabilidades, mas que hoje, agora, não precisam de ser calcados, pisados, julgados, menosprezados, por passos e tempos que já não podem fazer com que não aconteçam!
Agora, hoje, é o tempo, é a hora da esperança.
Porque é de esperança que estes corações precisam; é de "impulsos" de coração, de valorização dos seus dons e talentos, que estas vidas mais precisam.
Porque são pessoas, filhos do Deus em que digo acreditar, irmãos do Senhor Crucificado que afirmo adorar, beneficiários dos frutos da Ressurreição em que teimo professar.
Senti que fui bom samaritano; senti que pude lavar-lhes os pés; senti que "toquei" "chagas", toquei "lepras", toquei "coxos" e "paralíticos"! Sim, mas também senti - e tão bem - que estes corações, conseguem melhor que eu próprios ser exemplos d'Esse Bom Samaritano da Humanidade. Senti e experienciei que me lavaram os pés a mim. Senti e vivi a força dos seus corações, ao seu jeito, trespassados mas capazes e decididos a amar e a servir...
E quem aprendeu fui eu; e quem foi ajudado fui eu; e quem beneficiou fui eu; e quem foi amado  fui eu...
Porque Deus é assim, sabe sempre arrebatar, surpreender, conquistar... Mesmo naqueles que d'Ele não falam desassombradamente, por palavras, consegue estar presente, neles habitar, por eles amar, com eles servir, em cada um deles permanecer para ser servido, amado e glorificado.
Continuarei a rezar para que estes sorrisos não se desvaneçam, para que estas esperanças não se esbatam nem se extingam...
Rezem comigo. Rezem por mim. Rezem por eles...
E um gigante bem haja a todos os que nos "acompanharam" à distância geográfica dos mapas, mas sempre por perto na "geografia do coração".


4 comentários:

  1. Rezarei sempre...para que no Seu coração nunca se esgote esse amor ao jeito de Jesus.

    ResponderEliminar
  2. O meu coração rejubila de Alegreia por eles, por si, por todos os que acreditam que o Amor vence obstáculos, vence distâncias e barreiras físicas e humanas.

    Bem haja por mais esta partilha, deste seu testemunho que nos poderá ajudar a sermos mais, mais pessoas, mais cristãos. Bem haja por todos os ensinamentos.

    JR

    ResponderEliminar
  3. "Geografia do coração"
    Deus criou o mundo e todos nós perfeitos,onde os sentimentos nos assolam, e nos tornam diferentes,dando valor a tudo o que é de Deus em detrimento das coisas dos homens.
    Quando tudo se faz com amor,nem sequer passa pelo pensamento se vamos ter retorno,porque tudo sai espontâneo,livre com o coração,e quando nos analisamos a felicidade é extrema,e sentimos Deus,vontade de fazer mais e mais.
    Todos seres humanos, precisamos de apoio e sentir que confiam em nós para se poder dar sempre um passo em frente,rezarei por todos, para que a vida vos mostre e traga algo de bom e faça sentir que Deus está em todos nós, é preciso abrir -LHE a porta,porque Deus tem sempre uma "ponte" que nos leva até ELE.
    Todos unidos na "geografia do coração"


    ResponderEliminar
  4. Gostei, adorei ler tudo aquilo que partilhou connosco.
    Acho...tenho a certeza, que, veio ´mais padre´. Sentiu ainda mais a alegria destes 21 anos ao serviço de Deus e através d´Ele, ajudando os homens seus (nossos) irmãos.
    Embora em ´polos´ diferentes, um médico que seja mesmo médico, preocupa-se pelos pacientes e, se estiver ao seu alcance, ajuda os necessitados (e eu conheço alguns...). É, são médicos com letra grande, são médicos que não estudaram para mostrar o canuto, mas que seguiram por amor. Crentes ou não crentes, eles fazem a diferença dos outros que somente se sentam na cadeira e que têm o vício de olhar para o relógio.
    Esta vivência, esta interiorização, destes homens, destas mulheres, que, mesmo podendo não acreditar, não se esqueceram destes momentos únicos nas suas vidas. A semente foi plantada, a ´camisa´ foi lavada. Agora há que esperar pelos frutos...
    É urgente vivermos, sentirmos o quanto o nosso coração pode ser grande. Mas sentirmos mesmo. Uma coisa é falar, falar que se tem de fazer. Outra coisa é fazer mesmo, é ir, é sentirmos no nosso interior a alegria do que estamos a fazer por quem tem tão pouco...por quem não tem quase nada.
    Esses homens, essas mulheres, podem-se ter sentido lindamente nestes dias, mas, (e antes mesmo de acabar o seu pensamento, já me vinha à mente) deve ser gratificante para um padre sentir o ´peso´ de todas essas ´almas´ que foram abraçadas e acarinhadas por um homem que está mesmo ao serviço de Deus. Acredite: sinto que é tão bom haver homens que são mais que padres, que se sabem ´despir´, para poder estender a mão, que se ´despem´ para poder ajudar o outro...os outros.
    Que bom que é quando se vive com um Jesus ressuscitado dentro de nós.
    Obrigada Cristo !

    ResponderEliminar

Web Analytics