sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

"É possível o "impossível"..."

Mais uma vez fizemos hoje o almoço de Natal do Projecto "Esperança de Recomeçar" - um trabalho de acolhimento e assistência aos sem-abrigo do nosso Concelho de Cascais, no Centro Comunitário da nossa Paróquia de Carcavelos.
Um tempo e um espaço onde tentámos proporcionar a cada um dos presentes algo de novo e de diferente, algo de nobre e de único, para além da sua triste condição de pessoas sem tecto, sem trabalho, sem famílias, grande parte, sem sonhos nem esperanças, muitos deles...
Mas este ano, podemos afirmar, apesar de ter sido um momento fantástico, onde brotaram sorrisos, palmas, alegria, este Almoço de Natal foi apenas um "prelúdio" da iniciativa que vamos levar a cabo na Noite Santa de Natal e no próprio Dia de Natal.
Conseguiu-se que a Consoada este ano, para estes homens e mulheres, fosse uma realidade; não terão que estar sozinhos, chorosos, lembrando outra noites de 24 de Dezembro bem mais festivas e alegres; este ano, nessa Noite e nesse Dia, todos eles terão a Ceia de Natal, pernoitarão no salão paroquial da nossa igreja e terão almoço e jantar no Dia de Natal.
Houve corações que perceberam que aquela rejeição, aquela solidão, aqueles "nãos" à Família de Nazaré não podem mais ser repetidos na vida de ninguém! Houve corações que entenderam que Natal é deixar-se espantar pela "magia" da simplicidade e da humildade e se predispuseram a abdicar das suas ceias pessoais, familiares, para se sentarem à mesa com estes homens e mulheres, enxovalhados da vida e esquecidos por grande parte da sociedade e, não raras vezes, da Igreja!
Aquela Noite Santíssima, antes da celebração da Missa do "Galo", onde nos alegraremos com o Nascimento do Menino Deus, será preenchida com essa comunhão de mesa, de presença, de cumplicidade, de ternura, para com esses corações mais pobres e vazios. E isso é sinal e testemunho de uma grandeza gigante, de uma caridade imensa, de uma fé enorme.
Fazermo-nos "um" com os mais pobres naquela Noite, será preciosa ajuda para a celebração do Mistério de Amor que é o Natal de Jesus Cristo.
Será uma celebração com os traços da verdade e da caridade, da fraternidade e do serviço, da doação e do despojamento... afinal, como naquele primeiro Natal.
Cada um de nós poderá ser "Maria" e "José" ao abraçarmos, ao acolhermos, ao "aquecermos", ao "guardarmos" esses corações sozinhos, frágeis, magoados, sangrados... Uma simples presença que fará toda a diferença...
No meio de demasiados "cinzentos" e "escuridões" que pautam o mundo e obscurecem por vezes a Igreja, é muito bom olhar e sentir e pressentir que um mundo novo e levanta, uma nova civilização se ergue, uma Igreja outra irrompe...
Na verdade, de novo, a certeza dessa "verdade" maior: quando Deus quer e o homem sonha, a obra nasce... mesmo.

7 comentários:

  1. "É possível o impossível"
    Quando se vive mesmo para Deus ,não para as coisas do mundo,quando o coração nos leva a sermos humildes a não pensar só em nós,quando pensamos que a nossa vida e a dos outros não nos pertence só a Deus,ELE sim deu-nos a vida e a ELE vamos retornar,porquê não proporcionar ao nosso irmão momentos de fraternidade,humildade,carinho em vez de pensarmos só em nós e nas coisas do mundo ,nas nossas verdades adquiridas,que não passam de quimeras.
    Bem hajam a todas as pessoas que se disponibilizaram para que isso fosse possível,uma Santa Noite de Natal,que os seus corações fiquem cheios da Graça do Senhor.

    ResponderEliminar
  2. Quando é o amor desinteressado a comandar, tudo é possível sim. Mais uma vez em Carcavelos o amor vence e convence os mais incrédulos e desconfiados. O amor mostra aos mais cépticos e resistentes à mudança que tudo é possível. Graças a Deus que regressei a esta paróquia.

    ResponderEliminar


  3. Só quero louvar a Deus por tanro Amor, tanta generosidade.


    JR

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Pe. António por nos ajudar a ´crescer´ com tantas certezas e por ajudar quem vive na incerteza.
    Obrigada por tantos afectos a gente que precisa de acreditar que existe calor humano.
    Obrigada por ajudar a construir ´presépios´ em gente sem Cristo.
    Obrigada por esta ´revolução´ de valores na Igreja de Carcavelos, na gente de Carcavelos
    Obrigada porque a sua certeza, faz-nos ter ainda mais certezas
    Obrigada por levar a ´luz das velas´, onde não há luz
    Obrigada pelo seu dom e pelo seu testemunho
    Obrigada pelas suas homilias que nos fazem esquecer que há um Mundo lá fora
    Obrigada, por pôr tantos sorrisos no rosto de gente que (se calhar) já não sabia sorrir.
    Obrigada por...conseguir transformar o ´Natal´ em Natal
    Obrigada pela sua fé, pelo seu testemunho, pela sua entrega.
    Não preciso de lhe desejar um Santo Natal: Cristo já se encarregou disso
    Mas vou-Lhe pedir que o ajude a abraçar 2013 ainda com mais garra (se isso é possível), para que os homens tenham cada vez mais razões para acreditar.
    Consigo, 2013, não será um sonho p´ra muita gente
    mas uma realidade de certezas em crescimento
    R.A.

    ResponderEliminar
  5. Padre António
    Votos de um SANTO E FELIZ NATAL,e também para todos os seus familiares.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  6. Com mochilas, com frio, com vento, ou mesmo com chuva (Deus permita que não chova), esta peregrinação dos jovens a Fátima é um acto de amor, um acto de louvor a Deus e a Nossa Senhora. Tudo é possível quando o ´homem´ quer. Foi um desafio difícil e continua a ser. É preciso haver um padre com muita garra, para conseguir fazer uma peregrinação nesta altura.
    Que Cristo vos ilumine com a Sua luz divina e que vos abençoe.
    Uma coisa podem ter a certeza: nós por cá, rezamos por todos vocês, na esperança (principalmente) que a vossa fé jovem, seja uma fé cada vez mais adulta e que cresça e que se torne forte como os alicerces.
    Uma Santa viagem !

    ResponderEliminar

Web Analytics