quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"Bem Aventurados"

Empurrado pela multidão que se juntava

Chegou o Senhor Jesus à sede da ONU!

Tinha o rosto destruído do desempregado,
Os ombros curvados dos mineiros,
Os passos inseguros dos refugiados,
O olhar triste dos perseguidos,
O coração sedento dos adolescentes,
A inquietação própria de qualquer jovem,
As rugas silenciosas e solitárias de incontáveis idosos,
As preocupações sublinhadas dos pais e mães que o são de verdade,
Os desesperos de quantos se tornaram, sem saber como, sem-abrigo das nossas cidades...

Não vinha recomendado por ninguém,
Apenas as lágrimas dos homens O empurrava...
A justiça e a verdade em relação aos mais pobres e fracos era a Sua força.

Diante dos "senhores" e dos "poderosos" das Nações, voltou a repetir:
"Bem aventurados os pobres...";
"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça...";
"Bem aventurados os construtores da paz...";
"Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça...";
"Bem aventurados os puros de coração...";
"Bem aventurados os que choram...";
"Bem aventurados os que são caluniados..."!

Perguntavam-se entre si: "Quem é este Homem? Que língua fala Ele?"!

E o Homem de Nazaré, respondeu: "falo apenas a linguagem do vosso coração. Apenas a linguagem que conseguirá concretizar as vossas reuniões e os vossos esforços, os vossos anseios e boas vontades, em verdadeira paz e em verdadeira justiça. Falo-vos no idioma universal, aquele a que todos podem aceder e que todos conseguem compreender: a linguagem do amor.

Em Advento, se queremos viver Natal, urge a decisão interior de comunicarmos todos na mesma linguagem: a do amor; se queremos que Natal seja verdade, na Igreja e no mundo, urge que nos decidamos a ultrapassar as nossas "filosofias" da "caridadezinha" e, em gestos e verdade, falarmos a linguagem daquela Gruta de Belém: o Amor.

4 comentários:

  1. "Bem Aventurados"
    O exterior de cada irmão nós estamos sempre prontos a avaliar,mas o interior,a angústia,ansiedade,desespero de que ele é tomado ninguém quer saber,nem do amor que o seu coração detém.
    É muito mais fácil nós dizermos e cumprirmos rituais e dizer, eu amo a Deus,sou católica,mas o verdadeiro amor,o verdadeiro Natal vê-se durante toda a nossa vida,no dia a dia perante as situações se o nosso coração é assim tão piedoso e transbordante do amor vivido nesta época,a euforia a falta de parar um pouco e serenamente pensar que as luzes,o barulho só oferece e nos tira o discernimento do que verdadeiramente importa que é Jesus e todo o Seu amor com todo o despojamento que a vida terrena nos oferece.
    "Bem aventurados" os que pedem um coração novo cheio de amor ,de um amor mais puro e belo, que é o amor "daquela gruta de Belém".

    ResponderEliminar
  2. Bem aventurados
    Os que têm um coração de pobre
    Porque deles é o Reino dos Céus!
    Senhor Deus,
    a vós elevo a minha alma
    em vós confio:
    que eu não seja envergonhado!
    A letra de uma música,que se junta à Partilha que o Padre António nos desafia a meditar neste tempo de Advento com toda uma verdade e clareza, nos mostrando que a igualdade,a Misericórdia e em especial o AMOR, nos pode conduzir ao colo de Jesus.só as nossas vidas terem uma única importância,meta... tudo fazer com Amor e simplicidade.Viver com Jesus e ao modo se Jesus,olhar todos por igual.Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Bem-Aventurados os que acreditam
    Bem-Aventurados os que sabem amar a Deus
    Bem-Aventurados os que entendem e praticam a amizade
    Bem-Aventurados os que rezam com o coração aberto
    Bem-Aventurados os que se conseguem ´despir-se´ das raivas e dos ódios, e vão conseguir ´abraçar´ o Menino Jesus que vai nascer.
    Como dizia o Pe.António na Noite de Oração, no Presépio não falta o Menino Jesus. Faltas tu...falto eu...
    O principal Presépio, é aquele que fazemos dentro do nosso coração. Esse é o mais valioso, o único que vale a pena. Os outros são meros adornos para as nossas casas.
    E é verdade: a única coisa que vale a pena neste Mundo de correrias, de faltas de tempo, de faltas de amor...é o AMOR.
    Pe. António, não tenho palavras para lhe dizer o quanto adorei a homilia do passado Domingo, dos recortes dos jornais, das suas palavras, do entrelaçar das suas palavras nas barbaridades do Mundo. Ficámos comovidos, mas cheios do amor de Deus. Foi uma eucaristia linda ! Estes momentos não se agradecem, mas eu agradeço, porque até sei de pessoas que foram a essa missa, (e que não é hábito), e que sairam encantados. De tal maneira que foram novamente na Noite de Oração (e tiveram que andar bastante a pé...). Eu, infelizmente, só consegui estar na última meia hora, mas...valeu a pena. Fui em busca de muita coisa, e encontrei.
    Nesta altura, nestas alturas, em que o ´Mundo´ só sabe pegar em armas...nós juntamos as nossas mãos, fechamos os olhos, e rezamos e agradecemos a Deus por aquilo que somos e pedimos perdão por aqueles que não são gente, que matam e que deixam o Mundo cheio de lágrimas.
    Que Deus seja louvado por tudo aquilo que nós somos e pedimos-Lhe que o nosso Amor continue sempre a crescer e que os nossos passos consigam chegar áquela gruta. Consigamos ´pegar no Menino Jesus´ e Lhe saibamos dar todo o nosso Amor, consigamos ser humildes para Lhe agradecer, para Lhe pedir perdão e fazer tudo para que esse Menino Jesus possa sorrir com as Graças que nos dá...
    R.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amei todo o comentário, e reitero tudo.Estimem o Prior,a Graça que Deus vos concedeu com a sua presença junto de todos vós,porque quando faltar já nada à a fazer,porque temos tendência a deixar passar o tempo sem nada fazer para ajudar e o tempo urge.Bem Aventurados os que conseguem discernir o bem do mal e os seus corações estão ao serviço dos outros.

      Eliminar

Web Analytics