quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Alegria no Céu..."

A parábola da ovelha perdida foi, de novo, proclamada no Evangelho da Missa de hoje; história do Amor de Deus, da Sua ternura e misericórdia, da Sua paz e do Seu carinho por esta nossa humanidade que se faz e constrói com a vida de cada um de nós...
Parábola da minha vida, da tua vida...
História do Amor de Deus por mim, por ti...
Verdade de um Senhor que não descansa até nos encontrar, nos colocar aos ombros, nos ver e sentir nesse redil de vida em abundância que Ele nos conquistou com o preço indizível do Seu Sangue!
Saber que Deus "não poupa esforços" para me encontrar; sentir que a Sua alegria é ter-me aos Seus ombros, é uma força que nos sossega, serena, pacifica, enternece...
Saber que Deus não desiste de me encontrar, sempre que me "escondo" d'Ele mesmo, da Sua Palavra, do Seu Reino, da Sua vida; sentir que o Seu sorriso acontece sempre que me atrevo a erguer, a mostrar-me, a confiar, a entregar-me...
Parábola de Amor por cada coração que hoje permanece longe da "casa do Pai" e à qual eu tenho de encaminhar cada um desses "desviados" dos caminhos da alegria de Deus.
Hoje, também eu, como discípulo de Jesus, do Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas, não posso nem devo poupar esforços para buscar a(s) ovelha(s) perdida(s) que ainda não saboreiam a alegria de estar aos ombros de Jesus.
Como Igreja, não posso nem devo sossegar enquanto, um só coração que seja, não estiver apaixonado e  embevecido por ser e querer ser mais de Deus.
Mesmo que isso implique deixar as outras noventa e nove; mesmo que isso implique não estar sempre trancado nas igrejas; mesmo que isso implique "misturarmo-nos" no coração do mundo; mesmo que isso implique a crítica e a insatisfação de quem nos quer encarcerar na esfera das sacristias e dos rituais!
Esta manhã, por graça do Céu, pude experienciar essa aventura de ir ao encontro da "ovelha perdida"...
Um rapaz - inicialmente - que não conhecia e que iria visitar a um Centro de Tratamento e Reabilitação, transformou-se, depois, num encontro com mais 16 vidas despedaçadas, algumas mesmo desesperadas, outras sem sonhos nem anseios ou horizontes!
Um encontro onde depois brotaram sorrisos porque sentiram amor, sentiram compreensão, sentiram cumplicidade nessa vontade de ser feliz, sentiram fraternidade na legitimidade de recuperarem dignidade e beleza de existir, sentiram que Deus os olhava com ternura, com carinho, muito mais que para os seus passados mais ou menos "calamitosos"!
Que espanto, que graça, que dom, puder abraçar rapazes, homens, mulheres, fugindo de si próprios mas que, por dom do Céu, sorriem e querem aprender a ajoelhar, a rezar, a pedir perdão, a ser mais fortes, a amar mais...
Que comoção imensa ao perceber que naqueles corações "sangrados", "apontados" e "proscritos" faz sentido, todo o sentido, falar-lhes de carinho, de compaixão, de abraços, de ternura, de afecto, de amor, ou seja, de Deus.
Ovelhas perdidas que Deus sonha em ter no Seu redil... e saber e sentir que Esse mesmo Deus Se quer servir da nossa pobreza e fragilidade para chegar a essas mesmas vidas.
Escreveria um "testamento" sobre o que hoje vivi... e não conseguiria dizer isso mesmo que vivi...
Apenas mais um gesto: o Zé, no fim, quando eu já vinha embora, o Zé, sisudo, triste, apático, distante, frio e "emigrante" da vida, dizia-me, sorrindo mesmo a sério: "Obrigado"!
Perguntei: isso vem da boca ou do coração?
Ele, continuando a sorrir, dizia: "do meu coração gigante como você disse que eu tinha"!
Lançou-me uma pergunta: "volta cá a visitar-nos?"!
Talvez seja agora presunçoso: mas acredito que Jesus sorriu. Acredito que houve alegria no Céu...

13 comentários:

  1. É uma história com principio, meio e fim... com muita "substância" e repleta de sentimento. Ao jeito do Pe. António, é claro!
    Que bom, hoje ter sentido, verdadeiramente, que "valeu a pena". Parabéns pelo seu trabalho interminável.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, padre António. Quantos Zés e Marias, andam por ai á procura...de serem felizes, em busca de algo mais. Deus lhes ilumine o caminho e descubram a felicidade de encontrar Jesus.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por ter partilhado o seu "encontro com a ovelha perdida". Disse-nos esta manhã que a ía procurar. Eu,uma das 99 que ficou no redil, alegro-me por a ter encontrado.

    ResponderEliminar
  4. No seguimento da história que aqui narra e que ajuda a saborear a sua acção evangelizadora no terreno, fora dos muros da Igreja, a sua homilia na missa da tarde fez-me sentir acolhida pela ternura e misericórdia de Deus. Apesar das minhas fraquezas, apesar das minhas vivências do passado que deixaram marcas de pregos que nem o tempo, nem a tentativa de perdão conseguem preencher. Só mesmo o coração misericordioso de Jesus Cristo tem o poder de curar as feridas da alma. E quando o faz, a sensação é novamente de libertação e de abertura do coração fechado ao irmão que caminha ao nosso lado.
    Bem haja por nos mostrar esse Jesus Cristo cheio de ternura, de amor e de misericórdia.

    Amélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Louvado seja Deus! Para além da alegria que nos transmite com o que aconteceu, o Pe António chama a atenção para a nossa responsabilidade imensa como Cristãos perante todos os desamparados da nossa sociedade. Ai de nós se os ignorarmos, como dizia São Paulo "ai de mim se não evangelizar"! nós que conhecemos - ou dizemos conhecer - a alegria do Amor de Deus... É o principal pedido, neste Ano da Fé (talvez, digo eu..): Senhor, abre os nossos ouvidos e escancara os nossos corações para que não possamos senão anunciar a Salvação por Jesus e ser Rosto do Teu Amor"! Está nas nossas mãos, é o nosso tempo para Amar como Jesus amou. Que responsabilidade...! Beijinhos e mt obgda :)

      Eliminar
    2. :) Louvado seja Deus! Para além da alegria que nos transmite com o que aconteceu, o Pe António chama a atenção para a nossa responsabilidade imensa como Cristãos perante todos os desamparados da nossa sociedade. Ai de nós se os ignorarmos, como dizia São Paulo "ai de mim se não evangelizar"! nós que conhecemos - ou dizemos conhecer - a alegria do Amor de Deus... É o principal pedido, neste Ano da Fé (talvez, digo eu..): Senhor, abre os nossos ouvidos e escancara os nossos corações para que não possamos senão anunciar a Salvação por Jesus e ser Rosto do Teu Amor"! Está nas nossas mãos, é o nosso tempo para Amar como Jesus amou. Que responsabilidade...! Beijinhos e mt obgda :)

      Eliminar
  5. Que bom seria se nós conseguissemos ´chamar´ os corações afastados de Deus, aqueles que não conseguem sentir o que nós sentimos. Este pensamento está com uma realidade e uma certeza que nem todos se podem dar ao luxo de ter (todos os padres). Quem um dia é ´tocado´ e começa a acreditar, como me aconteceu a mim e aconteceu ao Pe.António, nós nunca esquecemos aquele momento, aquela pessoa, e ela vai-nos acompanhar até aos últimos momentos da nossa vida. E isso é gratificante, porque nascemos sem fé, mas recebemo-la de uma forma....inexplicável. Deve ser por essa razão que a ´transportamos´ com tanto cuidado.
    Li hoje à noite este pensamento e vejo (e não vejo) onde é que há homens que se preocupam em sair das suas paróquias e ajudar corações sem Deus e completamente perdidos, a viver de um...nada.
    Não vou falar do que o Pe. António contou, mas gostaria de lembrar a quem ler estas palavras, que é importantíssimo deixar o ´homem trabalhar´, deixá-lo fazer e praticar o ministério à sua maneira. O trabalho que ele está a fazer, em nome de Deus, com a ajuda de anjos que zelam por ele, é de uma riqueza enorme. Deixemo-lo ´trabalhar´. Não estamos aqui, como paróquia, para gostar ou não gostar do Prior, estamos aqui, ou deveríamos estar, como paróquia que quer o melhor para todos. Deveríamos estar aqui com todo o sentido de união, de partilha. Começámos o Ano da Fé no dia 11, vamos começar daqui a pouco a viver o Advento. Que Advento vamos viver ? Já parámos para pensar quantos homens, quantas mulheres, quantos jovens dariam ´tudo´ para ter um Pe. António na sua paróquia ? Quantos ? Quantos jovens se afastam, se afastaram, deixamam de frequentar a catequese, deixam de ir à missa...casais...adultos ? Nós que o temos, saibamos preservá-lo, ajudá-lo, rezar por ele, porque os padres também precisam da nossa oração. E demos graças ao Senhor, por ter encaminhado este sacerdote para Carcavelos. Quem ficou a ganhar fomos todos nós. Saibamos dar valor, ao que tem muito valor.

    ResponderEliminar
  6. Pe.António,bom dia
    Gostei muito de todo o Partilhar que nos mostra um pouco da Palavra de Cristo,e tatmbém de todos os comentários que acrescentam mais um pouco para o nosso enriquecimento espiritual,na verdade enquanto houver nem que seja uma só pessoa que precise de conhecer,sentir Jesus,há que lutar e ajudar, para que o amargor da sua vida se torne uma realidade com amor,porque ao nascer,nascemos todos iguais e a sociedade no qual estamos inseridos é que nos vai moldando, muitas vezes mal, por falta de uma palavra, de uma mão estendida para apoiar,de um oportunidade,não temos a culpa se vamos nascer aqui ou acolá,num ambiente ou noutro.
    Cabe-nos a nós Igreja, abrir os olhos para os outros e esquecer os rituais que muitas vezes nem a nós nos ajuda verdadeiramente.Olhar para o lado e humildemente ver o irmão.

    ResponderEliminar
  7. É extraordinário nós sabermos que podemos e fazemos alguma coisa por quem precisa de nós e vermos a alegria que damos a essa gente.
    Não imagina padre António o bom que é este blog, em que nós podemos ler os seus pensamentos e ver os comentários lindíssimos que escrevem. É pena que haja gente que não tenha internet ou que não saiba como usá-la. Iria fazer muito bem. Gosto muito de vir aqui e, se for antes de dormir, sei que vou dormir (mais) na paz de Cristo.
    Como é bom ter um Prior assim
    Continue a fazer o bem, a espalhar a sua palavra e a Palavra de Deus, para que nós fiquemos mais ricos interiormente.
    Também eu gostei muito do Senhor Exposto na segunda feira. Como seria bom se o padre António conseguisse arranjar um bocadinho, nem que fosse uma vez por mês para estarmos todos juntos consigo na igreja numa exposição como a desta semana. Que riqueza que seria. Obrigado
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. É padre António. Acho que toda esta gente tem carradas de razão: se conseguisse arranjar uma hora por mês para fazer uma Exposição do Santíssimo como fez na segunda-feira...meu Deus, seria excelente para todos. É que acho que não faz ideia da maravilha que foi para todos nós essa noite, o quanto seria importante. Houve quem dissesse que já assistiu muitas vezes. Nós não, eu não, foi a primeira vez. Nós precisamos muito de meditação, que nos ajudem a rezar, a fazer silêncio, especialmente os nossos jovens.
    Pense nisso...

    ResponderEliminar
  9. Claro que sim Prior, Jesus sorriu, só pode! Mais uma vez fiquei tocada pela sua partilha e reflexão. Esta é a missão da Igreja, é a missão de cada cristão, levar a Paz, a Esperança, o Amor a cada coração que ainda não experimentou a Alegria de se saber amado por Cristo. Nós temos que ser os braços, as mãos,... o sorriso de Cristo para estes homens e mulheres tão sem esperança, tão desalentados e que tanto precisam de se saber amados e respeitados. Mais uma vez louvo o Senhor por ser o sacerdote que é, pela sua acção apostólica "fora das paredes da igreja". O senhor deu- lhe esse dom imenso de saber chegar às ovelhas que ainda não estão no redil, mas que são as mais amadas, mais queridas pelo Pastor. O seu testemunho é uma lição de vida que devemos todos aprender.
    Que Deus o abençõe e o cumule das suas Graças.

    JR

    ResponderEliminar
  10. Esta partilha é o exemplo vivo de como é possível VIVER a palavra de Deus, o seu Evengelho....
    Escutar e depois ir e pôr em prática. É maravilhoso darmo-nos conta disso.
    Muito obrigada pela sua partilha Pde António e pelo bem que trouxe a todos esses corações ávidos de atenção e de Amor!

    ResponderEliminar
  11. Jesus sorri quando um simples gesto, uma simples palavra, faz sorrir alguém...

    ResponderEliminar

Web Analytics