quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"A Mim o fizestes..."


Numa noite bem fria como esta, lembro tantos corações feitos "restolho", feitos "solidão", feitos "nada"...
Quantos gemem, mutilados de sonhos, de horizontes, de dignidade?!!!Há que ousar semear esperança; há que saber ser abraço e vez e voz para tantos e tantos que vagabundeiam pela vida, encarcerados dentro de grades ou mesmo nos seus próprios corações!
Ser Igreja é ser inconformado, inquieto e insatisfeito diante da cruz onde ainda hoje são crucificados irmãos nossos; é ser profeta e arauto de dignidade humana, mesmo que isso nos custe a incompreensão ou a maldição de uns quantos; é preciso "morrer" para comodismos e apatias e "nascer de novo" para abraçar a loucura e ousadia do Mandamento Novo, ao jeito de Jesus de Nazaré...
Uma boa noite a todos, no desejo e no sonho de que todos saibamos e sintamos que podemos mudar o mundo e a Igreja; no desejo e no sonho de que podemos e devemos "arregaçar as mangas" e transformarmo-nos em "fazedores" de sorrisos mais que em sentenciadores de normas e de leis que em nada libertam quem "geme" dos "frios" que lhes enrijece as almas...


11 comentários:

  1. Ser Cristão,ser de Deus, não é ir à missa todos os dias como ritual,a olhar a Deus e só se ver a si próprio mas olhar para o lado e ver quem está próximo,e em cada situação perante nossos olhos agir ,agir com amor ,vindo do interior do nosso coração ,numa situação inesperada em qualquer lugar,em qualquer momento, onde o julgamento só a Deus cabe,ser fazedor de um sorriso que brote espontâneo do fundo da alma,que ajude a construir, a sobreviver e não o contrário,onde o amor do coração prevaleça, à lei incoerente de quem só se vê a si próprio e se esquece que estamos numa peregrinação e quando menos esperarmos estamos perante o Senhor a LHE dar contas dos nossos atos.
    O que fizermos aos outros estamos a fazer a Deus,e isso nos deve inquietar.
    Eu quero ser Igreja,diante da cruz,inquieta ,e sempre desejando fazer mais.

    ResponderEliminar
  2. No frio seremos o calor,
    na solidão seremos a companhia,
    no desespero seremos a esperança,
    no desencontro seremos o encontro,
    na tristeza seremos a alegria,
    na dificuldade seremos o amparo,
    no desânimo seremos o Amor.
    Seremos tudo isto e muito mais quando vivermos em pleno o ser Igreja.
    Obrigado Pe. António pela sua insistência em nos despertar para Cristo de uma forma apaixonada e poética, poética de quem muito Ama.

    João Jerónimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho a frase digna de ser repetida: "Obrigado Pe. António pela sua insistência em nos despertar para Cristo de uma forma apaixonada e poética, poética de quem muito Ama."
      O Pe.António tem esse dom, de nos despertar, de nos ´ajudar´ a estarmos cada vez mais enraizados no amor de Deus, e isso é fantástico !Deve ser por essa razão que a missa ao Domingo às 19 está sempre cheia de corações sensíveis.
      Obrigado João pelo seu comentário.

      Eliminar
  3. Ser igreja é ser mais. Ser igreja é querer mais. Ser igreja é acreditar que todos juntos somos uma força. Ser igreja é rezar para que os padres sejam a nossa força e nós consigamos ser também a força para construir uma ´casa´ com alicerces sólidos. Ser igreja, não é ser templo, é acreditar que há ´irmãos´ nossos que não tendo fé, são mais crentes do que nós. Ser igreja é nunca acreditarmos que há gente inferior a nós. Ser igreja, é ser de Cristo, é estar com Cristo, é tentar imitá-Lo com todas as nossas forças, é saber que amanhã a minha fé vais ficar mais sólida do que está hoje. Ser igreja é acreditar que há padres Antónios que mudam a história de várias paróquias, e dão ´vida´ a quem por vezes já a ´perdeu´. Ser igreja é ser comunidade, é ser abraço, é ser de Deus, é saber olhar nos olhos do outro e sentir que podemos, que sabemos fazer melhor, que não viramos as costas, que estamos ali porque há alguém que precisa de nós.
    Ser igreja é agradecer a Deus e a quem nos ajudou um dia a ter esta fé, que não se acomoda, mas que quer crescer cada vez mais, para que possamos dizer como S.Paulo: “Para mim, viver, é Cristo”.
    Eu não sou santa. Tu não és santo. De uma coisa temos a certeza: queremos imitar um tal...Jesus de Nazaré e é Ele que nos ajuda a construir com bases sólidas essa igreja, que sou eu...que és tu...que somos nós.
    R.A.

    ResponderEliminar
  4. Neste pensamento lindíssimo, Pe. António, já que fala da igreja...
    Gostava de fazer uma pergunta ingénua (se é que esta pergunta tem alguma ponta de ingenuidade !!!): como é que é possível, haver ainda gente que se diz cristã, bate com a mão no peito, vai comungar, é ministrante, poderá até ser mais algumas coisas...e consegue (neste caso emprego o plural) conseguem dizer mal da igreja, das pessoas que fazem parte dela e que estão a dar o seu melhor para transformar essa dita igreja e os homens e mulheres que dela fazem parte, num ´monumento´ onde todos possam ter ´pão´, onde todos possam sentir-se muito bem ?
    Vou mais longe e pergunto: como é que alguém (que pode ser mais que uma pessoa) pode fazer tudo isto e muito mais...e consegue deitar-se à noite e dormir descansado(a), consegue rezar...consegue olhar-se ao espelho ? Meu Deus, como é que isto é possível ???
    Eu, por vezes (embora tenha muitos defeitos, como todos) olho p´ro Céu, olho para um altar e pergunto a Cristo, como é que pode haver gente assim, que só dá cabo daquilo que os outros constroem, como é possível ? Como é que estas pessoas conseguem dar a comunhão ? Eu repito: como é que estas pessoas conseguem dar a comunhão ? Meu Deus, gente sem cruz, sem Calvário, gente sem Cristo, que vive de inveja, de raiva, de ódio, de tentar espalhar o que de muito bom anda a ser feito.
    Quando o Pe.António diz a dada altura: “Ser Igreja é ser inconformado, inquieto e insatisfeito diante da cruz”, eu pergunto o que é que certas pessoas fazem quando olham para a cruz ? Não conseguem ver mais nada senão um homem pregado num madeiro....
    Estamos num país livre, e eu não tenho a mínima dúvida que há muitas injustiças por esse mundo fora, mas quando essas injustiças estão mesmo junto das nossas ´barbas´...as coisas mudam de figura. Gostava de perguntar a quantos possam estar a ler estas linhas, e sintam o que eu sinto: com que direito há gente que tenta estragar o que tem dado tanto trabalho a ´edificar´ ?
    Será que estas pessoas não conseguem pôr a mão na consciência (se por acaso nasceram com ela) e perguntar: porquê, porque razão eu ando a fazer isto ? O que irei eu ganhar ?
    Pensando em tudo aquilo que Cristo fêz por nós, o que sofreu, o quanto nos pediu e nos pede....
    Andam uns a lutar e a lutar bastante para fazer crescer a igreja e depois há os outros que pensam que conseguem estragar alguma coisa (que felizmente não conseguem). Se fossem meros visitantes e frequentadores da missa...eu nem falaria, mas gente que vai à missa diarimente, que comunga, que inclusivamente dá a comunhão ???? Meu Deus !!! Eu até já tinha visto este filme em outras paragens...
    Não vou dizer que estou a falar da Igreja ´A´ ou ´B´, mas fique ciente de uma coisa Pe. António: a maioria faz todos os possíveis e impossíveis por ajudá-lo, a si e a todos os que precisam. E nunca duvide que rezamos muito pelo Prior de Carcavelos. (se achar que esta minha indignação pode ser publicada....)
    Poderia até pôr o meu nome, mas acho que a mim se iriam juntar outros nomes, de pessoas que pensam como eu, centenas que pensam como eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revolta-nos a todos. São pessoas doentes, cheias de raiva, que não conseguem amaciar o coração. Mas acho que a revolta deu lutar a uma força muito grande, a uma união enorme que fez ´esmagar´ quem de alguma maneira queria estragar tanta coisa que deu muito trabalho a construir.
      “Os cães ladram e a caravana passa...”, e esta caravana é bem poderosa. Os alicerces são sólidos. Penso que as tentativas foram tantas e falhadas, que agora já nada podem fazer. Podem falar, claro que podem. Mas hão-de se cansar.
      Só temos que interiorizar bastante o que a leitura do Evangelho nos diz: “Todo aquele que é da verdade, escuta a Minha voz.” E nós queremos estar com a verdade e escutar a voz de Deus. E se realmente acreditamos que somos filhos de Deus, só temos que rezar por aqueles que andam perdidos e que não sabem ´comungar´, comungando. A fé, a força e a garra que rodeia o Prior, juntando a isso todos os ingredientes que ele também tem, como um grande poder, fazem com que nós estejamos cada vez mais firmes e com uma igreja cada vez mais sólida.

      Eliminar
    2. Força SR.Prior,DEUS está em SI.

      Eliminar
    3. Deus está em si, e nós estamos consigo. É a força do Espírito Santo que consegue fazer todos estes ´milagres´ que acontecem em Carcavelos. Lembro-me (e vou ser muito honesta) que o ano passado, quando o Pe.António desafiou os jovens a irem a pé a Fátima no dia 26, eu pensei, cá para os meus botões: "Tá-se mesmo a ver, depois do Natal e antes do fim do ano... !" E fiquei estagnada quando ouvi o número de jovens que se tinham inscrito. Padre António, acredite o que já alguém lhe disse: "Não há força que o derrube. A sua fé é mais forte que tudo o resto."
      Sabe-nos tão bem sair da missa e ter ouvido uma homilia como a de hoje ! E ter imaginado o que os pais sentiram quando os jovens lhes foram dar um abraço e, em vez de dizer: A paz de Cristo", disseram: "Ninguém te ama mais do que eu !" Isto foi demais. Não estávamos à espera e abençoados os pais que receberam este cumprimento.
      Permita-me que lhe diga: passaram muitos Párocos nestes 15 anos por Carcavelos, porque ainda não tinha chegado a vez do Padre António.
      Rezamos por si e nas nossas orações pedimos para que a sua fé, a sua força nos contagie cada vez mais. Obrigada !
      Por vezes não é preciso pôr o nome, outras vezes gostaria de lhe dizer que tenho muito orgulho que toda a sua aprendizagem agora esteja a ser usada em favor de todos nós, jovens e adultos, uns que já andaram por outras ´paragens´ como eu, e que nunca me canso de sentir a força de Deus em mim.
      R.A.

      Eliminar
  5. Uma vez mais palavras que, tocaram o meu coração, a partir duma simples música e grande poema!
    "... há que morrer para nascer de novo..." É tão difícil, às vezes morrermos para nós próprios!
    Neste ano da Fé, todos os dias agradeço este dom imenso que Ele me deu e agradeço também pelas pessoas que Ele põe no meu caminho e me ajudam a crescer nessa Fé... Obrigada Padre António!

    ResponderEliminar
  6. Na segunda e terça à noite estive a ver uma entrevista com o José Mourinho Acho que ele é um dos orgulhos que temos em Portugal, embora eu nem aprecie futebol. Gosto sim de ver um bom jogo. Não há dúvida que o Mourinho tem uma força, uma garra, uma convicção, que qualquer pessoa se arrepia com as suas certezas.
    E ontem, quando estava a ver a entrevista, lembrei-me do Pe. António. Acho que (não me leve a mal) em campos completamente diferentes, o posso comparar ao José Mourinho: Sempre em ´campo´, nunca abandona ´os jogadores´, transmite-lhes o maior entusiasmo possível, não os critica, mas ensina-os a melhorar, mostra-lhes o que é preciso para ´acreditar´....
    Ambos têm garra, ambos sabem o que querem, ambos têm muita força dentro deles, ambos ´acreditam´ piamante e vão em frente, sem virar os costas a ninguém.
    E que Deus me ouça, para que a Igreja de Carcavelos consiga ´subir´ cada vez mais e que o Prior que ´nela habita´, seja hoje e sempre o pilar que todos nós precisamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fantástico. Faço minhas as suas palavras. Se um tem garra, o nosso Prior tem feito milagres em Carcavelos. Parabéns e conte sempre com os seus paroquianos.

      Eliminar

Web Analytics