terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Esta Igreja que eu amo"

Já fazia frio, o vento trazia-o com alguma intensidade e, ainda assim, não foram poucos aqueles que se atreveram a secundarizar o aconchego do calor das suas casas e famílias para se reunirem e unirem por uma causa maior, que o coração lhes segredava ser mais nobre, a alma lhes assegurava ser mais mais divina...
De noite já, aqueles corações e aquelas vidas, mais novos e mais velhos, ousaram naquele encontro de Comunidade ouvir falar do amor à Igreja, do amor da Igreja, do amor pela Igreja.
E creio que posso afirmar que foi notável aquele partilhar de desejos, sonhos, projectos, inquietudes, vontades firmes de renovar, de aprender e reaprender o amor à Igreja. A Igreja que também tem rosto, tem história, tem sangue, alma e coração, tem vida, tem eternidade, aqui em Carcavelos...
Esta Igreja que eu amo, é verdade, tem defeitos, tem mancha, tem "rugas" de pecado; esta Igreja não raras vezes pouco tem de Evangelho, de rosto fiel do Seu Senhor, de identificação com o gesto do lava-pés e com o escândalo e a sabedoria da Cruz! Mas, ainda assim, esta é a Igreja que eu amo.
Esta Igreja, é verdade, demasiadas vezes não aponta ao mundo o caminho do Céu nem fala aos homens a linguagem do Coração trespassado de Jesus de Nazaré! Mas, ainda assim, esta é a Igreja que eu amo.
Esta Igreja tem demasiadas vezes os traços do mundano e do terreno, as marcas da ligeireza e da mediocridade! Mas, ainda assim, esta é a Igreja que eu amo.
Poderão perguntar-se porquê então?!
A resposta não é difícil: porque esta é a Igreja de Jesus.
Ela é humana, ela é terrena, ela é mesmo pecadora, para que eu nela tenha lugar.
Ela apresenta-se com mancha e com pecado porque ela é construída por homens como eu, pecadores que não desistem de ser melhores, que não desistem de ser santos.
Ela é frágil e pobre, mas é a Igreja de Jesus.
Que a quer e sonha mais ao jeito do Evangelho, é verdade.
Mas esta Igreja, feita de homens e mulheres crentes na Palavra d'Aquele Homem da Galileia, é a Igreja de Jesus Cristo. É o tempo e é o espaço que Ele escolhe e habita para Se apresentar ao mundo de cada tempo...
Esta Igreja de homens e mulheres pecadores é a mesma Igreja que tem no seu seio, simultaneamente, outros homens e mulheres verdadeiramente fiéis, simples, justos, misericordiosos, puros de coração, lutadores pela justiça, construtores sábios e eficazes da civilização do amor, ou seja, santos.
E é esta a Igreja que eu amo.
Esta Igreja que se edifica no testemunho de incontáveis vidas apaixonadas por Jesus que a História não consegue esconder ou apagar; esta Igreja que acolhe a herança de tanto sangue derramado por amor a Cristo e ao Seu Reino e a catapulta, em cada tempo, para a aventura prodigiosa da imitação do Mestre e a desafia ao sonho viável da fidelidade ao Mandamento Novo.
Diante do frio que vazia na rua, experienciámos o "calor" da fé, o "fogo" do Espírito que teima em soprar nos corações que a Ele se abrem desassombradamente.
Porque esta é a Igreja que amamos e pela qual queremos continuar a viver e a dar a vida.
Porque nela, apesar dela, está e permanece o Senhor do Mundo...

15 comentários:

  1. Lindo, Pe António!
    E fiquei a pensar que esse Amor que sentimos pela Igreja - tantas vezes difícil de compreender - só existe porque o nosso coração é às vezes vulnerável ao Amor que Deus tem por cada ser humano e que é independente das escolhas que possamos fazer; porque a livre escolha do nosso lugar no mundo (..os outros animais tem como que um lugar fixo) é já parte de esse Amor imenso que Deus tem por nós.
    E o Homem é feliz quando não se importa de não perceber e, contrariando a sua tendência original, agradece e sente verdadeira Alegria no Amor de Deus.
    Beijinhos e Parabéns por este ano 1 em Carcavelos :)

    ResponderEliminar
  2. Pe. António
    "Esta Igreja que eu amo"
    Partilhar lindo,lindo não é a palavra certa mas sim.Partilhar com Nobreza,com alma e coração que nos transmite grandeza a universalidade de uma Igreja que é o Corpo de Cristo, onde nos sentimos integrados não com sentimentos de que eu sou daqui ou de acolá,mas sim, sou desta Igreja que eu amo tanto,a Igreja do Senhor,e por Ele estamos aqui,não para o mundo que nos ofusca,nos oferece apenas simples quimeras que se esfumam com o tempo e nos deixa vazios e sem rumo.
    Bem haja por este partilhar que me emocionou, onde tanta gente partilha com o coração o mesmo Jesus,e onde o Pe António deixa transparecer todo o amor à Sua Igreja, que é Jesus.
    "Esta Igreja que eu amo"

    ResponderEliminar
  3. Sim, Padre António, a Igreja Gloriosa e Frágil que amamos.
    Por Ela transformei a minha vida. A Igreja que sirvi por amor, sem nada esperar.
    Como são belos os sorrisos dos meus irmãos quando descobrem o mais impottante, a beleza das suas vidas, Cristo! O Cristo Redentor! Descobrem o quanto Ele está perto das suas vidas.
    Estamos a um passo da felicidade de sermos de Cristo, de sermos a Igreja de Cristo. Igreja de verdade que vive da Caridade.
    São precisos cristãos apaixonados para irradiar este Amor a Cristo e à sua Igreja sem grandes filosofias e teologias, com muito amor, com muita entrega.
    Cristo continua a conquistar coraçõesque querem mudar o mundo. UM mundo sonhado por Cristo!
    Obrigado Padre António, por ser o Padre que é, o apaixonado de Cristo que irradia o seu amor e a sua preocupação pelos pobres mais Pobres e pelos jovens, o futura da Igreja.

    Sim, a igreja faz- se com corações idênticos ao seu.

    Bem haja pelo seu Sim a Cristo.

    O seu seguidor.

    JJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que Palavras,que conteúdo com tanta verdade,tem muita razão, a Igreja faz-se com corações iguais ao do PADRE ANTÓNIO.
      É um Partilhar fabuloso,que ao contemplar a foto e ler o texto a emoção invade-nos e nos enche o coração de um amor sem limites.

      Eliminar
  4. Uma Comunidade que quer continuar a caminhar rumo ao Céu... :)

    ResponderEliminar
  5. Alda Gaspar Ferreira3 de outubro de 2012 às 21:41

    Obrigada Padre António por estas palavras, que nos ajudam a caminhar até ELE.
    Continue com essa paixão por JC.

    ResponderEliminar
  6. Só para rectificar: Onde se lê - A Igreja que sirvi- Deve ler- se - A Igreja que sirvo - Há outros erros no texto, mas sem importância, mas este, é importante rectificá- lo.

    JJ

    ResponderEliminar
  7. Prior, na verdade não posso deixar de partilhar os meus sentimentos quer em relação à sua reflexão quer em relação à vivência da Reunião.

    Foi sem dúvida de uma riqueza extraordinária. Todos os testemunhos foram brilhantes porque saídos do coração. Percebeu- se o quanto aqueles corações amam Jesus e amam a Sua Igreja.
    Fiquei sensibilizada ao ver aquele salão cheio e poder perceber que a Comunidade Cristã está unida ao seu pastor, está unida a si, a quem Deus confiou a Comunidade de Carcavelos.E só assim faz sentido. Nós, os cristãos que nos dispomos servir o Senhor nos irmãos, nos mais diferentes serviços, só temos que estar unidos àquele que é o Seu representante na comunidade local.

    Com toda a humildade ouso afirmar: Eu amo muito o meu marido, os nossos filhos e netos, mas amo mais a Igreja, porque à Igreja eu amo como a Cristo. E é na medida em que amo mais a Cristo que os meus amores terrenos ganham mais firmeza, mais consistência.

    Bem haja Pe. António por me ter ajudado a fortalecer cada vez mais o Amor que sinto por Cristo e pela Sua Igreja.

    JR

    ResponderEliminar
  8. "Esta igreja que eu amo": Que bom que era se os padres falassem assim das suas paróquias ! Era tão bom ! Era sinal que lutavam por essa igreja, pela igreja que, no fundo é a de cada um. Foi isso que o Padre António aprendeu e segue à risca. Acho fantástico !
    Não podia deixar passar este texto, sem lhe dizer o quanto adorei ler as suas palavras, o quanto é bom saber que existe alguém que se preocupa com a ´sua casa´ e a ´decora´ com o maior carinho do Mundo. Nós, que estamos por fora, sentimos isso no dia a dia, sentimos o quanto o Padre António se esforça, e dá tudo de si, para gritar bem alto o nome de Carcavelos. Tem muitos podres, está ´suja´, tem de ser ´lavada´...? Claro que tem. Mas há alguma coisa nesta terra que seja perfeita ? O bom é sentirmos, como eu senti, neste pensamento, o amor que dedica a Carcavelos.
    Foi lindo ler estas suas palavras. Um padre tem de lutar sempre pela sua igreja, pelo seu rebanho. Se ele não o fizer...quem é que vai fazer ? E há tantas igrejas sem cor...tantas igrejas onde não há ´rebanho´. Uma pena.
    Este texto, estas perguntas que faz e responde, fez-me lembrar a minha igreja (que eu adoro), e que também já foi a sua. Mal comparado, quando vou com alguém que nunca lá tinha ido, dizem-me que é uma igreja muito grande, muito fria, e que não é nada acolhedora. Mas para mim, há-de ser sempre a minha igreja, a igreja onde Cristo me foi apresentado, onde o meu percurso começou, um percurso muito bonito, e que é como uma escada: sempre a subir. Falo da Igreja de Arroios, claro, onde adoro ir rezar, onde aquele altar me diz (quase) tudo.
    Essa força, essa coragem de saber tudo o que há de mau, e assumir publicamente que ama a sua igreja....é lindo.
    O Padre António tem todos os ´ingredientes´ para fazer um dos melhores ´bolos´ do mundo, um ´bolo´ perfeito. Esse bolo está quase pronto...continue e conte connosco, com aqueles a quem Jesus Cristo já foi apresentado.
    Todos, ajudamo-lo a transformar e a embelezar Carcavelos, porque....também fazemos parte desse pedaço, nem que seja só (que já é muito) pelo simples facto de adorar ir à missa...ouvir as suas homilias.
    Estou a escrever tudo isto e a pensar, cá para os meus botões que, com toda essa força e toda a sua fé, já levou muita ´água ao seu moinho´ e vai continuar a levar.
    Foi muito bom, foi...muito bonito ler o seu pensamento. Que Cristo o continue a abençoar com a Sua graça.

    ResponderEliminar

  9. O Pe. António ensina-nos a amar a Igreja com toda o coração por esse e por muitos motivos, este Partilhar tem Nobreza,tem amor, nos emociona,nos toca,porque nos Fala da Igreja de Cristo com todo o Seu sentir de »Pastor» ás vezes nós »ovelhas» estamos um bocado arredadas,mas o Pe. António consegue perceber onde está o princípio e o fim e puxar uma e todas estão sem darem por isso perante Jesus com todo o coração.
    Bem haja por tudo e também me sinto parte desse pedaço como diz o comentário anterior e muito bem,
    Simplesmente amei este partilhar.

    ResponderEliminar
  10. Tenho pena que agora nunca mais tenha havido pensamentos seus, Padre António.
    Acho que este blog é de uma riqueza muito grande.
    Beijinhos e obrigado

    ResponderEliminar
  11. A Vida é um Dom de Deus, assim como o são os verdadeiros Amigos.
    Tenho de dar graças a Deus pelos Amigos, Homens e Mulheres,que através do seu
    testemunho de vida me ajudaram a encontrar o Bem Maior, Jesus Cristo e a Sua Igreja.
    Entre estes Homens e Mulheres está de uma forma muito especial o Padre António, que tem sido para mim um verdadeiro Amigo,uma Estrada para Deus. Sim, o senhor é verdadeiramente uma Estrada que me tem conduzido cada vez mais para Deus porque me mostra a exigência de ser de Deus, o caminho e como fazê- lo.
    Obrigado Padre António.
    Obrigado pela sua entrega, pela sua radicalidade, por ser um Homem de Deus.
    Não é por acaso que é muito amado por muitos e odiado por alguns.
    Odiado pelos que se dizem de Deus, mas querem um Deus à sua medida, vivem endeusados em si mesmos. Por aqueles que se querem sentar no trono que só a Deus pertence. Por aqueles que não aceitam os desafios como um bem.
    Amado por todos aqueles que percebem que através de si encontram o caminho para Deus. Gente que gosta de se sentir desafiada. Gente que é tocada pelo Amor que testemunha ter a Cristo e à Sua Igreja. E são tantos os que se encontram ou reencontram com Deus através de si!
    A morte e o sofrimento de Cristo não é nada poético, mas esse é o caminho, o caminho da Cruz, o caminho do Amor, o caminho para aqueles que se abrem ao Dom da Fé, a serem pertença de Deus.
    Padre António continue a ser o sacerdote que é, aquele que vai à frente e nos indica o Caminho para Deus.

    O seu seguidor

    João Jerónimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amei todo este comentário,é uma verdade profunda todo ele.
      Bem haja João Jerónimo,Agora vou fazer uma pergunta e quando alguém,proíbe terminantemente até a consulta do blogue? Que acha?Em que mundo estamos?

      Eliminar
    2. Era só o que faltava. Quem é que pode proibir a consulta a um Blog. Mas vivemos numa ditadura ou quê ? Acho que estamos a ligar demais a quem simplesmente deveríamos dar a saudação, por educação. Que importa o que os outros dizem ? Importa o que o Padre António nos ensina e o que nós somos, o que Deus é para nós. Falemos mais de amor e punhamos de lado os ódios dos outros. Se somos cristãos, somos cristãos com amor. Deixamos os ódios para os que não sabem amar.
      Padre António: vá em frente (eu sei que vai) e que este blog continue com a força e a adesão que tem tido até aqui.
      Um obrigado especial ao João Jerónimo pelas suas palavras fortes e que marcam a sua posição.
      Deus tratará do resto (dos outros).

      Eliminar
    3. Eu sei que vai e eu também vou remar contra a maré,assim melhor nos apercebemos da força da nossa fé e irmos mais longe.
      Bem haja Pe. António nunca deixe este cantinho que eu também não ...mesmo que o vento sopre a maré seja alta mas o timoneiro leva sempre a bom porto.

      Eliminar

Web Analytics