terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Alegria e entusiasmo que contagiam..."

Foi com muita alegria, emoção e fé compartilhada que foi vivido este último Domingo, dedicado nesta paróquia de Carcavelos à Festa da nossa Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios.
Numa solene Eucaristia, às 11h 30, presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca, onde se apresentou diante da Comunidade e, particularmente aos crismandos, com um sorriso bonito, simples, paternal, com uma multidão que enchia a igreja e o próprio adro, escutámos o apelo a ser mais Igreja, mais Comunidade, mais discípulos d'Esse Mestre de Nazaré.
Uma celebração carregada de significado, de entusiasmo, de fé, sabendo-nos abraçados pela Senhora dos Remédios que, como naquele primeiro Pentecostes, estava ali, naquela igreja, naquela manhã, tão presente, tão real, tão sentida...
O sorriso, o carinho, do nosso Bispo ao confirmar na fé cada um daqueles jovens e adultos ficarão gravados nos nossos corações; a alegria daqueles cristãos, conscientes, ao acolherem o Dom do Espírito, será também uma imagem que permanecerão bem no funda das nossas almas...
De tarde, também com uma pequena multidão, celebrámos a Procissão com a imagem de Nossa Senhora.
Percorrendo algumas das ruas de Carcavelos, quisemos consagrar esta nossa terra ao amor maternal da Mãe de Deus e nossa Mãe. Num ambiente festivo, respeitador, orante, sentido, foi bonito ir percebendo que a multidão crescia à medida que a imagem da Padroeira de Carcavelos "caminhava" por estas vielas, no meio das suas gentes...
Se agradecemos o facto de não ter chovido, agradecemos a "chuva" de bênçãos e de graças que a Senhora dos Remédios decerto presenteou esta terra, esta gente, estes sonhos, que somos todos e cada um de nós.
No final do dia, já tão cansado, mas também tão feliz, a igreja tornava a encher-se para a celebração da Eucaristia. Onde tornaram a participar vários dos jovens que naquela manhã haviam sido crismados. percebia-se a alegria estampada nos seus rostos; saboreava-se a paz celebrada naqueles corações; via-se tão bem a fé manifestada naquele entusiasmo com que celebravam o encontro com o Senhor, Pão vivo descido do do Céu.
Por fim, de joelhos, com todos os crismados, bem diante da imagem de Nossa Senhora, segredámos-lhe o "Recado". Um cântico único, nunca suficientemente cantado, repetido, proclamado, onde entregámos à Mãe do Céu esses mesmos corações, esses sentimentos, numa atitude de verdadeira consagração...
E como não sentir um "santo orgulho" em ser pastor de uma Comunidade que vive momentos tão intensos e tão profundos como estes?
E como não agradecer a Deus esta experiência maravilhosa de ser e tentar ser sempre mais polo de comunhão e de unidade entre todos estes corações que se dizem e afirmam corajosamente cristãos?
Assim Deus nos ajude a permanecer nesta alegria de ser apóstolo, neste entusiasmo de ousar ser arauto da Boa Nova, nesta paixão de desejar ser sempre mais de Deus e da Sua Igreja que também aqui peregrina rumo ao Céu...
De facto, esta é uma alegria e um entusiasmo que contagiam...

6 comentários:

  1. Palavras muito bonitas, que nos tocam, mas que lhe acabam por tocar mais a si, por sentir o que já fez e continua a fazer. Não imagino a sua satisfação depois deste dia 21. Deixe-me que lhe agradeça a homilia fantástica com que nos presenteou na missa das 19 horas e pelo “Recado” lindíssimo que segredámos à Mãe do Céu. Um poema maravilhoso, para uma voz forte e digna daquele texto.
    Padre António, há dias que nos enriquecem e nos fazem ver que o amor de Deus é tão grande, que fêz o milagre de chover toda a noite, para que houvesse uma maior riqueza naquela igreja. Nada é por acaso. Esta “Alegria e entusiasmo que contagiam...”, também me contagiaram a mim e a muitos. Estas palavras que mostram o quanto Deus vai guiando os homens e vai fazendo com que o seu rebanho tenha cada vez mais um coração de amor, de união...
    A sua vinda para Carcavelos não tem palavras, nem há palavras para explicar. Mas não há dúvida alguma que Deus fez um grande milagre, e muitos já se ajoelharam a agradecer a sua presença, a sua ajuda, a ´revolução´ que conseguiu fazer a todos os níveis, (uma revolução de rosas, para quem as quis apanhar...)em pouco mais de um ano. Posso dizer: Fantástico ! Que Deus seja louvado e que continue a abençoá-lo hoje e sempre, a mostrar-lhe o caminho, para que nós possamos ser enriquecidos com o seu dom.
    E termino com a frase que mais gostei neste pensamento: “Assim Deus nos ajude a permanecer nesta alegria de ser apóstolo, neste entusiasmo de ousar ser arauto da Boa Nova, nesta paixão de desejar ser sempre mais de Deus e da Sua Igreja que também aqui peregrina rumo ao Céu...”
    Obrigada e que assim seja.
    R.A.

    ResponderEliminar
  2. Pe. António
    Não consigo dizer nada apenas e simplesmente,bem haja.
    É um partilhar com um sentido profundo,de um coração que compreende os outros corações e os sabe levar ao caminho de Deus.
    bem haja ,um bom dia.

    ResponderEliminar
  3. O Sacramento do Crisma é de uma profundidade extrema, é uma confirmação consciente da nossa adesão a Jesus,é um proclamar da nossa fé e a tudo o que ele nos deixou, na Sua Palavra,com a Sua Igreja ,os Seus Apóstolos,é a nossa reafirmação Nele e o Espírito Santo que desce sobre nós que nos ilumina ,nos indica o caminho a percorrer,nos ensina a viver,nos auxilia,foi Jesus que nos deu,nos mandou o Espírito Santo para que tudo em nós ficasse fortalecido,Sabedoria Inteligência Ciência,Conselho,fortaleza piedade e Temor,para que assim possamos dar os frutos,o amor,alegria,Paz,Paciência,Benignidade,Bondade ,Mansidão,Fé,Caridade,castidade.Que pena que muitas vezes a vida nos vá arrastando com tanta coisa e deixamos um pouco assim como que para saber e não fazer.
    Bem haja,gostei muito de tudo o que vi deste dia que «cansado» mas com muito amor.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  4. Lindo o fundo do blogue...Mar e o nascer do sol,o nascer da Esperança da fé.Lindo de admirar,sonhar...admirar o que Deus criou.

    ResponderEliminar
  5. Foi um dia muito bonito, no passado dia 21. O facto de não estar bom tempo, ajudou-nos a estarmos todos juntos na Igreja, o que foi bastante acolhedor. Foi uma cerimónia muito bonita, muito rica. A presença do nosso Cardeal juntamente com o Prior de Carcavelos, foi significativo e marcante. Ficou para a história. Queria-lhe agradecer este partilhar no Blog, que é sempre muito bom de ler, para que nós possamos ter momentos de paz interior. Não imagina o quanto foi bom para todos nós, a sua vinda para Carcavelos. Deus não faz nada por acaso e a nossa vida tem um percurso marcado. Rezo para que esta caminhada se prolongue por muitos anos. Assim, vamos ter mais gente a caminhar com Jesus.
    Obrigado Padre António. Que Deus lhe dê sempre a sua bênção e o encaminhe.

    ResponderEliminar
  6. Por vezes, na nossa caminhada, encontramos paragens lindas, que nos fazem parar para pensar.
    Não imagina o que é ter uma família que até parece unida, mas que tem tudo menos de união. Um casamento de fachada, sem amor e com um faz de conta constante. Se pudesse voltar atrás, não sei se teria repetido o meu caminho. Gosto muito de assistir às suas homilias. São muito bonitas e ajudam-me muito a sair com coragem para enfrentar o que por vezes não tem nada por dentro. Mas venho feliz, animada, sabendo que venho para uma casa que é como se não fosse a minha, onde não tenho vontade para nada. É horrível, quando estamos casados por estar. E, quando o Prior fala de amor, de união, de casamento, dos casais, eu fico a olhar e a imaginar como seria se fosse diferente.
    Viver por viver, fazer as coisas por fazer e sem horizontes, sem vontade. Quando vivemos não com violência física, mas com violência psicológica, que é muito pior, e não conseguimos sair.
    Mas sabe uma coisa que eu lhe digo, é tão bom sair enriquecida com as suas palavras. Mesmo sabendo que em casa há pouco calor humano e a separação tem os dias contados, eu fico muito confortada com as suas palavras. Há homens que já nascem com um destido marcado. Deve ter sido muito bom para as pessoas que o tiveram em outras paróquias. Nós, em Carcavelos, somos uns felizardos. Houve muitos párocos em, penso que foi 15 anos, mas agora, sei que, com a sua força, a sua determinação, vamos tê-lo por muito tempo.
    Há muita gente com problemas de droga, de álcool, dependencias terríveis. E há famílias, como a minha, onde se vive por viver, onde o sol não entra, onde se vive só por dinheiro, ou com medo da falta dele.
    Obrigada Prior por toda a sua dedicação e por aquilo que me tem ajudado com as suas palavras.

    ResponderEliminar

Web Analytics