terça-feira, 11 de setembro de 2012

JMJ 2013? 
Porque não? 
Claro que sim!

Mais que uma quimera ou uma utopia marcada pelo devaneio, eis que a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, Brasil, como que num "segundo", se torna evento e sonho, ambição e desafio, audácia e vontade firme de concretizar por parte dos jovens da nossa Paróquia.
Na verdade, sabemos todos que serão muitos os obstáculos a ultrapassar, as barreiras a vencer, as dificuldades a deixar para trás; sabemos e sentimos que uma enorme responsabilidade recaiu sobre quantos se decidiram abraçar o apelo do Papa Bento XVI e a de quantos a ele aderirem...
Todavia, precisamente porque "pelo sonho é que vamos" como escreve o poeta, acreditamos que com os esforços e a dedicação, a boa vontade e a entrega de cada um, jovens e adultos, crianças e idosos, numa palavra, a Paróquia, conseguiremos levar a "bom porto" esta mesma aventura e tornar realizável este mesmo sonho.
Será uma caminhada de toda a Comunidade; um trabalho a desenvolver, esforços a congregar, comunhão a edificar, sã ambição que terá de ser compartilhada por todos quantos se sentem e formam parte deste todo maior que é a Paróquia de Carcavelos.
Como afirmou já várias vezes o Santo Padre, os jovens têm de ser a grande aposta e prioridade da Igreja e das Comunidades, dos Pastores e dos esforços pastorais. Eis pois uma oportunidade excelente para vivermos esta convicção do Papa, na medida em que todos abraçarmos este sonho que é "levar" os jovens da Paróquia a viverem essa experiência inolvidável que é uma Jornada Mundial da Juventude.
A JMJ 2013 vai ser a "palavra de ordem" deste ano pastoral. Terá de o ser.
Porque vamos, em comunhão com toda a Igreja, viver o "Ano da Fé", abraçar este projecto comunitário pode bem ser o desejar passar a "porta" da fraternidade, da cumplicidade, da comunhão, do diálogo, da verdade, da caridade, da justiça, da entre-ajuda, do acolhimento, da reciprocidade, afinal, da Fé, que dizemos ter e professar.
Todas as ajudas serão preciosas; todas as ideias serão bem vindas; cada sugestão será acolhida; cada gesto de partilha será um passo dado na construção deste sonho gigante que acalentam os jovens da Paróquia e eu próprio que desde esse primeiro segundo "abençoei" essa ousadia e essa vontade de sonhar...
Como Pastor tenho que agradecer esta oportunidade de me desinstalar, de arriscar, de ir bem mais além e mais alto que estes jovens me proporcionam.
Foram esses corações jovens, positivamente inquietos, decididos e audazes que me fizeram acreditar que seria possível...
Serei apenas e tão somente aquele que os ajudará a alimentar esse sonho e essa chama; aquele que lhes dirá sempre que "o medo, a falta de coragem, mata antes de se morrer"; serei aquele que, de braços erguidos ao Céu e mendigando a generosidade de todos os ajudará a viver essa proposta do Sucessor de Pedro.
A esses que se decidiram sonhar e arriscar, um obrigado gigante.
A quantos se decidiram provocar-me e desafiar-me a acolher essa proposta, um bem haja impagável...
Teremos muito trabalho; "nuvens escuras" intentarão obscurecer os nossos passos; comodismos e apatias serão muros a subir confiadamente... mas o destino está traçado: JMJ no Rio de Janeiro em Julho de 2013.
Deus providenciará. E isso nos basta...

9 comentários:

  1. Pe. António
    "Deus providenciará.E isso basta"
    Todos unidos faremos o resto
    bem haja Pela ousadia

    ResponderEliminar
  2. Um grande desafio sem duvida, mas eu conheço alguém que me ensinou que "porque custa e precisamente porque custa" vai ser alcançado...

    Um beijo com saudades
    Catarina Calheiros

    ResponderEliminar
  3. Mesmo mais longe /fisicamente), conte comigo... e com a minha oração!

    ResponderEliminar
  4. Mestre, porque pelo sonho é que vamos, sugiro que, num verdadeiro espirito de comunidade, todos os dons sejam postos a render. Os adultos com oração e partilha--na forma que cada um entender ou puder, e os jovens na doação dos seus dons a favor dos adultos. Há formas várias de trabalho a favor da comunidade que, sem grande esforço e com distribuição de tarefas e tempo, podem ser muito úteis aos mais velhos. Esta inter-acção parece-me importante para o crescimento da Fé, da Esperança e da Caridade, na Unidade.

    Amélia

    ResponderEliminar
  5. É pelo sonho que vamos,é pelo sonho que realizamos,tranformamos,porque só um coração simples sonha,realiza,e nos consegue fazer sonhar.
    Pe.António em frente com o sonho para que ele se torne realidade,vamos todos ajudar,novos, menos novos ,mas ajudar no que estiver ao alcance de cada um e fazer da Comunidade um grupo de Jesus, para juntar a todos os outros que com a sua fé vão viver a mesma experiência.
    JESUS é a o desejo de todos nós,servir,amar e fazer a Sua Vontade.
    Bem haja pela audácia,pela entrega,pelo amor aos jovens que são o futuro o amanhã.

    ResponderEliminar
  6. (Fundo do blogue)lindo ondas gigantes como o sonho...

    "Perante a beleza e a imensidão
    do mar há uma necessidade
    de escutar a voz de Deus que
    Se presente no vai e vem das ondas"
    (Rosilaine)

    O mar é livre...não o podemos deter,ele vai e vem,ora toma o seu espaço,ora se recolhe numa imensidão infinita,com suas ondas imponentes,que se impõem e nos encanta,nos faz sonhar,nos liberta e essencialmente nos faz aproximar mais de Deus.
    Ninguém o consegue dominar,só Jesus, que caminhou sobre ele, serenamente...ele é livre,fascinante,temido,admirado,ousado, ora tímido e nos presenteia com uma paz como se os nossos problemas acabassem ali, naquele momento e fossem levados pelas ondas.
    Até a nossa fé é comparada com as ondas no seu vai e vem,uma vez forte capaz de tudo arrastar,outras vezes fraca que precisa de outras para se tornar mais fortes e conseguirem chegara beira mar ,outras não chegam sequer a formar onda ficando pelo arrastando-se fraca,ténue e sem esperança....
    não como estas da foto que são imponentes e cheias de vigor para viver a Fé e o sonho para chegar até Deus,na sua infinita Misericórdia.

    ResponderEliminar
  7. Deus providenciará e isso basta.... Bem haja Pde. António por mais esta ousadia. por acreditar e nos fazer acreditar que é possível! Desde já, esta será um intenção de oração diária, na certeza de que Deus escuta....

    ResponderEliminar
  8. e para o Ano da Fé há iniciativas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venham elas... propostas, iniciativas, sugestões... assim se faz a Igreja. Ficarei agradecido a quantos proporcionarem caminhos a trilhar para mais e melhor se viver este ano da Fé... Caminhar buscando formas de ir ao encontro do Papa, Cabeça da Igreja, que nos desafia às JMJ é já um grande ideal de vivência da fé. Em comunhão com a Igreja universal, em comunhão com a Igreja diocesana, em comunhão com a Igreja local.

      Eliminar

Web Analytics