terça-feira, 25 de setembro de 2012

"Imortais"


"Por mais que a vida nos agarre assim
Nos troque planos sem sequer pedir
Sem perguntar a que é que tem direito
Sem lhe importar o que nos faz sentir
Eu sei que ainda somos imortais
Se nos olhamos tão fundo de frente
Se o meu caminho for para onde vais
A encher de luz os meus lugares ausentes
É que eu quero-te tanto
Não saberia não te ter
É que eu quero-te tanto
É sempre mais do que eu te sei dizer
Mil vezes mais do que eu te sei dizer
Por mais que a vida nos agarre assim
Nos dê em troca do que nos roubou
Às vezes fogo e mar, loucura e chão
Ás vezes só a cinza do que sobrou
Eu sei que ainda somos muito mais
Se nos olhamos tão fundo de frente
Se a minha vida for por onde vais
A encher de luz os meus lugares ausentes
É que eu quero-te tanto
Não saberia não te ter
É que eu quero-te tanto
É sempre mais do que eu sei te dizer
Mil vezes mais do que eu te sei dizer
.
Uma letra de uma canção para muitos conhecida; mas que bem podem ser palavras sentidas no nosso coração, fácil e possível de ser o próprio Deus a segredar-nos essas mesmas palavras... Um Deus que nos quer tanto, que jamais saberia não nos ter, um Deus que espanta e surpreende a cada instante sempre que nos deixamos deslumbrar pela beleza daqueles braços abertos e daquele Coração trespassado. Um Deus que Se manifesta nas coisas belas e boas do nosso quotidiano; mas um Deus que Se revela também em agruras e lágrimas que não esperamos mas que acabam por "regar" o nosso próprio crescimento e nos fazer entender que mesmo nessa experiência de Cruz, n'Ele seremos sempre imortais...
E olhar os outros de frente, olhá-los bem fundo, no mais profundo da sua alma, não é caminho de vida e de amor? E sermos capazes, com a pureza do coração e a transparência da alma, dizermos àqueles a quem verdadeiramente o sentimos: "É que eu quero-te tanto; não saberia não te ter; é que eu quero-te tanto; é sempre mais do que eu sei te dizer"...
Custa reconhecer que somos humanos! Teoricamente "gritamos" essa verdade; porém, porque negamos a força dos afectos, a ousadia do coração, a beleza da ternura, a graça dos sentimentos nobres que nascem e renascem em cada um de nós, perdemos essa oportunidade de fazer esse outro sentir-se e saber-se único, especial, importante, insubstituível. Como nós o somos em relação a Deus. 
Não, não basta partir do pressuposto que o outro "já sabe"! Ele tem de ouvir, ele tem de sentir, ele tem de experienciar, esse afecto, essa amizade, esse amor, que nutres por esse mesmo coração. Como Deus o faz connosco na força da Sua Palavra que não passa e, sobretudo, na Sua presença real e efectiva feita Pão de vIda eterna, caminho que nos transforma em imortais...
Será que não haverá alguém - e serão tantos talvez - aqueles a quem poderíamos segredar a letra desta mesma música... E porque esperamos? E porque teimamos no medo e na vergonha de dizermos que amamos, que sentimos, que somos humanos, que somos divinos, que somos imortais?!...

15 comentários:

  1. Pe. António
    Partilhar maravilhoso,sem palavras,que nos enche o coração de esperança de conseguirmos exteriorizar os nossos sentimentos ,que na verdade são muito importantes para toda a nossa vivência na terra.
    Sentir que somos imortais transmite-nos força,ajuda-nos a seguir em frente mesmo perante algo que nos faça sofrer,faz-nos pensar que viemos à terra com a nossa missão,um caminho a percorrer,uma viagem que seria plena se esquecêssemos a razão e o coração falasse. Os sentimentos que nos dominam por vezes calamos porquê ? timidez ,orgulho e deixamos passar tanta coisa na vida que não agarramos só depois de elas passarem é que vemos o que foram importantes para nós, que só o Amor importa.
    É uma partilha fabulosa,onde tudo se encaixa em nós no que vivemos e podíamos ter vivido e o que poderemos vir a viver, são estes alertas que nos fazem repensar,mudar,sentir "SAUDADE".
    Bem haja beijinho

    ResponderEliminar
  2. Desde antes de nascermos já existíamos mos planos de Deus,no Seu coração,antes de alguém nos compreender,já ELE nos compreendia,antes de alguém nos amar ELE já nos amava ,gratuitamente e nos fez únicos e irrepetíveis,se não nos ofuscarmos com as coisas do mundo,sentimos esse amor gratuito, que nos acompanha a cada dia que nos faz compreender tanta coisa,que nos inunda o coração como um fogo ardente,onde os sentimentos brotam simples mas com intensidade.
    Para que servem os sentimentos guardados sem os pôr à luz brilhando,refletindo essa luz que vai dentro do coração por alguém? nada,será apenas algo sem vida que se vai apagando,e por isso Deus que nos conhece e nos ama a todos nos completa,nos dá sentimentos profundos com uma missão, que nós por vezes nem sabemos definir muito bem,mas na vida nada é por acaso,assim nós estejamos abertos ao Amor de Deus ,ELE trabalha em nós com muito amor.
    Lindo partilhar,linda canção,lindo vídeo com a Natureza que nos faz sonhar ,viver livre, sem amarras e voar,
    Pe.António Obrigado,por me mostrar o caminho de Deus de verdade.
    Boa tarde,beijinho

    ResponderEliminar
  3. "Eu quero-te tanto...;é sempre mais do que eu sei te dizer"é profundo,é sentir,é coração e olhos que falam,que dizem tudo,são sentimentos expressivos da alma,da alma que Deus nos concedeu para amar e ser amado, de que nos vale guardar sentimentos se não expressos, não serão iluminados.
    A vergonha,timidez tira-nos muita coisa boa que podíamos usufruir com amor e carinho,quantas vezes ficam tantas coisas por dizer,ás pessoas que nos são queridas ,porque simplesmente não saem,mas Deus deu-nos outras formas de comunicação em que o ser humano se compreende, até no silêncio,num simples olhar que diz tudo,tanto...existe uma ligação entre todos nós seres humanos invisível que é Deus, se a nossa alma estiver aberta ao Senhor, a comunicação existe,eu sinto isso...
    Simplesmente OBRIGADA por este partilhar maravilhoso,pelos sentimentos expressos que fluem simples, cheios de verdade sem medo,sem vergonhas e que nos conduzem à meditação de deixar a razão, e usar o coração porque somos de Deus,imortais e muito amados pelo Senhor, e por isso todo o nosso ser só o amor pode transmitir,livre e sem medos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...deixar a razão e usar o coração." O coração não fala mais do que nós, mas tem palavras muito mais humanas,muito mais bonitas, se conseguirmos ouvir o que ele diz...
      Eu aprendi que tudo o há para dizer a alguém que espera por uma palavra...tem de ser dito, porque é o que sentimos, e vai fazer a diferença entre pôr ou não um sorriso nos lábios desse ser.
      Foi bom ler este comentário.

      Eliminar
    2. Obrigado.
      Foi tudo o que estava no meu coração,e eu não consigo usar a razão,em detrimento do coração ,acredite que muitas vezes me tenho sentido triste e sofrer mais, embora para mim pense que amanhã será melhor e o sofrimento passa,hoje,presentemente não me sinto triste,aceito sou assim,Deus assim quis.
      Também procuro dizer o que sinto em palavras ,mas como disse muitas vezes se recorre e com bastante amor a outras formas de expressar os sentimentos,por vários motivos.

      Eliminar
  4. Não conhecia esta canção da Mafalda Veiga. O poema é lindíssimo e deixa-nos a meditar...
    Mais uma vez e, mais que o poema, as suas palavras ajudam-nos, ´puxam-nos´ para que nos possamos recolher, neste corpo que por vezes teima em andar sempre de um lado para o outro, para que nos possamos encontrar...com Deus. Há frases suas que nos tocam sempre mais do que outras. Esta, achei que valia a pena repetir...
    “Um Deus que Se manifesta nas coisas belas e boas do nosso quotidiano; mas um Deus que Se revela também em agruras e lágrimas que não esperamos mas que acabam por "regar" o nosso próprio crescimento e nos fazer entender que mesmo nessa experiência de Cruz, n'Ele seremos sempre imortais...”
    Isto é forte, pesado, mas lindo !
    A força dos afectos, a ousadia do coração, a beleza da ternura, o estender a mão, porque...há alguém que precisa de nós, o ir...porque sabemos que há alguém que ´morre´ de solidão: isto é das coisas mais importantes do nosso peregrinar.
    Há que fazer com que o outro (os outros), os que precisam de nós, se sintam únicos. Isto é tão importante ! E por vezes nem nos apercebemos...
    Há uns anos que tenho uma velhota em Lisboa que vou visitar todas as semanas. Ela tem 87 anos e anda toda curvada. É uma mulher que viveu sempre para ajudar e cuidar dos outros e hoje...quem é que cuida dela ? Uma pessoa destas que vive sózinha e um dia, nem sabemos o que vai acontecer. Um dia destes, quando cheguei de viagem, fui lá à noite com a minha filha, porque estava cheia de calor e não conseguia dormir (não tinha ventoinha). Levei-lhe uma e fomos tentar arranjar a TV. Não há palavras para descrever como ela falava connosco: quase que se atropelava na voz, tal era a ´saudade´ de falar....com alguém. Quantas existem por esse país fora, quantas ? Quantas pessoas nos lares, nos hospitais...à espera, simplesmente à espera...Isto põe-me as lágrimas nos olhos, porque...ser cristão não é bater com a mão no peito. Ser de Deus é quando visitamos alguém no hospital, quando estendemos a mão...quando sabemos que há alguém que espera por nós...que está doente, que não tem horizontes, que por vezes, nem tem amanhã...
    Aprendi que temos de ser cristãos com cruz e com calvário.
    Padre António: Já disse, mas repito que são estes pensamentos nos fazem ´cair´, ´parar´, lembrar que existe mais alguma coisa, para além desta correria em que andamos. Estes seus pensamentos fazem-nos ´crescer´, como gente e como cristãos. Deus é amor e nós temos que fazer parte desse Amor. (Obrigada !)
    R.A.

    ResponderEliminar
  5. "Todos profetas..."
    "O fogo de Deus vencerá e a Igreja será o rosto credível de um Deus enamorado desta humanidade"
    bem haja por nos passar a Palavra de Deus com toda a clareza e amor,desde o começo ao fim é de uma profundidade relevante.
    Quem dera que todos dessem as mãos sem invejas e vontade de serem os melhores,nada à como estarmos perante e sabermos que tudo vamos fazer com amor,com as capacidades que Deus nos deu.
    Bem haja um dia muito Feliz (Bom almoço JMJ)

    ResponderEliminar
  6. 1 de Outubro de 2012
    Poderia dar-lhe os Parabéns, porque faz hoje um ano que Tomou Posse como Prior de Carcavelos, como faz hoje seis anos que o mesmo aconteceu na Igreja do Estoril, no Colégio dos Salesianos. Mas, vou tornear o caminho. Neste 1º aniversário, temos que dar graças a Deus por tudo o que o Pe.António tem feito em Carcavelos. Em apenas 12 meses fêz e tem conseguido fazer o que (eu penso) que muitos fariam apostas em como seria impossível.
    Quantos jovens teriam seguido outro caminho ? E quando falo de jovens, falo também de crianças, que...teriam simplesmente saído e não voltariam, ou...nem nunca teriam entrado. Falo da ´peregrinação´ que tem feito ao longo deste tempo, das palavras com fervor, das convicções, do amor que tem colocado em cada um deles. Falo dos adultos que o Pe. António ´chamou´ e ´colou´ a essa igreja. Falo da gente que sentiu que afinal valia a pena ir à missa. Falo da Casa Jubileu...falo de tanta coisa bonita que não teria acontecido sem si.
    Devemos dar graças a Deus pelo dom da Fé. “Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos”.
    Fêz um eco muito grande em Arroios e ainda hoje as pessoas falam de si com saudade. Os jovens (e não só) no Estoril choraram quando o viram partir. Partir para bem perto, algo que ninguém iria imaginar: Carcavelos !
    Mas (mudando a frase) quando Deus fecha uma porta, abre sempre uma porta ainda mais rica. E eu tomo a liberdade de lhe dizer que...embora o Pe.António seja ´mestre´ (um dos) em lindíssimas homilias, e falando dessas mesmas homilias, posso compará-lo ao Vinho do Porto: “Quanto mais velho melhor.”
    Tem havido sempre uma estrelinha a guiá-lo e essa estrelinha vai continuar a rezar por si.
    Que Deus continue a iluminar o seu coração, para que Carcavelos, que é a terra do Sol, consiga, a cada dia que passe, ter um sol mais intenso, mais quente....
    aquecido por Deus e pelas suas palavras.
    R.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Estoril chorou,eu chorei e choro,e recordo com Saudade cada Homilia, cada passo para Jesus que nos era indicado com toda a entrega e amor e hoje com um sentir profundo desejo que o Espírito Santo sempre O ilumine e O ajude a fazer a Vontade de Deus.
      Bem haja Senhor Prior

      Eliminar
  7. Benditos 12 meses ! Um ano em que Carcavelos ´vestiu´ uma nova roupagem, um ano em que deixámos de ter lugar para parar os carros ao fim-de-semana, um ano em que temos que chegar meia hora antes da missa começar, caso contrário, sujeitamo-nos a ficar de pé.
    A igreja de Carcavelos ganhou um homem determinado, com garra, perseverante, com muita fé, com muita força, com audácia, com a certeza de que a verdade lhe vem dos Céus, a verdade lhe vem de Deus.
    Carcavelos ganhou um homem que vive um dia... e não receia o dia de amanhã.
    Em tempo de crise, em que...pode não haver dinheiro para muita coisa, mas a comunidade ajuda-o e esforça-se por mostrar que são unidos, unidos por e com Cristo.
    Muitos sacerdotes passaram por Carcavelos...já ouvi dizer quantos, mas pouco interessa, é sómente um número. Sairam por variadas razões. O Padre António (sabe quem o conhece) é um lutador, aprendeu a lutar pela paróquia que o acolhe, luta pelos valores que recebeu e é por Carcavelos que vai sempre em frente. E é um homem assim que a comunidade quer. Posso afirmar que o Pe. António vive os seus dias a pensar como pode melhorar, como pode ajudar...
    Homens fracos e homens fortes: os fracos...desistem. Os fortes lutam pelos seus ideias e, neste caso, o Pe. António não tenho a mínima dúvida de que está ali ao serviço de Deus e é Ele que lhe dá a força, a determinação, o ajuda nas lutas, nas dificuldades. É Ele que lhe segreda baixinho ao ouvido que os jovens estão à espera...que a Casa Jubileu tem um longo caminho pela frente...que as crianças adoram as suas palavras amigas...que os adultos interrompem a sua jornada para o ouvir...que há famílias que precisam de ajuda diária...
    Se o Padre António acredita que as vai ultrapassar ? Não tenho a mais pequena dúvida. Um homem de Deus não teme: acredita, confia, reza e agradece. E ele tem muito para agradecer.
    Estamos a falar de 12 meses ! Como estará Carcavelos daqui a um ano ?
    Jovens que vão chamando outros jovens, porque querem conhecer Jesus.
    Homens e mulheres que entram na igreja, (quando já lhe tinham virado as costas) para saberem se é mesmo verdade: se vale a pena ouvir o que aquele homem paramentado tem para lhes dizer. E vão mais ricos para casa e voltam na semana seguinte em busca de uma nova lição, de uma nova evangelização, uma evangelização que cultos e incultos conseguem entender, em que ninguém adormece, porque a garra é brutal !
    Quem é que se esqueceu de quando o Pe. António, no aniversário da freguesia e de N.S. dos Remédios, se prostrou aos pés da Santa, numa missa campal, e fêz com que as nossas lágrimas rolassem...teimosas, com a beleza daquela lindíssima oração ?
    Quem é que já se esqueceu de quando na missa ouvimos o Pe. António dizer que estava muito feliz, porque tinha conseguido arranjar dinheiro para que alguns da Casa Jubileu arranjassem os dentes ?
    Quem é que já se esqueceu das verdades que nos são passadas a pente fino, para que não nos esqueçamos que somos comunidade ?
    Quem é que já se esqueceu das certezas do Pe.António em...ir a Fátima com os jovens depois do Natal, a peregrinação a Santiago de Compostela...? Que loucura ! Era, mas tornou-se realidade.
    Quem é que já se esqueceu das vezes que é pedida ajuda para famílias que esperam ansiosas por comer ?
    Somos uma maioria silenciosa, porque...vivemos no silêncio de Deus, para ouvir a Sua voz. Mas podemos falar. E quando falamos a nossa voz faz eco, porque é a voz da verdade.
    Alguns poderão perguntar: como é que ele consegue ? Porque a sua fé move montanhas.
    Neste dia 1 de Outubro, bendigamos o Senhor que fez maravilhas em Carcavelos.
    O meu nome ??? Chamo-me...NÓS. Somos nós, todos quantos sabem e dão graças pela riqueza que temos.
    A Ti Senhor, toda a honra e toda a glória, hoje e sempre...Amén !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que nos lembrar sempre. É verdade. Tudo isto nos deixa a pensar, mas sabemos a força do padre António, sabemos que ele não veio para Carcavelos por acaso. Este pensamento faz com que nós meditemos na essência da vida. Houve muitos padres em poucos anos, e todos se foram embora. Nós sabemos as razões. Mas o padre António é o padre António. Ficou posto um ponto final no dia 31 de Setembro do ano passado, para termos uma luz divina connosco em Carcavelos. Acho que todos sabem as respostas para estas perguntas. Eu próprio li duas vezes. Mas é sempre bom relembrar, para que os verdadeiros cristãos carcavelenses deem as mãos e unidos somos a força com Deus. parabens padre António. Temos um homem com esta garra que nos fala o anónimo, e é consigo que vamos e queremos continuar.

      Eliminar
    2. O comentário das 23.54, anonimo, que se chama Nós, eu gostava de dizer que também assino por baixo. É tudo o que eu penso, está fantástico e faço minhas as palavras dessa pessoa. O padre António caiu-nos do céu, precisavamos de um padre assim, com toda essa força.
      Agradeço tudo o que tem feito pelos jovens, mesmo quando andou mal do pé, continuou sempre, não parou. Isto é de padre, embora eu achasse que deveria ter parado, pois sou piorou a sua condição física. Adoro este blog, é muito bom partilhar e ler estes comentários que só nos fazem bem.

      Eliminar
  8. A.C.
    Quero agradecer duas coisas; este comentário que está muito bonito e muito verdadeiro e agradecer a missa de ontem. Gostei muito, não esperava que estivesse tanta gente, é dia de trabalho, fiquei muito surpreendida positivamente falando. Gostei muito da homilia. Obrigada padre antónio por todo este peregrinar. Que estas palavras que foram escritas, façam com que a igreja de Carcavelos seja cada vez mais uma igreja para pessoas que trazem Deus no coração.
    Bem-haja e parabéns

    ResponderEliminar
  9. A força do Amor é a força Maior. Esta é a mensagem de Cristo que é mais verdade hoje que há 2000 anos atrás. É a mensagem do Padre António aos jovens. E através dos jovens a mensagem espalha-se. Não é isso o evangelho ? É optar pela Qualidade em vez da Quantidade, pelo valor em vez da imagem. Graças a Deus. Continue António, como Jesus.
    Um Abraço de um pai.

    ResponderEliminar
  10. OBRIGADO!!! Pelo poema lindissimo e profundo, que nos deixa ficar a pensar e nos toca:..."porque teimamos no medo e na vergonha de dizermos que amamos, que sentimos..."
    No fim de uma semana de férias, voltar aqui é muito bom!

    ResponderEliminar

Web Analytics