quarta-feira, 15 de agosto de 2012

"Senhora do 'Sim' na nossa vida"

Hoje somos, de novo, convidados a olhar para a figura de Maria, envolta no mistério da sua Assunção ao Céu; desafiados a relembrar aquela palavra tão simples e, simultaneamente, tão extraordinária, que transfiguraria a história de toda a Humanidade. "Sim"!
Esse "Sim" que necessitamos, enquanto Igreja, enquanto Comunidades, enquanto cristãos, "lembrar", "actualizar" e "incarnar" nas nossas próprias vidas.
Maria será sempre sinal eloquente da possibilidade real de fidelidade a Deus e ao Seu projecto; Maria será sempre a certeza de que não estamos condenados à mediocridade da fé e à banalização do discipulado; Maria é a "prova" clara e inequívoca que todo o nosso ser pode ser de Deus, pode ser do amor, pode ser do Evangelho...
A devoção mariana, o nosso carinho e ternura por Nossa Senhora será sempre demasiadamente pobre se se reduzir à repetição de "Avé-Marias" sem consequências na vida quotidiana. A pureza do Coração de Maria é apelo à pureza dos nossos corações; a sua docilidade à Palavra é desafio à escuta da Palavra que aponta os caminhos a seguir neste tempo e nesta sociedade; o seu silêncio e descrição é chamamento à humildade de gestos, de horizontes e de desejos para cada um de nós; o seu desejo de permanecer sempre junto de Jesus é "pista" para entendermos e nos decidirmos a acompanhá-l'O neste nosso peregrinar.
A devoção a Maria, as solenidades celebradas em sua memória e honra, não podem ser preenchidas com a esterilidade da nossa vida! Esta, para ser fecunda, para ser hoje "memória" e "actualização" da majestade existencial de Maria tem de ser desejo de imitação da sua própria vida.
A simplicidade e a verdade, a entrega e a humildade, a disponibilidade e a pureza de desejos e sentimentos, a fé abandonada à Palavra e ao projecto de Deus, são elementos permanentes de conversão na nossa adesão à fé e à Igreja que dizemos ter e assumir.
Em período de férias para muitos de nós, cristãos, eis mais um "sinal", mais um "apelo" a repensar a firmeza da nossa paixão por Cristo e da nossa missão de apóstolos deste tempo.
O sol, o calor, a praia ou o campo, o lazer e o descanso merecido para todos nós tem de ser, também, acompanhado deste retemperar de forças e de vontades para a assunção em nós desta vocação de construtores de um nova civilização, de trabalhadores decididos à edificação de uma Igreja mais ao jeito do Mestre, mais humana e, por isso mesmo, mais divina.
É tão triste e devastador o divórcio entre a fé e a vida! Mas é tão gratificante este desejo que podemos ter e viver de sermos "cúmplices" com Maria e como Maria, para erguermos uma nova "História" onde a lei do caminho a percorrer está proclamada há já tanto tempo: "Fazei o que Ele vos disser"!
Sermos todos de Deus, onde Ele permanece como o "centro" de cada momento do nosso existir, onde Ele pode e consegue entrar em todos os nossos "mundos", onde nada Lhe é escondido ou proibido permanecer...
Como Maria, a "cheia de graça", a "cheia de Deus", a Senhora do "Sim"...

7 comentários:

  1. A "Senhora do "Sim"na nossa vida" em muitos momentos é o nosso consolo,o nosso refúgio,a nossa prece que LHE enviada com toda a Fé,com toda ansiedade esperamos em Seu olhar um conforto um atendimento...Espero em VÓS Senhora do "Sim".

    ResponderEliminar
  2. Achei este texto lindo, contendo a devida homenagem a Maria, Nossa Senhora e Nossa Mãe.
    O forte desejo que sinto em imitá-la, apesar da minha limitação humana,conduz-me à oração, particularmente aquela que ora aqui partilho e que rezo diariamente:
    Maria, Mãe do Sim,
    Tu escutas-te Jesus
    E conheces o timbre da sua voz
    E o palpitar do seu coração.
    Estrela da manhã, fala-nos dele
    E conta-nos o teu percurso
    Para o seguires no caminho da Fé.
    Maria, que em Nazaré
    Habitas-te com Jesus,
    Imprime na nossa vida
    Os teus sentimentos,
    A tua docilidade,
    O teu silêncio que escuta
    E faz florescer a Palavra
    Em opções de verdadeira liberdade.
    Maria, fala-nos de Jesus,
    Para que o vigor da nossa Fé
    Brilhe nos nossos olhos e anime
    O coração de quem nos encontra,
    Como tu fizes-te, visitando Isabel
    Que na sua velhice
    Rejubilou contigo pelo dom da vida.
    Maria, Virgem de Louvor,
    Ajuda-nos a levar a alegria ao mundo
    E, como em Caná,
    Estimula cada homem,
    Comprometido no serviço aos irmãos,
    A fazer só o que Jesus disser.
    Maria
    Pede para que Jesus, morto e ressuscitado,
    Renasça em nós em nos transforme
    Numa noite plena de luz, plena d`Ele.
    Maria, porta do céu,
    Ajuda-nos a elevar para o altar o olhar.
    Queremos ver Jesus,
    Falar com Ele
    E anunciar a todos o Seu amor.
    Amem!

    Maria Amélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, muito bonita esta oração em honra de Nossa Senhora. Gostei imenso. São estas orações, aquelas que rezamos com o coração, que nos ajudam, hoje e sempre, a crescer na fé. Obrigada Amélia pela sua partilha. Este blog, embora por vezes tenha mensagens anónimas, são elas e, principalmente os pensamentos do Pe. António, que nos enriquecem e nos fazem sentir mais de Deus.

      Eliminar
  3. Nossa Senhora do Sim,maravilha Virgem Mãe.
    Cuida Maria de mim e que eu diga sim também.

    É a Virgem Mãe que intercede junto do Seu Filho muito amado por todos nós,é ELA nossa Mãe que nos protege,nos ampara assim como nós amparamos sempre os nossos filhos com a nossa própria vida.
    Rogai por nós Santa Mãe de Jesus.
    E maravilhosa esta partilha e sentimos uma necessidade premente de rezar o terço, de estar junto dela, LHE pedindo que nos ajude a sermos todos de Deus, e que nos ensine a dizer "Sim "também.

    ResponderEliminar
  4. "Meu Deus, eu queria, um dia,
    Ser como Tua Mãe, Maria..."

    ResponderEliminar
  5. A letra de uma canção, que tem tudo o ver com o dia de ontem que vivemos...
    Maria de Jesus Cristo
    Maria santa de Jesus
    Maria pura de José
    Que eu vi chorando ao pé da cruz
    Que eu vi sorrindo em Nazaré
    Nossa Senhora nós dizemos
    Senhora e mãe de todos nós
    Pensando em ti fico feliz, no teu amor roga por nós
    Maria meiga de Belém, em quem a graça repousou
    Maior ternura ninguém tem
    Deus nosso Pai te abençoou
    Mãe do Senhor nós dizemos e pensamos
    Que o mundo poderá ser mais feliz se souber amar e perdoar
    E como em Nazaré, vivendo com Jesus e com José
    O teu coração só teve amor
    Aumenta a nossa fé, no filho que é teu Deus
    E faz de nós o povo santo do Senhor

    ResponderEliminar
  6. Depois de uma homilia gratificante hoje de manhã (de dia 15), que até posso afirmar que terá sido uma riquíssima lição de catequese, foi muito bom ler este seu pensamento.
    Maria foi a maior crente de todos os tempos. Foi e será. Ela mostrou-nos o que é realmente ter fé, mostrou-nos um acreditar extraordinário. Devemos-lhe a nossa essência de vida, como cristãos. Maria acreditou e, graças a Ela, nós hoje podemos estar com o nosso coração mais rico.
    A dada altura no seu pensamento, houve uma frase que me prendeu e que me fêz pensar:
    “É tão triste e devastador o divórcio entre a fé e a vida! Mas é tão gratificante este desejo que podemos ter e viver de sermos "cúmplices" com Maria e como Maria....” (está lindíssima esta frase. Com um sentimento muito rico.)
    Seria bom que aprendêssemos com Maria a amar, a amar de verdade, e a seguir tudo aquilo que Jesus nos ensinou. E ensinou-nos tanta coisa bonita, bonita de embelezar todos os dias da nossa vida !
    Por vezes, quando rezamos, quando meditamos, quando falamos de Deus e com Deus, esquecemo-nos que Maria deu um grande exemplo à humanidade, o maior e, mesmo com todo o seu sofrimento de mãe, amou e sofreu até ao fim.
    Aquele anjo do Céu, foi a luz divina para um começo que nunca vai ter um ponto final. A nossa devoção, o nosso amor, a nossa entrega, a nossa fé, prostra-se aos pés de Nossa Senhora.
    Somos convidados todos os dias a ´olhar´ para a imagem de Maria. O Sim que ela deu, mudou o mundo e deu-nos a certeza da esperança, da verdade, do amor. O seu Sim, é hoje o nosso sim quando...rezamos o Credo, quando agradecemos a Deus em vez de pedir, quando acreditamos que há uma luz divina que nos protege e nos guia neste mundo cheio de incertezas e de descrenças, neste mundo onde o homem foi batizado, mas não sabe o que é isso de...acreditar.
    Hoje e sempre com Maria, digamos SIM.
    R.A.

    ResponderEliminar

Web Analytics