quarta-feira, 29 de agosto de 2012

"Recomeçar..."

Gosto da expressão "sinais dos tempos".
Sente-se a urgência da atenção e a necessidade do olhar atento à realidade que nos envolve e que deixamos e decidimos construir...
Hoje, ao recomeçar "oficialmente" mais um ano pastoral, após uns dias de férias onde busquei o silêncio, o fresco e a envolvência reconfortante das montanhas, ladeado pela presença de alguns corações amigos e irmãos, tentei através da Palavra de Deus perscrutar esses mesmos "sinais dos tempos", ou seja, procurei perceber o caminho a seguir ao celebrar a primeira Eucaristia na nossa Comunidade neste mesmo novo ano pastoral.
E a Palavra proclamada hoje é bem "forte", é tremendamente exigente, é difícil de suportar, como diriam os Apóstolos no Sermão do Pão da Vida!
Deparamo-nos com a predilecção de Jesus pela Verdade, pela coerência, pela frontalidade, pela transparência de vida e de fé. Palavras do Mestre, bem duras, ao apelidar de hipócritas e maldosos a quantos preferem e escolhem uma postura "mascarada" diante dos homens, uma vivência fingida ao olhar dos demais, permanecendo com um coração despedaçado pelo egoísmo e pela mentira, pela falsidade e pela duplicidade de vida!
Percebi, acolhi, aceitei e acreditei que essa Verdade maior que é a fidelidade a Deus é o caminho a trilhar...
Evidentemente que já o sabia, já o sentia; porém, não raras vezes "esquecemo-nos" do que vale mais! E interpretei a Palavra de hoje como "mote" a sublinhar na vida da minha fé e na fé da minha vida.
Na verdade, que importará apresentar-me bem, digno, por fora, aos olhos dos homens, se o meu coração estiver desviado do Senhor Jesus?!
Que valerá a beleza dos paramentos, a impecabilidade da liturgia e das suas normas, se a minha alma estiver manchada pelo divórcio entre a fé e a vida concreta?!
De que servirão palavras eloquentes e sermões apelativos se depois a Verdade for uma palavra ou uma realidade que desconheço no meu peregrinar?!
Os "sinais dos tempos" são, por isso mesmo, bem claros: sou chamado, somos desafiados, à fidelidade do Evangelho, à paixão pela verdade, à experiência da frontalidade, à adesão à transparência da nossa vida. Somos convocados a entender e a acreditar que, como também diz a Escritura, que "importa obedecer antes a Deus dos que aos homens" e que, portanto, não importam nem interessam as imagens e as máscaras, os rostos distorcidos e mentirosos, as aparências piedosas e benfeitoras se, na verdade do nosso interior, Deus não tem um lugar de destaque, uma presença proeminente.
E pedi a Deus que me tornasse mais e mais apóstolo desta Verdade; rezei para que cada um de nós optasse, definitivamente, por agradar antes a Deus do que aos homens, sejam eles o Senhor Bispo ou o senhor Prior, o patrão ou o professor, o vizinho, aquele familiar...
Se não houver Verdade na vida, simplesmente somos mentirosos!
As aparências são sempre prejudiciais; os esforços por manter uma imagem determinada estão sempre condenados ao fracasso!
O "carreirismo" social, profissional, religioso, clerical, é sempre um afastamento do Evangelho.
Afinal, somos sempre nós que escolhemos, isto é, que decidimos aquilo que queremos escutar do Coração de Deus: "vinde benditos de Meu Pai" ou, ao invés, "afastai-vos de Mim, vós que praticastes a iniquidade"!
No recomeço de um ano pastoral, "os sinais" são bem explícitos...
Que Deus nos ajude a escolher a Verdade em detrimento da hipocrisia, a Alegria da fé à caducidade do pietismo alienado, a experiência da justiça ao abraço e cumplicidade com os egoísmos tantos que grassam no mundo e na Igreja.
E juntos, em Igreja, em Comunidade, em família de mulheres e de homens que caiem mas que se decidem a erguer-se, sigamos o Mestre, por mais exigente que nos pareça ser... só Ele é Caminho, Verdade e Vida para cada um de nós...

9 comentários:

  1. Pe. António
    "Sinais dos tempos" sinais de Deus, que nos fazem pensar e repensar em tudo o que ELE nos diz pela SUA Palavra,é por ser assim mesmo, exigente consigo próprio que nos conduz a meditar,à reflexão e procurar outro caminho,porque o amaciar da Palavra de Deus só nos conduz à utopia ,a algo irreal que nada tem a ver com o amor do Senhor,nosso Deus.
    Bem Haja por ser assim,acredite que tinha muito para dizer sobre este pequeno extrato da Palavra de Deus ,mas o próprio coração se volta para e olhar a Deus e diz: Misericórdia Jesus para quem tem os olhos fechados, e não TE consegue ver,nem ouvir e tem o coração semi aberto,para não se comprometer.

    ResponderEliminar
  2. Esqueceu-me!
    SR Prior, bom RECOMEÇO,que DEUS esteja consigo e que o Divino Espírito Santo LHE ilumine o caminho a percorrer,que é bem árduo.
    Bem haja Beijinho amigo

    ResponderEliminar
  3. Pe. António
    Ao ler pela primeira vez todo este Partilhar, senti com se o recomeço não fosse exatamente o desejado e tive dificuldade em escrever,agora sinto que a força está sim renovada na verdade,na entrega como sempre esteve e está apenas é um alerta para que nós não nos desviemos do caminho de Deus.
    Hoje está um dia lindo...com um Sol radioso,quente demais para quem vai peregrinar debaixo de Sol ardente,mas o que vos desejo é que Deus vos acompanhe e que em breve se cheguem ao Abraço tão desejado.
    Sempre em oração com toda a minha alma.

    ResponderEliminar
  4. Carreiro
    deserto
    Tão longe
    E tão perto
    Anseio
    Secreto
    encontro
    Mais certo

    Caminho
    na estrada
    de Santiago
    Na estrada marcada
    Por tanto passo

    Ao longo dos Séculos
    Passaram milhões
    A vista cansada de tantas
    Paixões

    E como
    se sente
    Tão acompanhado
    Se não se vê
    Mais gente
    Nem tem
    Ninguém ao lado

    (Madredeus) poema ao vosso Caminhar,numa procura de encher,enriquecer o Vosso coração nesse Abraço a Santiago.
    Nós vos acompanhamos em oração.
    Pe. António,bem-haja

    ResponderEliminar
  5. A frescura da água que corre debaixo da ponte(fundo do blogue) a vegetação fresca,com suas sombras,contrasta com a foto do peregrino que busca isso mesmo, a água pura que nos sacia,que nos dá vida,uma vida nova de amor em Cristo.

    O melhor que se deve fazer
    No Caminho de Santiago
    É contemplar
    Observar
    Sentir Deus presente aqui
    Lá e acolá
    Nas pessoas
    no canto dos pássaros
    Na vegetação
    Até no canto do corvo
    Para muita gente um estorvo
    Mas na realidade
    corvo canta a mensagem
    do SENHOR
    com Amor... (Alberto Sena)
    Acompanho-vos em oração

    ResponderEliminar
  6. Sempre que leio um pensamento seu, penso...que é o mais bonito. Mas depois vem outro e acabo por pensar a mesma coisa. São pensamentos que nos ajudam a reflectir nesta vida em que teimamos e queremos que ela seja vivida com e para Deus. E enquanto andarmos assim...estamos a subir a escada certa.
    Hoje, quando li estas palavras, achei-as de uma riqueza enorme, que me ajudaram a pensar sobre a minha vida, a nossa vida enquanto peregrinos ou tentativa de peregrinação cá na Terra.
    Nós, por vezes estamos como os miúdos: 80% na escola e 20% em casa. Nós somos um pouco parecidos: estamos 80% a ´leste´ e 20% (e por vezes já é muito !) com Cristo.
    De nada vale a bebeza da nossa roupa, quando o nosso coração não está em sintonia com ela. De que vale os bonitos paramentos dos sacerdotes, se no final da missa sentimos que apenas ´cumprimos´ uma obrigação ?
    Sempre fiz questão de assistir a uma eucaristia que me preencha, que me faça sentir mais com Deus e que enriqueça o meu dia. E é aqui que gostei muito desta frase do Pe. António, embora referindo-se a uma leitura desta semana:
    “E interpretei a Palavra de hoje como "mote" a sublinhar na vida da minha fé e na fé da minha vida.
    Na verdade, que importará apresentar-me bem, digno, por fora, aos olhos dos homens, se o meu coração estiver desviado do Senhor Jesus?! Que valerá a beleza dos paramentos, a impecabilidade da liturgia e das suas normas, se a minha alma estiver manchada pelo divórcio entre a fé e a vida concreta?!”
    E esta frase, deveríamos meditar sobre ela, porque está fantástica: “...se a minha alma estiver manchada pelo divórcio entre a fé e a vida concreta?!”
    Quem somos nós sem Cristo ? Quem somos nós se não sentirmos a força do Espírito Santo bem presente no nosso dia a dia ?
    E nunca, mas nunca fazer as coisas para agradar seja a quem for. Acima de tudo, Deus faz parte do nosso ser, da nossa caminhada. É com Ele que caminhamos e sem Ele...ficaremos completamente perdidos. Agradar sempre primeiro a Deus do que aos homens. Não podia ser mais verdadeiro e mais directo. Nós temos que a capacidade e o tempo de meditar sobre...por exemplo, estas frases do Pe. António, para que a nossa vida seja repleta de ´flores´.
    E é por tudo isto que disse, que acho que esta frase, retirada do pensamento, deveria ser meditada por todos nós....
    “...rezei para que cada um de nós optasse, definitivamente, por agradar antes a Deus do que aos homens, sejam eles o Senhor Bispo ou o senhor Prior, o patrão ou o professor, o vizinho, aquele familiar...
    Se não houver Verdade na vida, simplesmente somos mentirosos!”
    Que esta sua força, esta sua determinação, e esta fé, façam com que essa vossa peregrinação seja uma benção para todos vós e que Deus vos abençoe.

    ResponderEliminar
  7. Tenho saudades, acho que posso dizer: temos saudades (estendido a todos os paroquianos de Carcavelos) das suas homilias Padre António. Saudades das homilias, da sua determinação, da sua força, da fé que nos transmite , muitas vezes pelas palavras do Evangelho. Há homens que são mais dotados, no que se refere ao sacerdócio. Digamos que...quando entramos, até podemos levar os nossos problemas, as nossas fraquezas, as nossas incertezas. Mas saímos no final de cada Eucaristia celebrada por si, mais seguros, mais ´cheios´, mais convictos de um amanhã, de um hoje. Saímos com aquela força do Espírito Santo que por vezes ´esvoaça´...porque nós, seres humanos, somos mesmo assim. Não estou a falar de mim concretamente, mas admito que muitas vezes acontece. O ´poder´ do trabalho, das preocupações, afastam-nos da realidade que é Jesus Cristo.
    Tenho saudades, porque cada padre é um padre, e há ´forças´ que não se medem e há transmições de Palavra que são diferentes de sacerdote para sacerdote. Falo isto, embora tenha assistido a homilias gratificantes, fantásticas, ao longo destas semanas, homilias que me preenchem. Mas....cada um na sua. Na sua...o Padre António tem feito muita falta a Carcavelos. A igreja tem outro ´brilho´, a Palavra tem outra intensidade.
    Está de volta e sei que amanhã a igreja vai estar cheia. Aqui podemos ver o quanto é importante um Sacerdote que nos dá aquilo que nós buscamos a cada dia....todos os dias.
    Obrigada por tudo o que nos tem ensinado e ´oferecido´.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transmitiu integralmente o que sinto e o que muitos, mesmo muitos sentem. Completamente!

      Bem Haja!

      JR

      Eliminar
  8. "Só ELE é o caminho"
    É com as dificuldades que nos apercebemos disso mesmo,da nossa força ,que não é senão Jesus que deixa a Sua CRUZ para nos ajudar a carregar a nossa,é seguir em frente ciente que esse é o caminho,ELE é o nosso caminho, e perante o bem, o mal fica fraco e medita o porquê da Paz existente.
    Bem haja Padre António,Boa noite,beijinho amigo.
    OBRIGADO por nos dar a conhecer o caminho de Deus,nos fortalecer,nos ensinar a audácia de nunca desistir,de sentir que tudo o que fez por nós não foi em vão.
    Quando se sente que Deus nos acompanha ,que está em nós ,que choramos,emocionamos na Santa Missa,que O sentimos não à felicidade maior.

    ResponderEliminar

Web Analytics